Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ensinar informática para seus alunos?

De Fernanda, publicado dia 16/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Aulas de computação: como preparar?

“O verdadeiro ensinamento não é falar, mas sim conduzir”, Antoine de Saint-Exupéry.

Você quer dar aulas particulares em casa e já encontrou seus primeiros alunos? Agora o próximo passo é pensar no conteúdo das suas aulas e tornar a computação acessível para todos eles.

Como professor particular, você vai ter de acompanhar estudantes com perfis muito diferentes. Quer saber a palavra-chave? Personalização!

Esta é a diferença entre uma aula em grupo e uma aula de informática particular. Você pode se adaptar aos seus alunos e responder perfeitamente às suas necessidades, de acordo com seu nível:

Iniciação à informática, programação, descoberta de um software específico (Word, Excel, Powerpoint, Indesign …), habilidades em informática, segurança informática, gerenciamento de sistemas operacionais, desenvolvimento web…

São muitos os temas possíveis para suas aulas particulares de informática. Preparar seu curso leva tempo no começo. Além disso, você precisa utilizar um material de apoio e uma metodologia que a ser aplicada durante suas aulas.

Avalie as necessidades do seu aluno

O primeiro passo importante na preparação de suas aulas: faça uma avaliação das necessidades do seu aprendiz.

Aproveite o tempo para descobrir o seu novo aluno e especifique suas necessidades para avançar em ciência da computação. A primeira aula é uma oportunidade para fazer um balanço da situação antes de elaborar um programa de formação em informática.

Em geral, este é o assunto da primeira aula. Seja com o próprio aluno, ou com seus pais, se ele for estudante de ensino médio ou universitário, você vai precisar determinar o programa das aulas e estabelecer objetivos específicos.

Uma sugestão é preparar um formulário padrão no qual você anota precisamente todos os pontos mais importantes. Também é útil levar um teste de nivelamento para seus futuros aprendizes! Aliás, você sabe onde encontrar seus primeiros alunos?

Seja sob a forma de um exercício prático ou um teste de conhecimento, isso permite que você elabore um programa adaptado e personalizado com precisão. Também é importante revisar com regularidade o programa, os objetivos, os desafios e os pontos de progresso.

A primeira avaliação também é oportunidade para conversar com seu aluno e conhecê-lo melhor. Você pode aprender mais sobre as dificuldades de aprendizagem que ele pode enfrentar, mas também conhecer seus gostos, seu projeto profissional…

O material necessário para uma aula de informática

Em função do tipo de curso que você oferece para seus alunos, você precisa de um equipamento específico. Sem dúvida: como professor particular de informática, você já tem um computador, todos os periféricos e software úteis para suas aulas.

No que diz respeito aos seus alunos, nem sempre é o caso. E, no entanto, eles precisam do equipamento adequado para trabalhar (computador, mas também periféricos), para estudar sozinho e ganhar autonomia.

Alguns estudantes já estão equipados com um PC e outros possuem um Mac. Você também precisa descobrir se os softwares necessários já estão instalados na máquina. Se esse não for o caso, você terá que ajudar seu aluno a baixar e instalar os softwares, garantindo a orientação sobre como realizar bem uma instalação.

Dependendo do tema da aula que você vai dar, pode oferecer ao seu aluno a instalação de um software gratuito ou pago. Por exemplo:

  • O pacote Office (word, excel, powerpoint …) disponível para Mac e PC, mas em versão paga,
  • O pacote Adobe (também pago) para aqueles que desejam aprender sobre edição de imagens ou grafismo em geral,
  • Alguns softwares são livres de direitos para download gratuito. Pode ser uma boa solução para alunos que não tem condições para investir em softwares pagos. Como um especialista em informática, você precisa conhecê-los bem para ajudá-los a encontrar a melhor solução.
  • Softwares de programação para aprender a codificar: existem muitos códigos de programação (Java, Python, C +, Visual Basic, HTML …)

PC, tablet, smartphone ... Fazer aulas permite dominar novas tecnologias. Para começar, certifique-se de que seu aluno tenha o equipamento necessário.

Este conhecimento é essencial para começar com uma boa base e propor um método construtivo de trabalho.

Materiais didáticos para sua aula de informática

Durante a preparação das suas aulas, você também precisa pensar no material de apoio do curso. Não só para fornecer explicações claras aos seus alunos, mas também para lhes dar um suporte que será usado para revisar, estudar e praticar de forma independente, em casa.

Se o seu objetivo é fornecer uma formação personalizada, se possível, prepare também documentação personalizada, que atenda às necessidades de seus alunos. A internet também traz soluções muito úteis para encontrar materiais educacionais com download gratuito, para todos os níveis.

Por exemplo: você pode usar sites especializados, tais como:

  • Techtudo
  • Techmundo.com.br
  • E o próprio portal do Windows ou da Apple, que oferecem materiais de qualidade certificados.

Lá você encontrará documentos classificados por temática que serão capazes de dar suporte para suas aulas:

  • Programação,
  • Segurança informática,
  • Administração
  • Design
  • Sistemas operacionais
  • Aplicativos
  • Smartphones e tablets
  • Análise de objetos UML,
  • Gerenciamento de Banco de dados
  • Arquitetura de computadores,
  • Engenharia de Software,
  • Programação web,

Também é importante adaptar o seu material didático em função do nível e da idade dos seus alunos. Você pode fazer Powerpoints ilustrativos com printscreens para uma melhor compreensão.

Formação em informática: na prática, quais exercícios propor?

Para aprender ciência da computação, não basta frequentar aulas teóricas. Os alunos precisam estar familiarizados com todos os recursos… E a melhor maneira é a prática!

O ideal é simular situações reais e auxiliar seus alunos para que ganhem autonomia:

  • Descobrir uma profissão na área,
  • Saber como usar um editor de texto ou uma planilha,
  • Enviar e-mails,
  • Salvar arquivos,
  • Descobrir como funciona um computador,
  • Saber mais sobre linguagens de programação,
  • Saber como navegar na internet,

Seja qual for o assunto da sua aula, você vai ter de encontrar ou criar exercícios práticos adaptados às necessidades de seus alunos. Ao colocá-los em uma situação concreta, eles conseguem assimilar mais facilmente os diferentes conteúdos e evoluir em pouco tempo.

Cada aula precisa retomar as noções de base estudadas na aula anterior; mas também precisa ter espaço para descobrir novos temas. Um dos segredos para aprender é a repetição. Incentive seus alunos fora do horário das aulas a praticar o que você ensinou. Você poderá fazê-los progredir de forma eficaz.

Seu principal objetivo é auxiliar seus alunos a atingir seus objetivos. Seja em uma aula introdutória de informática ou em uma aula de atualização, o importante é se certificar de que os princípios básicos são transmitidos. Seja um pedagogo e avalie o progresso de seus alunos com regularidade.

Organize-se para dar aulas de informática via webcam

O professor particular também tem uma alternativa para evitar de fazer tantos deslocamentos, muitas vezes custosos ou árduos. E se você desse aulas online a distância?

Mesmo que não seja a melhor opção para um aluno iniciante, é uma soluçã0 perfeitamente viável para alguém que já tenha noções básicas em informática e domine alguns softwares de comunicação instantânea, como o Skype.

Como dar lições de computador remotamente com o Skype. As aulas presenciais não são a única opção: pense também nas aulas via webcam!

Para dar aulas particulares via webcam, você também tem de se adaptar e se organizar em função dessa modalidade de ensino.

Depois de adquirir os materiais necessários, certifique-se de que seu aluno tenha:

  • Uma boa conexão à internet,
  • Uma webcam funcional,
  • Um microfone para se comunicar facilmente com você,
  • Uma conta no Skype.

Depois de obter todo esse equipamento, as aulas podem começar em pouco tempo. Por exemplo: você pode usar o Skype para se comunicar em qualquer situação. Este aplicativo possui recursos muito úteis:

  • Conversa de vídeo
  • Mensagens instantâneas,
  • Compartilhamento de documentos,
  • Compartilhamento da tela do computador (muito útil para mostrar ao seu aluno uma manipulação como se ele estivesse ao seu lado e observasse sua tela)

Além disso, com o Skype, seu aluno é capaz de se comunicar facilmente com você fora do horário das aulas – se ele encontrar alguma dificuldade ou simplesmente tiver uma dúvida de algum conteúdo abordado em aula.

As aulas via webcam têm vantagens significativas, tanto para o professor particular quanto para o aluno.

  • Sem necessidade de deslocamentos, é mais fácil para encaixar na agenda de ambos – professor e aluno. Durante o intervalo para o almoço, em um fim de semana… Basta um computador e uma conexão à internet!
  • Valores para as aulas de computação mais flexíveis: o fato de ensinar a distância permite uma redução nos preços praticados. É um benefício para professor e aluno.
  • Sem restrição geográfica: tanto aluno quanto professor não precisam estar na mesma cidade ou região. Com o auxílio das novas tecnologias, agora é possível alcançar um número maior de alunos potenciais.

Como você pode observar, as aulas particulares oferecem ótimas oportunidades. Cabe a você dominar o conteúdo de seu curso e praticar sua metodologia de ensino. Você pode se adaptar em função de cada perfil e oferecer uma formação personalizada, seja em termos de conteúdo ou de formato: aula intensiva, ensino a distância, aulas para empresas ou individuais…

O importante é valorizar todos os benefícios do ensino na modalidade particular: você cria um relacionamento de confiança com seu aluno, muito gratificante para ambos. O ensino em casa não conhece rotina. E você vai descobrir como é apaixonante!

Por fim, descubra quais são as melhores formações para dar aulas de informática!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
JOHN Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
JOHN
Convidado
JOHN

MUITO BOA ORIENTAÇÃO!