Entre as redes sociais mais populares dos últimos anos, a plataforma Instagram é uma das mais utilizadas, com um grande número de celebridades e influenciadores que postam fotos e vídeos regularmente para aguçar e saciar a curiosidade de seus públicos-alvo e admiradores.

Artistas da música, da tv, personalidades esportivas, da política, e de diversos ramos do entreterimento usam diariamente o Instagram para ficarem sempre nos melhores rankings das redes sociais e acompanharem as tendências.

O Instagram se tornou uma das redes mais visadas da web. O conceito é simples: um enorme compartilhamento de fotos permite que todos admirem a vida de quem os publica.

Entre os temas mais recorrentes: foto em um local glamoroso, com pessoas encantadoras, ou também uma paisagem sublime ou fotos sensuais. Os tipos de temas abordados são inúmeros. Em suma, tem para todos os gostos! O Instagram serve tanto para compartilhar suas aventuras diariamente quanto para seguir suas celebridades favoritas e ficar a par do que anda acontecendo em suas vidas.

Os usuários do Instagram também podem utilizar a rede para divulgar o seu trabalho e serviços, afinal de contas, quanto mais gente seguir a sua conta mais você se torna conhecido ou conhecida. Não se engane, o Instagram é um ótimo lugar para desenvolver o seu marketing pessoal ou o do seu negócio!

Se você deseja fazer parte da família do Instagram, nossa comunidade Superprof oferece a ajuda necessária para você com esse guia prático para criar sua conta no Instagram, dar seus primeiros passos ou até se tornar um famoso instagramer!

Criando o seu perfil e seguir contas no Instagram

Para participar da comunidade Instagram, você já deve ter o aplicativo ou acessar a página da rede social Instagram no seu computador. Para encontrar o aplicativo Instagram, basta acessar a App Store ou a Google Store do seu telefone.

Como ganhar seguidores no insta
A comunidade do Instagram é uma das que mais crescem na Web!

Você, então, será solicitado a passar algumas  informações para se registrar:

  • Um endereço de e-mail,
  • Um nome de usuário de sua escolha
  • Um nome e sobrenome (opcional),
  • Uma senha,
  • Um número de telefone (opcional),
  • Um site afiliado (opcional),
  • Uma foto de perfil (é possível adicioná-la depois).

Em seguida, basta clicar no botão "Registrar" e pronto! Depois, tudo o que você precisa fazer é clicar em "Entrar" para acessar sua conta. Beleza, agora você já sabe como criar sua conta no Instagram, mas este é apenas o começo!

Uma vez conectado ou conectada, você precisa escolher os amigos ou personalidades que deseja seguir e, assim, juntar-se aos demais seguidores do Instagram. De Rihanna a Kristen Stewart via Kanye West, passando pelas inevitáveis Kardashians, muitas pessoas famosas e anônimos usam a plataforma para compartilhar seu melhor momento do dia.

Se você não sabe realmente quem escolher para seguir, aqui está a lista das 20 contas Insta com maior número de seguidores do mundo em 2019:

  • Instagram,
  • Cristiano Ronaldo,
  • Selena Gomez,
  • Ariana Grande,
  • Dwayne « The Rock » Johnson,
  • Kim Kardashian,
  • Kylie Jenner,
  • Beyoncé,
  • Taylor Swift,
  • Justin Bieber,
  • Neymar Jr,
  • Lionel Messi,
  • Kendall Jenner,
  • National Geographic,
  • Nicki Minaj,
  • Nike,
  • Khloé Kardashian,
  • Miley Cyrus,
  • Jennifer Lopez,
  • Katy Perry

Você também pode se inscrever em contas sugeridas automaticamente pelo Instagram. Para fazer isso, basta clicar no botão "Inscrever-se". Você poderá ver cada foto publicada por suas estrelas favoritas e dar "likes" nelas.

No instagram você encontra perfis sobre todos os temas (viagens, culinária, fotografia, artes, educação, esportes, religião, política, jornalismo, ciências, atronomia, caligrafia, etc, etc). A escolha é inebriantemente farta! E o grande barato é que você pode escolher quais contas seguir e visualizar somente as configurações relacionadas a estas contas, capice?!

Você pensa em ser famoso no instagram também? Sabia que existem tipos de perfis como studygram, foodgram, etc.? Você pode consumir conteúdos inteligentes e até estudar pelo Insta! Você pode encontrar curso de excel avançado, aulas para o ENEM, receitas de confeitaria, dicas de produtividade, etc, etc.

Você já tem uma conta no Twitter?

Utilizar os diferentes recursos do Instagram

Nem todo mundo é master na era dos smartphones e nem todos sabem como usar a interface do Instagram. Não se preocupe, aqui vamos explicar tudo, direitinho!

Dicas para bombar no instagram
Será que você sabe usar todos os recursos do Instagram?

O aplicativo conta com cinco guias diferentes que podem servir para várias atividades. O primeiro é o ícone inicial, isto é, a página inicial do Instagram, onde você verá as fotos de várias contas para as quais você se inscreveu. A partir desta página, você também pode acessar seu e-mail no canto superior direito ou publicar uma notícia no canto superior esquerdo.

A segunda guia, representada por uma pequena lupa, será usada para pesquisar as contas e palavras-chave para encontrar o conteúdo desejado com precisão. Sob a barra de pesquisa, você também terá acesso às histórias do Instagram daqueles que você segue.

A terceira aba é para tirar suas próprias fotos: falaremos sobre isso com mais detalhes abaixo.

A quarta aba é o coração, simbolizando as notificações que você recebeu pessoalmente em sua conta do Instagram. Isso permite que você esteja atualizado sobre as atividades da sua conta, tenha ou não uma forte reputação. Então você não vai ser notificado sobre quem deu like em suas fotos ou comentários!

Você sabia que pode usar o IGTV para encontrar materiais interessantes para aprendizagem? Como um um curso de excel online, por exemplo? Aproveite as dicas para adquirir conhecimento. (:

Por fim, a última guia, à direita, é a que permite que você consulte sua própria conta. A partir daqui, você pode fazer várias coisas:

  • Clique no "+" no canto superior esquerdo para adicionar amigos dos seus contatos ou do seu perfil do Facebook,
  • Clique em configurações ou nos três pontos no canto superior direito para configurar as opções da sua conta (configurações gerais, adicionar amigos, vincular sua conta a outras redes sociais),
  • Clique em "Editar perfil" à direita da foto do perfil para editar suas informações pessoais (nome, biografia, email, número de telefone, etc.).

Não hesite em consultar cada uma das opções para entender todas as suas possibilidades. Lembre-se que quando você sair do aplicativo e depois voltar, você aterrissa na página inicial.

Você conhece a rede social do Tumblr?

Postar fotos e vídeos no Instagram

Se você gosta de fazer lindas fotos, então a atividade do Instagramer combina perfeitamente com você! Por definição, uma foto do Instagram deve ser bem bonita, bem enquadrada e pode fazer o uso de filtros para melhorar ou mudar seu aspecto.

Como editar foto no instagram
Instagram: a rede ideal para você postar os seus melhores "closes"!

Para poder postar suas fotos e vídeos através do aplicativo Instagram, basta clicar no "+" no meio das abas da interface. Você terá a escolha entre tirar um nova foto/novo vídeo ou selecionar uma foto da sua biblioteca de imagens. A função ideal para uma selfie rápida!

Você poderá usar o Hashtag (#) nas suas fotos para que elas sejam associadas à palavras-chave. Marcar suas fotos permitirá que você seja encontrado facilmente no oceano de imagens postadas diariamente na plataforma. Se sua imagem é sublime ou transmite uma mensagem, você terá mais likes e comentários. Para virar um verdadeiro instragramer famosinho ou famosinha, você precisará aumentar rapidamente o número de seguidores e aumentar seu número de curtidas.

Para isso, a maneira mais fácil é postar fotos regularmente, mas você também pode interagir com seus assinantes, tirar fotos diversificadas, usar filtros ou usar os novos recursos do Instagram (especialmente no que diz respeito a histórias).

Não se esqueça de colocar uma legenda sobre o que você postar. Você também pode preencher o local onde a foto foi tirada ou marcar pessoas no seu clic ou vídeo. 

É preciso diferenciar os instagramers dos influenciadores: os segundos são pagos pelas marcas para colocar os produtos em suas fotos e assim "influenciar" os seus seguidores a comprarem esses produtos.

O instagramer não tem necessariamente um propósito comercial. Dito isso, um instagramer pode se tornar um influenciador se for contatado pelas marcas. Finalmente, não hesite em compartilhar suas fotos e vídeos, porque compartilhar é amor!

Você sabe utilizar o Pinterest?

Se desconectar ou encerrar sua conta no Instagram

E, se por quaisquer razões que sejam, você enjoar da rede social das fotos e se acaso gostaria de fazer uma pausa ou mesmo encerrar definitivamente a sua conta no Instagram? Nós te mostramos o caminho:

Dicas para melhor utilizar o instagram
E se você pudesse compartilhar aquela foto incrível da sua viagem em tempo real?

É muito fácil sair do Instagram sem ter que desinstalar tudo: para fazer isso, vá para a seção "Minha conta" do aplicativo. A partir daqui, clique em configurações ou três pontos no canto superior direito da tela e clique em Logout na parte inferior da tela.

Super simples né? Ao se desconectar, você para de receber as atualizações imediatamente! No entanto, você poderá acessá-las desde que você se reconecte na sua conta, então você não perderá nada!

Se você não conseguir encontrar o botão de desconexão, pode ser que seu aplicativo não esteja atualizado. Neste caso, vá até a Loja para atualizar, até mesmo desinstalar e reinstalar o aplicativo Instagram (sua conta não será perdida se você tiver suas informações de login).

Caso você precise de ajuda para entender melhor todas as funcionalidades pode optar por um curso de informatica online, um professor particular pode te explicar tudo com mais detalhes e sanar suas dúvidas! (:

Agora se você realmente não suporta mais a rede social das fotos e gostaria mesmo de sair de uma vez por todas dessa comunidade, aqui está uma maneira simples de entender como desativar a sua conta Instagram:

  • Abra a página na Internet (não o aplicativo),
  • Faça o login com suas credenciais,
  • Clique na guia Minha conta,
  • Clique em Editar perfil,
  • Selecione Desativar temporariamente minha conta,
  • Digite sua senha e confirme.

No entanto, observe que desativar sua conta não é uma maneira de excluir permanentemente sua conta: isso permite que você hiberne seus dados. Então ninguém mais pode ver suas publicações.

Para excluir permanentemente uma conta do Instagram, vá para a página dedicada à exclusão da conta, sempre em Editar perfil. Em seguida, selecione o motivo da sua partida e insira sua senha antes de confirmar. É isso aí, você saiu da rede e já pode deletar o Instagram!

Agora você já sabe o básico sobre essa rede social: como criar uma conta, como seguir certos usuários, como o aplicativo funciona, como se tornar um Instagramer ou como desinstalar sua conta.

A comunidade Superprof convida você para aprender sobre outras redes sociais como o Snapchat ou o aplicativo do Facebook, graças aos nossos artigos detalhados sobre o assunto.

Além disso, você também pode ter aulas de informática para melhorar seu nível de conhecimento na web que é uma das áreas profissionais do futuro! Ou por acaso você precisa de uma forcinha com um professor particular? Um curso de informatica online pode te ajudar a sanar suas dúvidas sobre redes sociais e ensinar muito mais!

Você sabia que um brasileiro foi um dos criadores do Instagram? Em 2010, o americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger criam o Instagram.

Um pouco sobre a história do Instagram

Em 06 de outubro de 2010, nos Estados Unidos, dois amigos compartilharam um mesmo sonho e fundaram o Instagram. O americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, sim, um dos nossos, super brasileiro nascido em São Paulo, Michel, mas lá chamado de Mike!

Somente no primeiro dia, 25 mil pessoas se cadastraram na rede. E, em apenas dois meses, o Instagram já contava com 1 milhão de usuários ativos! Em um ano esse número catapultou para 10 milhões!

Portanto, uma das maiores sacadas do Instagram foi que, de fato, essa é uma rede que registra e compartilha emoções. Imagine, quem consegue resistir à risada de um bebê? Ou quem nunca teve vontade de mostrar para o mundo inteiro suas fotos no dia de seu casamento?

Enfim, tratam-se dos nossos momentos quotidianos que mexem com as nossas emoções. E foi assim que surgiu a proposta do Instagram: com um pouco de criatividade, um celular na mão e um olhar em particular e, pronto, isso é tudo o que você precisa para compartilhar suas imagens e sua vida com o mundo!

O Instagram tornou-se a segunda rede social mais popular do mundo, atrás apenas do Facebook. No entanto, essa rede tem gerado mais interações do que o Facebook. E não precisa de ser um gênio para sacar que mais interações significam maior engajamento entre os usuários.

Ainda em seus primórdios, o Instagram era mesmo apenas uma rede social de compartilhamento de fotos. Não sabemos se alguém se lembra, mas a sua descrição dizia: "tire uma foto e depois escolha um filtro para transformá-la em uma memória a ser guardada para sempre."

E era esse o espírito da rede: visual, simples e instantâneo. Essas características não mudaram, mas várias novas funcionalidades foram adicionadas à plataforma, no intuito de melhorar a experiência do usuário.

A rede continuou crescendo e Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, comprou o Instagram por 1 bilhão de dólares em 9 de abril de 2012!

Daí em diante, a rede alcançou outro patamar, investindo em atualizações e marcantes funcionalidades como a publicação de vídeos (junho de 2013), o Boomerang (outubro de 2015) e as Stories (agosto de 2016), por exemplo. Esses recursos tornaram o aplicativo muito mais robusto e até a sua logo passou por uma atualização.

No entanto, um dos pontos máximos com a entrada de Zuckerberg no Instagram foi que o mesmo aplicou a expertise e o modelo de negócios do Facebook para tornar o app rentável. Portanto, o Instagram se transformou em uma plataforma de negócios para as empresas, que encontraram um espaço definido e super crescente para criar anúncios segmentados para a sua base de usuários.

Você sabia que desde 2015 os brasileiros ocupam lugar de destaque nas estatísticas mundiais do Instagram? Sim, desde esse ano a participação dos brasileiros é maior que a média global.

Características fundamentais do Instagram

Em uma análise mais ampla, o Instagram apresenta algumas características bem particulares, que o diferenciam das demais redes sociais. Observe quais são elas:

  • Visual: Como uma rede essencialmente visual, em nenhum outro lugar mais do que aqui impera a regra da "uma imagem vale mais que mil palavras". Em decorrência, o texto entra em segundo plano, para complementar a imagem, que deve ser encantadora para os seguidores.
  • Criativo: A criatividade aparece – e é exercida – de várias formas: nos diversos filtros, emojis, nas escolhas dos sticks, gifts, músicas. Enfim, a rede estimula bastante a criatividade do usuário!
  • Interativo: Existem várias maneiras de uma pessoa interagir por meio de curtidas, comentários, marcações, mensagens diretas, etc. É também possível explorar novos conteúdos através das hashtags e por geolocalização.
  • Móvel: as publicações são feitas, sobretudo, em smartphones, que acompanham sempre as pessoas em seu dia a dia. E vale a pena saber: já é possível publicar de forma eficiente na rede pelo computador, via desktop.
  • Atualizado: além de ser um meio de comunicação onde as pessoas buscam pelas notícias e tendências atuais, o próprio aplicativo passa por atualizações constantes para melhorar a experiência do usuário e das empresas que criam conteúdo nele.
Você sabia que o Instagram é a rede social preferida de 1 em cada 4 internautas? Esse app fica apenas atrás do Facebook, que é o preferido de 52%.

Principais funcionalidades do Instagram

Vamos agora às principais funcionalidades que o aplicativo oferece a seus usuários e às empresas (ainda não falaremos aqui, mas existe também a versão Instagram for Business, na qual os negócios migram para perfis comerciais e recebem acesso a ferramentas essenciais para aumentar o alcance e otimizar a sua performance):

  • Publicações de fotos, vídeos e carrossel: A essência desse aplicativo ainda é o compartilhamento de fotos. No entanto, desde 2013, ele permite a troca de vídeos e, em 2017, carrosséis de imagens (de até 10 fotos ou vídeos).
  • Filtros e edições: Atualmente 40 filtros estão disponíveis. E, ao publicar suas fotos e vídeos, você pode aplicar filtros e editar suas imagens, tornando-as muito mais atrativas!
  • Geolocalização: O aplicativo também permite que você adicione a localização de um post: uma publicação.
  • Marcações: Quando outras pessoas, amigos e família aparecem na sua foto, você pode marcá-los no post. A partir daí, essa publicação aparece também no perfil deles, em uma aba específica.
  • Compartilhamento: no momento de postar o post, é possível também compartilhá-lo no seu perfil em outras redes, como Facebook, Twitter e Tumblr.
  • Stories: As Stories foram lançadas em 2016, inspiradas no concorrente Snapchat. Tratam-se de publicações que duram apenas 24 horas e podem ser personalizadas com frases, filtros, músicas, emojis, gifts e figurinhas sobre as imagens. Permitem também fazer transmissões ao vivo.
  • Salvar: Quando você vir um post digno de ser lembrado daqui a algum tempo, você pode salvá-lo e ele aparecerá na aba Salvos.
  • Explorar: Nessa aba, destinada à busca, é possível procurar por perfis, hashtags e locais. É nela que você também recebe sugestões do aplicativo sobre posts de quem você ainda não segue.
  • Instagram Direct: Essa é a ferramenta de inbox do app. Através dela é possível enviar mensagens diretas a algum perfil.
  • Instagram Ads: Destinado a perfis de negócios, nos quais o aplicativo permite a criação de anúncios específicos e oferece diversas métricas (indicadores) de desempenho.

Além disso, por acaso você sabia que o Instagram é a rede social preferida de 1 entre 4 internautas? Perdendo apenas, como já comentamos, para o Facebook, ainda a preferida de 52% dos internautas. E que 47%compraram produtos indicados por alguém no Instagram?

Outro ponto interessante, que atesta a preferência dos internautas pela rede, é que 67% dos entrevistados em um pesquisa sobre o Instagram 2019 no Brasil, o acessam várias vezes ao dia.

E aí, agora que você já conhece já um pouco mais sobre como funciona o Instagram, que tal colocar a mão na massa e compartilhar seus momentos especiais com sua família e amigos?

E, além disso, caso queira se tornar um expert, lembre-se que na comunidade Superprof você encontra, de forma rápida e segura, professores especializados no assunto e que podem te dar uma mãozinha nessa e em outras áreas ligadas à Informática ou às Redes Sociais! E em várias outras!

Precisando de um professor de Informática Educativa ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.