Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Posso me tornar professor particular de computação sem diploma superior?

De Fernanda, publicado dia 17/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > É preciso ter um diploma para dar aulas de informática?

Você tem habilidades técnicas em ciência da computação e tem um domínio perfeito de ferramentas informáticas e tecnologias digitais? 

Você pretende compartilhar seus conhecimentos e começar a dar aulas de informática?

Esse é um mercado dinâmico. As novas tecnologias são agora essenciais na vida cotidiana.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2015 – realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), o total de domicílios no Brasil com a presença de computadores é de 31,4 milhões (46,2%) em 2015.

A quantidade de residências que tem PCs conectados à internet é de 27,5 milhões.

Se quase metade da população está equipada, menor ainda o número de pessoas que estão confortáveis ​​com o uso dos equipamentos informáticos. Assim, as formações para estudantes e profissionais se multiplicam a cada ano.

Mas quais são as condições necessárias para dar aulas de ciência da computação? É preciso ter um diploma específico na área? Nós estamos aqui para tirar suas dúvidas!

Encontre o melhor profe para seu curso de informatica online ou presencial no Superprof!

Aulas de informática: qual é o perfil do professor no Superprof?

Entre os nossos professores particulares de informática, existem perfis extremamente variados. Na verdade, você encontra todos os tipos de curso de informatica, ministrados por professores com trajetórias diversas. Alguns deles têm um diploma universitário (bacharelado, mestrado, doutorado), outros ainda estão cursando a graduação e outros se formaram como autodidatas.

No portal, você pode encontrar aulas que abordam conteúdos de diferentes setores da tecnologia da informação:

  • Programação de computadores,
  • Aulas de segurança informática,
  • Gestão de redes,
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Desenvolvimento de aplicações,
  • Desenvolvimento web,
  • Uso de softwares de planilha, edição de texto, apresentação, banco de dados…
  • Uso de redes sociais,
  • Gerenciamento de banco de dados,
  • Web Design,

Você também pode oferecer aulas particulares de edição de imagens e web design.
Você é um designer gráfico autodidata? Você pode facilmente dar aulas particulares.

O conteúdo das aulas particulares de informática são tão variados quanto os professores que as ensinam. Há também:

  • Estudantes em programação de computadores ou qualquer outro ramo de TI,
  • Autodidatas apaixonados por tecnologia de informação e soluções técnicas,
  • Engenheiros ou técnico em informática,
  • Gerentes de projeto de TI
  • Analistas de Programação,
  • Administradores de Rede,

Para dar aulas particulares, não é necessário ter diplomas. Todos podem compartilhar seus conhecimentos sem restrições. No entanto, isso não significa que qualquer um possa dar aulas de informática. Você precisa ter habilidades sérias nessa área, independentemente de como você tenha adquirido seus conhecimentos.

Como dar aulas de informática sem diploma?

Ensinar ciência da computação sem um diploma é bastante viável. Você não consegue assumir um cargo de professor em uma universidade ou escola pública no ensino médio sem um diploma, mas tenha a certeza de que existem outras soluções para praticar a profissão de professor.

Claro, você pode oferecer aulas particulares de informática, mas esta não é a única solução disponível para você. Algumas estruturas educacionais não exigem necessariamente um grau mínimo de ensino.

Pode-se tornar um professor sem um diploma, mas é importante ver um bom conhecimento pedagógico. O professor de informática deve saber como dar suporte aos seus alunos para que eles adquiram autonomia.

Torne-se um professor de TI em um centro de formação

Você pode se inscrever para trabalhar como educador em um centro de treinamento. A vantagem desse tipo de estrutura? Você está cercado por uma equipe pedagógica que geralmente é responsável pela formação dos educadores. Você poderá melhorar suas habilidades de ensino e aprender a transmitir seu conhecimento de forma eficaz.

Escolas especializadas também contratam profissionais reconhecidos para dar aulas para seus alunos. Se você tem experiência significativa em empresas, você pode exercer sua atividade nessas instituições.

Trabalhar em instituições de reforço escolar

Também é possível se aproximar de organizações especializadas em aulas particulares. Elas estão constantemente recrutando novos professores para integrar sua equipe. Esses lugares oferecem a estrutura ideal para você encontrar facilmente alunos. Você também não precisa formalizar um status alternativo para sua atividade, como abrir uma microempresa ou receber via RPA – Recibo de Pagamento Autônomo, pois em geral você será contratado pela empresa sob o regime CLT.

Há muitas empresas no ramo hoje em dia. Cada estrutura tem seus critérios de recrutamento. Você pode entrar em contato diretamente com eles. Faça uma pesquisa na Internet e identifique as instituições que estão presentes em sua região.

Aulas de informática: os diplomas influenciam na remuneração

Em geral, mesmo se for possível se tornar um professor de informática sem um diploma, você tem de fazer algumas concessões em relação à remuneração. Apesar de o setor de TI valorizar extremamente a experiência profissional, no Brasil, ter um diploma superior é sinônimo de maior oportunidade para negociar seu salário.

Em termos concretos, a falta de graduação superior na área, e especialmente no setor de TI, pesa sobre o nível de sua remuneração. Este é o caso tanto se você der aulas particulares ou se pretende trabalhar em uma instituição educacional ou de formação técnica em informática.

No Superprof, depois de navegar entre os anúncios de aulas de informática, você vai perceber que os perfis de professores que cobram valores mais baixos são, em geral, perfis de pessoas sem diploma superior, como estudantes ou profissionais autodidatas.

Como avaliar sua experiência para dar aulas de informática?

Para obter uma remuneração adequada às suas necessidades e às suas habilidades, é essencial avaliar o seu perfil profissional. Se você tem uma experiência significativa, pode eventualmente compensar a falta de diploma.

Não hesite em detalhar sua experiência com informática no seu CV ou no seu perfil de professor particular:

  • Domínio de diferentes softwares,
  • Habilidades em manutenção de computadores,
  • Desenvolvimento de software,
  • Linguagens de codificação (Java, Python, C + ..)
  • Desenvolvimento de TI

Você ganha credibilidade e pode justificar o preço da sua aula de computação. Isto é ainda mais verdadeiro na área da ciência da computação: o setor sofre tantas mudanças e atualizações que é melhor solicitar um especialista em informática em contato com situações reais do que um professor graduado há dez anos e que não tenha exercido sua atividade desde então.

Existe outro ponto importante caso você esteja se preparando para se tornar um especialista em informática: as habilidades educacionais.

São, de fato, competências essenciais para que você consiga desenvolver um negócio sustentável. Você pode ser um especialista em uma determinada área, mas não tem os recursos necessários para transmitir seus conhecimentos e dar suporte para seus alunos para que eles adquiram autonomia.

Você está pensando em fazer um curso de graduação para desenvolver seu conhecimento pedagógico e obter as qualificações necessárias a um bom professor?

Há cursos de durações variadas nos quais você pode aprender as bases pedagógicas necessárias. Esta é uma boa oportunidade para desenvolver uma metodologia adaptada às aulas que você dará. Você também aprende a adequar seu ensino de acordo com seus alunos, seu nível, sua idade …

No Brasil, os cursos profissionalizantes em Tecnologia da Informação são fenômeno relativamente recente, sendo validados pelo Ministério da Educação entre os anos de 2004 e 2005. Antes disso, os profissionais atuantes neste mercado tinham diplomas em áreas das ciências exatas como matemática e física, e utilizavam sua experiência e prática para adquirir os conhecimentos específicos da área. Atualmente encontramos uma série de cursos voltados para assuntos particulares como noções de programação, organização de dados e segurança de rede.

Por um lado, hoje é perfeitamente possível tornar-se webmaster, analista de sistemas, analista de suporte ou desenvolvedor web sem ter um diploma reconhecido pelo MEC como curso superior. Por outro, se o estudante procura por uma formação mais sólida, com mais tempo de prática (estágios) e teoria, há muitas opções no mundo acadêmico, como o de Sistema de Informação e Engenharia da Computação.

Podemos afirmar que existem:

  • Cursos superiores tradicionais: duração de 4 a 5 anos, em universidade. Você pode optar pela licenciatura ou o bacharelado.

  • Cursos superiores tecnólogos: opção para aqueles que desejam ter um diploma superior mas preferem uma formação mais focada no mercado de trabalho e menos no aspecto no acadêmico. Duração em média de dois anos e meio. Instituições como Senac, Senai, IFES e UFMS oferecem formações de tecnólogos reconhecidas e de qualidade

  • Cursos livres: podem ser encontrados nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Em geral são formações de curta duração, voltadas para um assunto específico da área.

Se você é entusiasta do computador, compartilhe seu conhecimento em aulas particulares. Iniciação ao Excel, programação, codificação… Dependendo da sua especialidade, ofereça aulas particulares específicas!

Encontre o melhor profe para seu curso excel online no Superprof!

As 7 qualidades de um bom professor de informática

Os diplomas não são tudo. Um professor também deve ter várias qualidades pedagógicas, que fazem dele um bom professor. Ensinar é uma paixão. É essencial ter a motivação necessária e uma mentalidade aberta.

Aqui estão as principais 7 qualidades necessárias para ser um bom professor em uma aula de informática iniciante:

  • Dinamismo: dar uma aula interessante também depende do dinamismo do professor,
  • Envolvimento: o professor particular deve conseguir fazer uma abordagem metodológica adaptada às necessidades de seu aluno,
  • Paciência: seus alunos às vezes têm dificuldade de entender certos conceitos. É necessário ser paciente e explicar novamente, mantendo a calma,
  • Saber ouvir: Para progredir, um aluno precisa superar algumas dificuldades. O professor deve estar atento e conhecer seu aluno para acompanhá-lo ao longo do processo,
  • Criatividade: De novo, personalizar as aulas exige um mínimo de criatividade. Não se trata de explicar rapidamente os pontos importantes, mas de encontrar situações originais que interessem o aluno e o ajudem a entender melhor,
  • Senso de adaptação/flexibilidade: como cada aluno é diferente, você precisa levar em consideração cada perfil e escolher abordagens de ensino adequadas para preparar suas aulas de informática de forma personalizada,
  • Comunicação: ser capaz de explicar claramente, reformular, nem sempre é fácil quando o assunto é tecnologia da informação. Um bom professor deve encontrar as palavras certas e explicar um conceito difícil de maneira simples.

Programador, designer gráfico, técnico sênior, engenheiro de desenvolvimento, webdesigner, técnico de manutenção, engenheiro de informática … Seja qual for seu perfil, você tem uma experiência para compartilhar com seus alunos. Os apaixonados e autodidatas também têm conhecimentos para transmitir. As aulas particulares são a ocasião perfeita para isso!

Atualmente, as profissões da web e da informática estão em constante evolução, assim como as novas tecnologias. Há uma demanda real de formações e cursos de qualidade no mercado. Faça parte desse universo!

Procurando um curso de excel? Ou excel avançado? O Superprof dispõem dos melhores professores para ajudá-lo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar