Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível aprender a língua japonesa pelo Youtube?

De Carolina, publicado dia 07/03/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Aprenda japonês através dos vídeos

Você está planejando uma viagem ao Japão para contemplar o Monte Fuji, descobrir templos ou santuários, desfrutar de matsuri (festas tradicionais) ou hanami (festa de flor de cerejeira) e gastar alguns yens em uma loja de mangá ou você compra um quimono tradicional?

Você trabalha em uma empresa com interesses econômicos no Japão e quer melhorar o seu estudo de língua e cultura japonesas?

Aprender japones através de (livros) vídeos pode ser uma vantagem!

Comparado com alguém que aprende de forma mais “convencional” no papel, você pode trabalhar sua memória visual e auditiva.

Aqui, contamos para você quais são os melhores vídeos para ter aquela aula de japonês e melhorar seu domínio da língua japonesa!

As paisagens japonesas vão te encantar Quer aprender japonês para aproveitar essas maravilhas?

Porque achamos que é muito prático usar ferramentas para aprender a língua japonesa!

Estudar japonês com vídeos de sites de aprendizagem

Você quer entender o papel do imperador na sociedade nipônica? Quer saber como funciona a relação dele com o primeiro-ministro? Saiba que eles se reúnem regularmente para discutir uma nova perspectiva cultural para o país!

Além de usar um dicionário japonês, aprender vídeos disponíveis na internet e assistir filmes sem legenda podem ajudá-lo a aprender japonês e os aspectos culturais do Japão mais rápido!

Alguns sites são especializados em curso de japonês online!  Além dos cursos tradicionais em formato papel, mais e mais sites oferecem vídeos que permitem ter mais informações!

Então, se você deseja expandir seu vocabulário, expressar-se cada vez melhor na língua nipônica, ser capaz de acompanhar uma conversa mais elaborada, aprender o idioma japonês através de vídeos pode ser um método de aprendizado efetivo! Além disso, para melhorar a sua pronuncia, o método audiovisual é muito mais eficaz que um curso tradicional.

  • Se você é iniciante, o site NHK World oferece aulas de japonês com cursos para download e arquivos PDF que são complementados com podcasts de vídeo. Os cursos de japonês oferecidos trazem situações cotidianas, como uma apresentação de si mesmo ou indicar o caminho para uma pessoa na rua. Você não se torna bilíngue dessa maneira, mas é, no entanto, uma ferramenta muito boa para você progredir.
  • O site da Universidade de Tóquio também oferece vídeos de japonês, traduzidos para o inglês (nesse caso, a pessoa tem que saber o inglês). O foco está nos exercícios de fala e pronúncia. A consulta de vídeos é como no NHK World, totalmente gratuita.
  • Outras ferramentas pagas e mais abrangentes também permitem avançar rapidamente em japonês. Esse é o caso do Japanespod101.com onde você pode estudar o idioma através de mais de 2500 aulas de vídeo e áudio. Os podcasts de vídeo são gratuitos, mas às vezes é útil ter uma assinatura para acessar os arquivos PDF que os acompanham. O site orgulha-se de ser a maneira mais fácil e divertida de aprender japonês. Todas as audiências são segmentadas, ou seja, você pode ver vídeos equivalentes a curso de japones para iniciantes ou em nível avançado.

Aprenda japonês e a cultura do país Alguns vídeos contam sobre os hábitos culturais japoneses

Descubra os benefícios de fazer aulas de japonês pela webcam…

Aprenda japonês online e em vídeo graças ao Youtube

Muitos canais do YouTube dão mais ou menos curso de japones. A função deles parece um pouco com a dos aplicativos de aulas de japones. A qualidade, claro, depende de cada canal ou vídeo. Você vai selecionar quais correspondem melhor com suas expectativas e necessidades.

Alguns desses canais são muito completos e, além de treiná-lo na caligrafia japonesa, escrevendo kanji ou estruturas de sentenças, são minas de informação sobre cultura, civilização e costumes na terra do sol nascente.

Você sabia que a língua japonesa possui caracteres chineses? E que também não há idade para iniciar um idioma? Por que não aprender com os vídeos no YouTube?

O canal da “Déborah Hudz” permite que você pratique em situações concretas (ir ao cabeleireiro, registrar um currículo se quiser trabalhar no Japão, agradecer alguém ou fazer seu pedido no restaurante). Graças a esses cenários específicos, você terá ferramentas para entender em quais situações utilizar determinadas palavras e expressões.

Para uma abordagem mais global do japonês, aconselhamos você a dar uma olhada no canal “VideoAulasdeJapones” que oferece mais de 22 vídeos com um professor de japonês.

Os temas são muito numerosos e afetam todos os componentes da língua nipônica (conjugação, gramática, adjetivo, expressão escrita e oral, as formas de hiragana, katakana).

Você também pode encontrar tutoriais de que os japoneses gostam ou não gostam no canal da “Camila Pipoka”! Ela também fala de outros aspectos da vida em geral mas fala muito sobre japonês e a cultura japonesa.

Fale japonês e aprenda com os chefs de lá Você também pode aprender a culinária do país através dos vídeos

A diversidade e a grande quantidade de vídeos oferecidos fazem do Youtube uma excelente fonte de informação infinita!

 

Aprender a língua japonesa através do cinema

Aprender um idioma através do cinema pode ter muitos benefícios. Para que a aprendizagem seja o mais eficaz possível, aconselhamos você a escolher um filme que você gosta.

Se você faz aula de japones para iniciantes, assistir a um filme que você já viu na sua língua nativa pode ser uma boa opção.

É como aprender japonês com a culinária japonesa! Do ponto de vista do A cozinha do Japão oferece muitas oportunidades para os gourmets!

Se você decidiu viajar para o Japão, assistir a TV japonesa com legenda pode ser uma boa saída para melhorar sua pronúncia e sua compreensão!

Primeiro, você pode trabalhar a parte escrita. Se você tem um nível intermediário e quer progredir na pronúncia de palavras japonesas, você pode colocar legendas em japonês.

Você vai completar sua aprendizagem oral aprendendo a escrever palavras, não é demais?

Se o seu objetivo é enriquecer seu vocabulário ou se tornar mais confortável para traduzir (descubra as melhores ferramentas de tradução em português e japonês), colocar um filme em japonês com legendas em português ou em inglês pode ser eficaz. Na mesma linha, é bem possível fazer o contrário!

Assistir filmes japoneses também permitirá que você mergulhe na cultura do país, para entender melhor certos ritos e tradições, às vezes milenários.

Assim, você será capaz de entender melhor certas situações ou certas expressões típicas da língua japonesa porque você poderá entender pelo contexto.

Os 10 filmes japoneses para ver sem legenda

Para mergulhar na linguagem, propomos dez filmes para ver em sua versão original:

Viaje pelas terras japonesas O país do sol nascente tem muito a oferecer

O filme de Isao Takahata, por exemplo, conta uma história do Japão cheia de magia apesar da falta de comida que enfrenta os dois filhos.

  • Túmulo dos Vagalumes: A história desse filme acontece no início da Segunda Guerra Mundial, não muito longe de Kyoto. Após o bombardeio de Kobe, Seita, uma adolescente de 14 anos e sua irmã se refugiam com suas tias. Logo, ela faz com que eles entendam que eles são um constrangimento para a família e que eles devem merecer sua porção de arroz do dia.
  • Era Uma Vez em Tóquio conta a história de um casal idoso que veio visitar seus filhos na capital. Primeiro recebidos com carinho, eles ficam rapidamente perturbados e em conflito com seus filhos.
  • A Partida apresenta a nova vida de Daigo Kobayashi, que, depois do sucesso de sua orquestra em Tóquio, vai trabalhar em uma casa funerária. Imergido em um ambiente que conhece muito mal, Daigo deve mentir para sua esposa sobre sua nova atividade, tabu na terra do sol nascente.
  • Pais e Filhos detalha a história de Ryoata, um arquiteto obcecado com o sucesso profissional e um pai exemplar que vê seu modelo de família enfraquecer quando ele descobre que dois bebês foram trocados no nascimento e que seu filho biológico realmente cresceu em um ambiente muito modesto.
  • Harakiri: o samurai Tsugomo entra para a casa da poderosa clã Lyi para ser hara-kiri. O mordomo do clã tenta dissuadi-lo. O samurai errante dá os verdadeiros motivos de sua ação.
  • O Rapaz e o Monstro apresentam dois mundos separados: o dos homens (Shibuya) e o dos animais (Jutengai). Um dia, um jovem se desvia no mundo dos animais, até se tornar o discípulo da fera Kumatetsu.
  • The Land of Hope (a terra da esperança) é um filme de desastre em que um terremoto causa a explosão de uma usina de energia nuclear. Em uma aldeia próxima à tragédia, a família Ono está dividida entre aqueles que desejam ficar e aqueles que temem a radioatividade. Esse filme faz referência, naturalmente, ao desastre de Fukushima.
  • Ōkami Kodomo no Ame to Yuki (Os filhos do lobo, Ame e Yuki): Hana, mãe de Yuki e Ame, mantém um segredo: o pai dos dois filhos é um lobo. Quando ele desaparece de repente, Hana decide sair da cidade para não achar a atenção dos moradores por causa de seus dois filhos.
  • A Viagem de Chihiro: Chihiro está prestes a mudar-se com seus pais. A família está logo no meio de uma aldeia fantasma e os pais se transformam em um porco. Chihiro tenta ajudá-los.
  • Sanshô Dayû (O Intendente Sansho): no século XI, um governador provincial foi condenado ao exílio depois de defender os camponeses contra a autoridade feudal. Alguns anos mais tarde, sua família é sequestrada ao desejar juntar-se a ele.

Em síntese:

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar