Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital paulista?

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Curso de fotografia em São Paulo: onde estudar?

“Para ser um fotógrafo, não olhe apenas com sua objetiva, mas também e acima de tudo com o seu subjetivo”. Anne-Laure Jacquart

Do analógico ao digital, esta citação ilustra o lado emocional e às vezes pessoal da foto.

Mas onde e como aprender fotografia quando você mora em São Paulo?

Quais são os melhores endereços para se familiarizar com as noções de profundidade de campo, balanço de branco, foco, tempo de exposição e finalmente imortalizar e sublimar todos os momentos mais bonitos de nossas vidas?

Iniciação à fotografia ou treinamento mais técnico para melhorar em um ponto mais específico da fotografia: em SP existem cursos para todos os públicos, para todos os orçamentos e para todas as expectativas.

Cursos Superiores em Fotografia

Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.

Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!

Em todo caso, não importa em qual segmento você deseja atuar, há opções de curso de qualidade em fotografia pelo Brasil afora. Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação, e uma delas está em São Paulo.

O Senac SP. Segundo a instituição, o curso tem como objetivo propiciar ao estudante uma sólida formação fotográfica, relacionada com o pensar e o produzir imagens, proporcionando o domínio das múltiplas dimensões que constituem o trabalho do fotógrafo contemporâneo.

Por se tratar de um bacharelado, com duração de 4 anos, evidencia-se a possibilidade de uma formação ligada à Fotografia, mais abrangente, que, para além da técnica fotográfica, envolve discussões dentro dos campos da Comunicação e da Arte. O bacharel em fotografia além de estar capacitado como fotógrafo, apresenta repertório histórico, estético e comunicacional amplo.

Afinado com o estado da arte fotográfica, o curso tem ênfase na fotografia digital. No entanto, por preocupar-se com a evolução da técnica e da linguagem da fotografia, preserva o estudo dos processos analógico e fotoquímico.

Neste curso o aluno terá formação para atuar nos diversos segmentos de mercado, como por exemplo: os estúdios, a moda, a arquitetura, a ciência, a imprensa, o audiovisual, a publicidade, as empresas etc. Para além desses segmentos, com o domínio da linguagem fotográfica, o aluno estará capacitado para a gestão de acervos fotográficos, o exercício da crítica em fotografia e em processos gráficos, para discutir os usos dessa linguagem, suas apropriações e importância contemporânea. Poderá atuar como pesquisador e professor, abarcando a atuação acadêmica. Além disso, o estudante é estimulado a desenvolver trabalhos autorais, utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão artística.

Quer descobrir onde estudar fotografia em Porto Alegre?

Onde estudar fotografia? Cursos Superiores de Tecnologia de Fotografia são uma boa opção para aqueles que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho com um diploma de graduação.

Em São Paulo há também cursos superiores de tecnologia em fotografia.

Essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

Confira as instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo que oferecem o curso superior de tecnólogo de fotografia:

Nome da Instituição UF Valor CC
Universidade Universus Veritas Guarulhos SP 4
Universidade São Judas Tadeu SP
Universidade Paulista SP 4
Universidade Metodista De Piracicaba SP 4
Universidade Ibirapuera SP
Universidade Do Oeste Paulista SP 4
Universidade De Franca SP
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cidade De São Paulo SP
Universidade Anhembi Morumbi SP 4
Instituto Municipal De Ensino Superior De Assis SP
Fiam-Faam – Centro Universitário SP 4
Faculdade Paulus De Tecnologia E Comunicação SP 4
Faculdade Esamc Sorocaba SP 4
Faculdade Esamc Santos SP 3
Faculdade Esamc Campinas SP 3
Centro Universitário Santâ´Anna SP
Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio SP 4
Centro Uni. Das Faculdades Metropolitanas Unidas SP 3
Centro Universitário Belas Artes De São Paulo SP 4
Centro Universitário Anhanguera De São Paulo SP

Escolas particulares de fotografia

Quais o s cursos de foto possíveis em SP? Você pode se especializar em fotografia de moda em São Paulo.

Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.

Vamos citar algumas escolas de referência em São Paulo. Fica a seu critério escolher o curso de fotografia mais adequado aos seus objetivos!

Escola Focus

Desde 1975, qualifica novos profissionais para ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente.

Pioneira no ensino profissionalizante de fotografia, a FOCUS Escola de Fotografia forma estudantes brasileiros e estrangeiros por meio de seu sistema exclusivo de intercâmbio com Portugal e Canadá.  Tanto o certificado da FOCUS Escola de Fotografia, como o próprio Registro Mtb de fotografo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho podem ser consularizados com validade no exterior.

Todos os cursos são desenvolvidos da prática para a teoria, inteiramente apostilados e sincronizados com as novas exigências do universo fotográfico.

A escola oferece cursos presenciais (em 7 módulos), cursos online (em 8 módulos) e cursos VIP, além de cursos com temáticas variadas.

Mora no Recife e deseja fazer um curso de fotografia?

Instituto Internacional de Fotografia

O IIF é um Instituto dedicado a Fotografia que oferece cursos de fotografia em São Paulo (SP) há 6 anos. Com toda a sua experiência e didática de ensino, hoje o IIF é uma das melhores escolas de fotografia de São Paulo (SP), oferecendo cursos e workshops de fotografia para fotógrafos profissionais e amadores.

A escola também oferece cursos de fotografia online com transmissão grátis pelo IIF Online. Esses cursos online possibilitam que o conhecimento e experiência do IIF em ensinar esteja ao alcance de todos que querem estudar fotografia digital.

Além dos cursos para fotógrafos, a escola também possui um canal de palestras gratuitas de fotografia. O IIF TV oferece vídeos gratuitos de fotografia sobre diversas áreas e com fotógrafos profissionais e experientes.

O IIF também organiza congressos e eventos de fotografia, os principais são o Newborn Photo Conference e o Newborn Experience, dedicados a Fotografia de recém-nascidos.

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

A Belas Artes já é reconhecida por suas aulas de fotografia nos Cursos de Bacharelado, Pós-Graduação e Cursos Livres, dispondo de uma infraestrutura analógica e digital para os alunos. Utilizando essa experiência, a instituição concebeu a graduação de curta duração (4 semestres) em Fotografia, criada para atender à demanda específica do mercado por fotógrafos de propaganda e marketing, moda, arquitetura, decoração, editorial.

O curso apresenta e desenvolve conhecimentos teórico-práticos baseados na experimentação presente no campo fotográfico, e também aborda os processos de criação, produção e uso de materiais com a finalidade de criar um sólido referencial de conhecimento. O aluno terá aulas para dominar as técnicas da fotografia em preto e branco, colorida e os mecanismos de reprodução e do tratamento químico das imagens em laboratórios. Por intermédio de estudos de caso, analisará a obra de profissionais que se destacaram no campo fotográfico e, dessa maneira, estará apto a compreender as linguagens, composições e criações. Assim, desenvolverá e aprimorará a prática de fotografias técnicas e de valor artístico e estético. Dessa forma, aluno estará capacitado a atuar nas diferentes áreas presentes do mercado fotográfico.

Fullframe Escola de Fotografia

A FULLFRAME tem como proposta oferecer aos fotógrafos profissionais e aos interessados por fotografia uma formação que equilibra conceitos teóricos com atividades práticas, cuja prioridade é o aprendizado consistente. Em todos os cursos oferecidos pela FULLFRAME, a proposta fundamental é a instrução sólida e coerente para o aluno. Neles, todos os conceitos e práticas da fotografia digital podem ser absolutamente compreendidos pelos fotógrafos ou futuros fotógrafos.

A escola oferece cursos regulares (profissionalizante, estúdio, social, tratamento de imagens, gestão, câmera…), cursos de extensão, cursos especiais (moda, newborn, culinária…) e cursos VIP (aulas particulares).

Encontre um professor particular no Superprof

Como dominar a fotografia de arte? Torne-se fotógrafo em SP e capture imagens incríveis como essa de Cássio Vanconcellos.

No Superprof, muitos professores particulares estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos a alunos de todos os níveis.

Saiba que também é possível encontrar um professor em um campo mais específico de fotografia (fotografia animal, fotografia de moda, retrato, culinária) para atender a uma necessidade mais específica. Por exemplo, um curso de fotografia analógica é um pouco mais barata: a hora sai 56 reais em média.

Aproveite, a grande maioria dos professores costuma oferecer o primeiro curso gratuitamente!

Preço médio: 60 reais
Preço mais baixo: 15 reais
Maior preço: 150 reais

Encontre também cursos de fotografia no Rio de Janeiro.

Em síntese:

  • Em São Paulo, mais do que em outros lugares, existem muitas possibilidades para aqueles que procuram por aulas de fotografia.
  • Para amadores e profissionais, a capital paulista é uma cidade que apresenta muita oferta de cursos específicos de fotografia, nas mais diversas áreas.
  • Saiba que também é possível fazer aulas particulares em plataformas especializadas como o Superprof. Esse método, embora mais caro, tem a vantagem de disponibilizar cursos mais personalizados do que em um pequeno grupo.
  • Por fim, para aqueles que desejam fazer da fotografia um emprego, há também bacharelados de longa duração disponíveis em São Paulo.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar