Hoje em dia não é segredo para mais ninguém que o mercado de aulas particulares da língua inglesa no Brasil cresce cada vez mais e a passos largos.

Antigamente as aulas particulares eram um luxo acessível para poucos; no entanto, hoje em dia, com o crescimento desse mercado, é possível encontrar valores bem acessíveis, ainda mais se estamos falando de aulas de inglês, a língua universal por excelência. Tanto nos negócios, quanto na internet e no meio acadêmico.

Fazer aulas de ingles, portanto, se tornou uma verdadeira necessidade para a grande maioria das pessoas!

A busca por aulas extracurriculares cresceu tanto que muitas famílias chegam a gastar o equivalente ao valor de uma nova mensalidade escolar, chegando a pagar R$ 1 mil por mês. Obter sucesso na escola e alcançar boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (o Enem) são os principais objetivos daqueles que contratam professores particulares.

Atualmente, para se ter uma ideia, o portal da comunidade Superprof já reúne mais de 9 milhões de educadores em mais de 27 países que oferecem aulas particulares as mais variadas possíveis: língua portuguesa, programação, desenvolvimento pessoal, biologia, natação, piano, xadrez, aquarela, redação...

Por acaso você sabia que através da plataforma Superprof você consegue encontrar os mais experientes e gabaritados profissionais e professores da língua inglesa que atuam próximos à sua residência? E de forma ágil, segura e tranquila?

A comunidade Superprof está hoje presente em 27 países pelo mundo e conta com cerca de 9 milhões de professores experientes em seu banco de dados. Portanto, por meio dela você encontra os profissionais cujos perfis mais interessam a você e a seus objetivos e necessidades.

Uma busca rápida e precisa já aponta quais desses profissionais e professores atendem a sua área e é possível também visualizar as qualificações que os mesmos recebem enviadas por seus alunos. Nessa comunidade você pode contar com a assistência de uma equipe empenhada em ajudar e em compartilhar conhecimento.

Na maioria das vezes o professor oferece uma primeira aula experimental gratuita, de forma que você possa perceber se existe empatia e didática por parte do professor e se ele se adequa ao perfil do profissional que você procura.

Pensando nisso, contando com um mercado ascendente, e centenas de ofertas, como encontrar o melhor professor de inglês com o preço mais acessível?

O valor da aula de inglês é definido pessoalmente pelos nossos professores

Na comunidade Superprof, a nossa equipe verifica cuidadosamente as informações de todos os professores de inglês cadastrados em nossa plataforma (sua identidade, sua experiência, as suas qualificações e seus contatos).

Nós também pedimos aos nossos ex-alunos para dar uma nota aos professores e comentar sobre a qualidade da aula que frequentou.

Tal feedback baseado em relatos verídicos permite que os futuros alunos certifiquem a qualidade dos profissionais de educação que estão selecionado. Todo esse processo para facilitar e simplificar a sua escolha!

Isto também oferece aos pais maior segurança na hora de contratar um profissional que irá passar tantas horas ao lado de seu filho durante as aulas de inglês.

Compare os preços de um curso de Inglês permite-lhe encontrar as tarifas mais baixas.
Como definir o preço de um curso particular de inglês?

Nossos professores são livres para definir seus próprios preços de acordo com critérios diferentes:

  • O nível da aula solicitada pelo aluno: um iniciante vai pagar menos do que uma pessoa que deseja aprimorar os conhecimentos que já tem. Da mesma forma, uma aula para um estudante de ensino fundamental deve custar menos do que uma para um estudante de ensino médio ou um vestibulando.
  • A duração da aula: a duração pode muitas vezes aumentar em função do tipo da aula (1 hora por semana para aulas de inglês, no auxílio no dever de casa de casa, a 8 horas, para um intensivão) e, com ela, o preço da aula particular.
  • O perfil de professor: um estudante ou universitário cobra menos do que um professor já experiente. Por exemplo, alguns professores podem treinar seus alunos para passar o TOEIC — Teste de Inglês para Comunicação Internacional.

Observe que a comunidade Superprof não cobra nenhuma comissão sobre os preços das aulas fornecidas pelo professor; isso significa que ele se recebe integralmente o montante que é pago pelo aluno.

Nesse sistema, cobramos do aluno uma taxa para que ele tenha acesso aos professores, valor este que é logo compensado, uma vez que nós encorajamos todos os professores a oferecer a primeira hora de aulas particulares gratuitamente. É interessante você saber que a maioria deles (92%) aceita essa oferta com entusiasmo.

O primeiro encontro é um momento fundamental, pois é através dele que a interação aluno-professor é definida e com ela o tom para as próximas sessões. Ele permite que aluno e professor se conheçam, testem se existe empatia e confiança, e verifiquem se eles podem trabalhar juntos. Por isso que esse custo inicial desembolsado pelo aluno é quase sempre reembolsado ​​com esse gesto amigável dos profissionais.

Uma variação de até 25 reais no preço de aulas particulares de inglês de acordo com cidade de residência e um preço médio de 65 reais

Vamos avaliar os preços cobrados por localidade? Na verdade, isso é algo bem intuitivo, como bem dissemos. As capitais costumam centralizar os preços mais elevados de hora aula, não importa a disciplina ou área de conhecimento, já que os custos nelas são mais elevados do que os do interior.

Mas como descobrir a média de preços de aulas particulares na sua disciplina pelo Brasil? Uma dica é acessar o site da plataforma Superprof!

Na barra de pesquisas, digite a sua especialidade, como «filosofia», e descubra os vários professores da matéria inscritos no site no Brasil inteiro. Essa é uma maneira prática para ver quanto a concorrência cobra!

Cada um estipula uma tarifa de acordo com sua base de experiência e seus conhecimentos. Então, como saber o preço que os professores da minha cidade cobram? O próprio site propõe o filtro pela localidade em suas buscas.

Escreva o nome da cidade e o CEP para visualizar os professores locais. Você verá uma página com o resultado dos professores mais próximos da localidade que indicou, além da média de preço da hora aula.

Caso não haja professores cadastrados em sua cidade, busque por uma cidade de mesmo porte que a sua em seu estado ou na sua região. Você terá ao menos uma ideia dos valores cobrados.

Conheça agora o preço médio de uma aula de inglês em diferentes capitais brasileiras:

  • São Paulo - 75 reais
  • Rio de Janeiro - 66 reais
  • Curitiba - 57 reais
  • Belo Horizonte - 65 reais
  • Recife - 55 reais
  • Vitória - 57 reais
  • Porto Alegre - 65 reais
  • Brasília - 65 reais
  • Salvador - 55 reais
  • João Pessoa - 54 reais
  • Florianópolis - 55 reais
  • Manaus - 65 reais
  • Belém - 50 reais

Fizemos um estudo do valor cobrado pelos professores em função do local de residência no Brasil.

Os preços das aulas de inglês em São Paulo variam muito. Mas curiosamente São Paulo não é a cidade onde a hora da aula particular é a mais cara. Boa Vista está no topo da nossa lista com respectivamente 80 reais por hora em média.

Fora das grandes capitais, no entanto, o custo de uma hora gasto na aprendizagem de inglês com um professor particular é 45 reais.

Por exemplo, para um curso de ingles na cidade de Londrina você vai pagar um preço médio de 50 reais.

O preço de uma hora de aula de inglês em São Paulo apresenta uma média de 70 reais

Megalópole de oportunidades, de conhecimentos, de cultura e de riqueza: São Paulo com seus mais de 12 milhões de habitantes constituem uma das 10 cidades mais populosas do mundo.

A cidade da garoa é a capital dos negócios. É também em São Paulo que se localizam os professores mais bem remunerados no país. A média da hora aula na capital paulista é 70 reais.

Claro, nada mais coerente, uma vez que o custo de vida é bem elevado: restaurantes, educação, segurança, transporte, entretenimento, saúde… Aqui tudo tem seu preço. Por acaso você sabia que aulas em empresas custam o dobro do preço da hora aula? Pois bem, a margem de lucro pode ser alta por aqui. No entanto, observe que os custos também são mais elevados do que em outras capitais brasileiras.

Conforme já comentamos, hoje em dia a procura por curso de ingles particular só cresce, o que torna a concorrência extremamente acirrada. Mas relaxe, na capital paulistana e em várias outras pelo país, você vai encontrar os professores mais bem qualificados, com formação e experiência certificados em todas as áreas.

Onde dar aulas em domicílio em São Paulo? Capital dos negócios, São Paulo também é a capital das oportunidades quando o assunto é aulas particulares, sejam elas de idiomas ou de reforço escolar.

Além de instituições privadas de reforço escolar, São Paulo também oferece um ampla oportunidade de atuação junto a profissionais e empresários.

A diferença de preço cobrado pelo curso de ingles entre os diferentes bairros paulistanos é gritante: acredite ou não, essa margem pode chegar a cerca de 50 reais!

Existem professores em São Paulo que chegam a cobrar 180 reais a hora aula — não se preocupe, são poucos ;) —, enquanto outros profissionais baixam o valor da hora a 40 reais.

A tarifa média para São Paulo é de 70 reais, acima da média nacional de 55 reais.

Sem surpresa, os professores que vivem nos bairros mais nobres da cidade, como Jardins, Higienópolis, Bela Vista, ou Itaim frequentemente cobram acima de 100 reais a hora. Condição que apenas reflete a desigualdade econômica brasileira que já conhecemos tão bem, infelizmente.

As cidades de extremos: as aulas mais caras e as aulas mais baratas de inglês

Os preços diferem de uma cidade para outra em função do custo de vida de cada localização.

Qual é o preço de uma determinada cursos de inglês de acordo com a cidade onde está localizado?
O preço de uma aula particular de inglês é uma verdadeira loteria (Roda gigante londrina).

Qual é a diferença dos preços a nível nacional?

As capitais menos caras para se fazer um aula de inglês particular são:

  • Aracaju com 45 reais a média da aula
  • Palmas com 30 reais a média da aula

As cidades mais caras são:

  • Manaus com 65 reais por hora em média
  • Boa Vista com 70 reais a hora em média

Preços mais acessíveis com estudantes e professores autodidatas

Segundo uma pesquisa realizada pelos especialistas da comunidade Superprof, uma aula oferecida por um estudante ou universitário com menos de 19 anos custa 40% a menos em média do que uma aula ministrada por um professor com 40 anos. Uma diferença e tanto, principalmente para o estudante, que precisa rechear a sua semana de aulas particulares para pagar a mensalidade da faculdade!

Mas quais as condições mínimas para começar a dar aulas particulares?

De acordo com a legislação, qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos, conforme a Constituição Federal do Brasil. Essa é a única condição existente!

O estudante ganha menos do que o formado.
Os professores autodidatas, ou seja, aqueles que ainda não possuem formação na área, recebem menos do que a média dos professores.

Ainda existe uma outra categoria de pessoas aptas a dar aulas particulares: os autodidatas. São homens e mulheres que dominam um assunto em profundidade, como um instrumento musical, uma língua ou então uma técnica artística.

Eles não precisaram frequentar nenhum curso de ingles ou universidade para adquirir o conhecimento que possuem — eles chegaram lá estudando sozinhos, ou então, simplesmente, graças ao tempo de prática e de troca de experiências. André Malraux, célebre escritor francês, já dizia: a quantidade de autodidatas no campo das artes não para de crescer, felizmente!

Pois bem, e a boa notícia é que os autodidatas também podem oferecer aulas particulares para alunos de todos os níveis.

Ter aulas com professores autodidatas é também experimentar metodologias alternativas e inovadoras... É fugir da educação tradicional, da academia e da didática de sala de aula. A aprendizagem se dá pela experiência, pela construção entre as duas partes — aluno e professor.

Por isso, é fundamental que os estudantes e autodidatas que desejam se tornar professores tenham a ideia real do valor de sua aula no mercado e dos diferenciais que elas oferecem aos interessados. Esse valor pode ser determinado observando e investigando a prática do mercado.

Nesse sentido, de forma geral, os professores mais criativos e engenhosos na apresentação de suas aulas recebem uma aceitação maior por parte dos alunos e são alvo da propaganda mais eficiente que existe: o boca a boca! Caso eles também possuam uma boa formação na área tornam-se experts e oferecem o que podemos chamar de pacote completo: criatividade e boa didática.

É comprovado que um acompanhamento personalizado planejado por um professor experiente da língua inglesa avança e muito o progresso da aprendizagem do aluno que se dedica ao curso.

Principais vantagens das aulas particulares de inglês

O estudante que recebe um acompanhamento personalizado realizado por um professor experiente sem dúvidas alcança um progresso maior e mais rápido no aprendizado do idioma do que um aluno que não conta com essa oportunidade.

Tendo isso em mente, uma das principais vantagens de se ter um professor particular é que o mesmo não julga o aluno em seu desempenho. Um bom professor, portanto, se adapta ao ritmo de aprendizado do aluno.

Na realidade, inicia-se uma relação real de troca baseada na confiança que se estabelece entre aluno e professor. Sem a confiança em um orientador ou guia mais experiente muito dificilmente o processo de aprendizagem se daria.

Quando o aluno confia em seu professor, ele se permite fazer todas as perguntas e questionamentos que lhe vierem à mente, sem medo de ser estigmatizado ou ridicularizado.

Outro diferencial que a aula particular de idioma oferece é a oportunidade do aluno em estudar a partir de métodos diferentes daquele adotado frequentemente.

Uma terceira vantagem, por sua vez, seria a maior atenção oferecida pelo professor. O tratamento individualizado sem dúvidas pode atender com maior atenção e cuidado às necessidades específicas de cada estudante.

A quarta vantagem em se receber aulas particulares é a de que os alunos desenvolvem maior autoconfiança. Com a contribuição pontual e próxima do professor, o aluno elucida suas dúvidas, revê pontos fracos e fortalece os mais importantes, focando no que realmente importa acerca do assunto e no que sentia antes ser uma fragilidade que se torna em um ponto forte. Isto é, o estudante trabalha a sua autoconfiança, fortalecendo-a.

O quinto diferencial das aulas particulares é que elas promovem o respeito pelas diferenças. Esse é um ponto nem sempre muito mencionado mas que ocorre com bastante frequência. Vamos imaginar, por exemplo, um aluno autista ou com déficit de atenção. Em ambos os casos, esses estudantes demandarão mais cuidado e atenção em certos aspectos do que um aluno que não apresente essas condições.

Nesse sentido, esses dois alunos poderão ter a chance de aprender dentro de um método de ensino que seja projetado e adequado para as suas necessidades e demandas.
Que tal tentar um curso de ingles online para conhecer um pouco sobre as aulas individuais ?

Por meio da contribuição do professor particular da língua inglesa, o estudante geralmente recebe um acompanhamento personalizado, tendo suas necessidades e objetivos atendidos de forma muito pontual e direta.

O professor de aulas de inglês prioriza problemas pontuais

Todos nós sabemos muito bem que, via de regra, independente de o aluno estudar em uma escola pública ou particular, o seu professor, devido a diversas questões, não está apto a oferecer sua devida atenção a todos os alunos e, assim, a sanar todas as dúvidas que surgem nesse contexto.

No entanto, o professor de aulas particulares já se encontra em posição diferente. Normalmente ele responsabiliza-se sobretudo em sanar dúvidas e dificuldades na assimilação do conteúdo por parte do estudante. E, como sabemos, é justamente essa contribuição acerca das dificuldades pontuais enfrentadas pelo aluno que, ao serem sanadas, impulsionam de forma significativa o avanço da aprendizagem do estudante.

E, ainda se pensarmos a longo prazo, esse processo de elucidação das dúvidas fortalece também a autoestima e a autoconfiança do aluno, habilidades essas de fundamental importância para a vida como um todo e não apenas para o desenvolvimento profissional do estudante.

Já que estamos nesse assunto, uma das consequências diretas do processo das aulas particulares é o desenvolvimento ou boost da autoconfiança do estudante. Não mais carregando as antigas dúvidas e dificuldades em relação à língua inglesa, o aluno naturalmente começa a desenvolver uma maior autoconfiança e desenvoltura com o idioma.

A chegada de resultados positivos naturalmente faz com que medos e receios anteriores diminuam significativamente. Sem a presença desses elementos cerceadores, a confiança em si e no próprio aprendizado ganha espaço para se desenvolver de forma saudável e natural.

Outro ponto interessante e também já mencionado é o de que os professores particulares comumente aplicam diferentes métodos de ensino. Um bom profissional que saiba tecer sob medida a metodologia e pedagogia que irá aplicar em cada aluno oferece maior atenção e cuidado nos detalhes ao aluno. Isso cria espaço para que os estudantes descubram quais as formas de ensino e estudo melhor se aplicam a si mesmos.

Planejar as aulas e moldá-las às necessidades dos alunos é apenas o ponto de partida de todo professor de aulas de inglês experiente.

Ainda dentro dessa mesma linha de pensamento, o professor particular de idiomas pode também motivar o aluno a atingir o máximo de seu potencial acadêmico. Na maioria das vezes, quando um estudante sabe que recebe total apoio por parte de seu professor, isso possui uma força tremenda e é possível fazer toda a diferença no desenvolvimento intelectual do aluno.

Outro ponto significativo é quando acontece de os alunos terem a chance de aprender de acordo com seu próprio ritmo. Bem sabemos que essa prática é algo bem raro dentro de nossa realidade capitalista, no entanto, observe que certas turmas de alunos podem demonstrar algumas defasagens ou vantagens nos processos de desenvolvimento intelectual.

Por exemplo, é totalmente possível que certos alunos possam ter maior habilidade para aprenderem idiomas e gramática enquanto que outros apresentem maior facilidade com a matemática ou o raciocínio lógico.

Em resumo, várias são as vantagens em se empregar os serviços de um professor de língua inglesa experiente e gabaritado. Sem dúvida o seu progresso no idioma deslanchará de forma contínua e crescente.

Observe que através da plataforma Superprof você encontrará, de forma ágil e segura, todos os principais profissionais e professores de língua inglesa que atuam próximos à sua residência e poderá agendar uma aula experimental gratuita para aferir se esse professor seria o ideal para você ou não.

Boa sorte!

Precisando de um professor de Inglês ?

Você curtiu esse artigo?

4,86/5 - 14 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.