Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba como iniciar no tricô e outros trabalhos manuais

De Ligia, publicado dia 16/09/2019 Blog > Artes e Lazer > Costura > Guia para começar no artesanato com linha

Estudos têm mostrado que praticar tricô e crochê diminui o risco de comprometimento cognitivo relacionado à idade. Artesãos e artesãs têm cérebros mais saudáveis ​​e melhor memória do que aqueles que não praticam tricô ou crochê, atividades de corte e costura feitas à mão e que podem ser o seu hobby.

Mas não espere até ter 75 anos para tricotar ou crochetar. O DIY  (do it yourself – faça você mesmo) está de volta à cena e criar suas próprias roupas e acessórios está na moda. Além disso, essa atividade contribui para a redução de resíduos associados à indústria têxtil, segundo setor mais poluidor do mundo.

Se você é novo na costura, precisará aprender algumas coisas antes de começar. Felizmente, o nosso artigo diz tudo sobre o material para comprar e como aprender o crochê. Vamos nos preparar para iniciar essa atividade que une beleza, concentração e resultados visíveis?

Por que fazer crochê?

Você ainda não tem certeza se quer entrar em hobbies criativos adotando o crochê na sua rotina? Aqui estão boas razões para iniciar a tricotar :

  • É fácil, até mais do que o tricô! Há apenas uma agulha para gerenciar e menos pontos de base para controlar – o que não significa que as possibilidades são menores,
  • Está na moda e é uma tendência. O tricô e crochê estão de volta à cena nos últimos anos, tanto na passarela quanto nos festivais e na vida cotidiana. Você também pode fazer parte desse movimento,
  • É divertido e você pode fazer roupas, assim como cobertores e amigurumis para seus filhos,
  • É prático e apenas uma agulha é necessária para que você possa facilmente levar seu trabalho para qualquer lugar com você. É uma ótima maneira de aproveitar seu tempo com mais inteligência,
  • É Zen. Estudos mostraram que praticar tricô ou crochê ajuda a reduzir o estresse diminuindo a freqüência cardíaca,
  • É bom para o cérebro, pois seguir as explicações de um tutorial, contar as linhas, aumentar e diminuir contribui para a boa saúde do cérebro, fortalecendo conexões neurais e preservando as existentes,
  • É benéfico para as suas mãos. O bom trabalho permite trabalhar habilidades motoras finas e preservar a flexibilidade dos dedos, evitando a osteoartrite dos dedos,
  • É gratificante ser capaz de dizer “eu fiz isso” , superando as dificuldades que você experimentou traz uma sensação de orgulho e realização. O crochê pode construir confiança em suas habilidades!
  • É baseado na comunidade e você pode criar facilmente um vínculo social compartilhando sua paixão por se relacionar com outros seguidores em um grupo na sua cidade ou do Facebook. Você ficaria surpreso com o número de pessoas que você pode conhecer!

Convencido? Quando você vai começar?

Estudos apontam como o crochê é importante para a concentração

Qual é o material necessário para iniciar o crochê?

Escolher uma agulha de crochê ou tricô pode ser um grande enigma para iniciantes! Para aprender a tricotar, você precisará de agulhas de tricô. Mas para aprender o gancho, apenas uma agulha de crochê é necessária.

A escolha da agulha

Atenção, não é porque é preciso apenas uma agulha para escolher qualquer uma! Definir suas ferramentas é uma arte. Há uma infinidade de possibilidades, com plástico, madeira, bambu ou metal, do maior ao menor, com ou sem o descanso do polegar…

Uma agulha é composta de três partes: a ponta, a haste e o cabo. Cada parte tem sua importância na escolha da agulha e será necessário tentar várias para definir sua preferência em termos de materiais, comprimento, diâmetro e peso.

As agulhas de plástico são muito leves e bastante recomendadas para fazer trabalhos com um fio grosso, como um tapete, um lenço ou um cesto. Ao contrário dos os ganchos de metal, recomendados para fazer trabalhos finos e delicados, como rendas e pequenos artesanatos.

Para um iniciante ou novato no crochê, recomenda-se optar por uma agulha de madeira ou plástico de 15 cm e diâmetro de 0,4 a 0,5 cm . Estes são ganchos grandes o suficiente para fazer trabalhos com malha grossa. Para começar, é o ideal.

Uma agulha simples custa entre 5 e 15 reais e pode ser comprado em um armarinho na sua região, ou online em sites de todo o país (ou do mundo!). Você também pode optar por um kit de tamanhos diferentes de ganchos para fazer suas diferentes peças e testar em sua mão para decidir qual o diâmetro que melhor se adapta a seu trabalho.

A escolha da linha de crochê

Como a agulha, o fio é escolhido de acordo com o trabalho a ser feito. Portanto, antes de mais nada, o conselho é escolher um modelo que queira reproduzir, depois compre a agulha e o fio correspondente a este gráfico ou receita.

Dê preferência para fios de algodão macio, cor sólida e sem fantasia no começo para melhor apreender os pontos. Você pode então começar a fazer um chapéu, um poncho ou luvas.

Começar uma nova atividade é sempre muito bom! Já pensou em fazer aulas particulares de corte e costura?

Pontos grandes ou pequenos são possíveis com suas agulhas

Quais são os melhores tutoriais de crochê?

Ao seguir um tutorial, você pode aprender como fazer uma bolsa de praia grande para este verão ou um cachecol quentinho para o seu inverno! Uma vez que o material está comprado, é hora de aprender a fazer crochê corretamente. Antes de embarcar em uma grande peça para produzir completamente, é melhor praticar para realizar as técnicas básicas de crochê.

Porque mesmo que seja fácil de entender, é também entender como pegar a mão e saber qual ponto é mais adequado ao seu estilo de crochê: cada um tem um jeito claro e você o descobrirá treinando.

Aqui estão as habilidades básicas em pontos para dominar antes de embarcar em criações como um xale, cardigã ou sutiã:

  • Corrente,
  • Ponto alto,
  • Ponto baixo,
  • Ponto baixíssimo,
  • Círculo mágico,
  • Arremate,
  • Mude a bola de lã ou cor,
  • A maneira correta de segurar a agulha e prender a linha.

Com esses elementos, você já pode começar a se divertir. Depois, você pode aprender como fazer perfeitamente o crochê em círculos ou fazendo um ponto em V.

Tutoriais para aprender os conceitos básicos de crochê estão disponíveis gratuitamente na internet (mas também sempre existem as aulas de costura presenciais, tudo depende do seu modelo de aprendizado). Busque canais no Youtube, perfis no Instagram e painéis no Pinterest que podem ser perfeitos para o seu nível de habilidade.

Nos grupos de Facebook ou lojas de linhas e agulhas também podem existir kits para iniciantes criados por professores e outros especialistas na arte do crochê. Com o básico para realizar uma ou mais receitas específicas, você pode ser um mestre no tricô e produzir maravilhas para quem v0cê ama ou até mesmo fazer disso uma profissão!

Sabia que o rótulo dos fios traz a melhor agulha para tricotar?

Onde encontrar padrões de crochê?

Uma vez que os pontos básicos adquiridos, você pode embarcar na confecção de decoração! É isso aí, você adquiriu as técnicas básicas de crochê e você gostaria de ver modelos reais para fazer suas roupas ou decoração. Mas existe um problema: você ainda não sabe onde começar e onde procurar aulas de artesanato…

O crochê é um pouco menos comum do que corte e costura habitual, mas não é por esse motivo que você não consegue encontrar modelos para criar suas peças de crochê e aproveitar seu aprendizado. Ao digitar “receitas de crochê” no Google, há uma boa chance de você já ter resultados bem ricos e interessantes.

Você já conhece o Pinterest? Essa rede social é definitivamente a plataforma para ir quando você está interessado em passatempos criativos. Simplesmente digitando “modelos de crochê” na barra de pesquisa, você encontrará centenas de tutoriais para fazer um pingente, um suéter ou um macramê com franjas.

Além disso, sempre pesquise nos sites dos fabricantes de linhas e agulhas de todo o mundo para encontrar dicas. A ideia das empresas é que você se mantenha interessado e ativo na comunidade do artesanato, então, eles oferecem padrões, vídeos, ideias e muito mais para que você possa continuar produzindo.

Se você está procurando inspiração, aqui estão algumas ideias de modelos simples para fazer e para os quais também é fácil encontrar tutoriais:

  • Um cobertor,
  • Uma cesta de crochê,
  • Uma ecobag,
  • Um vaso de flores,
  • Um poncho,
  • Um cachecol,
  • Um chapéu,
  • Um amigurumi básico,
  • Uma capa de almofada,
  • Um tapete.

Não é complicado encontrar os tutoriais de crochê na internet . Basta pesquisar de acordo com o que você deseja alcançar! Pesquise com o seu nível de habilidade, salve os PDFs, organize bem as suas referências. Encontre peças que deseja reproduzir, procure por elas na internet e veja se alguém já criou um tutorial em vídeo para isso. Use bem o seu conhecimento e aproveite!

Essa é a porta de um mundo criativo que tem como limite a sua imaginação. Então, você está pronto para começar a aproveitar o mundo das linhas e agulhas? Que tal começar agora mesmo?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar