Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A bateria nos cinemas: conheça as obras!

De Carolina, publicado dia 06/12/2018 Blog > Música > Bateria > Quais filmes falam sobre bateristas?

“Quando estou no palco, quero especialmente tocar o que vejo e sinto no momento. […] Para mim, atuar no palco é minha religião e, quando estou lá, me entrego de verdade”. Roy Haynes

Você sabia que a batida mais comum na bateria foi usada em várias músicas de sucesso?

Billie Jean, Eye of the Tiger, Stayin ‘Alive, September, mas também Baby One More Time ou Rolling in the Deep, todos têm a mesma batida de bateria em comum.

Você conhece, claro, todas essas músicas (conheça as principais com solo de bateria). Mas é capaz de citar alguns filmes que contam a história de um baterista ou têm cenas de bateria?

Não?

Filme de ação, suspense ou drama, a bateria é de fato parte de todo o som de um filme. A música é parte integrante do cinema e todos os filmes têm um trailer ritmado por uma canção. Tarantino, Hitchcock, Almodovar, em todos os seus grandes filmes, a música é claramente reconhecível.

Mas os filmes que encenam instrumentos são mais raros, especialmente quando se trata de bateria, eterno guardião da parte de trás do palco.

The Gene Krupa Story

Diretor: Don Weis

Lançamento: 1959

Gênero: Drama / Comédia

Atores principais: Sal Mineo, Yvonne Craig, James Darren, Susan Kohner

Sinopse:

Gene Krupa não precisa de apresentações, não é mesmo? O grande baterista (veja o top 10) de jazz foi um dos percussores do gênero! Ver o filme é um pouco mergulhar em sua vida com este filme biográfico.

Ao mesmo tempo filme cômico, romance e drama, ele conta a vida de Gene Krupa, compartilhada entre seu desejo de sucesso e seu gosto pela maconha.

Faça aula de percussão Você não vai querer deixar de aprender o instrumento depois de ver estes longas!

O pai de Gene Krupa não queria que seu filho tocasse bateria (aliás, já pensou em fazer aulas de bateria?), apesar de seu talento inegável. No entanto, Gene Krupa toca de qualquer maneira e encontra sua esposa durante uma apresentação em um bar.

Mas com a morte de seu pai, ele segue o caminho que ele queria e começou seus estudos apostólicos. No entanto, sua paixão pela música o domina rapidamente.

Gene Krupa faz parte da história da bateria!

Quem é o maior baterista, herói de um filme? Os melhores filmes são baseados em histórias reais?

Entre dois destinos, seu compromisso com a igreja e seu desejo de se tornar um baterista. Seu conselheiro pede que ele escolha ouvindo seus próprios desejos e não os de seu falecido pai.

Finalmente, o sucesso era quase certo com tanto talento. O casamento não resistiu ao seu consumo de álcool e sua infidelidade…

O filme ainda termina com uma mensagem positiva, especialmente quando sabemos que ele e sua esposa se casaram novamente alguns anos depois.

Filmes de bateristas: Wayne’s World

Diretor: Penelope Spheeris

Lançamento: 1992

Gênero: Comédia

Elenco: Mike Myers, Dana Carvey, Rob Lowe

Sinopse:

Dê um desconto ao seu cérebro para assistir esse filme. Na mesma linha de Débi e Lóide, com um humor absurdo. Mas você sabe o que eles dizem:

“Analisar o humor é como dissecar um sapo. Poucas pessoas estão interessadas e o sapo morre na dissecação”. E.B. White

Garth e Wayne apresentam um show nos subúrbios de Chicago. Um produtor de televisão local participa do programa e os contrata.

Ao mesmo tempo, Wayne se apaixona por Cassandra, um baixista de uma banda de hard rock. Um triângulo amoroso se forma rapidamente e ele terá que lutar por ela.

A bateria (faça aula de bateria!) é usada ​​no filme como a ferramenta libertadora dos sentimentos de Garth, o tímido da dupla. Ele é transportado no palco pela magia do cinema.

Longe de ser um bom filme e fazer parte dos blockbusters norte-americanos mais conhecidos, ele é um bom entretenimento. Ele mostra em algumas cenas que a bateria é um instrumento que garante a escuta e respeito de todos, mesmo que seja atrás dos palcos. Ela é necessária para qualquer música de rock ou jazz.

Filme sobre a bateria: O Homem do Braço de Ouro

Diretor: Otto Preminger

Lançamento: 1956

Gênero: Drama

Atores principais: Frank Sinatra, Kim Novak, Darren McGavin, Eleanor Parker

Sinopse:

Do livro homônimo, esse filme é notavelmente conhecido por seus créditos feitos pelo designer gráfico Saul Bass e pela trilha sonora de Elmer Bernstein. Isso marcou uma nova maneira de usar o jazz no cinema!

Frankie Machine, interpretado por Frank Sinatra, retorna à Chicago depois de uma desintoxicação. Para não cair de volta nas redes de seus velhos demônios, ele começa a tocar bateria de jazz.

Infelizmente, sua recuperação dura pouco e ele participa de uma audição totalmente drogado.

A cena do seu desempenho fracassado é lendária, pois o jogo do baterista é um reflexo de seu caos interno. As falsas notas, a arritmia e a falta de jeito do baterista nos embarcam na escuridão de seus pensamentos.

Veja cenas com instrumento de percussão Se precisar de inspiração para tocar bateria, vá ao cinema!

É o baterista de jazz Shelly Manne que interpreta o dublê de Sinatra.

Como curiosidade desse filme, ele foi o primeiro de Hollywood a abordar o problema das drogas e suas consequências danosas.

Spinal Tap

Qual é o maior filme sobre bateria? Veja-o para o seu curso de bateria!

Spinal Tap se trata de um falso documentário, mas parece tão real!

Diretor: Rob Reiner

Lançamento: 1984

Gênero: Musical / Paródia de um documentário

Elenco: Rob Reiner, Christopher McKean, Christopher Guest

Sinopse:

Spinal Tap é um documentário de rock’n’roll falso sobre uma falsa banda de heavy metal.

Os “componentes” da banda contam suas lembranças, principalmente as de sua falsa turnê de 1982, explorando todos os hábitos e costumes do rock.

A obsessão pela técnica, a pretensão cultural, as imagens baratas, os egos excessivos, a tentação demoníaca, a astrologia… Há todos os clichês no filme, mas permanecem plausíveis.

Tudo é feito a sério, tornando os fatos pouco exagerados. Cada cena se torna hilária, porque parece tão verdadeira, vista e ouvida dezenas de vezes.

Um dos bateristas da Spinal Tap, por exemplo, conta uma desgraça que aconteceu com ele: durante um show, ele subiu em sua bateria, que desabou com o seu peso. A sequência lembra o gosto pelo espetacular presente no rock, às vezes em detrimento da qualidade do som.

Melhores filmes sobre bateria: Whiplash

Diretor: Damien Chazelle

Lançamento: 2014

Gênero: Drama

Atores principais: J.K Simmons, Miles Teller, Melissa Benoist, Paul Reiser

Sinopse:

Se há um filme dedicado à bateria, é esse!

Tão intenso quanto um excelente solo de bateria, o filme é um verdadeiro momento de cinema. A bateria está no centro do filme porque lida com a relação tóxica entre um jovem baterista e seu professor de bateria, intransigente e cruel.

Querendo se tornar o novo Buddy Rich, o estudante coleciona humilhações, manipulações psicológicas e lançamentos de pratos.

Um verdadeiro baterista vai notar, claro, as falhas nas gravações: barulho de batida de pratos quando o aluno toca uma caixa, bateria mal montada…

Aliás, já comprou a sua? Odery, Ludwig, Tama…

A violência psicológica contrasta com o universo normalmente relaxado dos tambores.

Algumas cenas são levadas ao extremo, incluindo o sangramento do baterista iniciante, ligado ao seu treinamento excessivo. Na realidade, é improvável que isso aconteça. Bolhas, sim, até a palma da mão ficar mais áspera.

Os atores realmente tocam o instrumento? O Whiplash é um filme de terror? Se nos colocarmos no lugar do jovem baterista, talvez…

Birdman

Diretor: Alejandro González Iñárritu

Lançamento: 2014

Gênero: Drama

Atores principais: Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis, Naomi Watts

Sinopse:

Birdman é um filme carregado por sua trilha sonora. Se ele não tem nada a ver com a bateria, é o instrumento que faz toda a engenhosidade do enredo.

As deambulações desesperadas de Michael Keaton são destacadas pelas baquetas e vassourinhas de Antonio Sanchez, sozinhos no controle da trilha sonora.

Ainda habitado pelo papel que o tornou famoso, o personagem principal do filme quer lançar uma adaptação da Broadway de um conto.

Aprenda a batera através de longas-metragens Complete suas aulas para se tornar um baterista com cinema!

A bateria, mesmo invisível, está claramente no centro do filme, que não teria encontrado tanto sucesso sem o tilintar dos pratos, os ritmos dos bumbo e o barulho da caixa.

Cativa e Cativante

Diretor: George Stevens

Lançamento: 1938

Gênero: comédia romântica

Atores principais: Fred Astaire, Joana Fontaine, George Burns, Gracie Allen

Por que assistir filmes sobre bateria?

Cativa e Cativante conta uma história de amor pontuada pela dança.

Sinopse:

Fred Astaire faz seu primeiro filme sem Ginger Rogers, seu companheiro eterno. A dupla começa a cansar o público nessa altura do campeonato. Infelizmente, seu novo parceiro não tem o talento de dançarino de Ginger Rogers ou Rita Hayworth. Então, só ele aparece com seus passos de dança.

O filme é um romance em que o personagem de Fred Astaire e de Joan Fontaine se apaixonam, apesar das armadilhas do mordomo e da tia de Joan Fontaine.

Fred Astaire usa suas baquetas, além de sua dança, para uma brilhante demonstração coreográfica.

A bateria, por outro lado, fica na parte inferior do palco e não constitui o essencial do desempenho do dançarino, apesar de uma presença indispensável.

Significados “filmes sobre bateria”

O que é uma nota acentuada na música?

Faça aulas de percussão A trilha sonora do cinema conta tanto quanto o roteiro! A percussão tem papel importantíssimo!

É uma nota muito mais forte que as outras, mostrando um momento forte. Ela é observada com uma seta apontando para a direita em uma partitura.

O que são vassourinhas?

Eles substituem as baquetas, às vezes, e são feitas de fios de metal ou nylons finos no final de uma alça de plástico. Elas são amplamente utilizadas no jazz e atenuam o som da bateria.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar