Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia prático de utilização do Tumblr

De Joseane, publicado dia 12/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Como utilizar o Tumblr

Em 2018, a plataforma do Tumblr contava com quase 800 milhões de usuários, o que a tornou a quinta rede social mais usada no mundo depois do Facebook, Youtube, WhatsApp e Instagram.

Essa plataforma de blog ainda agrada com seu conceito original e eficaz: permitir que blogueiros destaquem suas produções, sejam elas escritas, pictóricas, fotográficas, de vídeo ou até musicais. Essa ideia de revolução de blogs já percorreu um longo caminho com uma ideia simples, mas extremamente inteligente:

Venha pelas coisas que você adora.
E fique pelas que você descobriu.

Para muita gente, essa rede social ainda é um bicho de sete cabeças. No entanto, utilizar o Tumblr é bastante fácil. Como escrito na própria página da rede: ”

O Tumblr é tão fácil de usar que é difícil de explicar.

No artigo de hoje, o Superprof se propõe a ajudar você a descobrir o Tumblr em poucos passos: como criar sua conta, como usar um blog do Tumblr, como se encontrar entre os posts e finalmente como se livrar do Tumblr se você está cansado de blogar!

Como se inscrever na rede Tumblr?

Para começar a usar a rede social Tumblr, é preciso, antes de tudo, criar uma conta de usuário.

Como criar um blog pelo tumblr? Tumblr: a plataforma onde você é livre para criar o seu blog pessoal!

Criando sua conta no Tumblr

Tal como acontece com a maioria das outras mídias sociais (ou Social Media na linguagem de Shakespeare), criar uma conta no Tumblr é totalmente gratuito. Para começar, visite o site Tumblr.com e você será solicitado a fazer login ou “Primeiros passos”, o que significa inscrever-se. Será então necessário informar alguns elementos:

  • Um endereço de email válido
  • Uma senha (tente encontrar senhas difíceis de encontrar),
  • Um nome de usuário (você não precisa usar seu próprio nome).
  • Clique no botão de registro,
  • Indique sua idade
  • Aceite os Termos de Uso (não vamos culpá-lo por não ler, você não será o único!),
  • Clique em Avançar
  • Valide o Captcha (a menos que você seja um robô) para criar seu blog,

Você poderá então fazer login com suas credenciais e, assim, iniciar a grande aventura do Tumblr! Note que o seu nome de usuário é importante: define o URL da sua página do Tumblr.

Você ainda poderá alterar seu nome, mas o URL (ou nome de domínio) permanecerá o mesmo. Além disso, pense em escolher um endereço de e-mail no qual você tenha os identificadores, pois se você perder sua senha, poderá recuperá-la com isso. O e-mail também é usado para receber notificações.

Agora que você sabe como criar um blog, você precisa personalizar para que ele se pareça com você!

Deseja montar um esquema para suas postagens? Que tal um curso de excel avançado para te ajudar a ter o Tumblr mais lindo de todos?

Personalize sua conta no Tumblr

Agora que você tem acesso à sua página, ou seja, seu blog, você vai querer personalizá-lo para que seja a sua imagem. Todos os blogs do Tumblr são diferentes e essa é a força dessa rede! Para fazer isso, vá para o seu blog, no seu painel. Clique no botão Personalizar. Um painel aparecerá e permitirá que você escolha o tema do seu blog.

Você terá muitas opções de temas, alguns dos quais são pagos. Se você deseja apenas exibir temas gratuitos, filtre a lista clicando em “todos os temas” e “Temas gratuitos”. Escolha bem para que o tema e o template fiquem com o conceito do seu blog.

Por exemplo, se você está fazendo um blog de fotos, deixe mais espaço para imagens! Se seu universo é minimalista, totalmente moderno, cheio de feminismo ou cheio de gifs animados, tudo é possível no Tumblr. Seu diário de bordo pertence somente a você e, se você quiser, pode fazer com que seja a sua cara!

Você também pode alterar várias configurações na sua conta:

  • O título (ou nome do blog),
  • Seu avatar (a imagem que representa você),
  • A cor de fundo do blog,
  • A cor do título, textos, links,
  • Opções avançadas (logotipo, tamanho da imagem, rolagem infinita, …).

Assim, você será capaz de se destacar de outros blogueiros na “blogosfera”. O sistema é muito intuitivo e você vai rapidamente sentir o gosto de postar regularmente em seu novo blog!

Aprenda a se inscrever no twitter!

Como blogar e reblogar utilizando o Tumblr?

Aprenda a blogar no tumblr Comece seu blog dos sonhos no Tumblr

Você está totalmente perdido no Tumblr e não sabe por onde começar? É normal. Aqui está uma lista de palavras pertencentes ao vocabulário do tumblr que você vai assimilar rapidamente:

  • Fanfic: uma fan-fiction, um texto literário escrito por fãs e acontecendo no mundo do seu trabalho favorito,
  • Fandom: uma comunidade de fãs de um (grupo, pessoa, trabalho, etc.),
  • Ship: formar casal ou querer ver como um casal 2 personagens ou pessoas que não o são,
  • Crossover: misturando dois universos, muitas vezes de ficção, em uma obra literária (muitas vezes fanfics),
  • OTP: One True Pairing, considerar um relacionamento entre 2 personagens como a melhor e a única que deve existir.

Postar texto, fotos e vídeos

Agora que você já dominou a plataforma, é hora de começar a blogar em seu blog pessoal! Existem várias razões pelas quais você pode querer publicar uma postagem no blog, como compartilhar suas últimas férias, compartilhar o último capítulo do fanfic ou compartilhar uma música que você ama. 

Na barra de ferramentas do Tumblr se encontra os vários ícones associados ao tipo de conteúdo que você deseja compartilhar:

  • Aa: Publicar um texto
  • Câmera: Publique uma foto (essa foi fácil)
  • Aspas: publique uma cotação,
  • Loop: Publique um link (para um site, o seu por exemplo),
  • Oi! : Publicar uma discussão (outros usuários podem participar),
  • Fones de ouvido: publica um som, uma música, etc.
  • Câmera: poste um vídeo.

Quando você adicionar um post, não hesite em preencher com tags, o equivalente do Twitter e Instagram Hashtags, para que você possa encontrar o seu bilhete com uma pesquisa sobre o assunto.

Exemplo: se você publicar uma foto de feriado na praia, poderá preencher as tags férias, sol, praia, mar etc. O humor é bem-vindo nessas tags!

Se você quiser ter muitos assinantes, ou mesmo divulgar a sua empresa através de um blog, também é possível. Muitos dos melhores blogs são muito atenciosos sobre aparência, editorial e gerenciamento de conteúdo.

Para aumentar suas chances de atrair pessoas para o seu blog, lembre-se de marcar suas postagens corretamente. Preste também atenção a qualquer conteúdo ofensivo que você possa postar. Se o seu Post incluir um item inadequado, você poderá classificá-lo como NSFW (Not Safe For Work).

Percorrer as contas do Tumblr

E você, domina o excel basico?

O Tumblr é um verdadeiro palheiro quando se trata de encontrar conteúdo entre as diferentes suas páginas. Se você passar pela função Browse, você se deparará com tudo e mais um pouco, mas nada específico sobre o seu gosto pessoal.

Como ficar conhecido na rede E se você divulgar seu negócio no Tumblr?

Por outro lado, a função Search é muito útil para encontrar Posts específicos. Para usá-la, vá para a barra de pesquisa à direita e digite um assunto que você gosta. Você vai então cair em todos os posts mais recentes sobre sua pesquisa.

Você também pode Tracker as palavras-chave pesquisadas para conhecer as próximas publicações que contêm essa tag. Assim, essas postagens aparecerão automaticamente no seu painel. Por exemplo, você pode digitar “Gatinho” e tracker. Você então terá um painel cheio de pequenas criaturas bonitinhas e peludas.

Você pode favoritar esses posts para torná-los mais populares e encontrá-los mais tarde! Basta clicar no coração logo abaixo da publicação. 

Você também tem a opção de repostar os Posts que você gostou. Para fazer isso, basta clicar no botão “Rebloggar” e o Post aparecerá na sua Página e seus seguidores poderão ler.

Aprenda a utilizar o Pinterest!

Se desconectar ou encerrar a sua conta no Tumblr

Ainda que uma rede social seja muito maravilhosa, chega uma hora que cansa, então a melhor escolha é se desconectar!

Como pausar o tumblr Quando a vida real chama, é sempre bom ouvir o chamado e se desconectar da rede!

Se desconectar do Tumblr

Às vezes é bom fazer uma pausa após várias horas navegando entre os Posts mais improváveis. Para sair, você deve ir ao seu Painel e clicar no ícone homem para abrir uma lista. O botão “Logout” está localizado no canto superior direito do menu conta/account.

No entanto, se você é do tipo que dá uma olhada curta, mas frequente no Tumblr, certamente vai preferir ficar conectado. Da mesma forma, se você tiver um blog profissional ou um blog popular, certamente estará aguardando o som de notificação!

Encerrar a sua conta no Tumblr

Há muitas razões pelas quais você pode querer excluir sua conta do Tumblr, como ganhar tempo em sua agenda ou realmente querer fazer muitas coisas na vida real. Para cancelar a inscrição no Tumblr, basta seguir este passo:

  • Clique na guia Configurações ,
  • Clique no botão Excluir sua conta,
  • Confirme clicando no vermelho Sim,
  • Digite seu endereço de e-mail Digite sua senha Digite o URL do seu blog (http: // “yourblogname” .tumblr.com /).
  • Você será retirado do Tumblr e todos os blogs associados a essa conta serão removidos do mapa.

Como você pode ver, usar o Tumblr é incrivelmente simples! Mas, para as dúvidas remanescentes, o Superprof está aqui para ajudar! Você também pode aprofundar seu conhecimento de redes sociais, tendo aulas com um professor de informática, que tal um curso excel online?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar