Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como fazer uma boa redação para vestibular ?

De Camila, publicado dia 22/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Redação > Escrever um bom texto para entrar na faculdade

Você é daqueles que considera a redação como um bicho de sete cabeças e já começa a tremer só de escutar falar da presença dela nas provas de vestibular?

Então respire fundo e acalme-se, pois isso não é verdade.

Ao contrário do que uma boa parte dos vestibulandos pensam, produzir bons textos escritos durante as avaliações para ingressar na faculdade não é uma tarefa difícil. Não é preciso ser nenhum escritor profissional para tirar uma boa nota – ou até mesmo nota máxima – em uma prova de redação.

O que todo aluno faz para tirar total em um teste de matemática, história, química ou física? Ele estuda, não é mesmo? Pois com a redação não é diferente: é preciso treinar para poder se sair bem na hora H!

Muitos se deixam enganar pensando: “a prova de redação não tem tema, então não é possível estudar com antecedência“.

A verdade é que o estudo da prova de redação segue a mesma lógica do estudo para as provas de qualquer outra matéria. Isso porque o tema da produção de texto só é revelado no dia do teste, mas o que tal texto deve conter é um velho conhecido de todos os estudantes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então confira nossas dicas sobre como fazer uma boa redação para o vestibular nesta matéria que preparamos especialmente par você!

Veja ainda nosso guia para você ter sucesso na prova de redação!

Qual a proposta de redação nos vestibulares ?

Ao acompanhar a história do Enem, vemos que ele quase sempre demanda a produção de textos dissertativos em suas provas. No entanto, o mesmo não acontece em todos os vestibulares ao redor do Brasil.

Cada instituição de ensino cria sua prova de redação com o objetivo de analisar as habilidades de escrita do estudante dentro de um tipo de produção de texto que ela considere importante. Sendo assim, para saber qual a proposta de redação do vestibular que você pretende fazer, é preciso, antes de mais nada, fazer uma pesquisa sobre a banca examinadora do local.

Uma boa maneira de ir direto ao assunto na hora da sua pesquisa é procurando por provas de redação dos anos anteriores. Dessa maneira você poderá ter uma ideia de qual tipo de texto é mais comumente pedido por determinadas universidades.

Na dúvida sobre sua redação para o vestibular?

Quais os tipos de redação que cai no vestibular ?

O ENEM é o processo seletivo para ingresso em universidades mais conhecido e difundido em todo o país. No entanto, ele não é a única maneira possível para se entrar em uma instituição de ensino superior.

Na hora de estudar para a redação, muitos alunos ficam na dúvida sobre quais outros tipos de produção de texto podem ser demandados além da famosa “dissertação argumentativa“.

Além do texto dissertativo-argumentativo, também podemos nos deparar com pedidos de redação seguindo as características dos seguintes tipos de texto:

  • Carta: tipo de redação mais descontraída.
  • Narração: redação que envolva fatos reais ou fictícios com riqueza de detalhes;
  • Descrição: texto no qual listamos as principais características do tema;
  • Dissertação: texto que defende um ponto de vista.

Curioso para saber como fazer uma boa redação do ENEM?

Introdução, desenvolvimento e conclusão

Como vimos anteriormente, saber como fazer uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão de maneira adequada significa dominar o conteúdo da qualquer prova de redação de qualquer vestibular no Brasil, independente do tema abordado.

Existem detalhes muito importantes que devem ser tratados na hora de fazer a introdução. Já durante o desenvolvimento, outras particularidades devem ganhar foco na hora da escrita. Chegada a hora da conclusão, existem ainda outras minúcias a serem abordadas, estas distintas àquelas das outras duas primeiras partes da redação.

Mas então, quais são esses detalhes tão particulares a cada uma das partes do conteúdo de uma produção de texto?

Se preparar para a redação demanda tanto estudo quanto para as outras matérias.

Introdução

O site Cola da Web explica o que é uma introdução para uma redação da seguinte maneira:

A introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. Ele precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento. Dois aspectos [da introdução são] muito importantes: o tema e o título.

Escrever uma introdução é completamente diferente de escrever um desenvolvimento ou uma conclusão. Por isso é importante, na hora de treinar para a prova, estudar bastante sobre como começar uma redação corretamente.

Não adianta nada dominar o tema proposto e ter um ponto de vista brilhante a ser defendido se o seu texto começar com uma introdução que não se caracteriza como tal.

Contextualização: a melhor maneira de criar sua introdução

A melhor maneira de não ficar perdido na hora de criar sua introdução é fazendo uma contextualização do tema proposto. Dessa forma, você não ficará olhando para a página em branco, desesperado se saber como organizar suas ideias.

Para fazer uma boa contextualização, pense em abordar os aspectos abaixo, lembrando que eles devem sempre estar ligados ao tema principal da redação:

  • Traçar uma trajetória histórica;
  • Comparar aspectos sociais, geográficos ou históricos;
  • Conceituar ou definir uma ideia ou situação;
  • Contestar parcialmente ou contradizer totalmente uma ideia;
  • Elaborar uma série de interrogações;
  • Elaborar uma enumeração de informações;
  • Caracterizar espaços ou aspectos;
  • Resumir o que será apresentado no desenvolvimento;
  • Fazer citações (parafrasear).

Frases prontas e palavras para iniciar uma introdução

Começar a redação fazendo referência a alguma outra área do conhecimento é uma ótima alternativa para dar o pontapé inicial no seu texto de maneira inteligente. Para tal, a descrição de cenas de filmes, a citação de um fato histórico, ou até mesmo a menção de uma propaganda televisiva relacionada ao tema proposto pode surtir um efeito muito positivo.

Para isso podemos sugerir algumas frases prontas a serem adaptadas de acordo com o tema, tais como:

  • O/A …(tema)… não é uma invenção atual:… (aqui, insira um contexto histórico sobre o tema). Por exemplo: A violência contra a mulher não é uma novidade na sociedade brasileira: infelizmente, ela acontece há séculos no país.
  • No livro/filme/série (descrever a situação desejada). Já na vida real, isso é uma realidade. Exemplo: Na série Game of Thrones, apenas duas mulheres integraram o campo de batalha. Já na vida real, várias mulheres fazem parte do exercito norte-americano e são enviadas às guerras lutadas pelo país.
  • No país X isso não acontece, já no Brasil… Exemplo: A Islândia é um dos países com o menor índice de criminalidade no mundo. Já o Brasil encontra-se no final dessa lista, sendo um dos mais violentos.
  • A questão da… tem origem na… Exemplo: A questão da violência contra as mulheres tem uma de suas origens na forma desigual como elas são vistas dentro da sociedade brasileira.

Dar a largada na sua redação pode ser uma das tarefas mais difíceis para muitos.

Descubra ainda quais foram os temas que já caíram na prova de redação do Enem.

Desenvolvimento

“A missão do desenvolvimento é provar ao leitor o nosso ponto de vista. Fazemos isso com argumentos.”
site Como Fazer Uma Boa Redação

Desenvolvimento independente da introdução

O desenvolvimento é o elemento principal de uma redação. Para que ele seja bem sucedido, ele não pode ser uma continuação da introdução.

Para saber se o seu desenvolvimento funciona independente da sua introdução, basta fazer o seguinte: suprima a parte introdutória do seu texto e veja se o resto faz sentido. Se fizer, parabéns, seu desenvolvimento está caminhando rumo ao sucesso!

Um desenvolvimento que flua e seja claro

O texto durante essa parte da redação deve ser fluido e claro. Sendo assim, as frases precisam estar conectadas para que sua argumentação tenha sentindo no final da redação. Frases soltas podem fazer sua produção de texto acabar parecendo mais com uma lista de compras do que com uma redação para vestibular! Sendo assim, muito cuidado com as frases perdidas na hora de escrever.

Para quem tem dificuldade de juntar todas as ideias no texto, uma boa dica é primeiro fazer uma lista com todos os aspectos que se deseja abordar para defender um ponto de vista.

Em seguida vem a definição da ordem na qual se deseja que tais ideias apareçam no texto. Tais argumentos precisam, então, ser trabalhados à medida em que forem sendo complementados, ganhando força e coesão entre eles.

Por mais que sua argumentação bem estruturada dentro do desenvolvimento, ela não vai estar livre de falhas. Por isso, é importante tentar tratar tanto aspectos positivos quanto negativos ligados ao tema.

Conclusão

Depois de se dedicar à introdução e ao desenvolvimento do seu texto, é chegada a hora da parte final para fechar sua redação com chave de ouro: a conclusão!

A primeira coisa a ser apresentada durante a conclusão é a retomada bem resumida de tudo o que foi dito durante o desenvolvimento.

A ideia de concluir está diretamente ligada à ideia de relembrar ao seu leitor o que foi tratado no decorrer do texto.

No entanto, a conclusão não pode ser apenas uma repetição do que foi falado: ela precisa também trazer algo a mais. Existem três opções que podem ser adotadas após a retomada presente na conclusão:

  1. Prognóstico: Trata-se de fazer uma previsão com base no que foi falado no texto, tomando cuidado para não inserir ideias novas;
  2.  Solução: Trata-se de propor uma solução aos pontos negativos abordados durante o desenvolvimento;
  3. Retomada da introdução: Trata-se de abordar novamente a contextualização feita na introdução, relacionado-a à retomada feita na primeira parte da conclusão.

A conclusão é a reta final da sua redação.

Temas para escrever uma redação livre

Agora que você já está por dentro de como estruturar sua redação para o vestibular, chegou a hora de conhecer alguns temas que podem ser – ou que são constantemente – abordados nesse tipo de prova. São eles:

  • Desastres ocasionados pela interferência do homem;
  • Preconceito racial;
  • Aedis Aegypti.

Que tal conferir também dicas sobre as melhores maneiras de se estudar redação para o enem?

Com tanto material para estudar, o que você está esperando para colocar a mão na obra e começar treinar para as provas de redação do vestibular?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar