Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital pernambucana?

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Curso de fotografia no Recife: onde estudar?

Capital cultural do Nordeste, situada entre ilhas, penínsulas, corais e manguezais, Recife é o cenário perfeito para fotógrafos.

E não podemos esquecer que ali a paisagem urbana e humana é riquíssima!

Com essa diversidade natural e social, a capital pernambucana oferece opções de assuntos a serem fotografados para amadores e profissionais. E isso é bom porque nem todos temos as mesmas expectativas ou os mesmos objetivos em termos de fotografia.

Enquanto algumas pessoas veem essa arte como um simples passatempo e estão curiosas para fazer um curso de fotografia para melhorar suas fotos de viagens ou simplesmente aprender os conceitos básicos de fotografia, outras de nível intermediário ou avançado procuram melhorar e progredir em pontos específicos, como o balanço de branco, a foto de paisagem, a longa exposição, edição e tratamento ou o retrato em estúdio.

Quando alguns a veem como um hobby, outros a veem como um possível caminho de carreira.

Afinal, por que não combinar negócios e prazer? Já dizia Confúcio: “Escolha um trabalho que você gosta e você não terá que trabalhar um único dia de sua vida”…

Para aqueles que querem se engajar profissionalmente na fotografia, existem cursos de longa duração e até um dos poucos bacharelados de fotografia existentes no país!

Para as suas moradias!

Faça um bacharelado em fotografia

Onde estudar foto no recife? A Faculdade Barros Melo, de Olinda é uma das poucas instituições de ensino superior do país a formar bacharéis em fotografia.

Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.

Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!

Em todo caso, não importa em qual segmento você deseja atuar, há opções de curso de qualidade em fotografia pelo Brasil afora. Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação, e uma delas está do lado de Recife, em Olinda.

As Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso) oferecem o curso, que tem uma duração de 7 semestres.

Segundo a Instituição, o bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo é o primeiro da área no Norte/Nordeste e o segundo no Brasil. O estudante tem uma formação mais completa no que diz respeito aos usos dos dispositivos da câmera e às técnicas de estúdio, iluminação, laboratório e controle de luz.

A interdisciplinaridade do curso alcança todas as ramificações da fotografia, como moda, arquitetura, industrial e documental. O resultado do trabalho da Barros Melo pode ser conferido nos inúmeros prêmios que a instituição e os alunos ganharam até agora: primeiro lugar no concurso do Catálogo de Fotografias da Fundarpe 2007, segundo lugar no Prêmio Nordeste Vigilância de Fotografia em Cultura Popular. Além de primeiro lugar e menção honrosa na categoria Fotografia Jornalística – Categoria Estudante no Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008. Alguns trabalhos também foram publicados em livros, é o caso dos alunos Renato Spencer, Guga Matos, Cláudia Jacobovitz, Osmário Marques e Vinícius Meirelles, que foram selecionados pela comissão de fotografia da Prefeitura do Recife para expor no livro Linguagens 2008, coletânea de fotógrafos pernambucanos em destaque.

As atividades de sala de aula ganham uma grande repercussão, como a exposição Cor à Pele e a Crepúculo da Vida. Estas tiveram um resultado tão positivo na faculdade que foram abertas à visitação pública na Galeria Janete da Costa e no Memorial da Medicina de Pernambuco.

Para realizar tais atividades, o estudante da faculdade dispõe de laboratório de revelação em preto e branco com capacidade para até trinta alunos, um estúdio de fotografia publicitária e arrojados laboratórios de tratamento de imagem. A biblioteca da instituição oferece um importante acervo de livros de fotografia e catálogos de exposição para consulta do aluno. A faculdade também disponibiliza, sem custo adicional, câmeras analógicas e digitais profissionais, além de tripés, lentes e todos os equipamentos necessários para os alunos produzirem suas imagens.

Cursos de fotografia em instituições de ensino superior

Em Recife há opções de cursos de extensão, livres, e tecnólogos de fotografia em diferentes instituições de ensino superior.

A modalidade de superior tecnólogo é voltada para as técnicas da imagem. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

Confira as instituições de Ensino Superior do Pernambuco que oferecem cursos de fotografia:

Já sabe onde encontrar um curso de fotografia no Rio de Janeiro?

Onde estudar foto na manguetown? Que tal ousar e se especializar em macrofotografia no Recife?

Escolas particulares de fotografia

Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.

Mora em Belo Horizonte e deseja fazer um curso de fotografia?

Vamos citar algumas escolas de referência em Recife. Fica a seu critério escolher o curso de fotografia mais adequado aos seus objetivos!

Escola Pernambucana de Fotografia

Instituto Candela

Com uma proposta inovadora e artística a escola abriu suas portas em 2011 e se autodefine como “um lugar de fotografia”. Abaixo, o descritivo de alguns cursos segundo o próprio Instituto:

TUAREG BLUE (introdução à fotografia):  Os Tuaregues são um povo seminômade originário do Norte da África e não há registros que marquem um começo para ele. Navegaram, navegam e navegarão pelo Saara, deserto-mar. Eles fazem da areia horizonte e do céu, o mapa e proteção. Podemos chamá-los também de, simplesmente, Homens Livres. Tão livres que carregam consigo pedaços do céu envolvendo suas cabeça.

Aparecem aqui e ali… Em cidades, em mesquitas…  E, agora, aqui, como inspiração para nosso curso de Introdução à fotografia. Ele ainda é o começo de uma jornada na fotografia. Tem técnica, estética, mas tem conexão e cafezinho quente. É um curso com uma proposta de aprendizagem, e não de ensino, que objetiva organização e construção de conhecimento e habilidades e, por que não, autotransformação, mudança de valores, padrões. Coloque seu lenço azul e vamos navegar. Livres.

ZEITGEIST (desenvolvimento, entendimento e narrativas fotográficas): Zeitgeist é a palavra alemã para espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. É o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período. E, nós, ora construtores de imagens, e sempre leitores delas, estamos inseridos nesse espaço/tempo. O curso é um processo de apropriação.Apropriação da imagem enquanto conceito e transmissora de mensagens. Da ideia de símbolos, seus entendimentos específicos e gerais. De você mesmo, como autor presente de modo consciente e proposital na obra. De aspectos técnicos de composição e luz colaborando pra dizer aquilo que você quer.

As primeiras luzes a um “olho cego” que passa a ver, podem incomodar, mas nada se compara a ver o mundo a sua frente. O Zeitgeist te mostra as velas que já estavam ali, queimando…. acende novas luzes. Te propõe a estar vivo para as coisas e, assim, estar vivo também para tua fotografia. 

SENAC PE

Oferece diversos cursos sobre fotografia, com várias especialidades, como o curso aberto Fotografia de Gastronomia, o curso de qualificação profissional de Fotógrafo, o programa socioprofissional de Fotografia Básica para Câmeras Compactas e os cursos de aperfeiçoamento de Flash Fotográfico Eletrônico e Iluminação em Estúdio Fotográfico.

Para participar, é preciso ter 16 anos completos e o Ensino Fundamental Completo.

Quer descobrir onde estudar fotografia em Porto Alegre?

Faça aulas particulares a distância de fotografia. E se você fizer um curso online de fotografia? As vantagens são muitas: no valor da hora aula, na flexibilidade de horários e no conforto de evitar deslocamentos. Pense nessa possibilidade!

Que tal saber onde fazer cursos de fotografia em Brasília?

Encontre um professor particular no Superprof

No Superprof, muitos professores particulares estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos a alunos de todos os níveis.

Preço médio: 45 reais

Saiba que também é possível encontrar um professor em um campo mais específico de fotografia (fotografia animal, fotografia de moda, retrato, culinária) para atender a uma necessidade mais específica.

Aproveite, a grande maioria dos professores costuma oferecer o primeiro curso gratuitamente!

Outra opção é fazer cursos online de fotografia. Muitos professores do Superprof disponibilizam aulas via webcam. Confira alguns dos muitos benefícios das aulas de fotos online:

  • Atmosfera amigável e mais descontraída do que na escola,
  • Bate-papo instantâneo com o professor,
  • Em geral preços mais baixos,
  • Horários facilitados e mais flexíveis,
  • Economia de tempo (não precisa de deslocamento),
  • Possibilidade de contratar professores em todo o Brasil,
  • Mais especialidades de fotografia disponíveis.

O curso de fotografia online pode ser realizado em pequenos grupos, bem como em aulas individuais: trata-se de encontrar a plataforma certa para conversar. O primeiro passo é escolher a especialidade do curso (foto retrato, foto de casamento (social), fotografia de culinária, fotojornalismo, foto de paisagem …). Dessa maneira, você pode comparar os preços de acordo com os professores.

Encontre também cursos de fotografia em São Paulo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar