Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba como dar aulas particulares de Matemática para o Enem

De Erico, publicado dia 10/06/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Ensine Exatas para quem vai prestar o Exame Nacional

Não é preciso nem dizer que, quando a assunto é Enem, é quase que uma regra (para quem se inscreveu) focar em um planejamento de estudos e, assim, dar conta de todo o conteúdo que tem para assimilar até o dia do Exame Nacional.

Para compreender os tópicos das matérias, é pertinente pesquisar várias alternativas, desde aulas particulares para o Enem ou estudar em casa mesmo (por meio de livros e apostilas), buscado, inclusive, algum material relevante que possa ser encontrado na internet, como videoaulas, por exemplo. E olha que tem uma galera produzindo bastante coisa bacana de dicas de conteúdo e aulas vip para inscritos em seus canais.

E por falar em aula VIP, muitos professores têm o desejo de começar a dar aulas particulares – independentemente da especialidade. No entanto, há muita dúvida em torno desse assunto, inclusive sobre como ganhar dinheiro na internet dando aulas particulares online.

Mas como nosso post é especificamente sobre dar aulas de Matemática (e particular), é interessante lembrarmos que esta é uma das disciplinas mais importantes, bem como a mais procurada pelos alunos. A demanda é tanta que chega a um aumento de até 68% nos três meses que antecedem a aplicação do Enem. Se isso te animou, então bora pensar em como fazer acontecer!

Você pode aproveitar este momento em que muitas pessoas estão querendo se preparar para o Enem para ampliar e oferecer um curso preparatório de Exatas, inserindo também as matérias de Física e Química que são muito procuradas. Afinal, elas também utilizam fórmulas matemáticas para resolução de problemas.

Assim, uma aula dinâmica fará o estudante ir bem, não só na prova de Matemática do Enem, como também em outras disciplinas da avaliação. Nessas matérias é muito comum conter equações de primeiro e segundo graus, regra de três e fórmulas básicas de geometria.

E para você que já tem certa experiência lecionando matemática, ingressar nesse mercado não precisa ser assim tão complicado, não é mesmo?

Por isso, acompanhe algumas dicas de como utilizar o Enem para empreender no mundo virtual a partir de aulas online ou presenciais.

Mas, como dar aulas de Matemática online para o Enem?

Organizando cada detalhe! Planeje cada etapa de seu curso e veja que o resultado será surpreendente!

Quem é professor de Matemática ou tem facilidade com a disciplina, pode aproveitar este momento para conquistar alunos online. Isso pode ser utilizado ao seu favor tanto para expandir o número de seguidores, quanto para gerar uma renda extra. E para dar aulas online de Matemática para o Enem, é interessante seguir as etapas abaixo:

  • Planeje as aulas: existem milhares de recursos que podem atrais os internautas. Então, tenha bem definida a forma de como pretende ministrar as aulas, o conteúdo que será ensinado e a edição;
  • Defina a plataforma: decida como vai disponibilizar o seu conteúdo, como: canal no YouTube, sites de web aulas, além de ferramentas  online que auxiliam no seu tempo e a preparar uma aula dinâmica e eficiente;
  • Gravação: é necessário um bom material, como uma câmera, microfone e cenário adequado;
  • Edição: é importante utilizar recursos que despertem a atenção do aluno. Faça vídeos curtos, pois os longos podem ficar maçantes, gerando o desinteresse de quem assiste. Agora se o conteúdo for extenso divida-o em, no máximo, dois ou três vídeos didáticos e com explicação eficiente;
  • Periodicidade: o conteúdo não pode demorar a ser liberado. Para não se perder no tempo, grave com antecedência, pois a edição é demorada.

Quais as vantagens e desvantagens de dar aulas online? 

Como tudo tem seus prós e contras, dar aulas online de Matemática para o Enem pode ter o que poderíamos chamar de “lado ruim”, e isto porque existem vários alunos que não possuem um computador.

Além disso, o estudante deve ter disciplina para estudar, caso contrário ele pode acabar focando a sua atenção em outros assuntos pela internet. As aulas precisam ser criativas e curtas, o que exige mais tempo para o preparo do conteúdo, sendo que o professor também precisa ter domínio das ferramentas virtuais.

Por outro lado, as vantagens vão desde a possibilidade de rever os tópicos que podem ser acessados em qualquer lugar pelos smartphones, até aplicativos de celular que complementem as videoaulas, auxiliando, assim, os alunos com conteúdos extras.

Como é possível notar, é imprescindível que você avalie os prós e contras para que suas aulas para o Enem na web sejam um sucesso. Porém, se este não for o seu universo, também existe a possilibilidade de ser professor particular de matemática focado no Enem. Quer saber como? Veja a seguir.

Como ser professor presencial de Matemática focado no Enem?

Foco na aula! Tenha a atenção de seus alunos a partir de um conteúdo bem elaborado!

Assim como quem pretende montar aulas online, o professor presencial deve analisar os tópicos presentes no edital do Enem. Estude com afinco para não inserir aulas de conteúdos que não cairão na prova.

Sabendo o que cairá no exame, parta para a ação e esteja ciente de que um aluno é diferente do outro. Como sempre, comece pelo planejamento dos conteúdos das aulas. É importante criar regras e manter o foco. Para isto:

  • Trace metas de estudo;
  • Estipule horários de estudos do seu aluno;
  • Estabeleça também horários de lazer, descanso e atividades do dia a dia juntamente com seu aluno;
  • Cobre a entrega das atividades;
  • Aplique provas e simulados (dê feedbacks ao estudante).

Para as aulas ministradas pessoalmente é importante programar um conteúdo explicativo com 45 minutos, exercícios de fixação e complementares para que sejam feitos em casa. No conteúdo apresentado deve também conter simulados e perguntas comentadas de provas anteriores.

Como preparar uma aula de Matemática para o Enem?

Facilite sua vida e de seus alunos! Apresente conteúdos mais fáceis, junte os alunos em grupo e proponha atividades práticas.

Para montar seu curso (inclusive o preparatório para o Enem) é necessário que você defina se suas aulas serão online ou presenciais, pois a metodologia varia.

Como? Bem, se for online, a aula deve ter uma linguagem informal, com vídeos curtos de forma muito didática e que transmita com facilidade a matéria.

Procure fazer com que os internautas se sintam próximos a você, abastecendo-os de conteúdo de todas as formas. Afinal, a concorrência na web é enorme e as suas aulas devem apresentar um diferencial que pode ser, por exemplo, um simulado.

Já em uma aula presencial com um ou mais alunos, é possível perceber a evolução do conhecimento, podendo personalizar a aula de acordo com o desenvolvimento desses estudantes.

Porém, todo o conteúdo deve girar em torno do que cairá no Enem. Por isso, é imprescindível conhecer o seu edital, onde é possível saber todos os tópicos que estarão no exame. Atente-se ao que é exigido na disciplina, pois, desta forma, você saberá por onde começar e como preparar uma aula de Matemática focada no Enem.

Inicie com conteúdos mais fáceis, sempre intercalando com atividades práticas. Quando chegar a um grau alto de dificuldade, faça mais aulas explicativas e busque um retorno do seu aluno com relação ao aprendizado. Procure uma forma diferente de ensiná-las para que fixe facilmente na cabeça do aluno. Pode ser em forma de música ou brincadeira, por exemplo.

Entre as principais fórmulas, destaque para:

  • Teorema de Pitágoras – a mais importante do Enem que também é utilizada em outras matérias de Exatas;
  • Fórmulas de Progressão Aritmética;
  • Fórmulas de Progressão Geométrica;
  • Senos, cossenos e tangentes;
  • Fórmula de Bhaskara;
  • Fórmula estatística para cálculo de médias.

A interpretação também é importante para que, ao ler o enunciado, o estudante detecte o assunto tratado e saiba qual fórmula utilizar. Por isso, quanto mais ele praticar, melhor. Então, use e abuse de exercícios e resoluções de questões de edições anteriores do exame, mesclando perguntas de nível fácil a avançado.

O simulado é a melhor forma de aprendizado, pois o aluno poderá colocar em pratica o que está aprendendo. E quanto mais ele fizer isso, mais treinado estará para realizar um bom exame. Afinal, é exatamente isso que ele fará em dois domingos consecutivos de maratona em que precisará estar bem preparado.

Montando um Simulado

Para montar o seu simulado, elabore uma prova com 45 questões baseadas em anos anteriores. Caso as suas aulas sejam online, você pode disponibilizar para download em sua plataforma ou pedir para um profissional programar um sistema de múltipla escolha, em que o estudante poderá fazer a prova online e obter o resultado ao término dela. Se tiver um contador de tempo, melhor ainda. Assim, o candidato já lidará com a pressão dos dias de prova.

Últimos detalhes! Próximo ao término das aulas, verifique se o aluno não está preso às fórmulas decoradas.

Chegando à etapa final do curso preparatório para Matemática do Enem, se a aula for presencial, verifique se o seu aluno não está apenas na decoreba. Ele precisa ter desenvolvido habilidades de entender e resolver qualquer tipo de questão.

Depois de meses estudando, faça uma revisão da matéria (10 dias antes do exame) e diminua o ritmo de estudos. O estudante precisa descansar a mente para diminuir a ansiedade. Este é um dos grandes segredos do sucesso para que o aluno tenha bom resultado no Enem.

Dois dias antes da prova, envie mensagens motivacionais e, após a aplicação do exame, avalie se a sua metodologia está no caminho certo. Procure se atualizar anualmente para que seja possível auxiliar seu aluno a tirar as melhores notas e, consequentemente, a ingressar em uma excelente universidade.

Bom trabalho e boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar