Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a melhor maneira de preparar suas refeições quando se é estudante?

De Fernanda, publicado dia 21/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Como cozinhar quando se tem pouco dinheiro?

Devemos comer para viver e não viver para comer – Sócrates

Na hora de cozinhar, quando você é estudante, muitas vezes fica tentado a recorrer ao mais simples, fazer algo rápido e não necessariamente sempre eficaz. Entre fast food, entrega a domicílio, ou apenas o tradicional prato de miojo, comer balanceado é muitas vezes difícil, e o orçamento reduzido é muitas vezes a causa do problema.

Segundo pesquisa de 2018 realizada pelo Ibope Conecta, em parceria com a Centrum Vitamints, dois a cada três brasileiros afirmam ter dias agitados e, nesses dias, 77% optam por refeições rápidas, enquanto apenas 23% afirmam se preocupar em comer alimentos saudáveis. Ora, uma realidade que pode comprometer sua saúde e sua boa forma.

Para reverter essa situação, existem algumas dicas simples de como comer bem a um preço acessível.

O Superprof está pronto para contar tudo nesse artigo!

Cozinhe em grandes quantidades e economize

Como comer barato? Quanto um estudante gasta com comida a cada mês? Cozinhar em grandes quantidades é uma maneira de economizar no orçamento quando você é estudante! Que tal pensar nisso?

Todos pensam em silêncio que o dinheiro traz felicidade, mas ninguém diz o porquê – Steve Lambert

É um fato, e depende ainda mais da cidade em que vivemos: o custo de vida está cada vez mais alto. Alimentar-se tem se tornado algo cada vez mais custoso, e é por isso que você tem que saber como encontrar maneiras de se alimentar adequadamente com um orçamento menor.

Não se desespere! Nem tudo está perdido, longe disso: existem algumas técnicas para fazer das suas refeições momentos mais alegres e muito mais saborosos! Você gosta de cozinhar? Você faz isso regularmente? Você já deve ter percebido que a conta do supermercado pode ficar bem salgada se o prato for mais elaborado.

E a primeira dica é: você só tem que preparar a mesma coisa, mas em grandes quantidades! Para duas, três, seis refeições! Você pagará mais no momento, mas poderá continuar a aproveitar suas habilidades culinárias por mais tempo, e mais barato.

Porque sim, todos nós sabemos, a comida vendida em maiores quantidades é mais barata que se comprada em unidade, por exemplo! Ideal para um orçamento apertado!

Congele comida para economizar no final do mês

Como comer barato? Quanto custa um cardápio médio de estudante? | Cozinhar é uma atividade muito bonita e muito nobre, e saber como torná-la lucrativa é uma boa ideia para economizar dinheiro!

Quando se trata de cozinhar e economizar dinheiro, você pode começar preparando alimentos em grandes quantidades, o que vai suavizar o valor das suas compras a cada semana. Fazer uma boa comida também passa pela organização!

E para fazer isso, uma boa ideia é congelar suas refeições. Isso possibilita refeições saudáveis, sem ter que sair todas as noites atrás de mercados abertos e caros da vizinhança, ou então ter de pedir hambúrgueres muito gordurosos e muito caros para entrega.

E sim, os alimentos congelados em geral mantêm as mesmas propriedades nutricionais como se tivessem permanecido frescos, razão pela qual ter um compartimento de congelados é muito conveniente para todos. Mas fique atento ao tempo de armazenamento! Isso depende do tipo de refrigeração e do tipo de alimento.

Mesmo nos apartamentos menores, a maioria dos pequenos frigoríficos tem esse compartimento. Por isso vai ser fácil para você manter sua abobrinha recheada, seu bolonhesa, suas receitas vegetarianas ou seu pedaço de bolo de chocolate por vários dias.

Além disso, congelar todas essas pequenas receitas pode limitar as despesas, especialmente em termos de restaurantes ou entrega. Tudo isso permite que o estudante desfrute de receitas gourmet sem afetar seu orçamento.

Cozinhar com produtos sazonais para suavizar sua conta de supermercado

Como comer barato? Como comer bem a um preço baixo? Do café da manhã ao jantar, passando pelo lanche da tarde, a cozinha estudantil não precisa rimar com restrições, mas deve respeitar as estações!

Nunca é demais repetir: comer frutas e legumes da estação faz bem para a saúde e para o bolso! E você sabe por quê?

Veja os muitos motivos:

  • Produtos sazonais têm mais sabor,
  • Os produtos sazonais correspondem às necessidades do nosso corpo neste momento,
  • Os produtos sazonais são mais baratos que outros alimentos,
  • Os produtos sazonais são muito mais ecológicos,
  • E muito mais!

Então, é um fato: devemos nos concentrar em produtos sazonais, simplesmente porque eles correspondem mais ao orçamento de um estudante. E sim, comer abacaxi em julho não irá satisfazer o seu paladar, muito menos o seu bolso!

Adaptar-se à estação também é saber como encontrar ideias de receitas com muito mais facilidade e conseguir criar a refeição perfeita para o seu corpo! Abóbora no inverno e vagem no verão é bom, faz bem e é mais barato!

Procurando por uma aula de culinária?

Chegar no final da feira para cozinhar a um preço baixo

Às vezes, algumas maneiras são muito úteis e não tão anedóticas para economizar dinheiro ao fazer boas refeições. Entre elas: o famoso fim de feira! Porque sim, a maioria dos feirantes, depois de realizarem suas vendas do dia, preferem baixar seus preços para eliminarem seu estoque de perecíveis.

Esta técnica não é vergonhosa porque evita o descarte de bens perecíveis, e além disso beneficia o comércio local e os clientes em busca de produtos frescos! Alguns feirantes chegam a doar alguns produtos.

Portanto, fique orgulhoso de sua atitude!

Alguns exemplos de receitas baratas para estudantes

Como comer barato? Como cozinhar sem equipamento? Longe do restaurante, cozinhar para você mesmo prova ser uma alternativa muito boa, desde que esteja adequada ao o seu orçamento!

Fazer comida com o orçamento de estudante não significa necessariamente cozinhar mal, e como um livro de receitas muitas vezes não é adequado para este tipo de preparação, aqui estão algumas ideias de receitas para cozinhar com facilidade e a um preço acessível.

Receitas vegetarianas

Quando você é estudante, pode tentar preparar receitas simples, não caras, mas isso se adapta ao seu desejo permanente de comer bem. A torrada de abacate é o exemplo típico, já que esta pequena receita inclui bons nutrientes, energia e preços baixos.

Para fazer isso, você só tem que amassar um abacate em duas fatias de pão, temperar a gosto, e pronto! Não é preciso de cozimento, e é uma receita que se adapta a todos os desejos, pela simples razão de que você pode adicionar um ovo frito por cima, cominho, coentro ou sementes de girassol.

Outra receita vegetariana que pode ser guardada no freezer é o gaspacho de verão. Para 4 pessoas (ou, potencialmente, quatro refeições estudantis), você precisará de:

  • 5 tomates
  • 4 pepinos,
  • 4 pimentões,
  • 1 cebola,
  • 4 dentes de alho,
  • 1 limão
  • Salsa
  • Azeite de oliva,
  • Sal e pimenta.

Depois de descascar as cebolas, os pepinos e remover as sementes dos pimentões, basta misturar tudo, adicionando água se a textura for muito espessa. O mesmo vale para a polpa, que você pode remover passando a preparação em uma peneira.

Se for feita nas estações mais quentes, aqui está uma receita, muito barata, muito boa e saudável ao mesmo tempo. O combinado perfeito!

Receitas tradicionais

Cozinhar em um apartamento de estudante muitas vezes é estar restrito pelo orçamento, mas também pelo acessório ou pelo próprio espaço do local. É por isso que o One Pot Pasta existe. Ou mais conhecido como macarrão de uma panela só. O conceito? Como o nome bem diz: um prato de massa de sua escolha, feito em uma só panela.

Dê adeus àqueles enjoados pratos de miojo que você não aguenta mais ver! Chegou a hora de só fazer as receitas que você sempre sonhou! Porque sim, o One Pot Pasta se adapta a todos os desejos.

Para duas porções: coloque 1,5 xícaras de macarrão em 3 xícaras de água, para adicionar nesta mesma água todos os ingredientes que se deseja (tomates, cerejas, legumes da estação, bacon, etc.), e permitir que a água permeie os elementos. Uma vez que não há mais água, seu prato está pronto!

Esta é uma receita infalível, que combina economia (já que colocamos o que queremos) e originalidade para um estudante “quebrado”!

E o ovo cocotte, já ouviu falar? Esta receita típica tem mais de um truque em sua bolsa e se encaixa perfeitamente no orçamento de um estudante! Para fazer um ovo cocotte com presunto, você precisa de:

  • 1 ovo
  • Uma fatia de presunto,
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • Estragão ou outras ervas de sua preferência
  • 1 colher de chá de parmesão ralado,
  • Sal, pimenta e óleo.

Pré-aqueça seu forno a 210 °, pique o presunto em tiras finas, e coloque-o em uma pequena tigela untada a óleo. Adicione o creme de leite, as ervas e, em seguida, quebre um ovo. Mexa um pouco, polvilhe com parmesão e asse sobre uma assadeira cheia de água pela metade.

Este banho maria permitirá que o ovo cozinhe suavemente, para multiplicar os sabores. Cozinhe por 6 a 10 minutos, dependendo das suas preferências de cozimento, e desfrute com pequenos pedacinhos de pão. Acompanhado de legumes crocantes sazonais, este prato é barato e excelente!

Entende-se, portanto, que um orçamento estudantil não significa necessariamente comer mal ou privar-se de qualquer coisa. Basta ter as técnicas certas, as receitas adequadas e o estado de espírito ideal! Bom apetite!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar