Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de mandarim na capital Paulista

De Glicia, publicado dia 24/10/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Onde estudar chinês em São Paulo?

Aprender uma nova língua é, sem dúvida alguma, um passo muito importante em nossas vidas, seja para o crescimento pessoal ou profissional. No entanto, escolher qual idioma estudar nem sempre é uma tarefa fácil.

A maioria das pessoas busca aprender inglês, o que é uma excelente iniciativa tendo em vista que o idioma de Shakespeare é um dos mais falados no mundo, além de ser uma língua universal.

Mas no mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, falar apenas uma língua estrangeira já não é mais suficiente. Algumas empresas contratam apenas pessoas que além do inglês, conheçam muito bem algum outro idioma.

E é aí que surge a dúvida: qual idioma escolher?

E se nós te dissemos que apostar no mandarim é a melhor opção? Você deve estar se perguntando porque você deveria aprender chinês e não espanhol, francês, alemão… o que essa língua tem de tão especial?

A China é hoje uma das maiores potências mundiais e a tendência é que o país chegue ao mesmo nível dos Estados Unidos em alguns anos. Começar a estudar mandarim hoje é pensar a longo prazo e ter a ambição de seguir rotas alternativas futuramente.

Alguns segmentos de mercado já buscam pessoas que dominam a língua chinesa, portanto quem aprender o idioma agora estará criando novas possibilidades e expandindo as oportunidades profissionais.

Mas, como saber se chinês é para mim?

Simples! Se você é daquelas pessoas que pensam fora da caixa e sabem que diferenciar-se dos demais é também aumentar as oportunidades, ou se você é apaixonado pela cultura chinesa e deseja conhecê-la profundamente, com certeza você deveria estudar mandarim.

Na capital paulista encontra-se a maior comunidade asiática fora do continente. As oportunidades para aprender o idioma de Confúcio são muitas em SP: escolas de idioma, associações, aulas particulares, entre outras.

Neste artigo vamos apresentar algumas curiosidades sobre o chinês e indicaremos alguns estabelecimentos onde você pode fazer aulas de chinês. Vale a pena conferir as nossas dicas para aprender mandarim em São Paulo!

A comunidade chinesa em São Paulo

A comunidade chinesa em São Paulo, incluindo os nascidos na China e seus descendentes, é estimada em aproximadamente 200 mil pessoas.

Houve diferentes ondas migratórias de chineses para o Brasil e os primeiros que vieram para cá chegaram à capital paulista em 1900. Eram em número reduzido (107 pessoas) e foram encaminhados para trabalhar na agricultura.

as tradições e costumes chineses no Brasil Os primeiros imigrantes chineses chegaram à capital paulista em 1900.

Durante as décadas de 1960 e 1970 houve um grande fluxo migratório de chineses que viajaram para o Brasil  em busca de melhores condições de vida. Os recém-chegados tinham geralmente menos formação educacional e estabeleceram-se, principalmente, no ramo dos negócios, com pequenos comércios e restaurantes.

Hoje em dia vemos uma nova onda migratória, impulsionada pelo crescimento do investimento da China no Brasil e das relações comerciais entre os dois países.

Entretanto, diferentemente dos primeiros, o novos imigrantes chineses são pessoas com alto grau de formação acadêmica, poliglotas e totalmente adaptados ao modo de vida ocidental. Eles vêm ao Brasil para ocupar cargos importantes em grandes empresas e já não vivem mais fechados nas comunidades asiáticas da Liberdade.

Em São Paulo, o bairro Liberdade é conhecido como reduto japonês, entretanto a comunidade chinesa tem uma presença forte e marcante por lá. Tanto é que, a famosa festa do Ano Novo Chinês é comemorada no bairro e é considerada uma das maiores fora da China.

A comunidade chinesa soube se integrar muito bem à cultura brasileira sem perder suas tradições e costumes. Adeptos da religião budista, os chineses costumam frequentar templos e fazer retiros de meditação. O Templo Zu Lai, localizado em Cotia, pequeno distrito da região metropolitana de São Paulo, é o maior templo budista da América Latina.

Funcionando há catorze anos, o templo é administrado por nove monjas, todas de origem asiática. O espaço oferece cursos de kung-fu, tai chi chuan e, para aqueles que  desejam se iniciar no budismo, uma grande variedade de eventos e retiros, além de grupos de estudo dos preceitos budistas.

Para quem gosta da culinária chinesa, SP é o lugar ideal para comer pratos típicos em bons restaurantes, como Rong He, no bairro Liberdade – onde geralmente tem uma fila de espera gigantesca na porta. O restaurante ficou famoso pelas massas artesanais, feitas na hora pelos próprios funcionários.

Por que você deveria aprender mandarim?

Primeiramente, porque é a língua mais falada no mundo. Mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo usam o mandarim para se comunicar. Mesmo que a maior parte dos falantes estejam na China, como citamos anteriormente, o país é hoje uma das maiores potências mundiais.

o chinês é a língua do futuro! Existem inúmeras razões para você aprender mandarim! Uma delas é a possibilidade de conhecer melhor a cultura chinesa.

Uma razão a mais para aprender chinês e ter o domínio desse idioma que com certeza abrirá muitas oportunidades de interação, novas descobertas, sem falar das oportunidades profissionais.

A China e o Brasil possuem boas relações diplomáticas e comerciais e muitas empresas chinesas abriram filiais no território brasileiro. Fato é que, poucos brasileiros dominam o chinês, portanto falar o idioma fará certamente toda a diferença quando você candidatar para trabalhar em uma multinacional chinesa.

A China tornou-se uma economia forte e está em constante evolução e crescimento. Graças ao seu grande crescimento nos últimos 25 anos, a China já possui a segunda maior economia do mundo. Com um PIB que cresce em média 10% ao ano, o país desenvolveu-se de maneira surpreendente.

Se você leva em consideração seus  objetivos profissionais a médio e longo prazos na hora de escolher um idioma, você deve considerar o mandarim como uma opção. Falar essa língua te deixará um passo à frente de outros candidatos, pois as empresas que possuem relações comerciais com a China buscam pessoas atentas à movimentação da economia mundial e às necessidades das grandes corporações.

Não é novidade nenhuma que oferecer as competências que a empresa busca não apenas agrega valor ao seu currículo, como melhora seu posicionamento no mercado de trabalho.

Além de todas as questões profissionais, aprender mandarim será uma experiência cultural e linguística únicas! Através do aprendizado da língua chinesa você terá acesso à cultura e às tradições chinesas.

Estudar chinês em uma escola de idiomas

Em São Paulo há diversas opções para quem deseja aprender o idioma chinês, a começar pelas escolas de línguas espalhadas por toda a capital paulista.

Encontrar uma escola que ensine mandarim em SP não é muito complicado. Com o grande crescimento econômico da China, a demanda por cursos de chinês aumentou consideravelmente nos últimos anos. Nesses estabelecimentos é possível encontrar aulas de chinês para todos os públicos e níveis:

  • Nível iniciante: introdução à língua chinesa e apresentação do sistema fonético pinyinque permite transformar sons em sílabas com ajuda de um alfabeto romano que facilita o aprendizado dos brasileiros, familiarização com os caracteres chineses e conversação;
  • Nível intermediário: o objetivo é melhorar a pronúncia e saber identificar os diferentes tons do mandarim. Trabalha-se também a expansão do vocabulário, a gramática e a familiarização com a cultura tradicional chinesa (festivais, culinária, pintura, caligrafia, civilização, etc.),
  • Nível avançado: aperfeiçoamento dos conhecimentos em gramática e conversação, aulas de literatura chinesa antiga e moderna para aprofundar o conhecimento dos estudantes na civilização chinesa.

Dentre as melhores escolas de língua chinesa de SP estão o Instituto Confúcio e o Centro de Cultura e Língua Chinesa (Chinbra).

Instituto Confúcio de São Paulo

Uma parceria da Universidade Hubei, na China, com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o projeto oferece um dos mais completos cursos de língua e cultura chinesas do país.

escolas de mandarim em São Paulo Há muitas opções para quem deseja aprender chinês em SP.

Um dos principais objetivos do instituto é a divulgação da cultura e da história da China, assim como o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. Lá o aluno encontra aulas específicas para negócios, conversação e ainda, aulas voltadas para crianças.

A escola também concede bolsas de estudo a alunos que desejem passar até dois anos estudando na China. Todos os professores são nativos chineses, enviados pela Universidade Hubei, selecionados e recrutados pela matriz do Instituto Confúcio na China (Hanban), para garantir o mais elevado padrão de ensino.

Além dos cursos de chinês, o Instituto Confúcio  oferece também cursos em português sobre a história da arte da China e sobre o ambiente de negócios, para empresas interessadas em conhecer o ambiente cultural, legal, político, econômico e tributário para realização de negócios na China.

Endereço: R. Dom Luiz Lasagna, 400
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30
Telefone: (11) 2066-5950
Site: http://www.institutoconfucio.com.br

Centro de Cultura e Língua Chinesa (Chinbra)

O Chinbra foi fundado em 2003 e representa um dos maiores centros de língua chinesa no Brasil. Todos os professores são nativos, diplomados e já lecionaram nas melhores instituições de ensino superior, tanto no exterior quanto no Brasil.

A escola promete uma aprendizagem rápida do mandarim, utilizando uma abordagem mais voltada para a comunicação oral e para as situações reais da vida diária, além de utilizar o sistema pinyin – alfabeto romano que facilita o aprendizado dos brasileiros. 

Também é dada uma grande importância ao ensino da cultura e civilização chinesas, além de oferecer serviços de tradução, intérprete e assessoria empresarial para quem se interessa em conhecer o ambiente legal, político e econômico da China.

Endereço: Rua Domingos de Morais 770, Bl. 4 – Conj. 1
Horário de atendimento:
– Segunda a Quinta: das 9h às 20h30
– Sexta a Sábado: 9h às 16h30
Telefone: (11) 3675-6898 / 3672-5881
E-mail: chinbra@chinbra.com.br
Site: http://www.chinbra.com.br

Aulas particulares de chinês em São Paulo

Para aprender chinês, dominar corretamente as regras gramaticais, os diferentes tons e saber usar os milhares de caracteres do alfabeto mandarim, nada substitui um professor particular.

Como para aprender qualquer língua, o mandarim exige disciplina, dedicação e prática, muita prática. Por isso, aulas particulares de chinês são ideais para aprender ou mesmo aperfeiçoar seus conhecimentos.

estudar mandarim com professor a domicílio Aprenda sobre a língua e a cultura milenar da China com aulas particulares.

Um professor de chinês poderá preparar um curso totalmente personalizado, baseado no que você sabe e nos objetivos que você tem com relação ao aprendizado da língua. Seja para negócios, para uma viagem de férias ou pelo simples prazer de se aprofundar na cultura chinesa, um tutor saberá te ajudar e orientar.

Duas possibilidades se apresentam a você: as aulas presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar, basta ter uma boa conexão à internet! Você encontra ambas as opções no site do Superprof.

Ainda não conhece essa plataforma?

Se trata de uma das mais conhecidas plataformas especializadas em aulas particulares em diferentes disciplinas, inclusive cursos de chinês.

Basta acessar o site e fazer o seu cadastro como aluno, tudo muito simples e prático. Para encontrar um professor de chinês em São Paulo, coloque seu bairro na barra de pesquisa e pronto! Você terá acesso aos perfis de todos os professores próximos de você.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar