Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Baterista de metal? Saiba como escolher o seu instrumento!

De Joseane, publicado dia 25/12/2018 Blog > Música > Bateria > A bateria de Rock
A verdadeira beleza da música é que ela conecta as pessoas. Ela leva uma mensagem e nós os músicos, somos os mensageiros. – Roy Ayers

Aprender a tocar bateria é o sonho de muitas crianças e também de adultos. O charme desse instrumento de percussão contagia a todos.  A postura de um baterista, a energia vital que ele emana, o som da bateria, tudo isso emociona e desperta o desejo de aprender a tocar bateria.

É possível aprendera  tocar bateria sozinho, em escola de música, em Conservatório de música e também com um professor particular de bateria.

Na verdade, tocar bateria se tornou o desejo de muita gente e hoje é possível aprender a tocar bateria seguindo tutoriais no youtube!

Seja qual for a sua escolha na hora de aprender a tocar bateria, uma coisa é certa: em algum momento você vai precisar ter o seu próprio instrumento.

Antes de comprar uma bateria, o ideal é que você conheça o instrumento muito bem!

Também é importante que você já saiba qual estilo deseja tocar, uma bateria de jazz é diferente de uma bateria de rock!

Digamos que, como boa parte dos bateras de plantão, seu desejo é se tornar um star da música rock!

Aqui nesse artigo você vai ler dicas essenciais que te ajudarão a conhecer e a montar uma bateria de rock. Continue lendo…

Como se configura uma bateria de rock?

Então você está mesmo decidido! Aprender a tocar rock na bateria é o seu desejo, e você quer investir na compra da sua bateria de rock. Na hora de comprar a sua primeira bateria, algumas das dúvidas mais frequentes são:

Qual bateria devo comprar?

Como compor a sua primeira bateria? Um kit básico de bateria com bumbo, pratos, tons e caixa

Qual instrumento escolher?

Devo comprar uma bateria acústica ou eletrônica?

Compro uma bateria nova ou usada?

Nacional ou importada?

Não se preocupe, esse processo é normal e todo baterista um dia passou por ele!

Antes de mais nada, saiba que uma bateria de rock é na verdade uma bateria standard! Isso mesmo, a bateria básica digamos assim!

A bateria de rock foi popularizada pelos grupos de rock durante os  anos 70 e 80 e sua configuração é standard. Isso significa que você pode comprar uma bateria de rock já montada em qualquer loja de instrumento musical, sem distinção.

No entanto, você pode personalizar a sua bateria caso você queira, fazendo ajustes, mudando a configuração, substituindo certos instrumentos por outros de melhor qualidade, por exemplo.

Mas, se você é iniciante, a bateria standard já dar para o gasto, e sua configuração é a seguinte:

  • 1 módulo eletrônico;
  • 1 Hack de tubos de aproximadamente 1½” polegada e meia de diâmetro;
  • 1 Kit de juntas plásticas;
  • Presilhas de suporte para os pads de tambores e pratos;
  • 1 torre de bumbo;
  • 1 pedal controlador de hi-hat (chimbal ou contra-tempo);
  • 5 pads de tambor (caixa, ton1, ton2, surdo e bumbo);
  • 3 pads para pratos (hi-hat/chimbal, crash/prato de ataque e Ride/prato de condução);
  • 1 pedal de bumbo
  • 1 par de baquetas.

Claro que um baterista de rock experiente vai adicionar outros itens ao seu kit de bateria. Não é raro ver bateristas de banda de rock com um set de bateria gigantesco. Geralmente se adiciona mais pratos, mais tambores, com o objetivo de reproduzir uma grande variedade de sons. Isso é o rock!

Saiba também que tocar rock vai significar bater com uma certa força e com muito dinamismo, então será de extrema importância investir em boas peles para os instrumentos, e também será necessário comprar pratos de qualidades, mais grossos e firmes! Você não vai querer que a pele do seu bumbo fure ou que um dos seus pratos quebrem bem na hora da sua apresentação né?

Se você é iniciante, uma bateria usada por ser uma escolha mais razonável. Deixe para investir “com força” em uma bateria nova e mais cara quando você já estiver mais experiente na bateria. Quando já tiver desenvolvido melhor o seu estilo, para então personalizar uma bateria nova com a sua cara e os seus gostos.

Se além de tocar rock você também quer tocar jazz e outros ritmos mais suaves, você precisará de uma bateria híbrida!

Devo escolher uma bateria nacional ou Importada?

É verdade que quando se fala de baterias e de instrumentos musicais de grande difusão, as marcas estrangeiras são as mais solicitadas.

Como montar uma beteria de rock? Todo baterista se questiona antes de comprar a sua primeira bateria…

Houve uma época em que existiam uma ou duas marcas de bateria no mercado brasileiro, uma pedra no pé tanto para um músico amador, quanto para o profissional que não dispunha de recursos para comprar uma bateria importada.

Com o passar do tempo e para a alegria dos baterias isso mudou!

A bateria nacional tem evoluído com o passar dos anos e atualmente conta com marcas muito fortes no mercado e que não ficam devendo em nada quando comparadas aos instrumentos importados. O Brasil produz atualmente instrumentos musicais de nível igual ou superior aos das marcas importadas.

Segundo o site eubatera:

Uma parte significativa dessas marcas de baterias nacionais conta com ótimos sistemas de suspensão e ferragens de altíssima qualidade, construção dos tambores com madeiras nobres e acabamentos impecáveis.

Logo, se você é um músico raiz que tal dar uma atenção a mais aos instrumentos fabricados aqui mesmo no Brasil?

Agora se você quer ter uma bateria importada como o seu ídolo do rock de terras estrangeiras, pois bem, essa é a sua decisão. Realmente as marcas mais tradicionais de bateria são todas importadas.

É o sonho de muitos bateristas possuir uma bateria acústica importada, o que geralmente significa um instrumentos de excelente qualidade, de alto nível e desempenho sonoro impecável.

As baterias importadas são instrumentos cujo som vem com uma facilidade incrível.

Logo, se a necessidade for usar de dinâmica para tocar, esteja certo de que esses instrumentos vão responder perfeitamente.

Mas, honestamente, nacional ou importada a bateria é uma ferramenta na mão do batera que deve, ele sim, ser bom pra caramba para dominar esse instrumento musical e realizar um som incrível e apreciável!

Para chegar lá, que tal tomar aulas de bateria com um professor particular?

Aprenda a tocar jazz e rock na bateria hoje mesmo!

Escolhendo bem a pele dos instrumentos no rock

Como mencionamos anteriormente, a pele dos instrumentos da bateria rock é realmente um ponto onde você não deve economizar!

Será contra essas peles que você vai bater, muitas vezes fortemente, para obter o som desejado na bateria.

Como escolher as peles dos instrumentos de bateria? Escolha uma pele de qualidade para evitar pagar mico na hora do show!

Geralmente quando se compra uma bateria já montada, as peles dos instrumentos são bem básicas, standard digamos assim. Para os treinos essas peles servem mas, se você tem uma apresentação ou até mesmo um show, mude as peles dos seus instrumentos por uma de melhor qualidade.

A escola das peles é tão importante quanto a escolha do seu kit de bateria. Dentre tantas opções, a mais importante depois da seleção dos tambores é a escolha das peles.

O baterista consegue, como poucos, criar uma identidade sonora única a partir de ajustes em seu equipamento. E as peles fazem partem desses ajustes!

Para começar saiba que existem as peles de ataque (batedeiras) que podem ser, de camada simples, transparente ou porosa e as de camada dupla ou seja 2 filmes sobrepostos.

É na pele de ataque que o baterista vai “mandar ver” com as suas baquetas, enquanto que a pele de resposta é a película que fica do lado oposto do tambor.

Embora não se trate de uma regra imutável, as peles de resposta são geralmente peles mais finas e servem para aumentar ou diminuir a vibração dos tambores. Dependendo da afinação  da pele de resposta você terá maior sustentação do som e mais harmônicos.

As peles de bateria podem ser simples (single ply) ou duplas (double ply). Para a sua apresentação de rock, a melhor opção será as peles duplas, isso vai definir a quantidade de harmônicos que ela vai alcançar e também sua durabilidade e resistência ao impacto.

Não tem bateria e mesmo assim quer tocar? Leia aqui…

Qual bateria escolher para tocar rock?

O mercado está cheio de opções para aqueles que querem ter a sua própria bateria de rock.

Algumas opções mais acessíveis, outras menos acessíveis.

Qual bateria comprara para tocar rock? A escolha da bateria fica a critério do batera!

Quer comprar a sua bateria, veja como escolher entre as várias opções de instrumentos disponíveis no mercado:

Bateria Acústica Michael Audition DM826

Para quem está começando, esse modelo é excelente!

De construção robusta o que passa mais confiança ao baterista, esse kit possui um timbre bem equilibrado e muito boa ressonância. Além disso tem acabamento de celuloide o que deixa o instrumento ainda mais bonito e brilhoso!

Bateria Acústica Rmv New Crossroad

Essa bateria possui um valor bem acessível, ideal para os iniciantes que ainda não estão prontos a fazer um grande investimento na sua bateria.

Os tambores desse kit são leves e possuem uma resolução equilibrada de ataque, timbre e ressonância. O Rack Rmv possui estrutura prática, estável e super fácil de montar. Seus cascos de 6mm de diâmetro possibilita maior resistência e durabilidade,

Bateria infantil

Se o batera em questão é uma criança, saiba que o mercado também está cheio de bons instrumentos para os pequeninos. A marca Michael, por exemplo, possui uma gama de baterias infantis construídas em madeira e disponíveis em diversas cores e estampas, com modelos de 3, 4 e até 5 tambores. Ideais para os pequenos acima de 3 anos de idade.

E aí, vai investir no seu sonho de se tornar um batera rock’n roll?

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar