Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível ser um baterista sem ter um instrumento?

De Joseane, publicado dia 25/12/2018 Blog > Música > Bateria > Tocar bateria sem os tambores

 A música é a vida emocional da maioria das pessoas. – Leonard Cohen.

Não podemos dizer que a bateria é o instrumento musical mais simples que existe. Na verdade se trata de um instrumento bastante complexo, cheio de peças, algumas bem caras inclusive.

É verdade que para ter um som genial seria necessário fazer um investimento considerável para comprar uma bateria completa.

Como você já deve saber, uma bateria standard é composta de pelo menos sete itens, a saber: bumbo, caixa, prato de condução, prato de ataque, prato de choque, dois tambores (tons).

Além disso é preciso comprar um banco, o módulo eletrônico, o hack de tubos, o kit de juntas plásticas, as presilhas de suporte para os pads de tambores e pratos, o pedal controlador de hi-hat (chimbal ou contra-tempo) e, claro, o par de baquetas.

Normalmente quando um aluno começa a prender a bateria, ele utiliza o instrumento da escola de música ou até a bateria do professor particular. Mais tarde, ele precisa ter o seu próprio instrumento e é ai que alguns estudantes começam a se preocupar!.

Muitos bateras não tem espaço em casa para ter uma bateria e isso acaba sendo um pouco desmotivante.

O que alguns não sabe é que é possível sim ser um baterista sem ter que comprar uma bateria ou, pelo menos, tendo apenas uma bateria compacta!

Continue lendo para saber mais sobre o small drum kit, isto é, a bateria compacta! E veja também como escolher sua bateria de jazz!

O que é o Small drum kit?

Se você sempre quis ter uma bateria mas nunca teve espaço para colocar essa aparelhada toda, até por que a bateria é um instrumento que toma muito espaço, o Small drum kit é para você.

Como montar uma bateria compacta? Sim, é possível ter uma bateria que não ocupa muito espaço na sua sala!

O termo em inglês é bastante explicativo. Small significando pequeno, e drum kit significa bateria. Logo, se trata de uma bateria pequena!

Você deve está se perguntando como é possível existir uma bateria pequena?

Na bateria compacta, termo utilizado no português, o bumbo é de no máximo 18 polegadas, menor do que um bumbo de uma bateria de rock por exemplo. Os demais instrumentos também são bem menores do que numa bateria acústica standard.

Todo tipo de música pode ser tocado utilizando uma bateria compacta.

A caixa desse tipo de bateria mede em torno de treze polegadas e, geralmente se utiliza apenas um tom ao invés de dois. os pés dos pratos também são mais compactos e geralmente utiliza-se somente dois ou três pratos, o crash, o hit-hat e o ride.

O small drum kit é ainda menor do que o kit de bateria de jazz!

Se trata de um kit de bateria minimalista. Mas não se confunda, essa bateria não é um brinquedinho infantil! Muitos profissionais utilizam esse modelo de bateria.

Podemos dizer que, apesar do seu tamanho reduzido, a bateria compacta faz um barulho de “gente grande”. Esse modelo de bateria pode ter tanta sonoridade e ressonância que uma bateria acústica de tamanho normal. Tudo depende da experiência do baterista e de seu estilo de jogo com as baquetas.

Agende sua aula de bateria aqui no Superprof e aprenda a tocar rock com um professor particular de bateria!

Por qual razão escolher uma bateria compacta?

Certamente a principal razão pela qual um batera opta por ter uma bateria compacta é justamente por uma questão de espaço. Realmente a bateria compacta é muito mais conveniente sobretudo se o baterista precisa transportar o seu instrumento regularmente.

Benefícios de possuir uma bateria compacta Esse cara entendeu tudo: é bem mais fácil transportar uma bateria compacta!

Mas, além do benefício de ser menos espaçosa a bateria compacta agrada também os bateristas pela simplicidade na hora de montar.

Quem já foi em um show já pode observar, o baterista chega muito antes dos demais músicos já que o “coitado” deve preparar a sua parafernália inteira antes da apresentação. No fim da apresentação é a mesma coisa. Os demais músicos vão relaxar a voz e curtir um pouco mas o baterista não! Ele deve ficar desmontando cada um dos items da bateria…

Isso não acontece com a bateria compacta!

O baterista tem muito mais liberdade e acaba ganhando tempo. É claro que estamos falando de uma apresentação simples que dispensa maiores investimentos. Obviamente que uma bateria compacta não vai substituir o poder sonoro e a beleza de uma bateria acústica completa.

Como na foto acima, um batera que faz apresentações de rua regulares certamente vai preferir uma bateria compacta! Não é necessário um carro gigante para transportar o instrumento!

Isso também vale para os bateristas que tocam em locais muito pequeno, ou aqueles que treinam em casa com frequência. Em nome do bem estar dos vizinhos e da família, é melhor optar por uma bateria que emita menos ressonância e menos barulho!

Os sábios são aqueles músicos que tocam o que eles podem dominar. – Duke Ellington.

Uma bateria compacta exige bem menos do baterista! É melhor dominar com precisão uma bateria compacta do que se perder completamente tentando dar uma de mito da bateria com uma bateria gigante.

Sobretudo se você está apenas começando a tocar aulas de bateria, ou se você está ainda tendo aulas de bateria, opte por uma bateria compacta.

Fácil de montar, menos barulhenta, fácil de dominar e também mais econômica. O small drum kit, ou bateria compacta é a escolha perfeita para os debutantes na bateria. Ou para os bateristas minimalistas.

Você também pode se tornar um baterista do rock, graças a nossas dicas!

Qual modelo de bateria compacta escolher?

Você está convencido de que a bateria compacta é uma excelente escolha para você?

Você viu o seu baterista preferido mandar super bem tocando uma bateria compacta e você quer tentar a mesma jogada?

Nós te ajudamos a escolher uma bateria compacta boa, bonita e barata para que você possa se divertir muito tocando bateria.

Aprenda a tocar bateria sem sair de casa A bateria não se toca sozinha: o baterista é que deve ser bom!

No mercado brasileiro a bateria compacta não está ainda fazendo tanto sucesso como no mercado internacional, mas isso está mudando.

Ao invés de comprar um kit de bateria compacta já montado, você também pode adaptar o seu próprio kit, escolhendo um bumbo de tamanho reduzido, um tambor e um kit de pratos.

Se você tiver dúvidas pode contar com o seu professor de bateria ou até mesmo dar uma olhada nos tutorias sobre baterias compactas disponíveis no youtube.

O importante é montar uma bateria do seu agrado, que seja menor do que uma bateria acústica standard e, claro, que seja econômica.

Dentre as baterias compactas mais vendidas atualmente e que tem feito a cabeça de bateristas mundo a fora, estão:

Pearl Midtown Series 4 pieces

Essa bateria é ideal para pequenos espaços. Seja em casa ou para shows em locais pequenos, a Pearl Midtown tem se mostrado eficiente, pouco espaçosa e econômica. Esse kit é vendido sem os pratos e sem os pés que devem ser comprados separadamente segundo a necessidade do batera.

O bumbo dessa bateria é ainda menos do que o bumbo de uma bateria de jazz!

Dá uma olhada nessas dimensões:

  • Um bumbo de 16 x 14 polegadas,
  • Caixa de 13 x 5,5 polegadas,,
  • Tom de 10 x 7 polegadas,
  • Contra baixo de 13 x 12 polegadas.

Ludwig Breakbeats

A Ludwig tem o preço bem parecido com o da Pearl. Ela possui um som muito bom e é facilmente transportável graças a leveza de seus componentes.

Para os bateristas ligados na estética, saiba que essa bateria é super bonita graças ao seu acabamento bem trabalhado (fica a dica).

As dimensões desse modelo são:

  • Bumbo de 16 x 14 polegadas,
  • Caixa de 14 x 5 polegadas,
  • Tom suspenso de 10 x 7 polegadas,
  • Contra baixo de 13 x 13 polegadas.

Viu só como é possível ter um kit de bateria bem prático? Você conhece as baterias híbridas?

Já ouviu falar do método “free drum” que permite tocar bateria…sem bateria!

É querido amigo baterista, se você acha que seria impossível tocar bateria sem ter uma bateria você certamente se enganou!

Tocar bateria só com as baquetas O “freedrum” é um tipo de captador colocados nas baquetas que emite som!

Graças ao freedrum, é possível tocar bateria sem ter o instrumento propriamente dito. Se trata de um captador que emite son de acordo com os movimentos efetuados pelo “baterista”.

Na verdade se trata de uma prática já praticada pelos apaixonados pela bateria e pelos bateristas iniciantes: a velha mania de tocar bateria com as mãos, batendo nas pernas ou mesmo no ar!

Agora dá para fazer isso de forma mais emocionante, utilizando os captadores que são colocados nas baquetas. O baterista freedrum consegue ouvir o som através dos fones de ouvido conectados.

É na verdade um método muito divertido e interessante. Sobretudo pelo fato de que ninguém além do próprio baterista pode ouvir o som. Então dá pra tentar de tudo, sem medo de ser feliz.

Se você é uma pessoa criativa também dá para inventar a sua própria bateria! Baldes, panelas, mesa de madeira, enfim todo material pode ser reutilizado para que você crie um som legal para se divertir entre os seus amigos.

Não se trata aqui de se profissionalizar mas simplesmente de se divertir utilizando as técnicas que você aprendeu na sua aula de bateria para iniciantes. E para estar por dentro do assunto, veja quais são os diferentes tipos de bateria!

Lembrando que o treino leva a perfeição, então pode “mandar ver”!

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar