Atualmente, a indústria da maquiagem vai muito bem, obrigada! E as blogueiras estão aí para nos provar. Todos os dias cresce o número de tutorias de make up no youtube.  No entanto, muito antes da maquiagem virar sensação na internet, ela já era bastante usada nos sets de filmagens, na televisão, no circo e nas academias de dança, por exemplo.

Qual é a importância da maquiagem na dança ?

Vale saber que a maquiagem artística do palco é muito mais acentuada que a maquiagem usada no dia a dia. Certamente, a distância entre o palco e a plateia não facilita que a maquiagem mais básica seja vista pela plateia e, portanto, carregar um pouco mais na make  é uma solução possível para ficar mais em evidência nas apresentações.

As dançarinas mostram nos palcos a relevância de uma maquiagem bem feita !

Contudo, segundo dermatologistas, não é aconselhável dormir com a pele maquiada. É sempre bom removê-la, limpando com produtos adequados para que a pele não fique oleosa ou ressecada.

Pronto para aprender a se maquiar para uma apresentação de dança clássica ? Acompanhe nosso tutorial de maquiagem para combinar com seu figurino de bailarina !

Maquiagem de dançarina clássica: os produtos básicos para se ter em casa

Antes de sair comprando todas as maquiagens profissionais das lojas ou revistas, verifique se você possui alguns cosméticos em casa.

Confira os cosméticos básicos para você começar a fazer sua maquiagem de palco:

  • Pó compacto - tenha um adequado ao seu tipo de pele;
  • Blush - de preferência bastante rosa para destacar a pele mais pálida, e tons de pêssego, rosa queimado e marrom, para destacar a pele mais morena e negra;
  • Corretivo adequado ao seu tipo de pele - para corrigir as "imperfeições" da pele, como espinhas ou manchas;
  • Rímel - de preferência aos que são à prova d'água, pois no palco suamos bastante;
  • Delineadores - também é melhor que sejam à prova d'água;
  • Lápis de sobrancelha - se não tiver em casa, compre uma cor mais próxima das suas sobrancelhas;
  • Sombras - é ideal ter vários tipos de sombras, mas você pode começar com 3 tons essenciais, como marrom, branco e bege, se desejar uma maquiagem mais clássica;
  • Batom matte - de preferência as cores mais vibrantes para ser visto no palco, como vermelho e rosa escuro, por exemplo;
  • Pincéis -  para passar o pó compacto, iluminar e blush;
  • Esponja - para passar corretivo
  • Algodão, cotonetes e removedor de maquiagem - para fazer a limpeza da pela após as apresentações;

Lembrando que a lista acima podem ser personalizada de acordo com seus desejos e a necessidade da sua companhia de dança.

Guia de maquiagem para praticantes de balé.
Além da preocupação com o figurino, o dançarino deve aprender a valorizar suas expressões com a maquiagem !

Você também pode optar por glitter nos olhos, corretivo para as "imperfeições", contorno nos lábios para destacá-los e cílios postiços para evidenciá-los !

Quer saber como escolher seu collant clássico ? Acompanhe nossos outros artigos sobre dança !

Maquiagem clássica de dançarina: comece pelos olhos

Provavelmente, você tenha algumas produtos de make up, como sombras, máscara de cílios, delineadores, pincéis perdidos em casa, e mal presta atenção nisso ou não sabe como usá-los. Basicamente, não tem mistério para maquiar os olhos, você precisa seguir alguns passos bem simples, e esta é a ordem a seguir:

  1. Comece preparando a pálpebra com um prime para os olhos. Dessa forma, a sombra irá fixar melhor;
  2. Aplique a base na pálpebra adequada ao seu tom e tipo de pele;
  3. Use as sombras nos olhos;
  4. Faça o delineado para ressaltar os olhos;
  5. Aplique rímel à vontade;

Maquiando os olhos para um apresentação à noite

Uma apresentação à noite requer uma make uma pouco mais expressiva. Confira algumas de nossas dicas:

  • Contraste - Se você é uma dançarina mais ousada ou a apresentação requer ousadia na make, abuse do contraste, use um tom de sombra mais claro e dois sombras escuras para fazer o contraste. Entretanto, não se esqueça de esfumaçar bem as transição das cores para não ficar com o olhar marcado;
  • Dourado - As sombras douradas são ideais para a pele negra, fazem com que os olhos ressaltem ainda mais. Usar um tom dourado e um tom mais acobreado sempre resultam em um belo efeito na maquiagem.
  • Contornos - Os contornos são essenciais em qualquer make, eles ressaltam ainda mais o olhar !
  • Delineado de gatinho - Sombras e o contorno nos olhos se completam, e nada como um contorno bem feito de gatinho. Com esse delineado, os olhos parecem mais longos e dão um toque especial nas apresentações. Use-o com sombras um pouco mais brilhosas;
O olhos bem marcados são sucesso entre as bailarinas !

Dicas para maquiar olhos pequenos

Os tons claros são ideias para salientar olhos pequenos, eles dão leveza e maior amplitude no olhar. Sendo assim, maquiar os olhos com sombras peroladas ou na cor terra sempre funcionam para esse tipo de olhos.

Outra dica essencial é dar profundidade usando sombras de duas cores. Como?

  1. Comece usando o primer;
  2. Escolha um tom bege claro para cobrir toda sua pálpebra superior;
  3. A seguir, aplique um tom mais escuro na parte externa da órbita ocular;

Não se esqueça de ressaltar suas sobrancelhas, deixando-as mais bem definidas. Sobrancelhas definidas são ideias para ressaltar ainda mais o olhar.

Atenção !

Evite cores escuras, eles podem fazer seus olhos parecerem muito menores do que são.

Descubra que orçamento você deve planejar para o traje de bailarina !

Dançarina clássica: aprenda como cuidar da pele

Agora já aprendeu a maquiar seus olhos, vamos a nossas dicas para aprender a cuidar da pele !

A pele é um dos principais pontos em um boa make e, portanto, é necessário ter atenção redobrada na hora de preparar e aplicar os produtos como primer, base, corretivo e o pó. Basta um errinho para afastar o sonho de ter uma make perfeita.

Um guia de cuidados com a pele para se apresentar no balé.
Tem pele seca? sinta-se à vontade para aplicar um bom creme hidratante ou BB cream antes de iniciar a make !

Quer saber quais são os truques para não errar na hora de preparação da sua pele ? Separemos algumas dicas essenciais para uma maquiagem perfeita. Confira o passo a passo:

1. Hidratante e primer

Nunca se esqueça de preparar sua pele com um hidratante e primer !

Para um acabamento perfeito, comece sua maquiagem pelo hidratante e o primer. A função desses produtos é selar o rosto, para que a pele receba outros produtos. O prime proporciona um pele mais lisa e um brilho controlado, assegurando que a pele não fique com o efeito craquelado ao longo da apresentação.

2. Base

Use a base certa para o seu tom de pele e ocasião !

Cada tipo de pele tem uma base adequada ao seu tom e ocasião, portanto, é aconselhável escolher com todo cuidado. As bases de alta cobertura são mais indicadas para uma apresentação à noite, por outro lado, as bases leves e de média cobertura são indicadas para uma apresentação durante o dia. Vale frisar que as pelas negras devem escolher uma base que não deixe com o aspecto acinzentado. Procure marcas especializadas em pele negra !

3. Corretivo

Opte pela versão de corretivo adequada para a necessidade da sua pele!

Assim como a base, os corretivos são produzidos em várias versões para atender as necessidades de cada tipo de pele. Os mais sólidos e cremosos são indicados para camuflar as manchas ou espinhas. Os corretivos mais líquidos são, especialmente, feitos para disfarçar olheiras, uma área que necessitam de acabamento mais leve.

4. Pó translúcido ou compacto

Dê preferência para o uso do pó translúcido para fixar melhor a sua make na apresentação !

O pó translúcido dá um toque especial a maquiagem, criando uma camada fininha na pela, eliminando o brilho, e selando a make. Ele é o pó ideal para quem deseja prolongar a durabilidade da make sem erros. O pó compacto, por outro lado, deixa a sua pele aveludada, remove o brilho e uniformiza a cor, contudo, é necessário acertar o tom.

5. Blush

Escolha o tom mais adequado ao seu tom de pele !

O blush é um passo muito importante, ele destaca as maçãs do rosto, conferindo a make um brilho bastante saudável. Além de realçar sua beleza natural.

6. Iluminador

Não se esqueça de completar a sua make com o bom iluminar !

O iluminador faz toda diferença na make, ele visa iluminar pontos estratégicos do rosto, destacando as partes que você quer ressaltar.

Descubra quais são os melhores sapatos para bailarinas !

Maquiagem para realçar a boca na dança clássica

Para a boca, é aconselhável usar um batom que não escorre, para não ficar com a boca borrada durante a apresentação no palco. Você pode desenhar um contorno com um lápis de bocas, em seguida, usar um batom com efeito matte.

Batons vermelhos

Eles se destacam mais nas apresentações, mas podem ficar com um estética nada bonita se sair do contorno dos lábios. Você pode também usar um pincel para facilitar a aplicação do batom, e depois utilizar um lenço de papel para remover o excesso e fixar a cor antes de uma próxima camada.

Dicas de batom mais adequado para uma apresentação de dança clássica.
Um batom vermelho e um delineado perfeito fazem toda diferença na sua imagem de bailarina !

Batom com efeito gloss

Algumas dançarinas adoram aplicar um pouco no centro dos lábios para dar brilho. Todavia, alguns gloss tem um efeito parecido com cola e podem ser desagradáveis na hora da apresentação.

Dicas para  fazer o batom durar mais tempo?

Além da dica de tirar o excesso do batom com papel guardanapo, você pode aplicar uma base na boca para segurar o batom por mais tempo nos lábios.

Últimos detalhes para ficar impecável na sua apresentação de dança clássica

Tenho sobrancelhas falhadas, e agora?

O cuidado com a sobrancelha já foi mencionada em um dos tópicos acima. Não é à toa que estamos retornando a falar delas. Uma vez feita, as sobrancelhas fazem toda diferença na hora de produzir uma boa make.

Sua aparência pode ser aprimorada com o uso de um lápis de sobrancelha adequada a cor dos seus pelos. Na dança clássica requer uma pouco mais de elegância, portanto, opte por um tom que ressalte a sua beleza.

O lápis de sobrancelha também permite redesenhar sobrancelhas falhadas ou salvar nos momentos em que você não teve tempo de fazê-las.

O spray fixador

É um tipo de spray de cabelo que você pode aplicar ao final da maquiagem para fixá-la mais tempo para uma apresentação. Se optou pelo spray, tome cuidado para vestir seu figurino de dança antes de fazer a sua maquiagem para não arriscar manchar sua roupa.

Sinta-se à vontade de procurar os tutorias no Youtube para encontrar ideias de make e ajudá-lo a criar maquiagens cada vez mais sofisticadas. Confira também nossos outros artigos de dança!

Precisando de um professor de Dança ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 3 nota(s)
Loading...

Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.