Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia de utilização do Pinterest

De Joseane, publicado dia 13/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Como fazer bom uso do Pinterest?

Entre as principais redes sociais que podem ser encontradas na Web, o Pinterest é talvez aquela que mais desperta a criatividade. Embora ainda não seja uma rede tão famosa entre os brasileiros, o Pinterest é um dos sites em que se vale a pena estar conectado. O grande “tchan” do Pinterest é que este é um motor de pesquisa de inspiração.

Para aqueles que gostam de moda, artes, design, decoração de todo o tipo, o Pinterest é lugar ideal. Se trata de de uma rede social de fotografias. Aqui quem manda é a criatividade e as belas imagens.

Com mais de 250 milhões de usuários, essa rede social está entre as 10 mais usadas em 2018 no mundo. O princípio é simples: um enorme compartilhamento de fotos entre os blogueiros, desde fotos simples até a mais completa fonte de inspiração. Os usuários podem salvar as fotos em suas contas e ainda criar um álbum de fotos.

No entanto, o Pinterest também é uma grande rede social para empresas que desejam tornar sua marca conhecida por meio do Webmarketing que é o que cria uma rede profissional. O Pinterest é tanto uma rede social profissional quanto pessoal!

No artigo de hoje, o Superprof convida você a descobrir o Pinterest: como criar uma conta, como usar a rede, como adicionar fotos ou como modificar seus dados de acesso.

Para que serve o Pinterest?

Criado em 2010 por Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann, o Pinterest é um site americano que permite aos usuários compartilhar imagens de todos os tipos e classificá-los em diferentes categorias. No espaço de alguns anos, o Pinterest tornou-se uma das redes sociais mais populares usadas em computadores e celulares.

Como postar uma foto no Pinterest? Encontre a inspiração que você precisa no Pinterest!

Mas para que realmente serve o Pinterest?

Imagine uma placa de cortiça muito grande em sua casa onde você pode fixar todos os tipos de fotos, ilustrações ou outras coisas que o inspirem a vê-los regularmente: essa é a ideia básica do Pinterest. A única exceção é que esta enorme placa de cortiça está online e você pode compartilhá-la com todos.

Outras pessoas também postam suas inspirações que podem, por sua vez, nos servir como ideias. Cada postagem deve estar na forma de uma imagem e ser acompanhado por um link para um site externo. É por isso que a rede social também é popular entre empresas que desejam divulgar seu site, produtos, entre outros.

Aqui está uma lista não exaustiva dos muitos usos do Pinterest:

  • Se inspirar e encontrar novas ideias
  • Divulgar um produto ou um serviço
  • Passar tempo
  • Se divertir

Para usar bem o Pinterest, você precisa primeiro determinar quais são os seus desejos com relação ao site. Será então mais fácil organizar seu perfil e suas tabelas de acordo com seus objetivos, se preferir montar suas tabelas primeiro em um excel basico você pode fazer um curso excel avançado para aprender a monitorar sua rede mesmo offline !

Crie e modifique sua conta no Pinterest

O primeiro passo para criar uma conta nesta rede é se conectar à página inicial do Pinterest ou à página do Pinterest para profissionais. Depende do seu objetivo: criar uma conta comum ou uma conta comercial.

Editar uma foto no pinterest Uma foto típica da rede Pinterest!

Você precisará fornecer algumas informações básicas para se registrar:

  • Um endereço de email válido
  • Uma senha,
  • Sua idade

O botão Continuar permite que você crie sua conta no site. Se você optar por fazer login pelo Facebook ou pelo Gmail, seu nome e sobrenome serão salvos. Você será solicitado a selecionar até cinco centros de interesse que serão suas primeiras assinaturas. Assim, o Pinterest pode sugerir conteúdo relacionado às suas afinidades. Essas opções são modificáveis ​​posteriormente.

Agora que sua conta é criada, você acessa a página inicial do Pinterest. Na parte superior, a enorme barra de pesquisa ajudará você a pesquisar conteúdo digitando palavras-chave. No canto superior direito, você tem acesso aos recursos de configuração. Na seção Editar Configurações do menu de três pontos, você pode fazer várias coisas simples:

  • Edite sua foto de perfil
  • Mude o seu nome
  • Mude seu nome de usuário,
  • Modifique sua biografia,
  • Mude sua localização

Por fim, se você é um profissional e deseja usar o Pinterest como estratégia de marketing ou deseja aumentar a reputação do seu site na rede, clique em Reivindicar para adicionar o endereço do seu site à sua conta.

Você conhece a plataforma do Tumblr?

Como buscar e salvar conteúdo no Pinterest

É bem simples explorar a plataforma Pinterest. A partir da página inicial, você verá uma seleção de fotos que podem interessá-lo de acordo com seus gostos indicados durante suas configurações de conta. A função de pesquisa permite que você descubra fotos precisamente sobre o que você quer ver, graças às palavras-chave (o Hashtag).

Como usar hashtags no pinterest? Basta usar uma palavra chave, e o Pinterest mostra todo o conteúdo relacionado!

Digite uma palavra na barra de pesquisa e aguarde: O Pinterest irá gerar uma lista de imagens e distribuí-las entre as fotos postadas por outros usuários neste site da comunidade. Veja a seguir como encontrar o conteúdo que você deseja.

Quando você gosta de uma foto, você pode salvar clicando na imagem de alfinete. As seguintes opções lhe são propostas:

  • Enviar: compartilhe com outras redes sociais, como o aplicativo do Facebook ou o aplicativo do Twitter, mas também copie o link para enviá-lo pelo WhatsApp ou pelo Gmail, por exemplo,
  • Salvar: salve a foto no seu perfil
  • Três pontos: denuncie conteúdos impróprios ou redirecione o conteúdo para o seu site ou blog (widgets),
  • Comentários: reações do usuário à foto, possível interação com outros usuários,
  • Visitar: Redirecionamento para o blog original ou o blog do pin,
  • Reconhecimento visual: Recorte a imagem e foque em um elemento da foto que lhe interessa, para que o Pinterest refine suas sugestões de imagem do que você preferir.

Depois de adicionar uma imagem clicando em Salvar, ela aparecerá em seu perfil nos álbuns de fotos nos quais você poderá vê-las novamente. Primeiro você terá que criar um álbum, dar a ele um título, torná-lo público ou não, e dar uma descrição, se desejar.

Na guia Pins, você encontrará todas as imagens salvas diretamente no seu computador no Pinterest. Essas imagens são pessoais e não públicas.

Aprenda a melhor utilizar o Instagram!

Poste suas próprias fotos e imagens

Embora você possa criar álbuns construídos a partir das fotos de outros usuários, você também pode adicionar suas próprias fotos, daí o interesse de tirar fotos ou compartilhar suas criações artísticas no site!

Aprenda a divulgar coisas no pinterest Sabe aquela sua super produção artística? Poste uma foto no Pinterest!

Depois de criar um álbum, basta clicar no botão Add Pin, que permite adicionar uma imagem via internet, ou adicionar uma imagem através do seu computador (botão Your device). Para imagens pessoais, escolha a localização da foto no seu computador e confirme. Para aquelas da Internet, é necessário colocar  o URL da foto em questão.

Você poderá, então, adicionar uma descrição à imagem antes de finalmente salvá-la. Bravo! Você adicionou com sucesso uma foto ou imagem a um de seus álbuns. Assim, ele será compartilhado com todos os usuários que tiverem os mesmos interesses que você. Não economize nas palavras-chave para divulgar sua imagem o máximo possível.

Você certamente vai salvar ou adicionar muitas fotos porque o Pinterest é cheio de recursos para encontrar inspiração: idéias de decoração (mesa de deco, decoração de casamento, decoração de festa, decoração de casa, decoração de Natal, decoração de jardim, pintura, etc.), paisagens, artesanato, fontes arqueológicas, desenhos de todos os tipos, etc. Dá para encontrar definitivamente tudo no Pinterest!

Se você está procurando inspiração, você encontrará a melhor ideia no Pinterest!

Quer aprender a usar o Twitter? Clique aqui.

Dicas para se tornar conhecido através do Pinterest

O Pinterest é uma ótima plataforma para uso pessoal e profissional. De fato, o Pinterest também pode ser usado para se tornar conhecido por toda uma comunidade e, assim, trazer visibilidade para uma empresa, um blog ou outro.

Para isso, é essencial de trabalhar na sua apresentação, começando pelos posts que você compartilha e divulga. Se você quiser criar um nome e atrair assinantes para o seu perfil, cabe a você publicar imagens para vincular a vitrine do seu site.

É então necessário encontrar fotos atraentes e representativas de sua atividade, mas também encontrar os bons títulos para que os usuários o encontrem facilmente com palavras-chave.

É o mesmo para os diferentes álbuns que você criará. Tenha cuidado para criar álbuns coerentes com a sua atividade ou serviço para que você não perca seus inscritos em temas muito variados.

Saiba como mostrar o que você vende da melhor maneira. Se você quiser compartilhar um blog de receita de cookies, tire uma foto de seus pratos com um bom fundo e boas luzes. Suas criações devem ser destacadas e chamar a atenção imediatamente. O Pinterest é uma rede muito grande em que você precisa se destacar.

Se você possui uma empresa, também é aconselhável criar uma conta profissional ou transformar sua conta pessoal em uma conta profissional, se você já tiver muitos assinantes nela. A conta profissional permite administrar melhor as publicações e ter acesso às análises de atendimento, mas também poder colocar anúncios patrocinados que trazem retorno financeiro para o seu negócio!

Faça um curso excel online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar