Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de mandarim na Cidade Maravilhosa

De Glicia, publicado dia 13/11/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Onde estudar chinês no Rio de Janeiro?

Você sabia que o termo “mandarim” tem duas definições? Ele pode tanto designar o idioma oficial da China e de Taiwan, assim como uma das quatro línguas oficiais de Singapura; quanto o conjunto de dialetos falados no norte e sudoeste da China.

A origem etimológica da palavra data do início do século XVII e nasceu das relações comerciais entre portugueses e chineses . Os comerciantes portugueses aportavam nas cidades chinesas em busca de chá, seda e outros artigos exóticos. Desde então, o idioma passou a ser chamado de mandarim pelos portugueses.

Mandarim é, portanto, o nome dado à principal variação da língua chinesa. Se trata do idioma oficial da China, aprendido por todos na escola, sendo proeminente principalmente nas regiões central, norte e sudoeste da China.

aprender chinês abre possibilidades profissionais O mandarim é falado por mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo!

Além da China, Taiwan, Hong Kong, Macau e Singapura também têm o mandarim como língua oficial.

A língua de Confúcio é tão fascinante quanto sua cultura. O chinês é uma língua complexa, que requer disciplina, dedicação e uma excelente memória. Nessa língua, existem mais de 60 mil símbolos (ideogramas)  dos quais cerca de 10 mil são utilizados atualmente.

Apesar de ser uma língua difícil de aprender, com a ascensão econômica da China nos últimos 25 anos, o mandarim se tornou um idioma muito em voga, especialmente no mundo dos negócios. Para se ter uma idéia, a China já possui hoje a segunda maior economia do mundo, possuindo um PIB que cresce em média 10% ao ano.

Uma ótima razão para aprender o idioma, não acha?

No Rio de Janeiro há diferentes opções para estudar chinês, desde escolas de idiomas até aulas particulares em domicílio ou por webcam.

Se você tem curiosidade em saber mais sobre a China e sua complexa língua, leia nosso artigo até o final e descubra todas as nossas dicas para aprender mandarim na Cidade Maravilhosa.

Entenda melhor a história da China e seu idioma

Antes de passarmos às nossas dicas de onde estudar chinês no Rio de Janeiro, vamos voltar alguns milênios no passado e tentar entender a história por trás da fascinante civilização chinesa!

A história da China é densa e bastante complicada. Diferentes dinastias passaram pelo que hoje é conhecido como o território chinês e cada uma delas influenciou na construção da identidade da civilização chinesa.

A cultura chinesa é milenar e seu povo já vivenciou centenas de acontecimentos. Junta-se  a isso a questão territorial, visto que a China é um império de grandes dimensões, no qual viveram (e ainda vivem) diversos povos e civilizações.

Um dos fatos mais curiosos sobre o povo chinês é que eles contam sua história em ciclos de 60 anos. Para nós ocidentais, que temos o hábito de contar nossos fatos históricos utilizando séculos ou décadas, essa é uma forma bem diferente de narração histórica.

entenda a história por trás da civilização chinesa A China possui uma cultura milenar.

As dinastias são um dos elementos mais importantes na estrutura histórica da China, pois elas contribuíram de maneira notável para expandir sua influência e poder. A primeira dinastia conhecida foi a Xia, que governou a China do século XXI ao século XVI a.C.

O que hoje chamamos de civilização chinesa se deu pela imposição de um sistema de escrita comum, pela dinastia Qin no século III a.C, assim como pelo desenvolvimento da filosofia confucionista. O pensamento de Confúcio tomou importância à partir do século II a.C.

A civilização chinesa é uma das mais antigas do mundo. Seu império antecede mesmo a ascensão de Roma no mundo antigo. Além disso,  o Império Chinês perdurou mesmo após a queda do Império Romano. Sua cultura influenciou vários países vizinhos como o Japão e a Coréia, conservando até os dias de hoje uma grande parte de seus costumes culturais.

Hoje a China é uma das maiores potências econômicas do mundo e sua língua é falada por mais de 1,3 bilhão de pessoas! Estudar chinês com certeza abrirá muitas oportunidades de interação com diferentes pessoas pelo mundo, novas descobertas, sem falar das oportunidades profissionais.

A China e o Brasil possuem boas relações diplomáticas e comerciais e muitas empresas chinesas abriram filiais no território brasileiro. Fato é que, poucos brasileiros dominam o chinês, portanto falar o idioma fará certamente toda a diferença quando você candidatar para trabalhar em uma multinacional chinesa.

Onde estudar mandarim no Rio de Janeiro?

No Rio há diversas opções para quem deseja aprender o idioma chinês, a começar pelas escolas de línguas espalhadas por toda a capital carioca.

Encontrar uma escola que ensine mandarim no Rio de Janeiro não é muito complicado. Com o grande crescimento econômico da China , a demanda por cursos de chinês aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Além disso, a China e o Brasil possuem boas relações diplomáticas e comerciais e muitas empresas chinesas abriram filiais no território brasileiro.

Veja a seguir algumas escolas e institutos que oferecem aulas de mandarim:

CCE-PUC Rio

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro oferece aulas de mandarim de nível básico para aqueles que desejam aprender o básico e aumentar seus conhecimentos sobre a cultura chinesa. Veja o que a descrição do site diz:

Objetivo

O curso tem por objetivo capacitar o aluno a falar o idioma chinês no nível elementar e reconhecer os seus ideogramas, possibilitando a compreensão da língua e cultura chinesa nas relações sociais do dia-a-dia.

Público-Alvo

Interessados na Língua e Cultura Chinesa para fins culturais e profissionais.

Observação: Noções básicas de inglês podem ser úteis para facilitar o acompanhamento das aulas.

O estabelecimento possui duas unidades, uma na Gávea e outra no Centro.

  • Unidade Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 225 Casa XV – Gávea – Rio de Janeiro – RJ
  • Unidade Centro: Av. Marechal Câmara, 186 7. Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Site: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/

Xiao Mandarim

as dificuldades de aprender chinês Para dominar bem o chinês é preciso saber usar as diferentes entonações que a língua possui.

O que o site nos diz sobre o estabelecimento:

Objetivo de promover o intercâmbio cultural, linguístico e econômico entre China e Brasil, atuando no Estado do Rio de Janeiro com o ensino do idioma mandarim, traduções, interpretações e assessorias diversas.

Missão

Gerar valor para clientes, funcionários, fornecedores e sociedade, ensinando mandarim com foco no resultado que cada um almeja alcançar, com excelência e paixão.

Visão
Ser referência no ensino do idioma mandarim no Brasil.

Valores
Reconhecer o que é necessário para o cliente alcançar seu objetivo e trabalhar para prover essa necessidade e/ou desejo.

A escola oferece dois tipos de curso de chinês, segmentados para públicos e objetivos diferentes:

  • Mandarim para executivos: visa ajudar o aluno a se comunicar de maneira eficiente no meio profissional, em especial na área de negócios. O foco é dado à conversação e ao uso de um vocabulário totalmente contextualizado;
  • Mandarim para universitários: curso voltado para estudantes do ensino superior que desejam conhecer melhor a língua e a cultura chinesas.

Endereço: Av. Rio Branco, 124 – Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 4125-1778
Site: https://www.xiaomandarim.com/

Câmara Brasil-China

Segue a descrição do site:

A Câmara Brasil-China oferece aulas de Mandarim na sede do Rio de Janeiro. Em nossos cursos você aprenderá falar, entender, ler e escrever com uma professora chinesa com formação no idioma e fluente em português.

As aulas têm frequência de 1 vezes na semana, das 18h às 19h30, uma carga horária de 2 horas semanais. Através da realização de uma prova de nivelamento é possível saber em qual nível do curso o aluno está habilitado. No final do curso, o aluno matriculado ganha um certificado de conclusão.

Endereço: R. Senador Dantas, 71/ 12 – Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2532-5877
Site: http://www.camarabrasilchina.com.br/

Aulas particulares de chinês no Rio de Janeiro

Para aprender chinês, dominar corretamente as regras gramaticais, os diferentes tons e saber usar os milhares de caracteres do alfabeto mandarim, nada substitui um professor particular.

aprenda mandarim com os melhores professores Encontre o melhor professor de chinês no site do Superprof!

O mandarim é uma língua que exige muita disciplina, dedicação e uma boa metodologia de ensino. Por isso, um professor pedagogo e disponível é a melhor solução que você pode encontrar para estudar o idioma  e progredir rapidamente.

Um professor particular de chinês poderá preparar um curso totalmente personalizado, baseado no que você sabe e nos objetivos que você tem com relação ao aprendizado da língua. Seja para negócios, para uma viagem de férias ou pelo simples prazer de se aprofundar na cultura chinesa, um tutor saberá te ajudar e orientar.

Mas onde encontrar um professor com todas essas qualidades?

Você provavelmente conhece a plataforma de aulas online Superprof! Se trata de uma das mais conhecidas e respeitadas plataformas especializadas em aulas particulares. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de chinês.

Basta acessar o site e fazer o seu cadastro como aluno para ter acesso aos melhores professores de mandarim do Rio de Janeiro!

Além disso, o Superprof oferece duas possibilidades para você fazer suas aulas: cursos de chinês presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas de chinês online por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar.

Não perca mais tempo, encontre hoje mesmo as aulas de chinês ideais para você.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar