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Quais os objetivos das aulas de espanhol no Ensino Fundamental ao Ensino Médio?

De Fernanda, publicado dia 02/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > A língua espanhola na educação brasileira

Podemos afirmar que o ensino da Língua Espanhola existe há quase um século no ensino brasileiro. A primeira referência que possuímos data de 1919, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Posteriormente, em 1942, o espanhol foi inserido, pela primeira vez, na grade curricular obrigatória brasileira por meio da Lei Orgânica do Ensino Secundário no 4.244/42, que determinou a sua inclusão no 2o Ciclo do Secundário, tanto no Clássico quanto no Científico.

Em seguida, com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996, tivemos um certo avanço com a inclusão de uma língua estrangeira como disciplina obrigatória tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.

O Espanhol é importante até para várias provas oficiais de educação!

Conteúdo da língua espanhola nas escolas do Brasil. Quais estudantes brasileiros de escola pública aprendem espanhol em sala de aula?

A língua espanhola na educação brasileira hoje

Já em 5 de agosto de 2005, foi sancionada a Lei 11.161 que tornava obrigatória a oferta do espanhol em todos os estabelecimentos de Ensino Médio do país, facultando essa oferta ao Ensino Fundamental de 6º a 9º ano a partir de 2010.

Em 2006, o Ministério da Educação publicou as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) com um capítulo voltado para os “Conhecimentos de Língua Estrangeira” e outro específico para os “Conhecimentos de Espanhol”. Além disso, distribuiu materiais didáticos às escolas públicas que manifestaram interesse em ofertar a língua espanhola como disciplina ou que já ofertavam em sua grade curricular.

Por fim, dez anos depois, Michel Temer e o Ministro da Educação Mendonça Filho propõem a nova reforma do Ensino Médio, sancionada no começo de 2017. Com ela, é revogada a Lei nº 11.161 de 2005 que incluía a língua espanhola entre os conteúdos obrigatórios do ensino médio. Antes da reforma, as escolas podiam escolher se a língua estrangeira ensinada aos alunos seria o inglês ou o espanhol. Agora, com a reforma, a língua inglesa passará a ser a disciplina obrigatória no ensino de língua estrangeira, a partir do sexto ano do ensino fundamental. Se a escola só oferece uma língua estrangeira, esta precisa ser obrigatoriamente o inglês. A justificativa do Ministério da Educação é que “a língua inglesa é a mais disseminada e a mais ensinada no mundo inteiro.”

Essa decisão foi protestada por muitos linguistas e especialistas em educação no Brasil como um retrocesso: o argumento é que a lei 11.161/2005 era um grande avanço por apostar no plurilinguismo e pluriculturalismo.

Além disso, na nova Base Nacional Comum Curricular, não há nenhuma menção da Língua Espanhola. A BNCC é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino, de todo o Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica em todo país. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.

As relações existentes entre o Brasil e todos os países de idioma castelhano na América do Sul e no Mercosul reafirmam a importância de disseminar o ensino desta língua no país. Infelizmente, os últimos acontecimentos e decisões políticas não trazem um futuro muito promissor para a inclusão do espanhol nas escolas públicas brasileiras.

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Livros didáticos selecionados pelo governo para o Ensino Fundamental

O PNLD, o Programa Nacional do Livro Didático, é um programa do Governo Federal que distribui gratuitamente às escolas públicas do Brasil livros didáticos, dicionários e outros materiais de apoio à prática educativa. Cada aluno matriculado nos anos finais do ensino fundamental recebe um volume de cada obra descrita na lista abaixo, com base na escolha que será realizada pela escola.

Com o ensino facultativo do espanhol nos anos finais do Ensino Fundamental, há escolas em quase todos os estados brasileiros onde esta disciplina é lecionada – apesar de representarem ainda uma minoria em relação ao ensino da língua inglesa.

PNLD - Língua Estrangeira Espanhol. Conheça os livros didáticos selecionados para os anos finais dos alunos do Ensino Fundamental de 2017.

A seguir, apresentamos as três coleções que foram selecionadas pelo programa em 2017 e que são utilizadas pelos estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas que optam pelo ensino da língua espanhola:

  • Entre líneas. Editora Saraiva Educação. Autores: Ana Beatriz Mesquita, Luiza Martins e Rosemeire Silva.

A coleção se organiza, nos quatro Livros do Estudante, em oito unidades temáticas; o volume 1 tem uma unidade inicial, denominada unidade zero. Na Tabla de contenidos, indica-se que cada unidade está dividida em: Funciones comunicativas; Contenidos lingüísticos, Género discursivo; Producción escrita y oral; Tema transversal; Cultura. As unidades estão organizadas nas seções: Rincón de lecturaMás que palabras, ¿Te suena?; Lectura y creación; ¡Eso digo yo!; Textos y contextosTaller de lengua; Autoevaluación. A ordem sequencial dessas seções nas unidades não é necessariamente a mesma. A cada duas unidades, há uma seção intitulada ¡Hora del repaso! Ao final de cada volume, incluem-se os seguintes apêndices: Si quieres saber más…; Glosario; Tablas de verbos; Transcripciones; Referencias de los textos de internet; Referências bibliográficas.

Os oito volumes (Livro do Estudante e Manual do Professor) vêm acompanhados de CD em áudio, as transcrições estão incluídas ao final de cada volume do Livro do Estudante; constam do Manual do Professor na mesma posição. Entre os materiais disponibilizados, encontram-se, por exemplo, diálogos, informativos, poemas, textos sobre história e hábitos culturais de povos hispânicos, canções, informes sobre coleções de arte, entrevistas, biografias, programas de rádio, contos, cartas.

  • Por el mundo en español. Editora Ática. Autores: Alice Moraes, Diego Vargas, Flávia Paixão e Marina Martins.

Tem como foco uma aprendizagem da língua espanhola a partir de variado repertório de gêneros escritos e orais que circulam em diferentes esferas sociais. As seções ¿Qué dicen…? e ¿Y cómo lo dicen? provocam reflexões sobre a linguagem de forma inovadora, ao instigar observações não só sobre questões vinculadas a temáticas e características do gênero discursivo estudado, como também ao modo de existência desse gênero – o que é dito e como é dito.

Os oito volumes (Livro do Estudante e Manual do Professor) vêm acompanhados de CD em áudio, a lista com os materiais gravados está incluída ao final de cada volume do Livro do Estudante; as transcrições estão no respectivo Manual do Professor. Entre os materiais disponibilizados, encontram-se, por exemplo, canções, entrevistas, noticiários, seriados de rádio, campanhas, programa infantil, vídeos educativos, poemas, documentários, notícias, contos.

  • Cercanía. Editora SM. Autores: Ana Luiza Couto, Ludmila Coimbra, Luíza Santana Chaves.

A coleção apresenta nos quatro Livros do Estudante a mesma estrutura de oito unidades temáticas que se encontram divididas nas seguintes seções: ¡Para empezar!; Lectura; Escritura; Escucha; Habla; Escucha. Ao término de cada unidade, incluem-se, ainda, as seções Culturas en diálogo: aquí y allá, todos en el mundo; ¿Lo sé todo? (autoevaluación); ¡Para ampliar!: ver, leer, escuchar y navegar… A cada duas unidades, há um Repaso. Ao final de cada volume, incluem-se: Chuleta lingüística: ¡no te van a pillar!; Glosario e Referencias bibliográficas.

Os oito volumes (Livro do Estudante e Manual do Professor) vêm acompanhados de CD em áudio, as transcrições estão no respectivo Manual do Professor; no Livro do Estudante, a indicação dos materiais gravados está incluída na seção em que o material for utilizado, nesse momento também se oferece a transcrição ao estudante. Entre os materiais disponibilizados, encontram-se, por exemplo, canções, diálogos (de filmes, de interações entre médico e paciente), entrevistas, receitas, programa de esporte, informativos, notícias, campanhas, contos, lendas, relatos sobre história de povos hispânicos.

Escolha um bom professor para aprender Espanhol!

Ensino do Espanhol no Ensino Médio

Conteúdo no ensino do espanhol

Qual o conteúdo de espanhol dado na educação brasileira pública? Quais são os componentes curriculares do espanhol nas escolas brasileiras?

As orientações existentes acerca do conteúdo da língua espanhola do Ensino Médio estão presentes no documento elaborado em 2006 pelo MEC: Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Apesar de não terem a função de apresentar uma lista dos objetivos a serem atingidos, as orientações trazem sugestões de temas que podem ser considerados como transversais e que contribuem no ensino da cultura e língua espanholas. Nesse sentido, pensando sobretudo na ideia de transversalidade, conceito presente na lei que rege a educação brasileira, podemos citar as seguintes reflexões:

  • políticas: formas de governo, estruturas governamentais, relações de poder e de soberania, direito a voto, representações partidárias etc;
  • econômicas: poder aquisitivo, orçamento – público, privado e pessoal –, estratégias de publicidade e consumo, recursos agrícolas e industriais, mercado de trabalho etc;
  • educação: sistema educativo, estrutura educacional, inclusão/exclusão (social e étnica), função política e social da educação etc;
  • sociais: habitação, escalas e representações sociais, saúde, segurança, transportes etc; • esportes: valorização e prestígio social, fins da sua prática (profissional, econômico, prazer, saúde…), locais de realização, custos etc;
  • lazer: opções em função de fatores econômicos, educacionais e sociais;
  • informação: papel da imprensa, confiabilidade, acesso à informação, meios de divulgação da informação (jornais, revistas, rádio, televisão, Internet) etc;
  • línguas e linguagens: questões relativas a políticas linguísticas, à diversidade de línguas presentes nos diversos países, às línguas indígenas, ao seu reconhecimento e preservação, ao papel da língua estudada na formação do estudante, na história e na sociedade contemporânea (questões locais e globais), no processo de globalização; aos efeitos da globalização sobre as línguas e linguagens etc.

Habilidades e competências no ensino do espanhol

Estudar os componentes curriculares “tradicionais” tem o objetivo de fazer com que o estudante se aproprie de outras maneiras de expressar uma realidade diferente da sua e que este seja também capaz de se apropriar das particularidades linguísticas e socioculturais do outro.

Assim, juntamente com os conteúdos a serem incluídos no ensino médio, os seguintes objetivos relacionados às habilidades e competências precisam ser alcançados com um curso de espanhol ou através de uma aula de espanhol:

  • o desenvolvimento da competência (inter)pluricultural
  • o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e sociolinguísticos
  • o desenvolvimento da compreensão oral como uma forma de aproximação ao outro
  • o desenvolvimento da produção oral;
  • o desenvolvimento da compreensão leitora, com o propósito de levar à reflexão efetiva sobre o texto lido:
  • o desenvolvimento da produção escrita, de forma a que o estudante possa expressar suas ideias e sua identidade no idioma do outro

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Retrocesso mesmo! O que centenas de professores de espanhol espalhados pelo Brasil irão fazer?