Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Razões para aprender a língua latina no colégio

De Carolina, publicado dia 04/02/2019 Blog > Idiomas > Latim > Por que estudar o latim na escola?

“Porque um homem sem memória é um homem sem vida, um povo sem memória é um povo sem futuro”. Marechal Foch (1851-1929) – francês

Aprender línguas antigas – grego antigo e latim – é frequentemente considerado pelos pais como uma escolha elitista. Pode ser uma forma de se juntar às fileiras de bons alunos e receber bons comentários nos conselhos de classe.

Para qualquer aluno nem helenista (que estuda grego), nem latinista (que estuda latim), o curso de latim é frequentemente o mais inútil dos cursos de línguas. Isso porque a língua latina é considerada uma língua morta (por que?) e obsoleta, que não serve para o futuro.

No entanto, o estudo da língua greco-romana nos permite começar uma compreensão global das raízes da história européia através do estudo da civilização romana e aprender sobre o mundo antigo.

Esse ensino foi oferecido para nossos avós, tataravós, tetravós… porém, há muito tempo ele não está inserido no currículo (curriculum!) escolar. Os alunos que têm vontade de aprender latim podem fazê-lo nas universidades e faculdades.

Aprenda o idioma da Roma antiga Faça aulas de latim para melhorar na matemática!

Em alguns países da Europa como a França, o latim é uma matéria opcional a partir do ensino fundamental.

Mas algumas reformas querem diminuir a carga horária do ensino de latim e grego nas escolas francesas. Alguns professores de temem a marginalização progressiva das línguas antigas, também chamadas de “humanidades” na França.

Seja como for, o debate contra ou a favor do ensino das línguas antigas permanece ativo na Europa. Já no Brasil, fora em nível superior, quase não há escolas que ensinam latim.

Nesse contexto, o Superprof buscou as razões pelas quais seria bom aprender latim na escola.

Estudar latim para entender melhor a civilização ocidental

Um pouco de história da língua latina para entender melhor o interesse de estudar latim no colégio?

O latim é uma língua itálica da família das línguas indo-europeias. O alfabeto latino é derivado do alfabeto etrusco e do alfabeto grego.

Essa língua foi usada desde o segundo milênio a.C. pela população do Lácio, no centro da Itália. Hoje, ela é a segunda região mais populosa da Itália (tendo Roma como cidade principal).

A língua latina, idioma oficial de todas as posses do Império Romano.
Fundada em 753 a.C., Roma dominou o Mediterrâneo por mais de mil anos!

Como todos sabemos, o latim era a língua da civilização romana.

O que sabemos menos é que esse idioma foi subdividido em várias formas linguísticas:

  • Latim arcaico (falado até 100 a.C.),
  • Latim clássico (falado em Roma), e
  • Latim vulgar (uma espécie de dialeto falado por pessoas colonizadas pelos romanos).

A língua oficial da Roma antiga – e a língua da lei (latim juridico), administração, exército, colônias romanas – latim clássico se espalhou por toda a bacia do Mediterrâneo a partir do século III a.C.

Após a queda do Império Romano do Ocidente no século V, o latim, sendo a língua materna dos povos colonizados do Mediterrâneo, continua a se expandir geograficamente e várias línguas derivaram do latim vulgar.

Essas são as línguas românicas – ou letras modernas – cuja construção gramatical é próxima: português, catalão, castelhano, francês, ocitano, franco-provençal, italiano e romeno.

Posteriormente, outras línguas utilizaram muitas palavras em latim, como albanês e inglês.

Como língua erudita, a língua de instrução na França até o século XVII, a língua litúrgica oficial da Igreja Católica, a língua da comunicação e da publicação científica e literária, o latim era, portanto, uma língua muito influente em todo o mundo através da Europa até o século XVIII.

Fale latim e aprenda outras linguagens Italiano, espanhol, francês, português e até romeno: idiomas de origem latina

De fato, aprender a ler, escrever e falar latim parece ser a tradução literária mais apropriada para entender a história da literatura, ciência e arte europeias. É toda a história da civilização europeia que precedeu nossa era contemporânea que se abre para os estudantes de latim.

O latim no colégio não se limita, portanto, a aprender cada declinação latina de cor, a recitar os sete casos de gramática latina – nominativa, vocativa, acusativa, genitiva, dativa, ablativa, locativa – nem saber traduzir um texto.

É uma porta aberta para o pensamento da Antiguidade – transmitida por escritores como Cícero, Ovídio, Plínio, o Jovem, Plínio, o Velho, Sêneca, Júlio César ou Horácio – sempre atual e dos quais temos boas heranças.

Estude latim para dominar melhor o português

Como lusófonos, usamos o alfabeto latino todos os dias. Além disso, estudar latim ajuda a entender a etimologia das palavras portuguesas.

A língua portuguesa vem em grande parte do latim falado. Quais são as línguas originadas da língua latina?

A etimologia de nossas palavras vem principalmente dos romanos. Conhecer melhor a língua materna graças às aulas de latim não é má ideia…

Testemunhe a infinidade de palavras do léxico latino que usamos todos os dias (ou com muita frequência):

  • A priori, alter ego, amém,
  • Bis, bravo,
  • Corpus corum,
  • Desiderata, décorum,
  • Etcetera,
  • Grátis,
  • Impromptu, incognito, in fine, idem,
  • Libido,
  • Maximum, minimum,
  • Quiproquo,
  • Recto,
  • Summum,
  • Ultimatum.
  • Verso, visa,
  • Causa mortis,
  • Habeas corpus,
  • Mea culpa,
  • Per capita,
  • Sine qua non,
  • Vox populi,
  • Vox Dei etc.

Aprender latim ajuda os alunos do colégio e do ensino médio a entender melhor o significado das palavras portuguesas, ampliar seu vocabulário, entender melhor a gramática e a conjugação portuguesas e, assim, progredir na ortografia.

Aliás, o nível declina na ortografia por três décadas no Brasil: e se tivéssemos mais aulas de latim para nossos filhos?

Estudos da língua latina Não deixe de estudar latim se quiser seguir carreira científica

Diz-se que a leitura em tenra idade ajuda a aperfeiçoar o nível da língua portuguesa. Isso é verdade, mas é ainda melhor se a criança ou o aluno souber a raiz latina de cada palavra.

Aprender latim melhora o desempenho escolar

A escolha de aprender latim permite que o aluno lide melhor com o aprendizado de outros idiomas.

Melhor aprendizagem de linguagens modernas

É realmente um privilégio aprender espanhol, italiano, francês, romeno, português…

Sendo essas línguas de origem latina, é mais fácil aprender castelhano ou catalão que aprender a decifrar uma sentença na aula de chinês ou a aprender japonês.

Como tal, diz-se que o português, o espanhol, o francês e o italiano são línguas latinas. Mas o romeno também, apesar de ser mais distante de nós culturalmente.

O romeno representa uma ilha de latim no meio de um oceano eslavo. Você sabia que o inglês tem 70% de suas palavras de origem latina?

Portanto, é fácil entender que estudar latim clássico ajuda drasticamente a aprender a falar outras línguas vivas.

Saber falar línguas antigas pode ser um bom recurso para aprender outras.

Melhorar seus resultados escolares

A leitura de textos latinos também pode melhorar os resultados educacionais de seu filho em outros assuntos linguísticos, e até mesmo científicos.

Realmente?

Sim, porque a terminologia das palavras científicas é muitas vezes em latim: é o caso da medicina, biologia, matemática, química, física, economia ou sociologia.

A língua latina pode desencadear em várias ciências Por que o latim pode ajudar em outras disciplinas?

Se ele / ela continuar os estudos de latim no ensino médio, será muito benéfico para a redação no vestibular, Enem, sabendo que é a parte das provas que vale mais pontos!

Um pouco da arte da eloquência e da retórica dos filósofos romanos e você tira um total nas redações do vestibular!

Para um estudante que não tem espírito científico, nem uma mente científica e tem resultados médios em matemática, o latim ou o grego parece, portanto, um bom meio para despertar essas competências.

Aprenda latim para acelerar suas capacidades cognitivas

Sabemos que aprender uma língua ajuda a estimular suas habilidades reflexivas.

Nós não nos tornamos necessariamente mais inteligentes, mas aprendemos mais rápido que os outros.

Entender o funcionamento gramatical do latim implica traduzir sua versão latina com método, rigor e organização. Esse exercício vai, literalmente, inflar o raciocínio lógico e a vivacidade da mente do aluno.

Falar latim: um trunfo para sua carreira profissional

Estudar latim no colégio e no ensino médio, para que? Se não para adicionar mais trabalho na idade em que já temos muito a estudar, a desenvolver como adolescentes: encontrar sua identidade, sua temperamento e ambições pessoais?

Quais estudos e qual trabalho fazer depois de um curso de ciências ou letras clássicas?

Ser botânico, o melhor trabalho do mundo: trabalhamos fora, com plantas. Mas devemos conhecer os termos vernaculares na língua latina das espécies de plantas…

Aqui está o testemunho de Sofia sobre sua experiência de latim no colégio:

“Quando eu estava na quinta série, meus pais decidiram me matricular em aulas opcionais de latim. Pessoalmente, meus resultados não foram ruins. Eu sempre fui atraída pelas línguas. Mas duvidei, quanto à matemática, da utilidade para a minha vida futura de aprender essa linguagem abstrata e incomum. É inegável que meu ano de aprendizado em latim me ajudou a progredir na ortografia, sintaxe, vocabulário do portugucês e aprender outras línguas (espanhol e inglês). Hoje sou escritora, editora e tradutora: puro acaso ou link de causa e efeito?”

Aprender uma língua – como todas as outras disciplinas ou instrumentos musicais – produz efeitos de histerese (uma palavra derivada do grego antigo). Isso é, quando uma situação passada continua a produzir seus efeitos mesmo no futuro próximo ou distante.

Saiba tudo sobre o latim!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar