Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Primeiros passos para tricotar e fazer artesanato

De Ligia, publicado dia 14/09/2019 Blog > Artes e Lazer > Costura > Motivos para começar no crochê

Já pensou em fazer 264 pontos em três minutos? Esse é o recorde de velocidade da francesa Catherine Bouenard. Impressionante, não é mesmo? Mas fique tranquilo: você pode ser muito habilidoso no crochê mesmo sem tanta velocidade.

O que importa mesmo é o seu desejo de aprender e o prazer que você leva em tricotar roupas de bebê, um cachecol ou um chapéu para você e todos os seus amigos queridos.

Ainda precisando de boas razões para começar a aprender a fazer crochê? Aqui estão algumas boas razões para escolher a linha e agulha dentre todos os hobbies criativos.

Comece uma atividade prazerosa e com belos resultados

O tricô é fácil e o crochê também!

Você provavelmente já ouviu que aprender a tricotar é fácil. O crochê é ainda mais fácil! Se para tricotar devemos aprender a lidar com duas agulhas, há apenas uma no crochê.

Claro, é como tudo na vida: pode ser aprendido e você provavelmente terá algumas dificuldades no começo. Mas hoje é muito fácil aprender como começar a fazer peças simples, como uma flor, um cachecol ou um lenço.

Muitos tutoriais de crochê estão disponíveis na internet para assimilar as diferentes técnicas básicas, os pontos, como escolher as melhores linhas, conhecendo os melhores acessórios para o crochê ou tricô e tudo mais.

As artes manuais são tendência

O crochê pode ter certa reputação de ser uma atividade das nossas avós. No entanto, o DIY (Do It Yourself – faça você mesmo ), traduz um espírito muito moderno de materiais feitos artesanalmente, o que é muito atual.

A geração anterior pode ter evitado a aprender o tricô, mas os millenials reapropriaram-se desse lazer para criar um modo de vida real e sustentável. Personalizar suas roupas e criar bolsas, elementos decorativos e outros acessórios tornou-se um hobby mais comum.

Além disso, quando sabemos que a moda é a uma indústria muito poluente, a criação de roupas sem escala adquire um novo significado, mais ético e respeitoso com o meio ambiente.

Nada melhor do que uma atividade que ajuda na memória e traz belos resultados

Por que aprender tricô ou crochê? Porque é divertido!

Se o tricô é muitas vezes confinado à sua imagem antiquada, as pessoas não sabem como é possível produzir peças bem criativas com essas técnicas. Tricô e crochê são primos e se você pode encontrar os fornecedores de bolas de lã nos mesmos lugares, onde certamente verá como os tipos de cores e resultados são variados.

Assim como nas aulas de costura , você pode se divertir desde o início e não há necessidade de adquirir uma técnica incrível para tornar suas peças ainda mais divertidas!

O crochê permite realizar vários trabalhos

Cobertas, Amigurumis, xale, suéter, poncho, ecobags, carpetes … As possibilidades são infinitas com o crochê! Você não está apenas limitado a roupas e você pode criar toda a sua decoração de crochê, buscando também técnicas de macramê e outras maneiras de trançar linhas.

Há tutoriais para tudo e qualquer coisa que você busque, tendo sempre um tipo adequado para iniciantes. Então esqueça as blusas antigas e envolva-se na criação de uma coruja de pelúcia, se esse é o seu desejo!

O tricô é prático

Você não precisará investir em equipamentos de ponta e ter todos os tamanhos de agulha para começar.

Uma agulha de crochê, uma bola de linha e pronto! Assim como você pode levar seus livros para terminar em todos os lugares com você, sem a necessidade de trazer uma mala enorme, faça o mesmo com seu artesanato. Uma agulha mede cerca de 15 centímetros e não pesa muito (especialmente se for de plástico). Coloque o seu conjunto em sua bolsa e treine assim que tiver a chance.

Procure os melhores gráficos e padrões do crochê para o seu nível e comece a exercitar o seu aprendizado.

O crochê mantém seu cérebro saudável

Você está esperando por um amigo ou está na sala de espera do médico? Pegue o seu tricô em vez do seu smartphone! Além de reduzir o estresse, atividades de engajamento e outras atividades criativas ajudam a manter seu cérebro saudável.

Fazer um trabalho de crochê pode melhorar suas habilidades cerebrais .

  • Você resolve desafios e problemas mentais,
  • Você tricota em plena consciência
  • Você desenvolve a coordenação olho-mão e a consciência no espaço,
  • Você está constantemente aprendendo e pode transmitir seu conhecimento para os outros,
  • Você melhora significativamente sua capacidade de concentração,
  • Você ganha paciência e perseverança.

Seguir um padrão e uma contagem repetitiva de pontos ajudaria a manter a memória e melhorar as habilidades matemáticas, especialmente em matemática mental.

O tricô permite criar novas conexões sociais

O artesanato aproxima! Você pode não saber, mas provavelmente há um clube de crochê na sua cidade ou grupos dedicados ao tricô perto de você. Os seguidores desta atividade podem se encontrar de tempos em tempos para trocar experiências, conselhos e conhecer novas pessoas.

Ter uma paixão comum cria um vínculo instantaneamente. E com as redes sociais hoje, também é possível conversar com os grupos do Facebook e fóruns online. Não hesite em pedir conselhos se você encontrar alguma dificuldade ou mostrar suas conquistas para ter conselhos de como melhorar.

O tricô ajuda na economia

Ao fazer suas próprias roupas e acessórios de crochê usando bolas de lã ou fios de algodão, você não precisa comprar suas roupas no mercado. Você pode fazer suas próprias blusas para o inverno, seu biquíni para o verão ou o brinquedo macio do seu filho.

E se você souber como fazer crochê , será também capaz de pensar boas maneiras de reparar suas roupas se elas estiverem danificadas: calças rasgadas, toalha de mesa puída, jaqueta furada… Você pode consertar as peças que tanto ama sem rercorrer ao costureiro ou alfaiate. Você economiza muitos custos com viagens e mão-de- obra.

Além disso, quanto mais você tricotar, mais economizará dinheiro. De fato, você poderá reutilizar os restos de bolas, fios e tecidos para fazer novas peças. Não há necessidade de jogar fora suas roupas: faça novas com as antigas e reutilize bolas velhas para fazer novas criações.

Escolha as agulhas e linhas certas para o crochê no projeto que definir!

O tricô é bom para o planeta

Artesanato com responsabilidade ecológica! A indústria têxtil é a segunda mais poluidora do planeta. Ao cuidar da criação de suas roupas e acessórios, você vai comprar menos no comércio e não vai participar dessa poluição devido à constante renovação das coleções.

Da mesma forma, você pode reutilizar tecidos antigos, roupas velhas para criar novas peças em vez de jogá-las fora. Ao reciclar suas roupas velhas, você evita o desperdício e o planeta agradece!

Você também pode escolher seus fios de algodão e sua lã de forma ecológica. O algodão orgânico, por exemplo, usa metade da água do algodão tradicional.  E se você quer algo que também se preocupa com o bem-estar animal, pode também escolher  lã sintética ou outros materiais naturais (linho, bambu, cânhamo).

As cores das linhas de tricô e crochê são variadas e você pode se beneficiar disso

Tricô: um passatempo criativo

O crochê ajuda a afastar o tédio! É um hobby real, assim como ler um bom livro, jardinagem ou  outros tipos de faça você mesmo. Então, ao invés de assistir uma série quando você está entediado, por que você não fica viciado em suas linhas?

Olhe para a sua avó: sempre de agulhas e um novo projeto na sua mão! Se essa atividade fosse tão restritiva e cansativa, sem dúvida ela não o faria. Entrar no crochê é, acima de tudo, querer praticar um hobby criativo .

O crochê permite que você relaxe ao mesmo tempo que faz peças e acessórios para você e outros. O tricô faz você esquecer todas as suas preocupações diárias: você não tem tempo para pensar sobre isso, você deve pensar na confecção de sua peça, medir, cortar, contar o número de pontos…

O tempo para quando você está tricotando, só pensa nisso e esquece todas as suas pequenas preocupações e problemas cotidianos que podem atrapalhar sua mente. E é mais econômico do que um passeio com amigos ou uma sessão de massagem no spa!

Crochê para ter peças únicas

Você está cansado de estar sempre vestido como todo mundo? Com o tricô, você pode ter seu próprio estilo de acordo com seus desejos e não o que é vendido nas lojas de moda rápida.

Não será fácil no começo e é melhor começar com peças simples como um cachecol, um chapéu ou um top. Mas esse é o desafio! Você vai se divertir muito fazendo isso e você vai se sentir orgulhoso de si mesmo e suas realizações.

Além de ser um hobby, o crochê permite que você crie suas próprias roupas.

Sinta-se à vontade para criar uma conta no Instagram ou no Pinterest para mostrar suas conquistas!

O tricô para expor suas conquistas nas redes sociais

Você está cansado de ver as mesmas mensagens nas mídia social? Influenciadores em lugares maravilhosos (e irreais), posts não naturais, anúncios disfarçados?

E se você apresentar suas conquistas para mudar esse cenário?

O crochê e DIY estão em ascensão e publicar suas conquistas permitirá que você se junte a uma comunidade de seguidores para compartilhar sobre sua paixão.

Crie belas peças usando seus conhecimentos de crochê

Crochê melhora a vida familiar

Criar quartos para toda a família aproxima você dos seus filhos. Por que não fazer do crochê uma atividade familiar?

Um fim de semana chuvoso? Retire as agulhas e todo mundo vai aprender junto!

Isso permite que você compartilhe o tempo com sua família, mas também compartilhar os benefícios da atividade com todos os seus membros: paciência, autoestima, relaxamento…

Faça presentes em crochê para seus amigos e familiares

É o aniversário do seu irmão? A inauguração da casa de sua colega de trabalho? O batismo do filho de sua melhor amiga?

Em vez de comprar por um preço alto algo massificado em uma loja de decoração ou uma peça de roupa, você pode criar um presente original e personalizado, totalmente único.

A pessoa apreciará ainda mais o esforço que você fez para personalizar seu presente e sua dedicação a pensar sempre com carinho no que cada um merece ganhar.

Acalme também o seu interior com peças incríveis

O crochê não é reservado apenas para roupas e acessórios. Você já ouviu falar da tendência hygge dos países escandinavos?

Esse conceito se refere a uma “sensação de bem-estar, um clima alegre e uma atmosfera íntima e calorosa” . É uma tendência muito utilizado para decoração de interiores: mantas, pufes, velas e tealights, almofadas, jogos americanos … Você tem uma atmosfera de ninho em sua sala de estar e  você não vai queer sair!

Então, convencido pelo crochê? Quando você vai começar a aprender esse tipo de artesanato?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar