"No ringue, há um árbitro para parar a luta se um lutador corre o risco de ser ferido demais. O boxe não tem nada a ver com a guerra e suas metralhadoras, bazucas, granadas e bombardeios." - Mohamed Ali

Se o boxe é um esporte de combate, também é uma atividade que se adapta à maioria dos níveis. Ao contrário das aparências, coloca a condição física como uma prática educacional igual às outras, que pode ser adequada para adultos e crianças. Tecnicamente falando, praticar boxe é como se matricular em uma academia para qualquer outro esporte.

Há muitas crianças que têm até mesmo uma indicação médica para a prática de determinado esporte, e treino de boxe pode ser uma boa opção. Mas praticar uma atividade esportiva em um clube de boxe não é a única maneira de aderir à luta... longe disso!

Alguns profissionais são jovens e não licenciados, mas como eles fazem isso? Como encontrar aulas de boxe educacionais? Onde as crianças podem praticar artes marciais? Se você está a procura de uma rápida visão geral das diferentes maneiras de encontrar aulas de boxe júnior, é só acompanhar abaixo! Vamos lá?

Encontre aulas de boxe para crianças

Os clubes de boxe são a solução fácil para todos aqueles que desejam dar a seus filhos os valores esportivos do boxe em um ambiente especializado. Um professor competente, praticantes de sua idade, um ringue de boxe que segue as mesmas regras e proporções de um original, enfim... todos os elementos que necessariamente dão mais confiança aos amadores.

Você pode matricular seu filho em uma associação especializada em boxe.

O boxe é uma disciplina bastante popular entre as crianças, por isso não é incomum vê-lo florescer em todo o Brasil. Muitos clubes se especializam nessa arte marcial ou incluem diferentes modalidades, como boxe inglês, tailandês, muay thai ou kickboxing.

Obviamente, o boxe para crianças é cada vez mais representado e está posicionado como uma solução bastante simples para combinar preparação física e rigor mental para uma criança. Observe que esse tipo de estabelecimento geralmente exige o pagamento de uma taxa de matrícula, além das lições para poder praticar boxe.

Entre autodefesa e cardio, nada como uma pequena aula de boxe por semana para melhorar as condições de saúde e bem estar como um todo!

Encontre aulas de boxe para crianças em associações

Embora seja mais raro, o boxe infantil também pode ser encontrado em associações esportivas e/ou associações dedicadas ao boxe, ou ainda na subprefeitura da sua cidade. Se as associações excluem a taxa de matrícula, solicitam uma contribuição financeira, que corresponde ao registro. Seu valor pode até variar um pouco, mas sempre será menor se comparado a um clube.

Porque sim, o setor associativo é muito mais barato que um estabelecimento mais oficial. Além disso, as lições são frequentemente recebidas com mais liberdade (mas não menos qualidade!), o que é sempre apreciado pelas crianças. Tenha cuidado, no entanto, para verificar a formação dos professores de boxe, afinal nunca se sabe!

Porque uma criança é um aluno especial e um público como nenhum outro, cujos desejos e necessidades são diferentes dos adultos!

Encontre aulas de boxe para crianças on-line

Não tem tempo para se deslocar e levar seu filho ao treinamento de boxe? Não consegue acompanhar o seu filho no horário das aulas dos estabelecimentos próximos à vocês? Não há um clube ou associação perto de você? Tudo isso não é mais um problema com o surgimento de novas tecnologias!

A tecnologia permitiu que muitas pessoas vissem suas vidas mais fáceis. E não só o dia a dia, mas também sua saúde, em particular graças à democratização das atividades esportivas e aos cursos on-line! Assim como acontece na plataforma Superprof, os professores podem, portanto, ministrar suas aulas remotamente ou simplesmente ir até a  casa do aluno.

Assim, não há mais desculpas para o seu filho não ir às aulas de boxe, já que é o boxe que irá até ele. Basta ter luvas e mais alguns acessórios em casa.

Esse tipo de curso é provavelmente o mais fácil de encontrar, seja no boxe amador ou adulto. Porque neste tipo de plataforma, absolutamente tudo está disponível, tudo é possível... é a força da internet transformando até a mesmo a maneira pela qual o seu filho se exercita!

Você pode providenciar luvas de boxe e fazer um treinamento online.

Nem sempre será necessário ter seu próprio equipamento, pois se o professor estiver acostumado a dar aulas particulares, ele terá um pequeno estoque de luvas de boxe e outros acessórios para crianças, para tudo correr bem bem.

Mas não se esqueça: não deixe seu filho usar um protetor bucal que não seja dele, há certos itens de uso pessoal que não emprestamos, afinal higiene acima de tudo!

Encontre aulas de boxe no boca a boca para crianças

Para os mais relutantes, mas também para aqueles cuja vida social na vizinhança é importante, o boca a boca ainda é uma técnica popular para encontrar aulas de boxe, especialmente para crianças. E quando se fala em boca a boca, permanecem duas técnicas:

  • O professor espalha para sua família e amigos que deseja dar aulas particulares;
  • Ele anuncia seus serviços na internet e até mesmo nos veículos do seu bairro ou condomínio.

São tantas soluções que, se podem parecer obsoletas para nós no momento das novas tecnologias, ainda provam o seu valor em alguns aspectos. Além disso, na maioria das vezes, o professor encontrado pelo boca a boca costuma ser alguém bastante conhecido, pelo menos pela pessoa que o aconselhou.

Uma marca de confiança, portanto, que permite que a criança se sinta potencialmente melhor do que com um estranho como monitor. Porque sim, o boxe, como todos os esportes e todas as artes marciais, é uma atividade de confiança, onde os treinadores são uma figura central.

Então vamos lá: pergunte aos seus círculos se alguém conhece algum bom professor de boxe, de preferência especializado em infantil.

Encontre aulas de boxe para crianças na escola

Sim, pode parecer um pouco incongruente mas, no entanto, a escola pode ser o lugar certo para o boxe amador educacional, formando assim os futuros campeões mundiais! Mas antes de se deixar levar, vamos esclarecer um pouco sobre tudo isso.

De fato, em certos estabelecimentos de ensino, seja uma faculdade, uma escola secundária ou mesmo uma escola primária, as atividades esportivas às vezes são um pouco fora do comum. O boxe pode ser totalmente parte desse tipo de abordagem, que os pais devem tomar o cuidado de conversar com os professores.

Porque o que poderia ser melhor do que aprender boxe com seus colegas de classe? Podem ser organizados workshops, de modo a unir um grupo e fortalecer a coesão da equipe. Porque sim, os valores do boxe também são os de respeito e coletividade!

Portanto, será entendido que, como o boxe para crianças ainda não está democratizado em todos os lugares, os pais têm um importante papel de apoio nesse processo esportivo. Eles também podem se posicionar como protagonistas e desenvolver sua profunda convicção a serviço do esporte e da atividade escolar.

Há várias formas de preparar o seu filho para o sucesso no ringue.

Basta um ginásio, alguns pares de luvas e pronto! Ou muitas vezes nem isso tudo!

Encontre aulas de boxe para crianças graças ao lazer

Durante as férias escolares, muitos pais levam seus filhos a certos centros recreativos. Este dispositivo é uma boa maneira de ocupar sua prole, enquanto continua trabalhando ao seu lado. E o centro arejado é o lugar por excelência para atividades esportivas.

Entre essas atividades esportivas, é possível que o boxe esteja incluído. Uma maneira inteligente para integrar seu filho no boxe, sem comprometer-se por um ano com o modelo do clube de boxe. Se não for esse o caso, como na escola, não hesite em apresentar a ideia de antemão, para que esta se dirija aos organizadores.

E, quem sabe, ao promover corretamente os benefícios do boxe educacional, talvez o mais novo seja capaz de aprender a preparação física dessa arte marcial!

O fato é que a prática do boxe para crianças, se ainda não é facilmente acessível a todos, representa um desafio para quem deseja praticá-lo. Mas tenha certeza, existem diferentes maneiras de começar a inserir seu filho nesse universo, entre a construção muscular e os esportes de combate.

Nos clubes, nas associações, via boca a boca ou online, os professores de boxe educacional estão florescendo gradualmente em todo o Brasil. No entanto, se o seu local de residência estiver muito longe dele, por que não oferecer esse esporte na escola ou mesmo em um centro ao ar livre? Ou mesmo em contratar um professor particular para ministrar aulas em sua casa?

Lembre-se de que, muitas vezes a iniciativa dos pais é necessária para apresentar os filhos a áreas que eles nem imaginavam que poderiam conhecer. Se perceber que o seu filho tem interesse e potencial para a prática do boxe, você pode ser o primeiro a incentivá-lo a ir em frente. Não o compare com os colegas que praticam outros esportes e nem menospreze a sua vontade.

O seu filho pode ser um sucesso no boxe se você acreditar nele e ajudá-lo a vencer.

Se um boxeador profissional ou mesmo um professor de boxe nascer, pode ser graças a você! Não desperdice essa verdadeira oportunidade.

Precisando de um professor de Boxe ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!