Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Galerias de arte na capital gaúcha!

De Erico, publicado dia 25/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Quais os melhores museus de Porto Alegre?

Se você mora em Porto Alegre ou está apenas fazendo turismo na capital gaúcha, saiba que além de ser uma cidade com uma rota turística muito bem estruturada, tanto para negócios quanto para diversão, é um lugar com alto índice de desenvolvimento humano (IDH), o qual dispõe de excelentes parques, praças e museus.

E por falar em museus, você sabia que o município conta com 50 espaços de exposições e memoriais? E mais, Porto Alegre também se destaca por possuir 13 centros culturais, 64 salas de cinema e mais de 30 teatros.

Não é a toa que a capital dos gaúchos é reconhecida como uma região multicultural, em que para morar, trabalhar, estudar e fazer negócios é uma das preferidas

Pois é, pelo visto há muito o que fazer em POA, mas como o tema do artigo de hoje é sobre os melhores museus de Porto Alegre, selecionamos alguns dos principais espaços de arte que podem fazer com que você aprecie ainda mais a história e a arte dessa bela cidade que, fundada em 1772, conta com um clima subtropical úmido com temperatura anual em torno de 19,5°C.

Aprendendo a pintar nos museus de POA

Se pensarmos que tudo que existe no mundo aos poucos foi sendo criado, que cada aprendizado foi um processo de construção e que até aquele artista que considerado um gênio também fora um iniciante, podemos inferir que faz sentido considerar que uma atividade artística pode sim ser mais compreendida com o passar do tempo, tendo em vista a prática alinhada ao estudo.

E por que isso? Porque, na verdade, essa questão vai ao encontro da necessidade de sempre haver em ambientes escolares e espaços culturais atividades que estimulem a arte, enquanto um processo de criação.

Em muitas capitais brasileiras, ocorre de uma oficina de pintura, por exemplo, acontecer em um museu – até mesmo por se tratar de um lugar que já dialoga com o fazer artístico.

Todavia, situando essa questão em atividades que proporcionam o aprendizado da pintura nos museus, é interessante verificar o quanto isso é de fato importante, uma vez que todos nós aprendemos do zero alguma coisa e, no caso do artista, ninguém nasceu com um pincel ou lápis na mão.

Dominando geral! Sem saber o básico de desenho, fica difícil desenvolver plenamente a arte da pintura!

Mas, falando especificamente sobre a pintura, é interessante entender que, ao participar de um curso nessa área, antes de qualquer coisa, o professor vai fazer com que o aluno aprenda a desenhar, seguindo as devidas técnicas.

É claro que quando a pessoa já tem um talento, uma facilidade em riscar os traços precisos, um tempo considerável de estudo nessa parte é poupado. Mas, em geral, antes de começar a trabalhar com o pincel, esse aluno vai ter que mergulhar no desenho.

Isso significa que quando acontece uma oficina de artes em museu, com foco no desenho, o objetivo neste caso sempre será em desenvolver a atividade obedecendo cada etapa, mesmo porque, sem ter uma noção básica de desenho fica difícil assimilar as técnicas de pintura.

Tudo isso faz parte do processo de uma atividade que valoriza a criação. Assim, sempre que em uma exposição ou espaço cultural acontecer oficinas que estimulem o desenho ou a pintura, não deixe de participar, afinal, ela vai te ajudar a encontrar um jeito próprio de expor seus sentimentos, utilizando uma das formas mais sublimes e inerentes no ser humano que é a arte.

Centro Histórico Cultural Santa Casa

Contando com um acervo riquíssimo e um espaço de pouco mais de 3.500 metros quadrados, o Centro Histórico Cultural Santa Casa trabalha com a preservação e a valorização das mais diversas manifestações culturais de âmbito regional e brasileira. São atividades nas áreas de:

  • Teatro – com um espaço único, o qual já foi palco de montagens de clássicos da dramaturgia, dança, músicas e outras atividades;
  • Museu – a partir de um acervo de cinco mil objetos, como peças dos séculos 19 e 20, além de imagens sacras;
  • Arquivo Histórico – dispõe de uma coleção completa de prontuários médicos desde 1843, sendo que muitos desses documentos são registros de óbitos de pacientes que vieram da Revolução Farroupilha e da Guerra do Paraguai.

Vale destacar que a construção desse Centro Histórico por parte da Santa Casa, foi possível somente com as doações de empresas, instituições e pessoas físicas, por meio de leis de incentivo, as quais permitiram a destinação de 6% do imposto de renda do contribuinte para projetos culturais.

Fundação Iberê Camargo

Considerado um dos mais importantes museus da capital gaúcha, a Fundação Iberê Camargo está situada às margens do Rio Guaíba e se configura como uma alternativa interessante para quem está planejando conhecer os principais museus de Porto Alegre.

Dedicado ao artista gaúcho que dá seu nome à fundação, o museu foi fundado no ano de 1995 e dispõe de um projeto arquitetônico diferente, além de ser um dos melhores pontos turísticos da cidade, em razão de oferecer a melhor vista do pôr do sol.

Passeio por POA! A Fundação Iberê Camargo também se destaca por proporcionar a melhor vista do pôr do sol!

E mais, a Fundação Iberê Camargo possui um acervo extenso, de pouco mais de quatro mil obras, confirmando a fama de ser um dos principais passeios culturais da capital gaúcha.

Casa de Cultura Mário Quintana

Antes de ser um museu, a Casa de Cultura Mário Quintana foi um luxuoso hotel inaugurado em 1933 com o nome de Majestic, onde grandes artistas e presidentes se hospedavam. E entre as principais personalidades daquele lugar, havia o poeta gaúcho Mário Quintana que, por sinal, chegou a viver por cerca de 25 anos no hotel.

No mesmo ano da posse do prédio pelo Governo do Estado e a morte de Quintana, deu-se início um processo de reforma das dependências com o intuito de transformar o lugar em um Centro Cultural.

Do que foi o antigo hotel resta hoje apenas o quarto que fora do ilustre poeta com seus pertences sobre os mobiliários antigos.

Os cômodos restantes foram transformados em salas culturais, tais como teatro, cinema e biblioteca, sem falar nos espaços dedicados para eventos artísticos.

No último andar, o museu conta com um Café dedicado a uma conversa mais informal entre os visitantes, proporcionando também uma vista magnífica do Guaíba.

Visitando museus gratuitos em Porto Alegre

Tudo Gratuito! Em Porto Alegre é possível curtir diversas programações culturais sem precisar pagar!

Sem dúvida, Porto Alegre é uma cidade pulsante, que respira arte e entretenimento, a partir de diversos eventos de teatro, música cinema e artes plásticas.

Também é um prato cheio com galerias e, no caso dos museus, há tanto opções que cobram ingressos quanto espaços que permitem a entrada gratuita para todos os públicos.

E se você já está construindo seu roteiro de passeio pelos museus de Porto Alegre, saiba que no Centro Histórico o destaque é a arquitetura que impressiona muito. E o bacana de passear por lá é que outros locais turísticos estão no entorno, garantindo um programa completo.

Quando o centro histórico é citado, basicamente estamos nos referindo a uma região de maior referência cultural e histórica da cidade, a qual marca o nascimento da capital rio grandense.

No seu roteiro de férias em POA, opções não faltam, mesmo porque, a cidade abriga excelentes restaurantes, hotéis e demais áreas turísticas.

Também há o Mercado Público, a Praça da Matriz, a Catedral Metropolitana e a Praça da Alfândega que, por sua vez, se destaca muito na cidade, em razão de ser lugar incrível, repleta de estátuas de vários poetas gaúchos, fora as edificações históricas que rodeiam o lugar.

Ali, também estão os principais museus de Porto Alegre, como:

  • Memorial do Rio Grande do Sul – que chama a atenção pela arquitetura;
  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) – que possui o maior acervo de obras do Estado;
  • Santander Cultural – que dispõe de três andares, os quais promovem shows, sessões de cinema e muitas exposições de artes plásticas.

Ah, e caso você decida visitar a cidade no mês de outubro, anota aí: Feira do Livro de Porto Alegre – uma tradicional feira totalmente gratuita que recebe durante 20 dias escritores de várias partes do Brasil e do mundo. trata-se da maior feira de literatura da América Latina.

A maior! A Feira do Livro é outra atração imperdível na capital gaúcha!

Continuando seu passeio por Porto Alegre, aproveite para conhecer a Usina do Gasômetro que, na década de 1920, foi uma Usina de Geração de Energia, movida a carvão mineral. Hoje, trata-se de um espaço que comporta cerca de 250 pessoas, onde acontecem eventos de todos os estilos, como cursos, shows musicais, sessões de cinema e exposições. Vale destacar que a torre da Usina do Gasômetro possui 117 metros de altura, podendo ser vista de vários pontos da cidade.

Em suma, além de vários museus, galerias e espaços culturais, Porto Alegre se sobressai por ser uma cidade com uma vida noturna bem agitada e cultural, oferecendo diversos eventos e acontecimentos super badalados, cheios de gente bonita. Um lugar único que faz com que grande parte dos turistas queira voltar mais vezes!

Aproveite a cidade, os museus e as opções imperdíveis desta atração gaúcha, chamada Porto Alegre!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar