Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde aprender francês na capital paulista

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aulas do idioma da França em São Paulo

A língua do amor, a língua da França, a língua mais sexy do mundo… O idioma francês (aprenda-o em capitais do Brasil) é isso e muito mais para aqueles que amam a cultura francofônica.

Falar a língua de Edith Piaf é muito mais do que fazer biquinho e dizer “bonjour“. Falar francês é integrar a vasta população mundial de 270 milhões de pessoas que dominam o idioma. Você sabia que 33 países são oficialmente francofônicos? Eles estão espalhados pela Europa, América, África e Ásia!

Se você está lendo esta matéria é porque tem vontade de aprender ou melhorar suas habilidades linguísticas do idioma. São Paulo possui uma enorme variedade de escolas com cursos voltados para diversos perfis de estudantes. Superprof fez uma breve seleção de alguns desses estabelecimentos com o intuito de te auxiliar nesta escolha.

Depois de ler esta matéria, você não terá mais desculpas para adiar o início do aprendizado da língua considerada a mais sedutora do planeta!

Por que falar o idioma da França?

Falar francês (no Rio) pode ser benéfico em vários âmbitos da sua vida, seja ela quotidiana ou profissional. No mercado de trabalho, o domínio do idioma pode abrir várias portas e colocar novas oportunidades ao seu alcance.

Ser fluente em francês pode ser a etapa que faltava para conseguir aquela tão desejada vaga em uma grande empresa internacional ou para fazer contatos importantes com clientes em países francofônicos. Quem sabe, ainda, você pode ser escolhido para ser intérprete no seu local de trabalho?

Você pode encontrar várias escolas de francês em SP. São Paulo oferece várias opções para quem quer aprender francês.

No mundo acadêmico, o domínio da língua de Jean-Paul Sartre pode significar uma vaga no curso de mestrado dos seus sonhos ou a obtenção de uma bolsa de doutorado em uma universidade francofônica. Quem sabe ainda ter a oportunidade de ser convidado para fazer um PhD em uma renomada instituição?

Serge Gainsbourg disse uma vez “je connais mes limites. C’est pourquoi je vais au-delà“, ou seja, conhecer seus limites também significa ter potencial para ultrapassá-los.

Podemos utilizar a frase do cantor e compositor francês como um mantra na hora de nos lançarmos na aventura do aprendizado da língua francesa (em BH), pois, mesmo nos deparando com momentos difíceis para a assimilação da matéria, temos que continuar, pois somos capazes de nos tornarmos bilíngues!

Dominar este lindo idioma não traz benefícios somente no campo profissional, mas também satisfação pessoal. Aprender a língua francesa é descobrir uma nova cultura, banhada em uma história rica e diversificada.

Sem contar que você terá a oportunidade de explorar várias nações onde o idioma é falado, podendo se comunicar com os locais sem precisar de intermediários. Sinceramente, não existe melhor maneira de aproveitar ao máximo uma viagem!

Aulas de língua francesa em São Paulo

A capital paulista é a cidade mais populosa e diversificada de todo o Brasil. Não seria novidade nenhuma falarmos que é possível encontrar um leque enorme de curso de frances online ou presencial, tanto em escolas quanto professores particulares nesta grande metrópole.

Escolas que oferecem curso de francês

Aliança Francesa

A Aliança Francesa é, sem dúvidas, a principal referência no ensino do idioma da França para estrangeiros. Presente no Brasil e no mundo inteiro, você pode sempre recorrer à esta instituição para aprender a língua, independente de onde esteja.

A cidade de São Paulo conta com 6 unidades da escola, situadas nos locais abaixo:

Em cada uma delas, os interessados no aprendizado do idioma podem seguir cursos regulares ou intensivos dos seguintes níveis:

A Aliança Francesa ainda disponibiliza aulas temáticas ou com objetivos específicos, como as apresentadas abaixo:

Ateliês Culturais

Tais ateliês são desenvolvidos para aproximar o estudante ao patrimônio cultural francês (falar a língua em Recife), pois a escola leva em consideração que se familiarizar com a cultura francofônica também faz parte do aprendizado da língua.

Alguns dos ateliês oferecidos são:

  • Voyage, voyage (iniciante) – “curso rápido e prático especialmente concebido para quem não tem conhecimentos no idioma e deseja trabalhar a expressão oral para viajar.  Fazer uma reserva num hotel, saber ler um mapa de uma cidade ou do metrô, conhecer os meios de transporte franceses, fazer compras, pedir um prato num restaurante… Pratique todas essas situações em francês e conheça várias dicas de viagem antes de preparar sua bagagem!
  • Tour de France: Vinhos. – “No Tour de France você vai descobrir o sabor dos vinhos franceses com origem nas principais regiões vinícolas do país. O sommelier Guillaume Turbat, da Chez France, participa dos encontros para contar as histórias da produção vinícola em paralelo à degustação de rótulos de referência. Ao final de cada encontro, uma garrafa especialmente escolhida pelo sommelier será oferecida para apreciação dos participantes.
  • Littérature Française (B2): literatura – “A Literatura Francesa constitui um dos maiores e mais prestigiosos patrimônios culturais da humanidade, influenciando autores no mundo inteiro. Neste curso especial, convidamos você a conhecer uma parte desse universo por meio do estudo de uma grande obra da literatura francesa, significativa do seu período histórico e cultural.”
Aperfeiçoamento

O curso de aperfeiçoamento conta com vários focos:

  • Comunicação em francês – aulas em Porto Alegre (intermediário);
  • Gramática (iniciantes);
  • Conversação (intermediário e avançado);
  • Fonética (iniciante, intermediário e avançado).
Preparatório para exames

Os cursos de preparação para os exames destinam-se a todos que desejam atestar seu nível de francês por meio de um diploma ou certificado reconhecido internacionalmente. Tais diplomas são:

Cursos na França

A Aliança Francesa de São Paulo auxilia o aluno a escolher uma destinação na França caso queira fazer uma imersão para aprender a língua de maneira mais rápida. A escola possui intermediários em:

  • Paris
  • Lyon
  • Strasbourg
  • Cannes
  • Montpellier
  • Bordeaux
  • Nice

Ter aulas de francês em Cannes deve ser maravilhoso! Não deve ser nada mal fazer umas aulinhas de francês em Cannes!

Adolescentes

O “Ados” (nome dado ao curso para adolescentes da escola) foi criado para o público jovem entre 11 e 16 anos. O objetivo do curso é sensibilizar os estudantes ao conceito de “língua-cultura” e desenvolver quatro habilidades: compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita.

Empresas

A Aliança Francesa de São Paulo propõe igualmente levar cursos de francês para dentro das empresas. As aulas são adaptadas para o segmento do negócio em questão e os horários são flexíveis, conforme as necessidades de cada departamento.

Francês On-line

As unidades da capital paulista também colocam à disposição do estudante cursos de francês (em Vitória) online. A escola promete um acesso fácil, com formação flexível e custo reduzido.

Iowa Idiomas

Criada em 1996, a Iowa Idiomas tem foco em ensino de línguas “in company“. A escola possui certificação “Qualidade Total” expedida pelo SEBRAE e foi reconhecida como “Parceira Educacional” da Universidade de Cambridge.

A metodologia do curso de francês propõe uma combinação entre aulas de conversação, exercícios de gramática e recursos digitais. A instituição trabalha com turmas reduzidas de até 8 alunos para dar melhor atenção a cada um deles.

O Iowa desenvolve cursos especificamente para o público adulto e coloca à disposição do aluno a possibilidade de auxílio individual caso necessário.

Iowa tem unidades em São Paulo, em Guarulhos e no ABCD Paulista.

IFESP

“Quando montei o IFESP, quis muito mais que uma escola de língua, pensei em realmente ser um pedaço da França no Brasil, mostrando como são nossos costumes, nosso mercado de trabalho e as oportunidades que existem para quem é fluente em francês” – Alexandrine Brami, fundadora da IFESP

IFESP é a sigla para o Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo. Ele é especializado na capacitação global de pessoas, ensinando a língua e a cultura francofônicas.

O grande diferencial deste instituto de ensino é que, além do aprendizado, ele ainda faz a ponte entre os estudantes e empresas de língua francesa, auxiliando aqueles que desejam conquistar um emprego fora do Brasil falando francês.

Segundo o site da escola, “O IFESP tem parcerias com empresas francesas instaladas no Brasil e ajuda a encontrar novos talentos, por meio de um banco de currículos de profissionais bem capacitados que possuem conhecimentos do francês e/ou inglês. Atualmente, empresas como L’Oreal, os grupos Thales e Accord e a Fundação Renault fazem parte deste grupo. Alunos e ex-alunos têm grandes chances de conseguirem uma colocação internacional, em especial na França, Suíça ou Bélgica.”

Senac

O conhecido Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) também oferece cursos de francês em todos os níveis e temáticas abaixo:

  • Francês – básico 1
  • Francês – básico 2
  • Francês – básico 3
  • Francês – intermediário 1
  • Francês – intermediário 2
  • Francês – intermediário 3
  • Francês – avançado 1
  • Francês – avançado 2
  • Francês – avançado 3
  • Francês – pós-avançado
  • Francês Aplicado aos Serviços Turísticos

Poliglota Idiomas (USP)

O Poliglota Idiomas faz parte do Grêmio Politécnico da Escola Politécnica (EP) da USP (Universidade de São Paulo). Ele oferece curso de francês para a comunidade universitária, assim como demais interessados.

O corpo docente possui formação e especialização no ensino do idioma. Eles utilizam a infraestrutura da USP e as aulas são ministradas dentro do Campus Butantã e Paulista.

A USP também abriga uma escola de francês. Aulas de francês podem ser feitas dentro do campus universitário da USP.

Cursos particulares em SP

A grande maioria das escolas citadas acima disponibilizam, igualmente, a opção de aulas particulares para seus alunos. No entanto, existem escolas especializadas na tutoria individual, como as mostradas abaixo:

Lótus Idiomas

A Lótus oferece aulas particulares em São Paulo voltada para diversos tipos de necessidades do aluno como francês para viagens ou específico para sua área de atuação (negócios, comissário de bordo, turismo, secretariado, etc.).

Francês Sob Medida

Como o próprio nome da escola indica, ela desenvolve cursos com metodologias adaptadas a cada tipo de demanda específica de seus aprendizes, como, por exemplo:

  • Estudar fora
  • Carreira profissional
  • Imigração para um país francofônico
  • Alunos com dificuldade com aprendizado de um novo idioma
  • Prazer de aprender uma nova língua-cultura

Superprof

Vale lembrar que nosso site possui um banco de dados com vários professores particulares de francês inscritos. Nativos ou bilíngues, basta você se conectar para encontrar aquele que cairá como uma luva para o seu perfil!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar