Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua japonesa e os games

De Carolina, publicado dia 23/04/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Aprender japonês através de videogame?

Uma manete retangular, conectada a um console no qual inserimos cartuchos, ele próprio conectado a um CRT (o ancestral da TV de tela plana)… Isso resume grande parte de um final de semana de uma criança nascida na década de 80…

Chegou como um maremoto, bagunçando a configuração de móveis da casa para poder se mexer. Consoles e videogames japoneses deram vontade a toda uma geração de aprender japones!

Lá, no meio da sala de estar, e sem nenhuma viagem ao Japão, foi que a cultura japonesa entrou nas nossas vidas, dos nossos primos (de todas as idades) e filhos (por que não?).

Uma maneira de se divertir, mas também – embora fosse difícil para os nossos pais aceitarem na época – aprender japonês de graça como uma espécie de escola virtual japonesa.

Não há mais aulas de japonês à moda antiga!

Hoje, muito mais democratizado, aprender a língua do país do sol nascente através de jogos educativos não é mais novidade. Já pensou em fazer um curso de japonês online?

Para os “gamers” de ontem e hoje, proponho fazer uma aventura para descobrir a língua japonesa através da história de seus videogames…

Ready? Fight? (Deveria ter a música de Street Fighter no fundo, mas é um post escrito… Mil desculpas…)

Videogames, vetor da língua japonesa no mundo desde os anos 80

Nes, SuperNes, N64, PS1, PS2 qual é o seu console favorito? Que sons você conhece em japonês? Revise sua linguagem com videogames!

Aprenda japonês com os jogos Sega também fez parte de muitas gerações

Você já soprou com toda a sua força dentro de um cartucho para fazê-lo funcionar? Então, parabéns! Você faz parte da primeira geração de loucos por videogames e que quis aprender a língua japonesa nos anos 80!

Isso mostra a influência dos videogames no nosso imaginário sobre a cultura japonesa. O Japão tornou-se o segundo maior exportador de bens culturais do mundo graças ao videogame, você sabia?

Sem saber, os videogames estavam se tornando uma das atividades mais populares no estilo de vida das gerações mais jovens no Brasil e mundo afora.

Muitas vezes controversos – tanto pelos políticos quanto pelos professores – por sua violência, seus valores “imorais” e a influência que podem ter, os videogames reuniram muitos “jogadores” na história do Japão e a língua japonesa.

Sendo a motivação uma das chaves para o sucesso na aprendizagem de uma língua, os videojogos ofereceram – não intencionalmente – um novo espaço linguístico para começar como um “gaijin”.

Se nos cursos de japonês pudessem ser tão divertidos quanto os videogames…

Mantendo seu aspecto lúdico, esses videogames levaram os jovens brasileiros a se familiarizarem com as palavras japonesas (kana, hiragana katakana, kanji, rômaji…). Às vezes, até ao ponto de acharem que eram ninjas guiados pelo seu Sensei japonês!

É sem revisar ou estudar, combinando prazer e entretenimento, que esses jogadores foram capazes de desenvolver sua compreensão do japonês e memorizar os sons para esperar um dia enfrentar o “chefe final”.

Sabe de nada inocente…

Lembre-se, depois de um longo dia de aula, não havia nada melhor que colocar seu quimono (ou pijama) e tentar fazer as posições de luta para competir com Riu, Sub-Zero ou Bowser. (Hayuken!)

Os videogames, por meio dos consoles da marca Nintendo, uma empresa japonesa, têm sido, em grande parte, sinônimos do vetor do japonês há décadas!

Uma ferramenta fantástica de “propaganda linguística”, ainda hoje… além do curso de japones online.

Koe, o videogame que vai te ensinar a falar japonês!

Já pensou em fazer seu filho se interessar pela cultura japonesa através de videogames?

Desenvolvida em 2014 pela Kickstarter, a plataforma de crowdfunding, o videogame Koe foi financiado com a soma de £ 75.167 (aproximadamente R$ 360 mil) de 4.169 colaboradores!

Uma soma colossal que nem sequer estava nos sonhos mais loucos do seu construtor Jitesh Rawal – ainda estudante na Universidade de Derby – que pedia apenas 35 mil libras.

Tomando os códigos tradicionais de videogames no JRPG como o lendário Final Fantasy, Pokemon e Dragon Quest, esse jogo educativo tem como objetivo oferecer uma introdução à língua japonesa, mantendo seu aspecto divertido.

Através de seu personagem (uma garota ou um garoto), você viverá uma aventura em lugares incomuns e vai lutar contra todos os perigos enquanto aprende o básico do japonês! Para quê fazer curso de japonês quando se tem um jogo?

Isso equivale a uma aula de japones para iniciantes!

Imagine, aprender o Hiragana (ひ ら が な) o Katakana (カ タ カ ナ) e Kanji (漢字) durante o jogo, sem sequer ir para uma escola de idiomas?

No final da imersão do idioma japonês no jogo, você poderá ler o básico do japonês e usar o vocabulário japonês para formar frases, se apresentar e participar de uma conversa.

O sucesso desse projeto, que faz parte da tendência atual do vintage no mundo dos jogos, também destaca o desejo de aprender japonês de forma autodidata, sem sensei (e sem professor particular de japones).

Videogame e japonês combinam Os jogos marcaram a difusão da língua japonesa no mundo

O grande desafio do fabricante e de seus colaboradores – Sayuki (roteiro) e Dan Tsukasa (artista 3D) – é encontrar a linha diretriz entre o jogo educativo e o videogame.

Um caso a acompanhar… E por que não usá-lo para aprender japonês no ensino médio?

Jogos educativos Nintendo 3DS para aprender japonês

Japonês é uma linguagem difícil? Por que não aprender pressionando os botões no seu Nintendo DS?

Antes um entretenimento simples, os videogames são hoje mais educativos que parecem. Mas por onde começar?

Conhecido como educativo ou pedagógico, esses jogos têm a particularidade de colocar o aluno (jogador) em uma posição de ator incitando-o a responder as perguntas, encontrar soluções e monitorar sua evolução no nível do jogo.

Muito rapidamente, a empresa Nintendo conseguiu detectar o interesse do público por esses videogames e aproveitou a oportunidade para comercializar jogos educacionais para os “nipófilos” (fãs da cultura japonesa).

Assim, graças à imaginação, à proeza técnica e ao talento dos desenvolvedores, surgiram vários jogos de vídeo no Nintendo 3DS que vamos descrevê-los agora:

PURURUN! SHIZUKU-CHAN AHA ☆DRILL KOKUGO

EsSe jogo propõe um modo principal (“sentaku”) consistindo vários temas ( “moji”, “Kanji”, “kotoba”, “bunsho” e “matome”), que vai ajudá-lo a praticar seu japonês (até na faculdade) através de vários exercícios divertidos.

Quanto mais for bem sucedido, mais você vai para o nível superior. Assim, você vai ficar alerta sobre o seu progresso.

Construído em torno de um calendário real, esse videogame convida você a jogar todos os dias para melhorar sua pontuação em 100 e agradar “Shizuku-chan”, seu fiel escudeiro.

DS Rakubiki Jiten

Kanji Sonomama DS O Rakubiki Jiten é um software simples e direto que combina vários dicionários em vez de um videogame tradicional.

Pela primeira vez, nenhum método de aprendizado de japonês ou caligrafia será proposto. Essa ferramenta destina-se principalmente a pessoas intermediárias ou que já tenham feito aula de japonês.

Para testar esse jogo, é melhor ter um bom vocabulário da língua inglesa. Nele, há mais de 250 mil palavras em inglês e japonês.

Três dicionários estarão disponíveis para a sua tela ou caneta para encontrar suas palavras em japonês e Kanji:

  • Inglês-japonês Genius 3ª edição,
  • Japonês-Inglês 2ª edição,
  • Japonês Meikyou.

Zaidanhoujin Nippon Kanji Nouryoku Kentei

Publicado e desenvolvido pela Rocket Company, esse videogame em 2D também está disponível para o Nintendo 3DS.

Aprenda japonês com a tecnologia Este modelo mais recente também tem Super Mario

Esse outro jogo “ludo-educativo” foi especialmente criado para permitir que japoneses e neo-comunicadores em japonês treinassem para dominar a escrita de kanjis, ideogramas japoneses.

Você pode aproveitar a oportunidade para ajustar a dificuldade e a velocidade com as quais deseja aprender.

Assim, é através de mais de 25 mil exercícios e mini-jogos inspirados nos testes oficiais de kanji que você poderá finalmente memorizá-los.

Uma vez treinado como Samurai, você poderá fazer o teste Kanji Kentei no Japão!

Os videogames japoneses que espalharam a língua pelo mundo

Digno sucessor do Atari, o Nintendo marca um ponto na virada da história dos videogames.

Popular até hoje graças à moda do vintage, o Nes da Nintendo está, no entanto, longe de igualar aos gráficos dos novos consoles de videogames como o Playstation 4 ou o Xbox.

É na relação emocional, quase carnal, que seu valor é justificado. Pois essa geração desenvolveu com esses jogos e personagens – Super Mario, Zelda e Megaman – um elo único.

Essa “conexão” entre o jogador e esses videogames, formada após longas horas com os olhos sob a tela, foi marcada por videogames que transmitiram a língua japonesa (já pensou em fazer aula particular de japonês?):

  • Super Mario Bros,
  • Street Fighter,
  • Mortal Combate,
  • Final Fantasy,
  • Tetris
  • Pokémon

Todos eles entraram na nossa memória coletiva como legendários!

Faça aulas de língua japonesa com videogame Eles te acompanharam durante sua infância e adolescência?

Com quase 100 jogos em 30 anos, Mario é obviamente o jogo que aproximou os jogadores da língua japonesa (já encontrou seu professor de japones?).

Aparecendo no início da era dos jogos, Mario permitiu a familiarização com o hiragana (a tecnologia ainda não é suficientemente desenvolvida para integrar os caracteres Kanji).

Portanto, nesse contexto de imersão digital na cultura japonesa, esses jogos de videogame inspiraram o desejo de ir mais longe para alguns jogadores e a corrida para a versão original desses jogos japoneses se estabeleceu… E você já pensou em ir para o Japão aprender o idioma?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar