Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descobrir o idioma dos árabes ao redor do globo

De Camila, publicado dia 24/10/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Aprender árabe mundo afora: onde ir?

A língua árabe é falada por quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

É o idioma oficial em 23 países e também uma das 6 línguas oficiais usadas nas Nações Unidas.

A língua árabe é utilizada no comércio, nos círculos culturais, na ciência, nas trocas internacionais

Para entender o mundo de hoje – e também para enriquecer o seu conhecimento, para desenvolver o seu negócio no exterior, expandir seus horizontes para novas culturas, etc. -, aprender árabe é um grande diferencial.

Confira ainda um mini-guia sobre como aprender árabe!

Por que aprender árabe?

Antes de mais nada, abrir-se a uma nova cultura é uma experiência fantástica.

Para se ter uma ideia, a língua é falada em 58 países, se tornando a segunda mais difundida no mundo, ficando atrás apenas do inglês!

Seria maravilhoso poder fazer um curso de árabe em terras egípcias. Já passou pela sua cabeça fazer aulas de árabe no Egito?!

Um ponto de vista cultural

O idioma árabe continua a ser um importante meio de transmissão de conhecimento literário, filosófico e científico. Isso porque a herança das grandes civilizações durante a Idade Média e o pensamento greco-latino foram todos retomados em árabe em uma época ou outra da história.

O árabe oferece uma abertura para o mundo oriental tanto do ponto de vista geográfico quanto do ponto de vista histórico (nascimento do Islã, diferentes impérios, etc.).

Sendo assim, aprender árabe aumenta não só o potencial cultural de quem o domina, mas também se torna um trunfo para quem deseja se lançar em uma carreira de envergadura internacional.

Um ponto de vista econômico

O mundo árabe desfruta de uma localização geográfica estratégica no mundo, pois ele se encontra na confluência de 3 continentes: Europa, Ásia e África.

Muitos países árabes ocupam uma posição econômica forte, especialmente com suas reservas de petróleo e gás. Eles são frequentemente os produtores e exportadores número 1 dessas tão importantes matérias-primas em todo o mundo.

Dê uma espiada nos sites mais adequados para aprender árabe online.

Que tipo de árabe aprender?

Antes de escolher o país onde você tem que ir para aprender árabe, você deve saber que existem dois tipos de árabe: árabe clássico (ou árabe literário, ou árabe padrão) e suas variantes “coloquiais

O árabe literário é comum a todos os países árabes, como Jordânia, Iêmen, Arábia Saudita, Egito, Marrocos, Tunísia, etc.

Ela é a língua principal, a língua padrão utilizada para a escrita, sendo ela a versão encontrada na mídia e em discursos.

O árabe coloquial é usado oralmente. Ele corresponde a cada dialeto usado nestes diferentes países e é amplamente utilizado em diálogos informais da vida cotidiana.

Então, que tipo de árabe aprender?

Se o seu interesse é aprender uma língua árabe que seja compreendida em todos os países nos quais ela é falada, então a opção mais segura é o árabe moderno padrão, ou seja, a versão clássica do idioma empregada nos dias de hoje.

Este é o idioma usado para comunicações públicas, assim como na redação de textos literários, da imprensa e para a mídia.

A Jordânia, para os que não sabem, fica no Oriente Médio. A Jordânia é outro país maravilhosos para se aprender árabe!

Se o seu objetivo é conseguir ler – e entender – Alcorão, então o árabe literário é o mais adequado.

Sua aprendizagem está relacionada com a compreensão do Islã e através de cursos de árabe corânico.

O árabe do Alcorão (também conhecido como árabe corânico) é aquele encontrado em livros religiosos árabes e em textos legais.

Finalmente, se você está planejando viver em um país árabe ou trabalhar com o mundo árabe, o árabe coloquial é a melhor opção.

Deve-se notar que existem 5 famílias de dialetos de árabe coloquial que se subdividem de acordo com os países, regiões, cidades e, às vezes, religiões:

  • Árabe do Golfo,
  • Árabe do Levante,
  • Árabe da Mesopotâmia,
  • Árabe do Norte Africano,
  • Árabe do Egito.

Fique por dentro também de quais livros de árabe ter ao seu lado durante as aulas do idioma.

Em que parte do mundo aprender árabe?

Muitas pessoas que desejam aprender o idioma dos árabes sente uma necessidade de sair do Brasil para conseguir uma imersão ainda maior na cultura e na língua do Alcorão. Mas onde ir? Abaixo mostramos algumas opções que não são necessariamente em solo tipicamente árabe

Na frança

Você já se imaginou indo para a França para aprender … árabe?!

Pois saiba que o país possui uma enorme comunidade arabófona em seu território. Tal fato se intensificou, principalmente, no fim do século XIX e início do século XX.

Sendo assim, numerosas associações, públicas e institucionais, oferecem em toda a França um ensino e uma descoberta desta língua, incluindo aulas particulares de árabe com uma abordagem personalizada de acordo com o objetivo e as necessidades de cada aprendiz.

No site do Ministério da Educação francês, é possível encontrar o diretório das escolas na França que oferecem aulas em língua árabe, independentemente do nível.

Para aqueles que desejam se instalar em Paris por algum tempo e ainda sim seguir cursos de árabe, é possível encontrar, no 19º arrondissement, o Centro Cultural Tawhid (rue de la Boulangerie).

Para aqueles que desejam passar uma temporada em Lyon e aprender árabe ao mesmo tempo, então uma das melhores opções é se dirigir ao “Espace multiculturel Arts Dreams”  (rue Imbert Colomes no 1º distrito) ou ao “Centro Cultural Tawid” (rua Notre Dame no 6º distrito de Lyon), pois ambos oferecem um aprendizado de qualidade.

Não hesite em contactar as diferentes instituições para mais informações.

Para aqueles que desejam se dirigir a um dos 28 países dentre os quais o árabe é o idioma oficial para, além de descobrir uma nova parte do mundo, ainda mergulhar completamente na cultura e no cotidiano que envolvem essa língua, preparamos uma breve seleção!

A Tunísia é uma das destinações para se aprender árabe. Delicioso aprender árabe e ainda conhecer os sabores da Tunísia!

E saiba que o lugar certo para qual é a melhor maneira de se aprender árabe!

Na Tunísia

O 3 Cs Training Center é uma escola localizada em Sfax. Nela, o ensino da língua árabe é associado a uma integração à cultura tunisiana.

A escola oferece aulas de árabe para adultos, bem como treinamento intensivo personalizado com fins profissionais.

Cada curso é realizado em pequenos grupos ou aulas individuais, facilitando o progresso de cada aluno.

Nos Emirados Árabes Unidos

O Iqraa Language Centre está localizado no coração de Dubai e é, certamente, uma das escolas de idiomas mais populares do país.

Ela é especializada no ensino de árabe para estudantes estrangeiros.

Cada turma tem no máximo 14 alunos e todos os professores têm o árabe como língua materna.

O Arabic Language Center (ou ALC) é uma escola que ensina árabe há 33 anos.

A abordagem do árabe é simplificada e lógica, tornando a experiência interessante, eficaz e divertida.

Cada turma contém no máximo 12 alunos para otimizar o ensino e trazer interatividade entre aprendizes e professores.

Jordânia

O Centro Cultural Europeu de Línguas (também conhecido como Euroccl) está localizado em Amã.

Ela é  uma escola extremamente popular na Jordânia e super reconhecida pela qualidade de seus cursos de árabe, pois é especializada em ensinar estudantes estrangeiros.

O Ali Baba International Center fica localizado no coração de Amã.

O objetivo deste centro é o de promover o árabe como a primeira língua estrangeira oferecida a estudantes de todo o mundo.

O Centro Ali Baba é credenciado pelo Ministério da Educação da Jordânia, bem como pelo Brookhaven College, nos EUA.

No Egito

Arabeya Arabic Language Institute é um centro criado em 2003 que tem por objetivo oferecer cursos intensivos de árabe para todos os níveis, sejam eles em árabe moderno ou árabe coloquial do Egito.

As turmas são formadas por pequenos grupos para que cada aluno receba o máximo de atenção possível, progredindo de maneira rápida e eficiente.

Nessas condições ideais, os alunos têm a oportunidade de participar de leituras, escritas e do aprendizado da língua e da cultura árabe.

Ahlan Arabic Centre é um instituto que oferece muitas atividades para prática diária do árabe coloquial.

Existem 3 centros deste tipo no Egito: em Alexandria (no centro histórico da cidade) no Cairo (no antigo Cairo Islâmico) e em Luxor (no centro da cidade, perto do souk).

A equipe que forma o corpo docente deste centro de línguas é composta por profissionais experientes no ensino de árabe para estrangeiros.

Cada curso dura entre 2 e 3 horas.

No Marrocos

O Centro Cultural de Idiomas e Treinamento (CCLT) fica localizado no coração de Rabat e é uma escola de idiomas muito popular, especializada no ensino de árabe para estrangeiros.

O Centro Marroquino de Estudos Árabes (MCAS) também está localizado em Rabat.

Ele oferece cursos para estudantes estrangeiros em turmas pequenas (até 8 alunos por sessão) e para todos os níveis de domínio do idioma árabe.

Todos os professores possuem o árabe como língua materna.

Que tal fazer aulas de árabe em Istanbul? Passar uma temporada na Turquia para aprender a falar árabe pode expandir seus horizontes!

Descubra ainda onde encontrar cursos de árabe no Brasil.

Na Turquia

O Centro de Negócios de Istambul (IBC) é conhecido não só pela qualidade do seu ensino árabe como língua estrangeira, mas também pela atmosfera amigável dentro da escola.

O IBC oferece cursos de árabe para estudantes que precisam do idioma como parte dos estudos ou do trabalho na Turquia.

Professores profissionais são altamente qualificados, experientes e prestam atenção especial ao monitoramento do progresso de cada aluno.

O IBC disponibiliza uma grande variedade de cursos, dentre eles, cursos intensivos com 25 horas semanais e cursos de árabe em 6 níveis diferentes em formato de aulas particulares.

Nos Estados Unidos

Assim como a França, os Estados Unidos possuem uma enorme comunidade arabófona. Como consequência desta presença em território norte-americano, vários cursos de árabe como língua estrangeira podem ser encontrados no país.

No estado do Colorado, você pode ter aulas de árabe na Cloudberry Language School.

Esta é uma escola popular nos EUA, com professores amigáveis e funcionários prontos para cuidar de todos os alunos durante a estadia em Colorado Springs.

Em Israel

Lirom Israel Language Centre fica localizado em Tel Aviv e é um centro de idiomas que oferece um programa de imersão linguística com cursos de árabe de alta qualidade.

Agora fica a pergunta: depois de tanta opção, qual destinação e qual curso escolher?!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar