Antigamente, danças como o jazz e o balé costumavam ser muito praticadas ainda em tenra idade, assim criando uma falsa ideia de que as danças que envolvem maior flexibilidade do corpo deveriam ser reservadas exclusivamente à crianças para que ganhassem maior flexibilidade anatômica das articulação ao longo do tempo.

Entretanto, com o passar dos anos, mais e mais as academias foram percebendo a importância da dança em todos as etapas da vida, assim destinando aulas de dança do nível iniciante ao avançado para todas as idades.

Engana-se quem pensa que adultos não possam iniciar um curso de dança, é possível ter sucesso no balé aos 30 anos de idade, por exemplo.

Quer saber qual é o tipo de roupa usado pelos bailarinos nas escolas de dança clássica?

As academias de dança são, acima de tudo, escolas que pregam rigor e disciplina. Seus exercícios visam desenvolver força muscular, flexibilidade e graça. Os dançarinos são, quase sempre, orientados a adquirir roupas apropriadas ao seu tipo de dança específica, que pode  ser um collant, por exemplo. Continue lendo nosso artigo para saber qual o tipo de collant mais adequado ao seu corpo.

Qual tipo de collant devo escolher ?

Um collant é uma peça de vestuário que se assemelha a um maiô, só que na parte superior pode-se escolher entre o formato de manga longa, curta, 3/4 ou de alcinha. Essa traje foi projetado para permitir maior liberdade de movimento, que além de dar flexibilidade aos músculos, possibilita que o professor avalie claramente cada movimento do aluno, se necessário.

Dicas de collant certo para o seu tipo de corpo.
O collant ajustado adequadamente permite ao dançarino maior liberdade de movimentos !

Fique à vontade para escolher o collant mais adequado ao seu tipo de corpo:

Malhas com tiras mais largas

É frequentemente usado por crianças pequenas no ballet clássico, ele garante ao corpo muito conforto nos movimentos de dança.

Collants sem mangas

Podem apresentar algumas desvantagens, tais como:

  • Destacam ainda mais os ombros, se você tiver ombros largos;
  • Eles podem deixar seus seios a mostra em algum movimento mais bruscos;
  • Podem ser desconfortáveis para quem tem seios mais fartos;

Malhas de tiras finas

É o tipo de collant mais comum nas aulas de dança, você pode encontrá-lo de diferentes formas: com tiras simples, costas nuas ou cortes mais elaborados. Portanto, escolha seu collant de acordo com o seu corpo:

  • Seios avantajados - opte por collants com forro e mais reforçados na região dos seios, evite um decote muito profundo, pois pode salientá-lo;
  • Ombos largos - evite collants de tiras muito finas, eles salientam ainda mais os ombros, aparentando ser maiores. Opte por collants em forma de gola;
  • Excesso de peso - para seu conforto, evite collants muito apertados, decotados e de alças muito finas. Você pode optar por collants ajustados as suas formas para trazer mais conforto;
  • Tronco longo ou curto - opte por alças ajustáveis ou comprar collants sob medida;

O uso do collant ajustado adequadamente assume o papel de uma segunda pele, permitindo ao dançarino liberdade de movimentos !

Malhas com mangas curtas, compridas ou 3/4

São os mais comuns nas aulas de dança clássica, e por razões bastante óbvias: são elegantes e quentinhos. Eles são mais adequados a quem deseja esconder ou proteger os braços, fazendo com que o dançarino se sinta mais confortável.

Malhas com shorts integrados

Geralmente, com o passar dos anos alguns adolescentes acabam desenvolvendo certos complexos com o próprio corpo e, um simples traje de dança que antes costumava ser perfeitamente adequado ao seu corpo na infância, deixa de parecer confortável quando atingem a puberdade. Pensando nisso, foi desenvolvido um tipo de collant com short integrados que cobre nádegas e coxas.

Existe collants para homens?

Sim, existe collants destinados aos homens. Normalmente, eles têm um formato maior, protegendo a região íntima, como uma sunga. É muito comum encontrar dançarinos usando shorts por cima dos collants.

Quer saber quanto custam as roupas dos bailarinos ?

Que material escolher para o seu collant ?

Quanto se pensa em material para roupas de dança, o conforto vem em primeiro lugar. Sendo assim, os collants podem ser confeccionados de diferentes tipos de materiais, e somente você poderá determinar qual dele gosta mais.

Saiba de qual material é feito o collant.
Independente, do material que você escolher, experimente o collant antes de comprá-lo !

Conheça alguns do diferentes materiais:

Lycra

Esse tipo de material é bastante conhecido por dançarinos e atletas, usa-se no collant e no maiô de ginástica. Ele é bastante confortável de usar, porém é um material que faz o dançarino ou atleta suar mais facilmente. Quando se é criança, pode não suar, mas durante o período da puberdade, esse tipo de material pode não ser tão saudável.

Sendo assim, vamos aos próximos tipos de materiais:

Algodão

Estamos diante do tipo de material mais confortável de usar, porém é o que mais mantém a umidade. Logo evite collants de algodão com mangas, se não quiser sentir as axilas molhadas no final da apresentação.

Microfibra

A microfibra é o tipo de material ideal para quem transpira em excesso, pois ele não retém a umidade do suor, fazendo com que você não tenha a sensação de roupas molhadas, mesmo após um longo dia de treino. Em contrapartida, ele é um material bastante quente. Por isso, evite roupas de manga comprida para não sofrer tanto!

Outros materiais

Se quiser, você também pode optar por roupas de tactel, nylon, poliéster ou poliamida. De toda forma, de preferência escolha seu collant com material elastano para torná-lo mais confortável e mais fácil para dançar.

Confira nossa dica !

Para não ter surpresas desagradáveis quando estiver dançando tenha certeza de que o collant está confortável e seguro. Caso sinta apertado, você precisará trocá-lo por um que dê maior liberdade de movimento.

Sinta-se à vontade para fazer movimentos de dança, verifique se o collant permanece no lugar. Se ele se mover, deverá ser ajustado !

Aprenda a se maquiar para sua apresentação de dança !

Qual cor de collant escolher?

O collant faz parte do traje das aulas de balé, mas nem sempre ele é um vestuário obrigatório. Há escolas que permitem o simples uso de leggins e blusa para os alunos do balé para iniciantes. Dependendo da sua escola de dança, a cor do collant também pode ser opcional, mas em outras academias de dança a cor pode servir para definir o nível de aprendizado do aluno. Uma medida para diferenciar mais facilmente os alunos iniciantes dos avançados.

Dicas de cores de collant para dançar balé.
Os tons claros são quase sempre as cores destinadas ao figurino de balé mais jovem.

Com relação as cores !

Em rigor, as dançarinas mais novas não têm muita escolha, quase sempre os collants são nas cores: rosa, roxa ou branca. Com o passar do tempo, a cor deixa de ser uma um opção, se você estiver se apresentando no palco, pois seu professor de dança é quem determina o figurino da apresentação. Dependendo do evento, ele pode solicitar que você compre um collant de uma determinada cor, para que todos os dançarinos estejam trajados com as mesmas cores.

E se eu puder escolher?

Se a sua academia de dança permitir que você use a cor de acordo com seus gostos, você pode escolher uma cor de acordo com seu tom de pele ou de acordo com suas preferências pessoais. Podemos dizer que cores quentes super combinam com dançarinas de pele morena ou bronzeada, enquanto as cores mais frias são mais adequadas para dançarinas loiras e pele mais clara.

Saiba quais são as cores quentes:

  • Amarelo;
  • Laranja;
  • Vermelho;

São cores frias:

  • Verde;
  • Roxo;
  • Azul;

Existe a possibilidade de optar pelo collant branco ou preto. Visualmente, a cor preta tem um efeito de emagrecimento, por isso, é o preferido quando se está um pouco acima do peso.

Se optar pela cor branca, tenha o máximo de cuidado com o tipo de tecido, escolha o collant com um revestimento mais encorpado para que não fique tão transparente no seu corpo.

Descubra quais são os melhores sapatos para bailarinas !

Você pode usar calcinha com um collant ?

Aqui vamos falar de um assunto bastante íntimo, o uso adequado e inadequado das peças íntimas no balé.

O uso da peça íntima é muito questionada em todas as vertentes do balé !

Saiba como usar collant no Ballet.
Quando se é criança, usar apenas collant é super natural !

Normalmente, o collant pode ser usado como maiô, sem roupa íntima por baixo. Alguns bailarinos optam por ficar mais à vontade sem nada marcando ou se movendo na malha. Outras se sentem mais confortáveis usando peças íntimas por baixo do collant.

Se optou pelo uso das peças íntimas com collant, saiba as melhores maneiras de usá-las !

O balé preza muito pela discrição, sendo assim,  não há nenhuma necessidade da plateia ver o tipo de peça íntima que você está usando por baixo do collant. Portanto, por questão estética, calcinhas, tops, sutiãs com detalhes bordados, rendas ou coloridos devem ser evitados nas apresentações de balé.

Confira nossas dicas:

  • Use calcinha sem costura para não marcar a malha do collant (as cortadas a laser são excelentes);
  • Dê preferência aos tops em materiais como cotton e amni, ele sustentam bem e não machucam;
  • Nas apresentações, dê preferência a peças íntimas na cor mais próxima possível do seu tom de pele ou na mesma cor do seu figurino;

E se o meu figurino for transparente?

Se você não se sente à vontade, dá para usar um collant cor da pele (no seu tom de pele) por baixo do seu figurino transparente. Por exemplo, um figurino branco ou em tecido mais fino, você pode usar um collant nude da marca Capezio em amni para não aparecer nada, pois são fininhos e não fazem volume.

Com relação ao uso do sutiã ?

Certamente, se você tem os seios avantajados, o sutiã é uma peça essencial para o seu conforto. E mesmo que a malha do collant seja reforçado, isso pode não fornecer suporte suficiente para seu tipo de seio. Sendo assim, opte pelo sutiã cor de pele com alças ajustáveis para se sentir mais confortável.

Gostou das nossas dicas?

Continue acompanhando nossa plataforma. Sinta-se à vontade para conhecer outros artigos sobre aulas de dança de salão, aulas de forró, aula de samba, aula de zumba e muitos mais !

Precisando de um professor de Dança ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.