Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital carioca?

De Fernanda, publicado dia 21/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Curso de fotografia no Rio de Janeiro: onde estudar?

Além de ser a capital do Samba, o Rio de Janeiro apresenta uma diversidade e infinitas possibilidades para fotógrafos iniciantes que buscam se profissionalizar ou aprofundar seus estudos na oitava arte.

Cursos a preços mais acessíveis, cursos em escolas particulares de fotografia, cursos de fotografia online (aulas particulares), e aulas individualizadas com professores qualificados: você escolhe a modalidade mais adequada aos seus objetivos!

Mas então, como aprender a registrar essas paisagens fantásticas do Rio? Seja você um fotógrafo amador ou disposto a fazer disso sua profissão, onde encontrar um curso de qualidade?

O Superprof fez um levantamento dos melhores endereços da cidade e arredores para fazer aulas de fotografia!

Descubra onde estudar para se tornar o próximo Sebastião Salgado!

Cursos de fotografia acessíveis no Rio de Janeiro

SENAC RJ

O Senac RJ é uma instituição que oferece cursos de fotografia a preços acessíveis e em diversas modalidades. Produção de ensaios fotográficos, cobertura de eventos, edição e tratamento de imagens, manutenção de acervos fotográficos. São muitas as possibilidades que o aprendizado da Fotografia pode abrir a um profissional. O Senac RJ oferece 16 cursos na área, entre eles Fotografia de Eventos e Photoshop. Nos cursos livres, oferece Introdução à Fotografia Digital, Fotógrafo e Fotografia de eventos. A duração pode variar de 48 a 192 horas. Já na categoria cursos de aperfeiçoamento, você encontra o Gerenciamento de Cor para Fotografia, Fotografia de Produtos, Fotografia de Retrato e Fotografia: reportagem, retrato e eventos. Há também workshops, como o Food Foto (Fotografia de Gastronomia), Fotografia Beauty (Beleza) e o Fotografia com Celular (Mobgrafia).

Quer descobrir onde estudar fotografia em Porto Alegre?

SESC RJ

Entre os tópicos abordados neste curso livre oferecido pelo SESC, estão: vivências e experimentações com câmeras de visualização; exercícios práticos e dinâmicos, aguçando o olhar; abordagem histórica dos diferentes suportes e processos fotográficos; experimentações fotográficas com Pinhole, Câmeras Analógicas, Câmeras Digitais, Celulares e Tablets. Para participar do curso, é preciso ter no mínimo 12 anos. As aulas são gratuitas e ocorrem às quartas-feiras.

Cursos Superiores de Tecnologia

Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.

Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!

Onde estudar foto no RJ. Duas instituições de ensino superior oferecem cursos de graduação em Fotografia no Rio.

No Rio de Janeiro há também opções de cursos superiores de tecnologia em fotografia.

Essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

Confira as duas instituições de Ensino Superior no Rio de Janeiro que oferecem o curso superior de tecnólogo de fotografia:

A Universidade Estácio de Sá oferece um curso de Graduação Tecnológica em Fotografia. O curso tem duração de 2,5 anos.

A grade curricular traz disciplinas como “História da Fotografia”, “Informática Aplicada à Fotografia”, “Fotografia de Moda” e “Fundamentos de Marketing”.

O curso é oferecido em três campi diferentes: João Uchoa, Madureira e Barra I. Os horários de estudo são matutino ou noturno, dependendo do campus. No site da Estácio de Sá, é possível encontrar valores e formas de pagamento, e também a grade completa do curso.

Já o curso de Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário IBMR tem como principal diferencial a formação de fotógrafos empreendedores, com ênfase na produção e tratamento de imagens no campo da fotografia digital. Tem o objetivo de formar profissionais criativos, críticos e inovadores, por meio da prática, da técnica e com domínio da estética fotográfica, desempenhando as diversas funções relacionadas a área, com competência para realizar projetos fotográficos e gerir negócios com visão empreendedora.

Além dos cursos de graduação, todas as universidades costumam ofertar cursos de extensão na área de artes visuais e fotografia.

Já sabe onde encontrar um curso de fotografia em Belo Horizonte?

Escolas particulares de fotografia

Estude fotografia no Rio. Descubra onde aprender a fotografar belas paisagens na cidade maravilhosa.

Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.

Mora no Recife e deseja fazer um curso de fotografia?

Vamos citar algumas escolas de referência no Rio de Janeiro. Fica a seu critério escolher o curso de fotografia mais adequado aos seus objetivos!

Associação Brasileira de Arte Fotográfica

A Associação Brasileira de Arte Fotográfica – ABAF foi fundada em 1951 por um grupo de amantes da fotografia. Entre eles estava o grande Mestre Chakib Jabôr, hoje com 96 anos de idade e ainda fotografando e ensinando aos jovens sócios e alunos da ABAF. A diretoria é eleita de dois em dois anos e conta com o apoio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo para gerir esta associação sem fins lucrativos. A ABAF tem hoje cerca de 650 sócios proprietários e contribuintes, fotógrafos profissionais e amadores unidos pela dedicação à arte de fotografar. As principais atividades realizadas na ABAF são: cursos de fotografia, seminários mensais, participação em salões, passeios fotográficos, estúdio fotográfico, laboratório preto e branco, mostra de fotografias, projeções de slides e mesas redondas.

Há opções de cursos com diferentes objetivos: Fundamental de fotografia, Photoshop, Fotografia Documental, Oficina de Retrato, Laboratório Digital Básico, Lightroom, Fotografia de Comida, Fotografia de Moda, Composição, Fotografia de Eventos Sociais, Fotografia de Natureza, Flash…

Escola de Imagem

A Escola de Imagem foi idealizada pelo fotógrafo de casamento e família Vinícius Matos, formado em Administração e especializado em Marketing e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais na área de fotografia de Casamento. A escola oferece a modalidade de curso completo e cursos livres, como: Newborn, Fotografia Infantis – Aniversário e Batizado, Flash Externo, Iniciantes, Luz e Composição, Photoshop e Lightroom.

Ateliê da Imagem

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea. Somos uma escola livre de fotografia e artes visuais instalada no bairro da Urca, Rio de Janeiro, responsável pela formação de uma nova geração que hoje é revelada em concursos, editais e projetos em todo o Brasil.

A escola oferece 58 cursos divididos em 8 Núcleos em sua grade atual (Iniciação, Aperfeiçoamento, Fotolivros e Livros de Artista, Retrato, Moda e Iluminação, Imagem em Movimento, Imagem e Diálogos com a Arte, Digital, Workshops), e também se destaca como produtora cultural, promovendo diversas atividades “dentro e fora de casa”, realizando projetos, os eventos Sexta Livre (que já teve 305 edições e contou com a participação de mais de 350 artistas) e 76 exposições da Galeria do Ateliê, além das 13 edições da Vitrine do Ateliê, leituras de portfólios, seminários, palestras, curadorias e consultorias.

Paço da Imagem

Com o propósito de trabalhar todas as instâncias do olhar, o Paço da Imagem iniciou suas atividades em 1992 no contexto da fotografia no Rio de Janeiro. Sediado no centro, consagra-se como um espaço aberto ao fazer, ao uso e à reflexão acerca da linguagem fotográfica, fomentando sua prática no decurso dos projetos que desenvolve, com o objetivo de aprimorar e compartilhar a criação artística e intelectual a partir da comunicação e cooperação entre indivíduos.

A escola oferece cursos completos, cursos em módulos (fotografia profissional, fotografia digital, qualificação técnica, flash, laboratório de filme) e especializações. Além disso, disponibiza serviços diversificados como cobertura fotográfica, orientação profissional para jovens que desejam se lançar na carreira e aulas particulares.

Que tal saber onde fazer cursos de fotografia em Brasília?

Encontre um professor particular no Superprof

Onde estudar foto na capital carioca. E se você se especializar em fotografia de culinária no Rio de Janeiro?

No Superprof, muitos professores particulares estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos a alunos de todos os níveis.

Saiba que também é possível encontrar um professor em um campo mais específico de fotografia (fotografia animal, fotografia de moda, retrato, culinária) para atender a uma necessidade mais específica. Por exemplo, um curso de fotografia analógica é um pouco mais caro: a hora sai 70 reais em média.

Aproveite, a grande maioria dos professores costuma oferecer o primeiro curso gratuitamente!

Preço médio: 68 reais
Preço mais baixo: 35 reais
Maior preço: 120 reais

Encontre também cursos de fotografia em São Paulo.

Em síntese:

  • no Rio de Janeiro, além de samba, existem muitas possibilidades para aqueles que procuram por aulas de fotografia!
  • Para amadores e profissionais, a capital carioca é uma cidade que apresenta muita oferta de cursos específicos de fotografia, nas mais diversas áreas.
  • Saiba que também é possível fazer aulas particulares em plataformas especializadas como o Superprof. Esse método, embora um pouco mais caro, tem a vantagem de disponibilizar cursos mais personalizados do que em um pequeno grupo.
  • Por fim, para aqueles que desejam fazer da fotografia um emprego, há também bacharelados de longa duração disponíveis no Rio.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar