Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como determinar o preço de uma aula particular de informática?

De Fernanda, publicado dia 16/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Aula de computação: qual valor estabelecer?

“A escassez estabelece o preço das coisas.”- Petrônio

Esta citação é verdadeira em tudo, inclusive quando se trata de aulas particulares.

  • Você quer começar a dar aulas de informática em casa?
  • Você tem dúvidas sobre como determinar seu preço para uma hora de aula?

Na verdade, vários critérios estão em jogo. E você precisa encontrar um preço justo com base nesses diferentes elementos.

Descubra aqui os passos essenciais para saber como definir o valor de uma aula particular de informática!

Aula de informática: determine o seu preço de acordo com a concorrência

Você está entrando para o mercado de aulas particulares.

Você não precisa necessariamente fazer um estudo de mercado profissional para determinar o preço das suas aulas, mas você tem de observar a concorrência no seu setor e ter uma ideia dos preços praticados.

O preço das aulas particulares deve cobrir os custos do professor específico do computador. Você tem de se deslocar até seus alunos. Este é um custo a levar em conta no seu cálculo.

Um aluno que está procurando cursos específicos de office ou de programação vai analisar os perfis de diferentes professores antes de tomar a sua decisão. Já que o preço é um dos principais critérios de escolha, é aconselhável propor uma relação qualidade / preço igualmente interessante!

Por que pagar 100 reais por um curso, enquanto outro professor, com as mesmas habilidades, oferece seus serviços a 45 reais?

Coloque-se no lugar de seus futuros alunos de aula de informática e faça pesquisas de anúncios nos sites.

Por exemplo, no Superprof, existem quase 1.500 professores particulares de informática. As tarifas começam a 20 reais por hora e podem exceder os 120 reais a hora.

Por isso, é interessante fazer uma pesquisa em função do tipo de curso de informatica que você pretende dar, além de identificar na sua zona geográfica os professores que oferecem o mesmo tipo de aula que você.

Por exemplo, se você está procurando uma aula de iniciação à informática em Belo Horizonte, no site consegue encontrar 22 profissionais e ver que o preço médio desse tipo de curso é de 47 reais. Por outro lado, no que se refere às aulas de segurança informática, existem apenas 4 perfis, por um preço médio de 64 reais.

Além disso, em função do grau de concorrência na sua área, você precisa encontrar uma maneira de se destacar. Ou pelo tipo de aula oferecida, ou pelo preço.

A rentabilidade das aulas particulares de informática

Determinar um preço não significa jogar os valores lá embaixo. Na verdade, para o seu negócio de ensino em casa crescer e se tornar sustentável, você também tem de levar em conta o custo dos seus cursos.

O preço de uma determinada aula de informática não corresponde apenas ao tempo gasto com seu aluno. Você deve pensar como um administrador de empresas e levar em consideração todos os custos inerentes a esta atividade:

  • Tempo de preparação da aula (preparação de material de apoio, correção de exercícios, resposta às dúvidas…)
  • Despesas de viagem, você pode criar cursos por especialidades: curso de excel online, curso de powerpoint, etc
  • O tempo de deslocamento até a casa do seu aluno,
  • As despesas acumuladas na receita gerada,
  • Investimento em material específico para seus cursos,

Todos esses elementos influenciam no preço de uma aula de informática. Você tem de calcular a tarifa ideal necessária e que lhe dê lucratividade.

Outro fator que pode influenciar diretamente na hora de determinar o seu preço é se a atividade for sua fonte de renda principal ou complementar.

Em ambos os casos, você tem de levar em consideração o fato de que seus alunos não estarão sempre disponíveis durante o dia. Você precisa se organizar e se adaptar para conseguir gerar renda suficiente: dando aulas à noite, aos sábados, durante as férias escolares ou via webcam durante o almoço, por exemplo. Claro, seus alunos terão uma atividade (trabalho, escola …) durante o dia e nem sempre é fácil otimizar a sua agenda.

Aulas de informática: uma remuneração de acordo com a zona geográfica

Outro fator determinante no cálculo do preço de uma determinada aula é a zona geográfica visada. De novo, é a lei da oferta e da procura que afeta o valor das aulas de computação. Nas grandes cidades, existem muitos mais professores do que no interior ou nas pequenas cidades, por exemplo.

Nas capitais também existem mais estudantes à procura de um professor.

Em geral, o preço das aulas é maior em São Paulo e Rio de Janeiro do que nas cidades menores.

A razão é simples: as taxas também são calculadas de acordo com o custo de vida na região. E claro, sabemos como a vida no Rio de Janeiro não é tão acessível quanto em Uberaba! Os professores cariocas, como administradores de suas empresas, balizam seus preços para que o ensino a domicílio seja uma atividade lucrativa.

Dessa maneira, você precisa, como já mencionamos acima, não apenas levar em conta a concorrência, mas também as taxas médias praticadas em sua cidade ou região.

Pois bem: o Superprof pode lhe ajudar muito. Uma simples pesquisa permite que você veja quais são os preços cobrados por seus concorrentes diretos, ou seja, os professores de informática que exercem a atividade perto de você.

Para seu conhecimento, aqui estão alguns exemplos de valores encontrados no Superprof para aulas particulares de informática:

  • Preço médio de um professor particular de informática em Belo Horizonte: 45 reais
  • Preço médio de um professor particular de informática em São Paulo: 51 reais
  • Preço médio de um professor particular de informática em Rio de Janeiro: 63 reais
  • Preço médio de um professor particular de informática em Porto Alegre: 45 reais
  • Preço médio de um professor particular de informática em Brasília: 49 reais
  • Preço médio de um professor particular de informática em Recife: 38 reais

Viu só? Como já dissemos, é a lei da oferta e da procura que prevalece!

Esta regra é válida para aulas de informática, mas também para aulas de língua portuguesa, aulas de matemática, aulas de línguas estrangeiras, aulas de história e geografia…

Encontre uma boa aula de excel avançado ou iniciante no Superprof!

É importante adaptar a taxa de acordo com o nível do curso de informática proposto. Aula de iniciação para aprender a operar um computador ou aula para aprender a codificar… O nível de estudos também influencia no preço.

A experiência também determina seu preço

Agora que você já analisou a concorrência e conhece os valores médios cobrados na sua região, é importante comparar as ofertas com mais precisão. Na verdade, entre os perfis de professores particulares de computação existem pessoas com experiências muito diversas:

  • Autodidata em ciência da computação que adora compartilhar sua paixão e seus conhecimentos,
  • Estudante de informática que quer complementar sua renda no final do mês,
  • Trabalhador assalariado, buscando renda adicional,
  • Freelancers de design gráfico, web, desenvolvimento, programação …
  • Especialista em uma área específica da informática
  • Professor experiente e certificado,

Ao ingressar no mercado, você precisa antes avaliar e rever suas habilidades e sua experiência. Para justificar seu preço, você vai ter de apresentar um perfil reconfortante para seus alunos em potencial:

  • Qual diploma você tem em ciência da computação (tecnólogo, bacharelado, técnico, pós-graduação)?
  • Em quais setores você exerceu a atividade?
  • Quais são suas habilidades e experiências pedagógicas?

É importante ter a experiência e os diplomas coerentes com o valor cobrado. Você ganha credibilidade junto aos seus futuros alunos.

Valores baseados no tipo de aula de informática

Em geral, podemos dizer que quanto mais específica for a aula, maior o preço.

Uma aprendizagem e um ensino mais aprofundado requer conhecimento específico e trabalho adicional, com personalização da aula.

Esta é a vantagem do ensino em casa: o aluno faz aulas personalizadas, de acordo com suas necessidades. Isso também requer uma abordagem metodológica adaptada.

E isso funciona para todo o mercado. Não oferecemos uma aula de iniciação à informática para aprender a navegar na internet pelo mesmo valor que uma aula de programação e linguagens, por exemplo.

Você precisa determinar um preço consistente em relação os serviços que oferece:

  • Reforço escolar para Ensino Médio e universitários,
  • Preparação para exames,
  • Aula de iniciação à informática para crianças
  • Aula de iniciação à informática para a terceira idade
  • Aula de informática para nível superior,
  • Aula de segurança informática
  • Aula de Gerenciamento de Rede de Computadores,
  • Aula para aprender ciência da computação e o uso de softwares como o
  • Office, Indesign, Photoshop,
  • Aulas de desenvolvimento de aplicativos,

Bônus: 5 dicas essenciais

Em um lugar público ou webcam, existem maneiras de reduzir sua viagem. Para evitar preços abusivos, você também pode escolher lugares alternativos para dar suas aulas.

Para oferecer valores atraentes, garantindo a rentabilidade da atividade que você oferece, existem algumas dicas valiosas! A saber:

  • Ofereça a primeira aula gratuitamente. É uma oportunidade especial para conhecer seu aluno (e vice-versa) e fazer uma avaliação inicial para determinar o conteúdo das próximas aulas.
  • Dê aulas de 1h30 ou 2 horas: isso permite reduzir o tempo de deslocamento e otimizar o programa,
  • Ofereça redução nas tarifas e pacotes especiais: uma maneira de fidelizar seus alunos, que podem desfrutar de suporte a longo prazo. Para o professor particular, esta é a oportunidade de ganhar visibilidade a longo prazo,
  • Oferecer formação a distância via webcam. Assim, não há despesas de deslocamento e você pode encontrar alunos mesmo fora de sua zona geográfica,
  • Dê aulas para pequenos grupos: desta forma, você pode oferecer um desconto para seus alunos enquanto otimiza sua renda.

Depois de determinar a oferta e o valor da aula, você pode começar finalmente suas aulas particulares. Em seguida, é importante refletir sobre sua metodologia de ensino, para fornecer material de apoio individualizado e adaptado a cada um de seus alunos ao longo das suas aulas.

Por fim, descubra como preparar uma boa aula de computação!

Saiba como encontrar um bom curso de excel ou então um curso de informatica online aqui no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar