Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital mineira?

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Curso de fotografia em Belo Horizonte: onde estudar?

“A fotografia é um instante que não é pensado; é um instante capturado em uma fração de segundo que te deixa pensando”.

Com estas poucas palavras, Remy Donnadieu define a beleza da fotografia, momento fugaz e passageiro, para sempre congelados na tela ou no papel.

A fotografia é uma arte que toca cada vez mais pessoas. Em consequência disso, nascem aqui e ali cada vez novas instituições, escolas, associações, ateliês ou oficinas especializadas na arte.

Muitos dos interessados são fotógrafos totalmente inexperientes, que desejam orientação em seus primeiros passos: a compra de equipamentos para dominar a funcionalidade básica de sua máquina, por exemplo.

Para este público, há muita oferta de cursos na região de Belo Horizonte, sobretudo para se familiarizar com os conceitos básicos da fotografia. Mas não só isso!

Se você já está confortável com os conceitos de enquadramento, balanço de branco, velocidade do obturador, profundidade de campo, abertura focal e íris e deseja melhorar ou aprimorar um ponto específico na fotografia, há também aulas específicas disponíveis em BH.

Vamos conhecer?

Cursos de fotografia acessíveis em Belo Horizonte

Onde aprender fotografia em Belo Horizonte? Estude em BH: é importante dominar os aspectos técnicos da fotografia para caputurar imagens de qualidade.

SENAC MG

Oferece o curso de Iniciação à fotografia. O objetivo é proporcionar aos participantes o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades para fotografar cenas de diversos tipos, utilizando técnicas e equipamentos específicos, a fim de registrar com qualidade os momentos escolhidos. Alguns dos tópicos abordados no programa:

  • Câmeras
  • Elementos da câmara: diafragma, obturador, fotômetro
  • Objetivas, filtros, cartão de memória,
  • Profundidade de campo
  • Técnicas de fotografia: posicionamento, treinar o olhar e ângulo de imagem
  • Conservação de equipamentos fotográficos

Entre os requisitos mínimos, está a idade mínima de 16 anos e possuir o ensino fundamental completo.

Quer descobrir onde estudar fotografia em Porto Alegre?

SESI

Centro Cultural SESIMINAS tem como objetivo principal fortalecer a cultura a partir da educação e a troca de conhecimento. Há mais de 10 anos, as Escolas de Cultura SESIMINAS convidam as pessoas a descobrir e, principalmente, aprofundar seus talentos. Na área de fotografia, oferece os cursos: Masterclass de Iluminação em Estúdio (25 horas), Cinema e vídeo profissional (244 horas), Fotografia Básica (72 horas) e Fotografia profissional (240 horas).

A partir de aulas teóricas e práticas, o curso de Fotografia Básica introduz as técnicas de construção e composição de imagens. Pelo curso, o aluno desperta seu olhar e adquire conhecimento para o manuseio do equipamento fotográfico e, a partir do seu aprendizado, iniciar sua atuação profissional.

A partir de aulas teóricas e práticas, o curso de Fotografia Profissional prepara o aluno para o mercado de trabalho. Pelo curso, o aluno se capacita para produzir material fotográfico de qualidade e consistência, produzindo imagens adequadas para qualquer atividade. Prepara o aluno também a colocar a fotografia como peça fundamental de comunicação das empresas. Formados, os alunos estarão aptos a gerenciar a própria carreira.

SESC MG

Oferece o curso de Iniciação à fotografia. Entre os tópicos abordados neste curso livre oferecido pelo SESC, estão: vivências e experimentações com câmeras de visualização; exercícios práticos e dinâmicos, aguçando o olhar; abordagem histórica dos diferentes suportes e processos fotográficos; experimentações fotográficas com Pinhole, Câmeras Analógicas, Câmeras Digitais, Celulares e Tablets.

Cursos de fotografia em instituições de ensino superior

Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.

Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!

Em Belo Horizonte há opções de cursos de extensão, livres, e tecnólogos de fotografia em diferentes instituições de ensino superior.

A modalidade de superior tecnólogo é voltada para as técnicas da imagem. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

Onde estudar fotografia em BH? Aprenda sobre a regra dos terços!

Confira as instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte que oferecem cursos de fotografia:

  • Centro Universitário Una: oferece curso de Pós-Graduação em Fotografia: Técnica Linguagem e Mídia.
  • Escola de Belas Artes (UFMG): o Centro de Extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais oferece, através da FUNDEP, uma série de cursos de extensão abertas ao público em geral.
  • Escola Guignard (UEMG): o Centro de Extensão da Escola Guignard, unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais, oferece cursos livres com a duração de um semestre (60h). A oferta de cursos pode variar a cada semestre. Atualmente são ofertados os cursos de Introdução à Fotografia e o curso avançado Luz e Composição.
  • UniBH: o Centro Universitário de Belo Horizonte oferece curso superior de tecnólogo com duração de 2 anos.
  • Universidade FUMEC: a Universidade oferece Curso Superior de Tecnologia em Fotografia com duração de 2 anos.

Já sabe onde encontrar um curso de fotografia no Rio de Janeiro?

Escolas particulares de fotografia

Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.

Mora no Recife e deseja fazer um curso de fotografia?

Vamos citar algumas escolas de referência em Belo Horizonte. Fica a seu critério escolher o curso de fotografia mais adequado aos seus objetivos!

  • Escola Metrópole: Escola Metrólole oferece curso completo de fotografia com duração de 330 horas, além de uma série de outros cursos livres de especialização. É possível também fazer um curso básico, de curta duração.
  • Espaço 422: fundada pelo fotógrafo de moda Bruno Correa, a escola oferece diversos cursos.
  • Espaço de Cultura e Arte – ECA: oferece curso de curta duração de Fotografia Autoral. O curso é permeado por livros, filmes e poemas. Propõe a criação e experimentação fotográfica. A turma é pequenina, convidativa para um espaço cordial e harmonioso.
  • Studio Image: oferece curso profissionalizante em módulos e outros cursos livres de especialização.
  • Escola de Imagem: A Escola de Imagem foi idealizada pelo fotógrafo de casamento e família Vinícius Matos, formado em Administração e especializado em Marketing e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais na área de fotografia de Casamento. A escola oferece a modalidade de curso completo com duração de um ano e cursos livres, como: Newborn, Fotografia Infantis – Aniversário e Batizado, Flash Externo, Iniciantes, Luz e Composição, Photoshop e Lightroom.
  • Studio3 & Sesiminas: em parceria com o Sesiminas, a escola Studio 3 oferece curso profissionalizante de longa duração e também cursos de curta duração.
  • Viva! Fotografias Criativas: promove aulas particulares ministradas (ou em turmas reduzidas) por Verônica Martins. Oferece também aulas de pós-produção em nível intermediário.

Faça aulas particulares a distância de fotografia. E se você fizer um curso online de fotografia? As vantagens são muitas: no valor da hora aula, na flexibilidade de horários e no conforto de evitar deslocamentos. Pense nessa possibilidade!

Que tal saber onde fazer cursos de fotografia em Brasília?

Encontre um professor particular no Superprof

No Superprof, muitos professores particulares estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos a alunos de todos os níveis.

Preço médio: 65 reais
Preço mais baixo: 30 reais
Maior preço: 200 reais

Saiba que também é possível encontrar um professor em um campo mais específico de fotografia (fotografia animal, fotografia de moda, retrato, culinária) para atender a uma necessidade mais específica. Por exemplo, um curso de fotografia analógica é um pouco mais barato: a hora sai 50 reais em média.

Aproveite, a grande maioria dos professores costuma oferecer o primeiro curso gratuitamente!

Outra opção é fazer cursos online de fotografia. Muitos professores do Superprof disponibilizam aulas via webcam. Confira alguns dos muitos benefícios das aulas de fotos online:

  • Atmosfera amigável e mais descontraída do que na escola,
  • Bate-papo instantâneo com o professor,
  • Em geral preços mais baixos,
  • Horários facilitados e mais flexíveis,
  • Economia de tempo (não precisa de deslocamento),
  • Possibilidade de contratar professores em todo o Brasil,
  • Mais especialidades de fotografia disponíveis.

O curso de fotografia online pode ser realizado em pequenos grupos, bem como em aulas individuais: trata-se de encontrar a plataforma certa para conversar. O primeiro passo é escolher a especialidade do curso (foto retrato, foto de casamento (social), fotografia de culinária, fotojornalismo, foto de paisagem …). Dessa maneira, você pode comparar os preços de acordo com os professores.

Encontre também cursos de fotografia em São Paulo.

Em síntese:

  • na capital mineira existem muitas possibilidades para aqueles que procuram por aulas de fotografia!
  • Para amadores e profissionais, BH é uma cidade que apresenta ofertas de qualidade de cursos específicos de fotografia, nas mais diversas áreas.
  • Saiba que também é possível fazer aulas particulares em plataformas especializadas como o Superprof. Esse método, embora um pouco mais caro, tem a vantagem de disponibilizar cursos mais personalizados. Você pode fazer aulas via webcam, que têm muitas vantagens.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar