Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como nasceram as percussões?

De Carolina, publicado dia 01/12/2018 Blog > Música > Bateria > Qual é a origem da bateria?

A música é uma boa maneira de relaxar, de se animar, de dançar… ela serve para inúmeras coisas, ocasiões, fins… Precisamos dela para viver!

E o que seria uma música sem os sons da bateria, seu prato de condução, surdo, tom-tom, bumbo, caixa, chimbau?

Tocar a bateria é abrir o caminho para a guitarra e o baixo. É o baterista que dá o tempo e o ritmo para outros músicos acompanharem a canção.

Mas de onde vem a bateria acústica? Qual é a história desse instrumento?

A bateria: uma origem multicultural

O primeiro instrumento usado na história da humanidade é, naturalmente, a voz. Mas sabemos que a percussão chegou rapidamente na criação da música. Aqui está uma cronologia da pré-história ao século XIX.

Faça aulas de percussão Os pratos são muito importantes para o som da batera

Como saber tocar percussão rapidamente? Violão, flauta, instrumentos de sopro, djembê, contrabaixo… Cada instrumento tem sua própria história!

Os primeiros traços da percussão

A origem da bateria tem uma história antiga multicultural. Os primeiros traços de pratos (tom-tom) e tambores datam do século VII a.C. Esculturas e pinturas de pratos e tambores foram encontradas em túmulos egípcios e romanos.

A própria palavra tambor tem uma origem oriental (do persa tabῑr ou do árabe ṭubūl). O som da caixa encontra-se entre os tamborins marroquinos.

Os tambores são encontrados em todo o mundo, em culturas antigas. Isso sugere uma história muito antiga desses instrumentos musicais.

O tom-tom foi encontrado em túmulos gregos: eles achavam que tinham o poder de repelir os maus espíritos. Além disso, muitas pinturas mostram os pratos usados ​​como instrumento musical em banquetes e festas. Já pensou em fazer um curso de bateria?

O uso do instrumento de percussão para fins militares

Mais tarde, tambores e pratos foram usados ​​para fins militares, como outros instrumentos: chifres, trompetes, gaitas de fole… O objetivo era comunicar e enviar ordens aos soldados até o final do campo de batalha ou para assustar o inimigo.

Em particular, os otomanos introduziram o uso de pratos para impressionar as tropas inimigas.

Até hoje, ainda existe o desfile da banda militar. Essa maneira de ensinar percussão teve sua idade de ouro da era napoleônica.

A chegada do estilo de Nova Orleans

Muito mais tarde, no início do século XIX, são os escravos negros dos Estados Unidos que se apropriam do instrumento. A mudança ocorreu em Louisiana quando soldados franceses voltaram para a França em seus barcos, deixando para trás seus instrumentos muito volumosos.

Tocar bateria online Quem diria que esses caras inspiraram o jazz?

Pouco a pouco, bandas do estilo de New Orleans nasceram baseadas na improvisação. É esse estilo que deu origem ao jazz que conhecemos hoje.

A dupla batida aparece: por uma questão de economia, o prato estava preso ao bumbo e apenas um músico tocava os dois. As influências africanas do duplo tambor são inegáveis, embora difíceis de rastrear, porque tudo foi transmitido oralmente. Além disso, os escravos não podiam tocar o que queriam quando queriam…

A invenção da bateria moderna no século XX

No início do século XX, todas as baterias ainda não são modernas como as que conhecemos.

Quais são as origens das baterias modernas? E do curso de bateria online? Como a varinha deixou de ser uma arte militar para ser uma arte do rock’n’roll?

A invenção do pedal do bumbo

As bandas têm vários bateristas ou, digamos, percussionistas: um que lida com o bumbo, um da caixa e outro prato.

Em 1909, William F. Ludwig inventou o pedal do bumbo (ou “toe operated bass drum pedal”), facilitando o uso da bateria e reduzindo o número de percussionistas. Foi um sucesso imediato e foi comercializado em larga escala no ano seguinte.

Nesse momento, as peles da bateria ainda eram de animais e tinham somente uma cor. O estilo musical é inspirado diretamente em desfiles militares e os tambores servem como suporte para as orquestras de jazz. Por que não aprender mais com uma aula de bateria para iniciantes?

A proibição e desenvolvimento do jazz

Na década de 1920, a proibição levou os gangsters ricos (geralmente brancos) a se interessar pelas big bands. Os clubes de jazz se desenvolveram ao mesmo tempo. As pessoas iam aos clubes para consumir álcool – proibido por causa da Lei Seca – e dançar ao ritmo de uma música de jazz improvisada.

O baterista é o guardião do tempo. Ele, normalmente, é pouco valorizado em uma banda e se contenta em marcar o tempo com o bumbo (que muitas vezes substitui a baixo).

O primeiro pedal charleston foi inventado. Surgiram também os primeiros tom-tons.

O período do swing

Os clubes de jazz se multiplicaram em 1930. A demanda por lojas locais  aumentaram permitindo que os afro-americanos, incluindo os bateristas, conseguissem um lugar na cena musical da época.

Foi o surgimento do swing, essa nota de silêncio adicional que dá um ritmo ternário à música popular contemporânea.

Os tom-tons ​​tomaram o seu lugar e os surdos colocados no chão foram gradualmente aparecendo na paisagem musical. A bateria moderna finalmente vê o dia com a chegada dos pratos.

Os brancos começam a imitar os negros e descobriram jazz e a swing music em prestigiadas salas de concertos norte-americanas.

Ao mesmo tempo, em Paris, foi desenvolvido o jazz cigano.

As evoluções da bateria desde 1940

Uma mudança significativa ocorreu na década de 1940: agora a música é produzida para ouvir e não apenas dançar.

De onde vêm as percussões?

Fique craque na percussão Apesar do guitarrista sempre ganhar destaque, é o baterista que dá o tempo e ritmo

Já imaginou fazer aulas de bateria na escola de música com Kenny Clarke? Todos os bateristas sonham com isso! Você também pode optar por aula de bateria online.

O baterista, verdadeiro solista com a chegada do be-bop

O baterista se torna um membro solista por si graças à chegada do be-bop.

O be-bop é caracterizado por um ritmo muito rápido e harmônicos complexos. Kenny Clarke é considerado o inventor desse estilo musical (conheça os dez bateristas mais famosos). O baterista vê seu papel tornar-se cada vez mais importante, uma vez que pode acrescentar um real som na música, além de marcar o tempo.

O baterista pode realmente expressar sua criatividade e personalidade. Aliás, saiba quais são as músicas mais conhecidas com solo de bateria!

Os fabricantes de instrumentos musicais começaram a oferecer baterias completas, muito parecidas com o que encontramos hoje.

O desenvolvimento do rock’n’roll e… peles sintéticas

Na década de 1950, as peles sintéticas substituíram as peles de animais, facilitando a adaptação dos tons aos bateristas. Antes de 1957, todas as músicas feitas na bateria foram gravadas na pele de bezerro. Por que não encontrar um professor de bateria?

O problema era a sua desafinação rápida em função da meteorologia. Se estava quente e úmido, a afinação era mais baixa e se estava frio e seco, os bateristas tinham que molhar suas peles para poder tocar um bom som.

Mas, apesar de suas desvantagens, a pele de bezerro deu um som único às baterias e ela tinha uma vida mais longa que as peles de plástico.

As décadas de 1950 e 1960 também marcaram o início do rock’n’roll, tornando a bateria cada vez mais popular entre as gerações mais jovens (The Beatles, Led Zeppelin, The Who…).

O papel dos bateristas de rock foi se tornando cada vez mais poderoso, incentivando os fabricantes a oferecer instrumentos cada vez mais confiáveis ​​e sólidos. Pratos estão ficando mais grossos e pesados ​​para combinar com a forma de tocar dos bateristas.

Gradualmente, cada estilo musical define um jeito diferente de tocar na bateria, mesmo que possamos encontrar os estilos de jazz na música rock’n’roll de Elvis, especialmente em seus primórdios.

Saiba tudo sobre a bateria!

A chegada do pedal duplo em hard rock e metal

O estilo hard rock começou a surgir com bandas como AC/DC, Deep Purple ou Guns’n’Roses. Toda essa onda nos levou a vários estilos de música, desde punk (Sex Pistols, The Clash…) até rock progressivo (David Bowie, Genesis…) passando pelo metal e death metal.

O pedal duplo fez sua aparição na década de 1980 e hoje é sistematicamente usado no metal e no death metal.

Hoje, qualquer bateria nova ou não é totalmente personalizável de acordo com o desejo do baterista e do estilo de música tocado. Podemos nos contentar com um chimbau, um bumbo e uma caixa. Substitua o chimbau por um tipo de prato. Adicionar os tom-tons, remover os pratos, mudar os elementos do lugar (especialmente se o baterista for canhoto), tocar cruzando ou descruzando os braços, tocar sentado ou em pé… Tudo depende do gosto do freguês!

As baterias eletrônicas também substituíram algumas baterias, especialmente na música eletrônica. Para aprender a bateria (com aulas de bateria iniciantes?) quando você mora em um apartamento, é mais fácil praticar em uma bateria eletrônica Roland: os vizinhos vão te agradecer! Já ouviu falar da bateria online?

Você já viu alguns filmes sobre a bateria?

Faça aulas de tambor Os desfiles militares estão presentes na história da percussão

Quando surgiu a primeira percussão? Compre uma bateria eletrônica para treinar para a sua aula de bateria para iniciante. Ela também pode se conectar a um amplificador ou fones de ouvido para desfrutar de todo o som!

Significado da “história da bateria”

Aprender bateria, fazer aula de bateria, além de aprender o ritmo, é também aprender um novo vocabulário: o da música e da percussão.

O que é um splash cymbal?

O prato splash é entre 6 e 12 polegadas e é geralmente usado para sons pequenos, curtos e explosivos, muitas vezes no final de uma pausa. Faz um barulho intenso, mas não dura.

O que é chimbau em uma bateria?

O chimbau é um componente da bateria. Eles podem ser dois virados um para o outro, conectados a um pedal.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar