Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se tornar educador de língua inglesa?

De Carolina, publicado dia 23/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Quais cursos fazer para ser professor de inglês?

Ensinar a língua de Shakespeare não é para qualquer um. Não há como improvisar! é preciso ter um nível muito bom, mas não somente!

Como professor, a gente tem uma responsabilidade muito grande com relação aos alunos: a de ensinar uma língua da melhor maneira possível. Isso implica em uma boa pedagogia.

Por isso, você poderá dar algumas aulas ou mesmo um curso de ingles para colegas e familiares para ter certeza de que é isso mesmo.

É uma ocasião de verificar se temos o bom perfil e todas as condições necessárias para ser professor.

Os estudos são árduos, mas nada fora do normal, pode ficar tranquilo!

Faça já um mergulho no mundo dos futuros profissionais de inglês.

Quem pode se tornar professor de inglês?

Há somente um critério necessário para dar aulas de inglês… é querer. Como toda perspectiva profissional, é antes de tudo uma questão de orientação, de projeto e de vontade.

Aprenda tudo com Shakespeare sobre o idioma Tenha amor pela literatura e a língua inglesa! Esses são dois requisitos para ser professor na área

  • Se uma pessoa não se sente a vontade com o inglês, é evidente que a língua não foi feita para ela.
  • Se a pedagogia não é o seu forte, é melhor escolher outra opção…
  • Se a pessoa é bilíngue em inglês mas não tem nenhuma vontade de dar aulas, é melhor ela esquecer a formação de inglês.

Todos nós tivemos professores que não tinham ou perderam a vontade de ensinar. É um gosto bem particular esse de transmitir o conhecimento!

Quais são nossas lembranças dessas aulas? Ou a gente não se lembra ou tomou um verdadeiro desgosto pela matéria.

“Eu gosto muito de ensinar para o colégio. A gente se dirige aos jovens em plena transformação pessoal e isso implica uma relação particular com os alunos. O professor continua sendo uma figura de autoridade cujo o papel é de transmitir os saberes”, “Adriano C., professor.

É melhor ter certeza como Adriano C. que é realmente o trabalho que você quer fazer antes de se lançar nessa aventura. A formação e os concursos requerem motivação e dedicação. Se uma pessoa não tem certeza de sua escolha, ele ficará rapidamente cansado, angustiado e, infelizmente, o resultado não será bom…

A escolha não pode ser feita de uma hora para outra. A gente deve entrar de cabeça, para vida! Na verdade, a maioria dos professores com o diploma em letras vai para o ensino público. Eles formam recrutados através de concursos e, amando seu trabalho, eles continuam o desafio até a aposentadoria (para aqueles que resistem até o fim).

Desse modo, a carreira de professor de inglês é garantida.

Da mesma forma, nós poderíamos falar do professor do curso de ingles particular. Ou ainda, os vários professores de escolas de línguas distribuídas em todo Brasil.

Enfim, em qualquer situação ou idade, é possível dar aulas particulares de inglês. Há professores que dão aula todos os dias da semana e outros que dão em algumas vezes e que têm outra atividade complementar. Nada pode te impedir de seguir atrás de seus sonhos.

O perfil típico de um professor de inglês

Se a gente pudesse estabelecer um perfil típico de um professor de inglês, ele seria este:

  • Graduado em Letras, Línguas e Literatura em inglês.
  • Estudantes da área de humanas que já tiveram uma experiência no exterior.
  • Nativos de países anglófonos ou bilíngues com dupla nacionalidade.

Escutar, ser paciente e didático são essenciais para dar aula do idioma Você tem muita vontade, mas não sabe quais são as qualidades de um bom educador da língua inglesa?

Claro, os caminhos podem ser variados, mas o destino é certo, ser professor de inglês. Não há um percurso obrigatório para ser professor de inglês. A não ser para concursos públicos que eles pedem pelo menos um diploma de graduação.

Colégio e ensino médio

Ensinar em escolas de idioma

Vários estabelecimentos procuram por professores de inglês regularmente. Além das escolas tradicionais de idiomas que todo mundo conhece, você pode dar aulas de inglês específicas para cada público:

  • Aulas de inglês para profissionais. Você pode dar aulas específicas para administradores, jornalistas, comerciantes, business english, agentes de turismo, etc.
  • Aulas de inglês para aposentados: sim, não há idade para aprender e esse campo é ainda pouco explorado.
  • Aulas de inglês para o vestibular e Enem: preparar os alunos do ensino médio para as provas de inglês dos diversos vestibulares e Enem, aplicar simulados, etc.
  • Aulas para turistas: sabe aquele inglês básico para se sentir seguro antes de viajar para o exterior? Esse curso de ingles só pode dar certo!

Já pensou dar aula como voluntário? Caso não tiver razões financeiras para ser professor, essa pode também ser uma boa ideia. Temos certeza que não vão faltar alunos interessados!

Se a remuneração for importante para você, você pode procurar faculdades e universidades particulares de ensino superior ou empresas para dar aula aos empregados que precisam aprender a língua.

Eles pedem normalmente um nível superior e experiência em dar aulas de inglês. Mas é preciso mostrar sua competência e qualidade para tal!

Dar aulas de inglês para o ensino superior

Quem quer dar aula no ensino superior deve estar preparado para fazer pelo menos um mestrado em literatura ou línguas.

Porém, mestrado é o mínimo. Se quiser dar aulas em universidades públicas, estaduais ou federais, você com certeza terá que fazer um doutorado. Isso quer dizer 6 anos de estudos fora a graduação, ou seja, 10 anos de estudos! Preparado?

As universidades onde têm o curso de Letras são as mais indicadas. Você poderá dar aulas de literatura ou línguas como: gramática aplicada, leitura e literatura, interpretação e produção de texto, línguas e culturas, linguística, morfossintaxe, práticas de ensino, psicologia, semântica e pragmática, semiótica, teoria da comunicação, teoria literária, teoria do texto, etc. Ou seja, dar aulas de inglês é possível de vários ângulos!

Idioma combina com sala de aula? Sim! Ensinar inglês na escola é um grande desafio! Cada vez mais precisamos de bons educadores na língua inglesa

Essas matérias estão na grade currículos de várias graduações em letras. A vida acadêmica exige muitos sacrifícios, mas também é muito prazerosa!

As discursões em torno da literatura e da língua devem ser interessantíssimas!

Dar aulas particulares de inglês

Aulas particulares podem ser a chave do sucesso para ser professor de inglês. Escolher essa modalidade tem várias vantagens:

  • Independência: você faz os seus horários e pode não ter nenhum patrão. Além disso, pode dar mais ou menos aulas, de acordo com seus planos financeiros.
  • Flexibilidade: como você mesmo faz os seus horários, eles serão mais flexíveis.
  • Liberdade: você pode escolher seu método de ensino sem precisar depender de um organismo ou instituição como o MEC (Ministério da Educação).
  • Ganhar mais: se for um excelente professor, não vão faltar alunos que queiram fazer aulas com você.
  • Complemento de renda: você pode dar aulas particulares junto com outra atividade profissional. Assim, as aulas serão um complemento para pagar as contas no final do mês.

Convencido? O ensino em domicílio está em plena expansão. Vários alunos e pais estão à procura.

Há todos os tipos de alunos: os com dificuldades na matéria, os que querem fazer aulas intensivas para o vestibular, aqueles que querem morar em um país anglófono, outros que precisam para sua profissão, etc.

Todos requerem uma atenção diferenciada. Então, as aulas particulares ou um curso de ingles particular são uma boa maneira de colocar a pedagogia em prática.

Além disso, eles estão à procura de um ensino personalizado, diferente do que eles possam encontrar em salas de aulas das escolas tradicionais.

Outra vantagem é que as aulas particulares podem ser dadas sem ter um diploma específico. Claro que é bom ter tido uma experiência em inglês para conquistar seus primeiros clientes (estudos de inglês, trabalho, experiências em países anglófonos).

É uma boa maneira de ter um ganha-pão ou um dinheiro extra dando aulas particulares. Elas também podem te ajudar a ter uma base e, principalmente, saber se quer mesmo seguir essa carreira.

Ser professor do idioma face a face tem muitas vantagens Quer ensinar do seu jeito e onde quiser? Dê aulas de reforço escolar da língua inglesa!

Se não souber por onde começar, nós temos uma super dica! Por que não fazer um perfil no nosso site? Assim, você estará dentro de uma rede de professores com vários alunos precisando de aulas ou de um curso de ingles!

É simples e rápido! Faça como os vários professores que estão disponíveis na nossa plataforma. Você também pode criar o seu perfil no Superprof e ter seus primeiros alunos!

Para uma aula de uma hora, o custo médio é de R$70 em São Paulo.

No site, você é quem fixa sua remuneração. Ela depende de sua situação geográfica, sua experiência, do nível dos alunos  e seus objetivos.

Em síntese:

  • Para ser professor, o primeiro passo é querer. Depois, você deve gostar de passar seus conhecimentos para as pessoas, ser pedagógico, ter paciência, gostar de escutar e ser sociável.
  • A vocação de professor de inglês é bem abrangente. Você pode dar aulas para a escola pública, privada, escolas e cursos de idiomas, aulas particulares, etc.
  • Você não precisa ter necessariamente um diploma de Letras para ser professor de inglês. Você pode ter um diploma na área de humanas, ter um curso de magistratura, ter tido uma experiência em um país anglófono. Claro que isso vai depender de onde quer dar aula. O jeito mais flexível de ser professor é as aulas particulares.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,80 sob 5 de 5 votos)
Loading...

6
Deixe um comentário

avatar
6 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Betânia Alves lima dos santosDaniela JustoMaria Carolina MacielAdemirRosemeri Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Rosemeri
Convidado
Rosemeri

Preciso de mais uma informação: Sou formada em pedagogia com essa graduação posso dar aula até 5°Não fundamental. Quero saber se fazendo um curso de inglês em uma escola de idiomas, eu consigo aulas de inglês em escola particular para esses alunos também? Obrigada

Rosemeri
Convidado
Rosemeri

Aulas de ingles para ensino em escolas particulares do ensino fundamental

Ademir
Convidado
Ademir

Sou graduado em Letras,há 25 anos, e desde então passei a dar aulas apenas de Língua Portuguesa,devido a não fluência do Inglês.Agora,que estou quase aposentando,queria saber de um curso que me preparasse pois tenho oferta de emprego para dar aulas de inglês para crianças.

Maria Carolina Maciel
Convidado
Maria Carolina Maciel

Fiz curso de inglês acadêmico por 10 anos, tenho certificação da escola autenticada pela embaixada americana e estou fazendo preparatório para certificação de Michigan (ECPE), possuo fluência no idioma, minha dúvida é : posso dar aulas particulares de inglês?

Daniela Justo
Convidado
Daniela Justo

ao longo dos anos fui me formando em diferentes cursos de ingles e cursinhos extras como conversação, translation practice, business english… Tenho nivel superior em TI e pós graduação em adm mas gostaria de me capacitar para dar aulas de inglês em universidades. Me disseram que tem um curso de ingles que oferece como se fosse uma extensão para completar como se fosse uma “graduação” em ingles e que depois com um mestrado, seria possivel. Alguém tem conhecimento dessa informação e qual curso seria esse? Agradeço,

Betânia Alves lima dos santos
Convidado
Betânia Alves lima dos santos

Ótimo artigo sou pedagoga e quero fazer um curso de inglês, para expandir meu currículo enriquece -ló.