Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como é a vida profissional do desenho e da pintura?

De Carolina, publicado dia 24/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Saiba os mistérios da profissão artística

“A pintura é uma poesia silenciosa”. Leonardo da Vinci

A pintura mais cara da história é a tela desse mestre renascentista Salvator Mundi (O Salvador do Mundo). Essa pintura representa Cristo e foi vendida por mais de 450 milhões de dólares no ano passado.

Nem todo mundo é capaz de pagar pelas pinturas mais caras do planeta, mas não é por isso que não podemos amar a arte.

Então, como aprender a pintar se você não tem muito dinheiro?

Se você tem uma alma criativa e é apaixonado por pintura ou desenho, por que não participar de uma escola de arte para aprender a pintar como um profissional?

Os cursos na escola de arte são variados. Detalhamos os critérios a serem levados em conta para seguir um currículo em artes aplicadas.

Faça aulas de belas artes O desenho é muito diverso, até para camisa é válido

Superprof convida você a descobrir uma alternativa para as escolas de arte.

Qual caminho seguir para ser pintor?

Como fazer da pintura a sua profissão?

Seja criativo!

  • Você passou toda a sua escolaridade desenhando, rabiscando, pintando todos os seus cadernos de curso durante as aulas no colégio e no ensino médio e mesmo durante as provas de vestibular?

Quantas aulas e aprendizado são necessários para fazer um quadro como este?

  • Você prefere fazer esboços, olhar para obras de arte, ler um livro sobre a história da arte quando está entediado,
  • Sua criatividade não tem limites, você pode inventar suas próprias histórias com acrílico, guache ou lápis,
  • Você é capaz de dizer qual pintor fez uma pintura a óleo, simplesmente analisando o estilo, porque você adora visitar museus,
  • Durante as férias escolares, você prefere fazer oficinas criativas, colagem, corte, montagem para criar um afresco, uma pintura ou repintar sua mesa de cabeceira,
  • Você nunca sai sem o seu bloco e seu lápis.

Se você se reconhece no perfil descrito acima, não há dúvidas de que você é um criativo!

Ainda precisa saber se você é realmente feito para uma escola de artes plásticas.

Todos os anos, milhares de estudantes tentam vestibular para uma escola superior de belas artes

Não há um perfil típico para integrar uma escola de artes. Mas você já deve estar familiarizado com diferentes técnicas de desenho fazendo aulas de pintura e aulas de desenho.

Quais qualidades são necessárias?

  • Uma grande capacidade de trabalho
  • Boas práticas de desenho e outras práticas artísticas (escultura, gravura, design gráfico, desenho de modelo vivo, carvão vegetal, pintura acrílica…),
  • Criatividade sem culpa
  • Perseverança: integrar uma escola é difícil, mas é uma excelente maneira de conhecer o mercado de trabalho desse setor exigente e por vezes ingrato,
  • Uma grande autonomia
  • Seja curioso, aberto ao mundo
  • Tenha uma boa capacidade de reflexão.

Melhore suas habilidades de pintura com um curso de pintura em associação, escola, aulas particulares, etc.

Seja pintor com um professor particular

Antes de se perder na busca pelo professor particular de desenho ou de pintura ideal, defina os diferentes critérios que o ajudarão a encontrá-lo mais facilmente:

  • A área geográfica: se você está na capital ou no interior, você encontrará um professor de pintura que se desloca em uma determinada área. Ao fazer sua pesquisa, pense nesse critério essencial. Seria uma pena encontrar o professor ideal, mas em uma cidade distante da sua!
  • O nível ensinado: nem todos os professores ensinam em todos os níveis. Se você é um iniciante, isso não será um problema, a maioria dos professores oferece aulas para o nível básico ou iniciante. Por outro lado, se você já tem um certo nível e deseja se aperfeiçoar em diferentes técnicas de pintura, preste atenção ao nível que propõe o professor,
  • O nível do professor e o seu diploma: do mesmo modo, você poderá ficar satisfeito com as aulas de um estudante na escola das belas artes ou exigir um professor com um diploma e uma experiência validada. A qualidade do curso, por sua vez, será diferente, mas é especialmente o preço que não será o mesmo. Se você deseja preparar um vestibular para escolas de artes, pode ser aconselhável chamar um aluno que tenha passado na competição da escola que você está procurando.

Faça aulas de pintura Há também o desenho para filmes, animações, etc

Desenhar com pouco dinheiro?

Para ajudá-lo a encontrar sua felicidade com aulas de pintura sem gastar muito, aqui estão alguns exemplos de associações, centros, instituições de pintura para aprender a arte da natureza morta, o esboço ou o afresco pictórico.

Não deixe de perguntar a sua prefeitura. Normalmente, eles têm uma lista das várias associações perto de você ou consulte o Google e descubra as associações perto de você!

Sesc em várias capitais do Brasil

O Sesc – Serviço Social do Comércio – é uma instituição que oferece cursos a preços muito baratos. Porém, eles estão presentes principalmente nas capitais, em cidades que fazem parte de suas regiões metropolitanas ou em cidades de tamanho médio. Os cursos oferecidos são para adultos, adolescentes e crianças. A oficina de pintura destaca o desenvolvimento da criatividade e sensibilidade de cada um. Há uma boa atmosfera e o aluno é convidado a criar seu próprio projeto enquanto é acompanhado durante toda a sua realização.

Senac cursos de desenho e pintura

O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – também oferece aulas de desenho e pintura para todos os níveis.

Como o Sesc, é uma instituição bem presente no país, mas existe nas principais cidades.

Adultos de todos os níveis têm a oportunidade de ter aulas de:

  • Aguarela, pastel e óleo: para aprender as técnicas da natureza morta, paisagens em madeira e lona de acordo com uma técnica antiga ensinada por um professor,
  • Desenho em aquarela: para trabalhar no diário de viagem, personagens, naturezas-mortas, etc.,
  • Pintura a óleo: combinando técnica antiga e moderna para criar obras pessoais,
  • Etc.

Estudar belas artes no ensino médio

Normalmente, os alunos já são estimulados a escolher o que querem fazer na vida adulta no primeiro ano do ensino médio. O estudante que escolher a especialidade de artes vai se deparar com as inúmeras opções de curso:

  • Artes Plásticas
    “É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.” (Fonte: Guia do Estudante)
  • Artes Visuais
    “O bacharel em Artes Visuais pode seguir a carreira de artista plástico, recorrendo a várias linguagens, técnicas e materiais para expressar ideias. Pode mexer com desenho, pintura, escultura, gravura ou arte digital.No seu dia a dia, lida com diferentes materiais, como papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, além de programas de computador e outras ferramentas tecnológicas.” (Fonte: Guia do Estudante)
  • Design Gráfico

    Lápis de cor não será o suficiente para sua carreira de artista…

  • Design Industrial
    “O designer industrial pode atuar em duas áreas bem distintas: a de criação de objetos e a de design gráfico, ou programação visual. No primeiro caso, pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, joias, máquinas ou equipamentos industriais. Em design gráfico, concebe marcas, logotipos, embalagens, sistemas de sinalização e faz projetos gráficos de livros, revistas, jornais, folhetos e sites para a internet.” (Fonte: Guia do Estudante)
  • Design de Interiores
  • Arquitetura
  • Publicidade
  • Artes Cênicas
  • Etc

E não colocamos todas as opções disponíveis em curso superior! Mas caso quiser se deparar com o desenho e a pintura, somente as Artes Cênicas não tem uma ligação com elas na lista acima…

Faça aulas de desenho Este é o principal requisito para ser artista?

Ou seja, quem acha que a pintura e o desenho não servem para o mundo profissional, está muito enganado!

E, se estiver interessado em fazer um desses cursos, por que não começar a prática do desenho e da pintura durante o ensino médio?

Mas o que fazer durante o ensino médio antes de entrar em um curso superior relacionado ao desenho ou pintura? Ou, como ter uma experiência durante esses três anos para ter certeza de querer seguir esse caminho dos desenhos e das pinturas?

No primeiro ao último ano, os futuros alunos das universidades continuam no mesmo caminho. O ideal  é encontrar um curso paralelo que desenvolva as habilidades de expressão do aluno, a aquisição de técnicas e metodologias a serviço de uma prática artística, a formação para a reflexão crítica e a construção de uma cultura artística geral.

Claro, não devemos deixar de lado os outros assuntos: geografia, história, línguas, química, física, matemática… Aprender e revisar para o vestibular e o Enem também fazem parte do ensino médio e levam bastante tempo. Nem todo mundo é capaz de investir em trabalho pessoal para os exames de escolas de belas artes, etc.

Devemos também pensar em oportunidades e ter uma ideia do que você quer fazer em uma escola de artes e outras escolas especializadas.

Se você escolher o caminho superior das artes como artes plásticas, não se esqueça que ele tem estreita relação com as letras, línguas e humanidades.

As horas do curso dividem-se entre o estudo das obras, temas de referência e a realização do trabalho do aluno para a constituição do seu portfolio para ser apresentado.

Saiba alguns temas que estão em voga e são estudados na especialidade das artes:

Aulas de pintura não tem idade! Você pratica o desenho desde criança?

  • Colaboração e co-criação entre artistas do início dos anos 1960 até hoje: esse estudo foca o caminho do trabalho no objetivo geral. Ele questiona o que significa “fazer o trabalho”. Os professores são livres para escolher as obras, os passos e os movimentos que consideram significativos e que ressoam com o tema principal,
  • Destacar o espaço do sensível. A seleção dos trabalhos leva em conta a sensibilidade de suas dimensões formais, técnicas, simbólicas e semânticas,
  • Máquinas de desenho, protocolos ou programas de computador para gerar desenhos: três estudos de caso antes do numérico imposto:
    – Meta-matics de Jean Tinguely (1925-1991),
    – Os desenhos de parede de Sol LeWitt (1928-2007),
    – Os desenhos assistidos por computador de Vera Molnar (nascido em 1924).
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar