Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Citações para inspirar você a aprender violino

De Marcia, publicado dia 18/10/2018 Blog > Música > Violino > Frases motivacionais para tocar violino

Ao contrário do que parece, aprender violino não é tarefa fácil. Muitas vezes, temos a imagem de que qualquer pessoa pode aprender a tocar com poucos passos, mas na prática é necessário estudar muito. De fato, assim como muitos outros instrumentos musicais, aprender violino requer dedicação, muitas vezes com momentos de tédio. Ao final, entretanto, pode ser que um dia você se torne famoso por seu talento.

Muitas vezes, a música se torna a arte favorita das pessoas. Pode-se dizer que ela é preferência em maior escala que a leitura e o cinema, por exemplo. E isso inclui tocar instrumentos, dentre os quais o violino.

A ideia básica é que os músicos consigam se motivar, levando sempre em conta o prazer que a música proporciona, seja quando a ouvimos ou quando a tocamos e, com ela, tocamos a alma das pessoas; seja em um concerto ou em uma competição aberta ao público internacional.

Orquestra ou competição Não importa o local, aprender violino demanda inspiração.

Existem citações capazes de nos motivar a tomar ações, trabalhar nosso talento e harmonia para tocar violino com excelência. Mas quais são exatamente essas frases?

Por que as citações são capazes de motivar?

Seja para aprender instrumentos de sopro, de cordas, clássicos ou de percussão, essa ação requer prática e dedicação. Mas não devemos levar pelo lado de trabalho-obrigação, ou uma atividade maçante. Pelo contrário, trata-se de algo benéfico, que permite que você ganhe autoconfiança e sinta orgulho de si mesmo por ter interpretado Schuman ou Tchaikovsky e ainda você tem o bônus do conhecimento cultural geral trazido pela música.

No entanto, é normal que algumas vezes você se sinta desmotivado, que o desejo de tocar as cordas pareça não estar mais presente, mas é necessário entender que trata-se apenas de uma fase, uma “soneca” do seu eu interior. Entre baixo, clarinete, violino ou trombone, quase todos os instrumentos estão sujeitos ao mesmo princípio de trabalho, daí a necessidade de realizar esforços que, muitas vezes, levam ao cansaço.

É neste preciso momento que as várias formas de reencontrar a sua motivação entram em jogoTome como exemplos os grandes compositores (Brahms, Mozart, Schubert, Berlioz, Van Beethoven, etc.) que são como metas, capazes de nos incentivar a realizar algo tão desafiador.

De fato, alguns pequenos mantras, sobre a música, o violino, a motivação, ou sobre o trabalho, têm como principal característica ser bastante universais, e de nos fazer ver o violino sob um perspectiva às vezes nova, através do prisma de valores que são agradáveis, encorajadores ou mesmo contraditórios, mas que nos ajudam a progredir no desenvolvimento musical! Mas o que exatamente são essas frases que podem nos estimular à prática de violino?

Algumas citações podem ser tiradas diretamente de romances sobre o violino.

Citações famosas sobre o violino

Entre as frases motivadoras e estimulantes, que tomam o violino como tema principal, podemos encontrar diversas linhas de pensamento, e um vasto terreno fértil para citações universais. No entanto, há algumas expressões nas quais o violino é colocado em um pedestal, para grande prazer e alegria dos músicos.

  • “A felicidade é uma arte a ser praticada, assim como o violino” – John Lubbock: Aqui, o violino é tomado como um verdadeiro aliado da felicidade, é até comparado com ela em si. Uma forte analogia é, portanto, o símbolo de que a música (e, neste caso, o violino e a prática desse instrumento) leva à alegria, até mesmo à felicidade, mediante dedicação e trabalho árduo. Portanto, não desanime e continue trabalhando para alcançar o nirvana!
  • “Assim como tocar violino ou piano, pensar requer prática diária.” – Charlie Chaplin: Esta frase é especialmente interessante pelo que representa e simboliza. De fato, quando lidamos com a idéia básica de tornar-se músico, supõe-se que, para alcançar um objetivo, você deve trabalhar todos os dias . Seja piano ou violino, a música em geral demanda esforços que ao final valem a pena;
  • “Se o violino é o instrumento musical mais perfeito, então o grego é o violino do pensamento humano” – Helen Keller: Nessa citação, a primeira parte é essencialmente interessante para nós, amantes do violino. Helen Keller supõe que o instrumento musical pode ser considerado algo perfeito em qualquer situação. É isso que nos motiva a continuar a praticá-lo, até tornar-se um verdadeiro “expert”.

Há muitas outras citações ainda que podem ser encontradas em filmes sobre o violino.

Citações motivadoras sobre a música em geral

Além do violino, há ainda citações para motivar-se a mergulhar no mundo da música. Você já imaginou a emoção de tocar Vivaldi, Mozart ou Brahms com seu instrumento? Trata-se de um tema universal, unificador, sobre o qual muitas pessoas já arriscaram escrever. Para você se inspirar, preparamos abaixo uma seleção, não exaustiva, é claro!

Você pode descobrir-se violinista Leia citações que poderão fazê-lo querer começar a tocar violino agora mesmo.

  • “Nós não vendemos música. Nós a compartilhamos.” – Leonard Bernstein: Podemos entender que a música é vista como uma arte real, mais do que um produto de consumo, e isso é bom! A citação transmite valores lindos, cheios de bons sentimentos, como o de partilha, para fazer você se apaixonar também. Faça música sim, mas também utilize-a para inspirar e motivar a outros, seja com a flauta ou com o violino!
  • “A música é uma revelação superior a qualquer sabedoria e filosofia” – Ludwig Von Beethoven: Um verdadeiro tributo à arte da música e, por extensão, ao violino, que dá toda a sua nobreza aos esforços e ao progresso nesta área. De fato, colocando a música acima de tudo, Ludwig Von Beethoven consagra seu talento para nos estimular ainda mais!
  • “A música é a linguagem das emoções” – Immanuel Kant: De um ponto de vista um pouco mais lírico e sensível, Immanuel Kant nos mostra uma importante lição. Motivar, para os amantes da música, é algo inato. De fato, através da prática do violino, podemos transmitir mensagens, sentimentos profundos, seja amor ou amizade. Quer motivação maior que essa?
  • “A vida sem música é simplesmente um erro, um cansaço, um exílio” – Friedrich Nietzsche: Aqui temos uma visão de música muito maniqueísta, mas muito bonita ao mesmo tempo. De fato, é verdade que, mesmo que a prática do violino envolva esforços ou desmotivação, verifica-se que a alegria de ter sucesso nos resultados está acima de todas essas outras considerações, ou de qualquer outro valor, e Nietzsche entendeu bem isso.
  • “A música embeleza os lugares onde é ouvida” – Julien Green: Eis outra frase muito motivadora para todos os amantes de violino. De fato, quando você ouve e, por extensão, pratica o violino, tudo fica mais belo, mais agradável, mais claro. Uma citação que estimula qualquer um, que esteja se sentindo um pouco desencorajado para a prática do violino. Como podemos dizer,  a música suaviza o peso do cotidiano!

Que tal se inspirar também em famosos violinistas brasileiros para dedicar-se à prática do seu talento?

Citações sobre a prática do violino

Um fato que às vezes tendemos a esquecer é que, na maioria das vezes, para não dizer sempre, a prática do violino também é um trabalhoUma sonata de Beethoven, um concerto de violino em ré maior ou uma orquestra de Paris não se criaram de uma hora para outra. Muito pelo contrário, foram horas e horas de trabalho, cansaço e motivação para chegar ao que muitas vezes achamos que é tão simples.

É por isso que o trabalho é uma coluna sustentadora quando se trata de violino. E sim, tornar-se um Mozart ou Liszt, tem um preço: o preço do esforço!

  • “Só se aprende errando.” – Provérbio turco: Uma citação não poderia ser mais verdadeira, no que se aplica a muitas situações da vida cotidiana, e maravilhosamente à prática do violino. De fato, tocar bem um instrumento não é inato: você tem que cometer erros e, consequentemente, dispender esforços para repará-los;

Errando se aprende O erro não deve ser motivo para desistência: ele serve como combustível motivador.

  • “Quem quer ser feliz em aprender poderá se tornar professor um dia.” – Provérbio persa: Outro provérbio, que também é muito revelador quando se trata de ser estimulado por seus esforços. Com efeito, ao nos esforçarmos, melhoramos, mas podemos também sobretudo aspirar a ser um grande músico, reconhecido, cujo trabalho é palpável!
  • “O trabalho é um tesouro para os homens.” – Esopo: Coloque o trabalho como um valor, algo extremamente positivo na vida do ser humano. Trabalhar envolve colher o que você semeia, geralmente algo ainda melhor. Trabalho é vida e saúde!

Como se pode ver, existem citações sobre o violino em diversas das suas vertentes. Ele pode ser encarado como um talento a ser desenvolvido, ou o resultado de um trabalho árduo e dedicação a aulas e treinamentos. Entretanto, para quem realmente se deixa apaixonar pela música, essas questões são meros detalhes. Por que não ler também um livro que aborde o tema?

Não tenha medo A coragem e a persistência são virtudes que levam ao verdadeiro sucesso.

Em suma, a partir de algumas famosas citações, é possível se motivar novamente a tocar violino, ainda que o cansaço ameace tomar conta da situação. O violino é um instrumento que emite sons muito bonitos e, portanto, não há motivos para desanimar. Lembre-se de que o progresso só acontece mediante uma boa dose de persistência e dedicação. Desistir significa expor-se ao risco de não conseguir progredir e jogar fora a oportunidade de viver coisas bonitas, fazendo algo que realmente traz prazer e reconhecimento. Além disso, a música é um verdadeiro alimento para a alma. Coragem!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar