Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça as mais belas praias italianas

De Marcia, publicado dia 06/11/2019 Blog > Idiomas > Italiano > A beleza do litoral da Itália

“Há tanta dor no amor quanto conchas na praia” – Ovídio

Essa expressão cabe perfeitamente, já que a praia é uma das principais atrações da Itália, especialmente para turistas estrangeiros ansiosos por viver a “dolce vita”. O mínimo que podemos dizer é que a Itália é um destino à beira-mar: dos 5.175 quilômetros da costa italiana, 96,1% são praias abertas ao público, o que significa que não faltam opções para um belo banho de mar, ou uma tarde de descanso na areia. (fonte: Ministério do Turismo italiano).

Mas quais são as praias mais bonitas da costa italiana? Onde ir com a família ou amigos, para relaxar, descansar ou se divertir? Uma coisa é fato: há atrações imperdíveis nas praias da Itália.

A praia: um elemento da herança italiana

A Itália é um país eminentemente litorâneo, com suas aberturas marítimas, costas e numerosas ilhas. Estas últimas inclusive estão reunidas em vários grupos, também chamados arquipélagos, dos quais os principais são:

  • Os do mar Jónico e do Tirreno, incluindo o arquipélago da Toscana, o Campaniano, as ilhas Péléages e Pontine;
  • Sardenha;
  • Sicília;
  • Os do mar Adriático;
  • Os do mar da Ligúria.

Algumas regiões com as praias mais bonitas são, inclusive, considerados locais de Patrimônio Mundial da UNESCO, como Cinque Terre e Ligúria.

Cinque Terra é considerada patrimônio da humanidade.

Para curtir a praia, há destinos de escolha com muitas características diferentes: enquanto alguns são bastante clássicos, com areia, outros são muito mais originais, com acessos ocultos ou misteriosos, bancos de cascalho, águas arenosas ou cristalinas, e até mesmo águas mais frias (ou mais quentes) que o resto do mar.

Então, se você quer ir à praia na Itália para descobrir uma parte da cultura italiana local, ou para encher os olhos com tamanha beleza, ou para relaxar por um dia, vá para as ilhas! Mas, afinal, qual delas escolher?

As enseadas inescapáveis ​​da Itália

O encanto de uma praia nem sempre reside na beleza e transparência de suas águas, mas às vezes em sua acessibilidade ou não. Assim, enseadas ou cavernas onde é possível nadar são muito mais atraentes do que as praias tradicionais. Em Capri, há a caverna azul, um lugar único no mundo com águas azuis profundas, mas não é possível nadar por lá.

Qual é a diferença então entre um riacho e uma praia? O riacho é uma pequena baía protegida da costa, que forma uma espécie de abrigo longe dos olhos… em suma, é quase o oposto de uma praia!

Se você está procurando um pouco de privacidade durante a sua tarde relaxando nas ilhas italianas, uma parada em um riacho ou caverna parece auspiciosa. Mas cuidado: nem todo mundo sabe como acessá-lo, e é exatamente isso que os torna tão charmosos.

Onde ir para encontrar as mais belas praias “escondidas” então?

Na Sicília, existem muitas praias localizadas em riachos ou pequenas cavernas, que têm um charme todo especial. Um dos mais conhecidos é o Scala dei Turchi, situado na província de Agrigento. Ele está localizado em um universo único, cercado por falésias esculpidas em pedra branca, que lembram giz.

Para você saber: para acessá-lo, você deve ir de carro e deixá-lo no estacionamento (pagando, é claro) a poucos minutos da entrada do penhasco. Suba as escadas e você chegará a este lugar idílico!

Há também a praia de Conigli (entenda, a praia “coelhos”) na Sicília, considerada uma verdadeira lagoa em Lampedusa. Ela é particularmente limpa. Demora cerca de vinte minutos a pé para chegar lá, o que a torna um lugar atraente.

Na ilha de Ponza, há a Chiaia di Luna, de beleza incomparável, ao lado da falésia. Deve-se saber que a navegação fluvial foi proibida no local, portanto, é possível chegar lá apenas por terra, depois de muito esforço.

Apreciadores de praias não podem deixar de conhecer a Ponza.

A praia de Fetovia, na ilha de Elba, também merece destaque. Entre areia dourada e pedras, é uma das atrações mais pitorescas da ilha. Há água cristalina absolutamente pura. Experimente perguntar sobre ela ao seu professor durante suas aulas de italiano.

Na ilha de Favignana, você passará um bom tempo na bela praia de Cala Rossa. Água bonita, vista na galeria da mina de pedra… o panorama é simplesmente de tirar o fôlego.

Não confunda esta Cala Rossa com a praia de mesmo nome em Porto Vecchio!

Finalmente, a praia de Forgia Vecchia, que não fica longe de Stromboli, oferece um ambiente único: praia de areia preta e vista da imponente montanha. Por lá, sua tarde promete ser original.

Além disso, na Campânia, a enseada mais bonita é a praia Cala Bianca, localizada em plena reserva natural. Agora, coloque as mais belas praias italianas, em todas as categorias combinadas

E antes de embarcar, você ainda pode fazer um curso de italiano, para entender um pouco do idioma do país.

As mais belas praias das ilhas italianas

A Itália compreende centenas de ilhas, agrupadas nos arquipélagos do Mediterrâneo. Se todas se distinguem por seu charme, como Sardenha, Sicília ou Capri, algumas abrigam tesouros naturais, começando pelas praias .

É o caso de San Vito lo Capo, na Sicília. Esta é uma das praias mais bonitas da Itália. Imagine o seguinte cenário: areia fina em forma crescente, no coração de uma reserva natural de Zingaro… um ambiente no deserto que faz você querer passar dias e dias por lá. Outras praias ao seu redor têm surpresas: as de Makari ou Santa Margharita.

Na Itália, não é difícil ir de uma praia para outra e mudar totalmente o cenário: só não deixe de aproveitar toda a beleza das paisagens

Esta é provavelmente um dos locais mais famosos de Capri: a praia Marina Piccola (tradução: “pequeno mar”) está entre as mais bonitas quando se trata da “dolce vita”. Altamente turística, no entanto, é agradável o ano todo: entre a vegetação típica do Mediterrâneo e as águas cristalinas, tudo o que você tem a fazer é curtir e relaxar!

Que tal apreciar as belezas de ilha de Capri?

Sardenha tem muitas praias bonitas, mas aqui está um top 3:

  • Uma das praias mais longas da Sardenha é a praia de Berchida, na província de Orosei, que oferece areia clara, quase cinza, uma água azul profunda, além de uma paisagem única e clara. É alinhada com zimbro, junto ao qual participa da atmosfera “turismo selvagem”;
  • Sempre na Sardenha, a praia de Lu Impostu é bem conhecida pelos turistas, devido ao seu cenário caribenho: água transparente e azul-turquesa, algumas pedras, areia fina e clara… um verdadeiro cartão postal da paisagem italiana. Suas águas são rasas: é o local ideal para se banhar com segurança;
  • Finalmente, a praia de Cala Goloritze completa esse trio de praias da Sardenha, com sua atração única. Aninhado no coração de falésias, com vista para o Monte Santo de 143 metros, ela oferece um ambiente propício ao relaxamento e meditação, diante de um mar calmo e cristalino.

Essas informações fazem você querer ir para lá?

Quer uma praia privada italiana de tirar o fôlego?

Praias particulares são espaços desenvolvidos e de propriedade de hotéis (e geralmente oferecem serviços complementares), pelos quais é paga uma taxa de entrada. Essa tarifa geralmente está incluída no preço da diária dos hóspedes do hotel, mas essas praias particulares também são acessíveis a hóspedes externos, por uma taxa média de 20 euros por dia.

A vantagem de uma praia particular: lotação reduzida e maior privacidade!

Aqui estão três praias particulares únicas que o farão feliz durante a sua estadia.

  • A praia privada Da Gioa, em Capri, não muito longe de Lido del Faro;
  • A praia particular de Pelosa, Sardenha, uma praia natural e tropical conhecida por seus recifes;
  • A praia particular de Phi Beach, em Arzachena, um pequeno paraíso conhecido por seu pôr do sol.

Aproveite suas paradas nas praias particulares para saborear produtos da gastronomia marítima italiana, cuja cozinha local é amplamente inspirada. Entre os itens que você não pode deixar de experimentar estão o macarrão com berinjela, salada caprese, arancini ou sabor limoncello, uma bebida alcoólica local feita de limão.

Bônus, ainda falando em praias: a Vendicari, na Sicília é uma praia de nudismo. Ela está localizada em uma reserva de fauna localizada na província de Siracusa, com mais de 1500 hectares! Um verdadeiro oásis de frescor, onde os naturistas da alma apreciarão o passeio.

Na Itália, até os naturistas têm seu espaço: em Vendicari, uma praia de nudismo.

Se você gosta de natureza ou relaxamento, essas praias com seus muitos recursos o farão se deliciar durante a sua estadia na Itália. Não se esqueça de fazer atividades aquáticas, caminhadas ou apenas comer.

Que tal fazer desses verdadeiros paraísos naturais o pretexto ideal para programar uma viagem à Itália em suas próximas férias?

Outra grande vantagem é que você pode combinar essa visita às praias com uma passagem por diversas outras cidades italianas, que também encantam por sua beleza e história. Ou, quem sabe, incluir na viagem alguns outros destinos europeus, afinal, nada melhor que aproveitar a ocasião e fazer um tour por parte da Europa.

E você ainda pode estudar um pouco de italiano antes de embarcar. Assim, você não terá dificuldades para conversar com os nativos locais, e não precisará recorrer ao inglês para isso.

E então, já escolheu a sua praia preferida? Aquela que você ainda vai conhecer? Ou já esteve na Itália e conhece algum desses lugares que citamos? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar