Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais as ferramentas essenciais para o estudo do piano?

De Fernando, publicado dia 08/10/2017 Blog > Música > Piano > O que mais é necessário para estudar música?

A prática do piano é uma diversão e, como várias outras atividades de entretenimento, envolve o uso de equipamentos. Além do instrumento, obviamente, algumas ferramentas surgem como apoio para facilitar a prática, o tocar e o desenvolvimento de técnicas. Nem todos são essenciais, mas alguns podem ser bem relevantes no seu processo.

Os acessórios para o piano são bem numerosos e de todos os tipos, mas você precisa entender quais são os mais úteis para você e quais seriam apenas dinheiro jogado fora ou para falar “eu tenho “.

Vamos dar uma olhada em uma série de ideias que podem ser boas para a sua prática:

 

Bons livros sempre apoiam o aprendizado Assim que começar a tocar piano, você vai perceber quais acessórios serão úteis.

Invista em bons aprendizados

No piano, os acessórios acompanham o músico em sua prática e na hora de tocar o instrumento. Indispensáveis ou útil, eles são parte da aprendizagem e desempenham seu papel no aprendizado.

Aprender o piano pode ser feito com um mínimo de acessórios. Em especial quando se aprende piano com um professor, ele já é um grande “acessório vivo” e que não pode ser negligenciado. Mas obviamente não é o único.

Os livros para aprender piano são muito importante ​​para aqueles que ainda se perguntam como é possível aprender piano. Claro que para isso é preciso um certo conhecimento técnico, mas ele será desenvolvido ainda mais com o apoio de bons livros. Por mais que a internet esteja muito forte e a possibilidade de ferramentas para músicos sempre aumenta,  os livros continuam sendo ferramentas práticas e eficazes. Tanto para um adulto quanto para uma criança que quer aprender o instrumento.

Como em qualquer prática recreativa, quanto mais queremos nos divertir, mais buscaremos acessórios para facilitar essa prática. E os acessórios são também um termômetro da paixão do músico pelo seu instrumento. E, felizmente, a paixão não é apenas medida pelo investimento que é colocado em todas essas compras, mas na prática e no exercício constante.

E lembre-se sempre: os acessórios são apenas complementos para o seu trabalho.

Acessórios específicos para piano

Para aprender o piano, precisamos de acessórios específicos, bem focados na prática deste instrumento.

E agora é a hora de conhecer três ferramentas bem importantes e que ajudarão e acompanharão o pianista ao longo de sua prática.

O metrônomo

Ele é o melhor amigo do aprendiz de pianista! Quando você inicia o piano, o metrônomo é extremamente útil. É um pequeno instrumento usado para ditar o ritmo ao músico.

Certamente um dos acessórios mais úteis para tocar piano. O metrônomo é o melhor amigo do pianista.

O metrônomo ajuda a manter o ritmo, para regulá-lo. Graças a essa ferramenta, o músico não se perde e mantém uma lista de escuta graças ao famoso “tic-tac”. A vantagem para os aprendizes pianistas atuais é que o metrônomo já não é necessariamente uma ferramenta física, ela pode ser substituída por algo um pouco mais tecnológico.

Com smartphones, pode-se encontrar aplicativos que simulam a atividade do metrônomo, fazendo o mesmo trabalho que o metrônomo clássico, mas sem o glamour da ferramenta.

O banco

Isso pode parecer óbvio, mas tenha cuidado. Um verdadeiro banquinho de piano não é um acessório qualquer.

Ao tocar piano , a posição é primordial. A posição das costas especialmente. Para ter uma boa posição sentada, a cadeira conta muito. Então, obviamente, é necessário investir também nesse conforto para o bom desempenho do pianista.

Quando você toma a decisão de comprar um piano, você poderá usar uma cadeira comum para quebrar o galho. Mas se você quer otimizar o conforto e realmente investir nessa atividade, possuir um verdadeiro banco de piano é uma opção a ser estudada.

E se você quer uma dica, aqui vai: quando você comprar seu piano, tente negociar com o vendedor um desconto no banco. Muitas vezes os vendedores estarão dispostos a fazer um bom preço, já que você já estará gastando uma boa cifra na compra do piano, esse acessório é um extra para você e para ele. Depende de você aproveitar isso (e ele entender que isso é bom para os dois lados!).

Por último, mas não menos importante, se você estiver realmente bem acomodado, você terá uma melhor experiênmcia no piano.

A capa protetora

Você pode imaginar, o piano é uma ferramenta valiosa e frágil. Proteger é, portanto, muito importante. Comprar uma capa protetora (seja para um piano eletrônico ou um piano vertical) é fortemente recomendado.

E, novamente, você pode garantir um desconto com seu vendedor neste caso – da mesma forma que você negociaria uma capa protetora para um laptop ou uma mochila para carregar da maneira adequada a sua raquete de tênis.

Lembre-se que o pó é um inimigo do seu piano e ele pode ser muito prejudicial para a qualidade do seu som, já que pode ficar entre as teclas e prejudicar toda a mecânica do instrumento.

A lâmpada

De todos os acessórios dos quais já falei, uma boa luminária é provavelmente a menos importante, mas, ainda assim, ela tem muita utilidade.  Com uma luz mais focada na partitura e no teclado, o músico perde menos tempo e concentração durante a sua prática.

Em vez de se concentrar na visão simples da partitura, a iluminação direcionada ajuda o pianista a concentrar-se no conteúdo e isso pode economizar muito tempo. Ver com clareza é um apoio muito importante para o seu conforto visual.

Tenha cuidado com o seu piano e acessórios Você quer apenas o melhor para seu piano, não é mesmo?

Como os acessórios tornam o piano mais fácil de se tocar?

Alguns podem reclamar sobre essas despesas extras, especialmente depois de ter pago a compra do piano – um investimento bem significativo, precisamos reconhecer!

Mas eles são indispensáveis. Possuir acessórios que melhoram a prática do piano tem um objetivo principal: economizar tempo. Sim, o seu tempo pode ser economizada com certos acessórios.
E a economia de tempo é ilustrada de várias maneiras:

  • Economia de tempo na prática do instrumento: este é o ganho de tempo mais visível. Se nos sentamos confortavelmente em um banco adequado, mantemos energia para praticar. Do mesmo modo, ao ter um metrônomo, pode-se confiar nessa base rítmica. Todos esses elementos economizam tempo valioso para o aluno que tem aula do piano ou tem aula de teclado. Ele toca com o conforto que lhe permite divertir-se e pode avançar na técnica de forma mais eficaz.
  • Economia de tempo na evolução: isso é resultado direto da economia de tempo anterior. Quando alguém é colocado nas melhores condições para avançar e leva isso a sério, ele realmente avança. Com as ferramentas e os acessórios certos, um pianista em fase de aprendizado obviamente se desenvolverá mais rápido do que sem esse apoio. O uso de seus acessórios otimiza o tempo que passa praticando.

Como escolher seus acessórios?

Para fazer a escolha certa dos acessórios, você deve estar atento às suas necessidades. Um pianista que já tenha um sentido rítmico desenvolvido não precisará de um metrônomo, por exemplo. Por outro lado, para um iniciante, o metrônomo será o primeiro acessório a ser adquirido. Então, o primeiro passo é estar atento às suas necessidades .

Converse bastante com o seu professor, a pessoa que melhor entende o seu nível e seus objetivos para que ele possa sugerir os itens mais relevantes para a sua realidade.

Então, você precisa se concentrar em quais acessórios você pode precisar dependendo da prática que você escolher e do equipamento que você já possui. E, por fim, é claro que não pode deixar de olhar bem para o seu bolso e o quanto quer investir nas compras dos acessórios. Como em todas as áreas, existem várias opções de acessórios de piano a preços bem variados e diferentes.

No momento da compra, escolha uma loja de confiança ou procure espaços de troca de ideias e opiniões, como fóruns na internet e tente entender melhor o que é dispensável e o que vai ser fundamental para seu aprendizado. Profissionais de música e alunos mais experientes podem ajudar muito nessa etapa.

Além de ferramentas, precisamos de dicas!

Se você quer poupar dinheiro, não deixe de negociar com os vendedores se você já escolheu uma loja de piano e os  acessórios. Se você prefere comprar online, fique de olho em ofertas ocasionais. Por isso é importante já ter a sua lista preparada para não perder nenhuma promoção e oportunidade de compra.

É inútil ter todos os acessórios do mundo, apenas por ter. Você precisa saber bem quais vão ajudá-lo a progredir rapidamente e apoiar o seu aprendizado, conforto e técnica. Escolha bem o que você quer ter e pense bem os motivos para isso. Não faça compras por impulso e tenha bastante consciência do valor que está sendo investido nisso.

boas ferramentas melhoram o seu desempenho no piano O metrônomo, o banquinho e uma luminária são acessórios muito úteis para tocar piano.

E não esqueça que não são os acessórios que tocarão piano por você. Os acessórios são apenas suportes, ferramentas para seu bom trabalho e conforto. Seu objetivo é promover um progresso mais rápido e também para tornar a prática do piano mais agradável. Não deixe de praticar e trate-os como o que são: apoio. Sua dedicação ainda é a maior ferramenta para o seu sucesso.

Faça toda a atividade do piano ser prazerosa e todo o seu trabalho será recompensado. Seja com momentos bons de aprendizado, com peças incríveis sendo tocadas por você ou por uma chance de relaxar do dia a dia estressante. Tenha no piano um momento especial com você.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar