Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital gaúcha?

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Curso de fotografia em Porto Alegre: onde estudar?

“A imagem não pode ser aprendida, ela deve ser sentida. As regras elementares podem ser entendidas em alguns momentos, mas é sobretudo uma questão de olhar.”Raymond Cauchetier

Como outras grandes cidades, Porto Alegre está repleta de recursos e possibilidades para os amantes de fotografia que desejam aprender o básico ou aprimorar seus conhecimentos técnicos.

De aulas particulares a universidades e escolas, aulas individuais ou em grupo; do domínio de aspectos técnicos até a possibilidade de fazer uma formação livre sobre iluminação de estúdio ou tratamento de imagens… O Superprof está aqui para lhe dar todas as dicas!

Cursos de fotografia acessíveis em Porto Alegre

Onde aprender fotografia em Porto Alegre? Fotografia digital: hoje em dia a maioria das pessoas utiliza sua câmera de smartphone todos os dias.

SENAC RS

O sistema oferece uma boa diversidade de cursos na área da fotografia e artes visuais. Confira alguns:

  • Adobe Photoshop Lightroom – 40H
  • Curso de Extensão: Fotografia Digital Avançada – 20H
  • Fotografia Digital – 48H
  • Fotografia Digital – 42H
  • Fotografia Digital – Básico – 48H
  • Fotografia Digital Avançada – 48H
  • Fotografia Digital com Photoshop – 60H
  • Fotografia Digital e Tratamento de Imagem – 20H
  • Fotógrafo Profissional Digital – 252H
  • Iluminação Básica na Fotografia – 4H
  • Lightroom – 36H

Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 15 anos e Ensino Fundamental II incompleto.

Quer descobrir onde estudar fotografia em Belo Horizonte?

SESC RS

Algumas unidades do SESC no Rio Grande do Sul oferecem uma série de atividades para quem gosta de fotografia: as atividades costumam mesclar bate-papos, oficinas prática, palestras com dicas para quem quer ser fotógrafo profissional. As atividades são gratuitas. Para conferir a programação verifique no site do SESC.

Cursos de fotografia em instituições de ensino superior

Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.

Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!

Em Porto Alegre há opções de cursos de extensão, livres, e tecnólogos de fotografia em diferentes instituições de ensino superior.

A modalidade de superior tecnólogo é voltada para as técnicas da imagem. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

Onde estudar foto em POA? Não há idade para aprender a fotografar. Se você deseja se tornar um fotógrafo profissional em Porto Alegre, existem muitas opções de formação e de cursos – livres, de curta a longa duração ou específicos. Escolha o seu!

Confira as instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul que oferecem cursos de fotografia:

  • Núcleo de fotografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: oferece vários cursos de extensão em fotografia. O programa tem como objetivo desenvolver através da extensão universitária, trabalhos de criatividade e aprimoramento da percepção visual específica, com a utilização da fotografia como suporte de idéias e produtos gráfico-visuais. Estas atividades estão permanentemente abertas tanto para acadêmicos, quanto aos diversos públicos da comunidade em geral. As atividades programadas enfatizam o ato de fotografar e os processos posteriores, em diversos estágios, do nível básico (primeiras noções), ao especializado, incluindo técnicas de fotoacabamento, oficinas de laboratório, fotografia digital, micro e macro fotografia, processos gráficos da imagem, pesquisa e ensaios experimentais, entre outros. Os cursos foram planejados num programa modular, podendo interessados participar de um o mais módulos, em série ou intercalados, uma vez que a proposta é de repeti-los anualmente. As oficinas, com duração média de oito (08) horas-aula, são realizadas objetivando o aprimoramento técnico do processamento fotográfico preto-e-branco em laboratório/atelier de fotoacabamento, a partir da aplicação dos resultados de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Fotografia da FABICO-UFRGS. Para as oficinas e alguns cursos modulares ao candidatos deverão apresentar portfólio e participar de uma entrevista.
  • Centro Universitário Da Serra Gaúcha: oferece o curso superior de tecnologia em fotografia em 4 semestres.
  • Centro Universitário Fadergs: curso superior de tecnologia em fotografia. 75% das disciplinas são de cunho prático.
  • Universidade De Caxias Do Sul: oferece cursos de extensão em fotografia básica e o curso superior de tecnologia em fotografia.
  • Universidade De Santa Cruz Do Sul: oferece cursos de extensão em fotografia básica e o curso superior de tecnologia em fotografia.
  • Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos: oferece curso de graduação em fotografia (tecnólogo) e cursos de extensão como Food Desigh e Introdução à fotografia.
  • Universidade Do Vale Do Taquari: oferece curso de graduação em fotografia (tecnólogo) e cursos de extensão como Fotografia Digital – Módulo Básico
  • Universidade Feevale: oferece curso de graduação em fotografia (tecnólogo) e cursos de extensão como Fotografia de viagem e Fotografia dos níveis básico ao avançado.
  • Universidade Luterana Do Brasil: já promoveu o curso Fotografia de Rua: um registro fotográfico do cotidiano da cidade

Já sabe onde encontrar um curso de fotografia no Rio de Janeiro?

Escolas particulares de fotografia

Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.

Mora no Recife e deseja fazer um curso de fotografia?

Vamos citar algumas escolas de referência em Porto Alegre. Fica a seu critério escolher o curso de fotografia mais adequado aos seus objetivos!

Escola Câmera Viajante

Mais de 10.000 apaixonados pela fotografia já passaram por seus cursos, workshops e viagens, tanto fotógrafos amadores e avançados, como profissionais. Vários desses alunos se destacaram em concursos de fotografia nacional e internacional, assim como em cases de sucesso profissional.

Há o curso de fotografia profissional (duração de 1 ano), além de cursos fundamentais, cursos específicos (estúdio fotográfico, foto produto, foto viagem, flash remoto, foto imobiliária, fotojornalismo, fotodocumental, fotografia sensual, retratos…), cursos voltados à fotografia e cinema, cursos de fotografia artística e cursos de edição.

Confira algumas atividades promovidas pela escola:

  • Turismo Fotográfico, o prazer em fotografar, são os momentos em que alunos e fotógrafos, amantes da fotografia, podem praticar com tranquilidade e segurança a sua paixão pela fotografia em viagens nacionais e internacionais.
  • Foto A Gosto, encontros sobre fotografia, cinema e artes plásticas, são oportunidades de compartilhar um tema através de palestras e relatos de experiências profissionais e artísticas. Sempre no mês de agosto, nas comemorações internacionais da Fotografia.
  • Cine Marabá: exibição de filmes selecionados com debate e comentários de professores e convidados.

Escola de Fotógrafos

A Escola de Fotógrafos existe para compartilhar o conhecimento e elevar o nível da fotografia no Rio Grande do Sul – estado sede da escola.

A maioria dos cursos são dedicados aos profissionais que vivem desta arte e que necessitam de resultados de extrema excelência. Formada pelos fotógrafos Allan Elly, Lucas Cavalheiro e Cristian Derois, tem como missão ensinar a fotografia e vídeo de uma forma diferente e transparente, sem “esconder o jogo”, com uma didática de fácil entendimento e com conteúdo rico em informações úteis para sua vida e carreira.

Possui cursos de Lightroom, Photoshop, Flash e Strobist, Ensaio Sensual, Ensaio externo na prática, Curso básico de fotografia, além de cursos online de fotografia.

Fluxo – Escola de Fotografia Expandida

A Fluxo é uma escola de fotografia e audiovisual que propõe a seus alunos um ensino fundamentado em experiências visuais. A escola utiliza recursos de diferentes linguagens artísticas a fim de surpreender o aluno, exigindo dele um estado de atenção e sensibilidade permanente, tidas como características centrais de um fotógrafo e de um cineasta. Busca facilitar o encontro com a autoralidade – tanto individual quanto coletiva, com a intenção de despertar processos criativos em fotografia e audiovisual.

A escola aborda diferentes linguagens fotográficas e visuais, transitando do clássico ao contemporâneo. Além de fornecer o embasamento técnico necessário para que o aluno tenha controle sobre o resultado esperado, na Fluxo os cursos são orientados para o encontro de uma linguagem visual própria.

Confira os cursos de fotografia disponíveis:

  • Oficina de retrato,
  • Edição audiovisual,
  • Direito autoral – teoria e prática no audiovisual e na fotografia,
  • Sound design – desenho de som em projetos audiovisuais,
  • Fotografia e arquitetura – imagem e composição,
  • Projetos culturais,
  • Fotografia de produto – teoria e prática de still life photography,
  • Série de tv – teoria, escrita, criativa e mercado,
  • Roteiro cinematográfico,
  • Curso GoPro,
  • Fotografia e moda – perspectivas em construção e produção de imagem,
  • Curso básico de fotografia,
  • Lightroom e revelação de arquivos RAW,
  • Flash TTL,
  • Linguagem cinematográfica,
  • Cinematografia – jogos de luzes e sombras na direção da fotografia,
  • Laboratório analógico em P&B,
  • Avante – fotografia intermediária,
  • Recording – introdução ao saber cinematográfico,
  • Direção cinematográfica,
  • Hand-colouring – fotografia colorizada,
  • A fotografia no limite da fotografia.

Faça aulas particulares a distância de fotografia. E se você fizer um curso online de fotografia? As vantagens são muitas: no valor da hora aula, na flexibilidade de horários e no conforto de evitar deslocamentos. Pense nessa possibilidade!

Que tal saber onde fazer cursos de fotografia em Brasília?

Encontre um professor particular no Superprof

No Superprof, muitos professores particulares estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos a alunos de todos os níveis.

Preço médio: 46 reais

Saiba que também é possível encontrar um professor em um campo mais específico de fotografia (fotografia animal, fotografia de moda, retrato, culinária) para atender a uma necessidade mais específica.

Aproveite, a grande maioria dos professores costuma oferecer o primeiro curso gratuitamente!

Outra opção é fazer cursos online de fotografia. Muitos professores do Superprof disponibilizam aulas via webcam. Confira alguns dos muitos benefícios das aulas de fotos online:

  • Atmosfera amigável e mais descontraída do que na escola,
  • Bate-papo instantâneo com o professor,
  • Em geral preços mais baixos,
  • Horários facilitados e mais flexíveis,
  • Economia de tempo (não precisa de deslocamento),
  • Possibilidade de contratar professores em todo o Brasil,
  • Mais especialidades de fotografia disponíveis.

O curso de fotografia online pode ser realizado em pequenos grupos, bem como em aulas individuais: trata-se de encontrar a plataforma certa para conversar. O primeiro passo é escolher a especialidade do curso (foto retrato, foto de casamento (social), fotografia de culinária, fotojornalismo, foto de paisagem …). Dessa maneira, você pode comparar os preços de acordo com os professores.

Encontre também cursos de fotografia em São Paulo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar