"A vida é muito melhor quando você sabe ir devagar."
Carl Honoré
Em "Devagar - Como o Movimento Mundial Está Desafiando o Culto Velocidade", Carl Honoré explica a importância de diminuirmos o ritmo de vida dentro de uma sociedade em um compasso freneticamente acelerado.
A costura é uma ótima maneira de desacelerar e ter tempo para si mesmo. Não se aprende a costurar em uma noite. A arte da costura demanda tempo, paciência, dedicação e rigor.
Corte e costura, bordado, crochê, tricô; o investimento vale a pena!
Mas então vêm as perguntas que não querem calar:
Como aprender a costurar?
Através de um curso de corte e costura para iniciantes?
Um curso de corte e costura online?
Um curso de croche?
Quais são os passos a seguir?
Siga o guia que o Superprof preparou especialmente para você!
Aprender a cortar e costurar não é complicado
Quando mal se sabe costurar um botão, é normal se pensar que aprender corte e costura e conseguir fazer um vestido, aplicar um zíper ou ainda personalizar uma bolsa de mão é uma missão praticamente impossível.
Pois fique sabendo que tal preconceito está longe de ser verdade!
Ter uma boa máquina de costura
Não é preciso investir uma fortuna em equipamentos na hora de começar a costurar.
Quer um curso de corte e costura em curitiba?
Máquina de costura “baratex” ou profissional?
Não é preciso escolher o aparato mais caro do mercado. No entanto, fique de olho na “economia porca“, pois ao comprar a máquina mais barata de todas, corre-se um grande risco de acabar com uma ferramenta de má qualidade que quebre os pontos de costura.
Manual ou automática?
Isso é uma questão de afinidade!
Uma máquina automática é útil, mas é bom estar ciente de que um modelo que “faz coisas sozinho” também custa mais caro.
Confira aqui curso de corte e costura!
Overlocked ou não?
Para os que estão começando agora no universo do curso de corte e costura para iniciante, não é preciso se preocupar com este tipo de máquina. O melhor a fazer é aprender a dominar, antes de mais nada, o maquinário básico.

É importante aprender a utilizá-la
Isso pode parecer óbvio, mas é absolutamente necessário saber como usar sua máquina de costura para aproveitar ao máximo tanto as suas habilidades enquanto costureiro quanto os programas disponíveis no aparato.
Aprenda a costurar sem sair de casa: confira curso de corte e costura online!
Ao longo das aulas, além de ficar por dentro dos diferentes tipos de máquina de costura, você também vai entendendo qual a máquina ideal para o tipo de produção que planeja começar a trabalhar. Confira outras máquinas de costura para trabalhar em casa:
- Ziguezague - muito utilizada para acabamentos em tecidos de malha e lingeries, além de ser excelente para colocar elásticos;
- Botoneira - essa é ideal para quem tem um grande aumento na demanda, afinal, com ela você pode colocar aviamentos, lacinhos, botões e outros adereços de forma rápida, sem atrapalhar a produção;
- Interloque - assim como a Overloque, com essa máquina você faz acabamento e, ao mesmo tempo, trabalha linha reta. No entanto, trata-se de um tipo de equipamento muito utilizado na produção de roupas sem elasticidade;
- Máquina reta - essa é uma máquina que traz praticidade e seu modelo varia do tipo de trabalho que se pretende implantar;
- Caseadeira - essa máquina é ideal para fazer casas nas roupas e pregar botões, além de outros adereços;
- Travete - utilizada para fazer o reforço da costura de calça e paletó, essa máquina é muito usada em alfaiataria;
- Máquina de braço - usada para costuras tubulares, essa máquina é indicada para fazer barra de calça ou trabalhar algum detalhe em espaços mais difíceis de achar;
- Galoneira - além de ser ideal para trabalhos com tecidos mais frágeis e delicados, a galoneira também pode ser usada para malhas, bainhas e viés;
- Coluna - muito utilizada para a costura de couros, a Coluna é uma máquina industrial muito aproveitada no setor de calçados - mais especificamente na costura de sapatos.
Equipe-se nas lojas de armarinhos
Antes de fazer seu primeiro trabalho, seja de maneira independente ou durante seu curso de costura, é necessário “rechear” sua caixa de costura com alguns acessórios essenciais.
Confira alguns dos elementos fundamentais que não podem faltar no seu estojo na hora de se lançar no seu mais novo projeto e começar a costurar!
- Linha;
- Agulhas;
- Tesoura (para tecidos e para papel);
- Abridor de casas;
- Fita métrica;
- Alfinetes;
- Ferro de passar.
Que tal um curso de corte e costura rj?
Encontrar ferramentas de costura grátis para iniciantes
Existem, online, centenas – talvez milhares – de influenciadores e entusiastas do mundo da costura que publicam suas dicas gratuitamente. Ótimo material para quem tem sede de aprendizado e não quer – ou não pode – gastar muito!
Muitos iniciantes no mundo da costura utilizam a internet para complementar seu aprendizado, então por que não explorar este universo durante, por exemplo, seu curso de estilismo?
Aprender a usar um molde de costura
Para se sair bem no desenvolvimento do seu projeto, opte por moldes prontos ou pré-fabricados. Sabemos que existem inúmeras opções disponíveis online em pdf a apenas um clique de distância. O problema é que, quando se está no começo do aprendizado, é mais fácil seguir um molde comprado pronto do que um impresso em impressora caseira.
Progrida rapidamente com um bom curso de corte e costura!
Começar com roupas simples
No início, fique longe de projetos com técnicas mais difíceis, como mangas ajustadas, capas e roupas e acessórios com um tecidos complicados de usar, como couro ou popeline.
Nada melhor do que escolher modelos simples a serem executados que serão concluídos com sucesso e maestria!

Como aprender a costurar rápido?
Saiba que, como todo aprendizado, dominar a arte de corte e costura pode levar tempo. Antes de mais nada, é preciso começar pelo básico: desenho, técnicas de costura, crochê, bordado, etc.
Confira abaixo algumas dicas para acelerar o processo de aprendizagem em corte e costura para aqueles amantes da arte que querem se jogar o mais rápido possível em projetos cada vez mais ambiciosos!
Aprender a costurar à mão
mesmo utilizando a máquina de costura, muitas vezes haverá necessidade de se costurar manualmente e, geralmente, esses pontos ficarão à mostra. Sendo assim, é fundamental aprender esta técnica corretamente!
Para conseguir isso, não há segredo: é preciso treinar e fazer exercícios que, muitas vezes, podem parecer cansativos, pois é necessário fazer linhas repetidamente.
Seguir um projeto e aprender a cortar e costurar
Procure aprender constantemente. Para cada novo projeto, adicione algo novo a cada peça nova.
É importante, para um bom progresso, tentar melhorar suas habilidades à medida em que novos projetos são realizados.
Estipule para si mesmo metas para cada um de seus projetos de costura.
Procurando por um curso de corte e costura em bh?
Integrar-se com quem entende de costura
A comunidade dedicada ao corte e costura cresce a cada dia e a interação com as pessoas que fazem parte dela pode ser uma boa fonte de motivação para progredir rapidamente.
É muito mais divertido ter amigos que são apaixonados pela mesma coisa que você! Sem contar que este é um jeito muito bom e prazerosa de desenvolver suas técnicas de maneira ainda mais acelerada.
Criar suas próprias regras de costura
Não se force a fazer algo que você não queira fazer. Escolha você mesmo os projetos com os quais deseja trabalhar e divirta-se!
Seja egoísta: no começo, trabalhe em criações para você!
Costure por prazer: a vida já é bastante estressante por si só! A costura deve ser uma atividade relaxante. Vá ao seu próprio ritmo e aprenda com seus erros.
Praticar, praticar e praticar
A melhor maneira de começar a aprender a costurar é fazendo coisas simples, tais como:
- Alfinetar tecidos;
- Desfazer costuras;
- Costurar um aplique;
- Colocar um viés;
- Costurar uma casa de botão;
- Costurar um botão com a máquina;
- Aplicar um zíper;
- Colocar um elástico;
- Aplicar um botão de pressão;
- Costurar bainhas simples;
- Costurar bainhas invisíveis.
Tornar-se um “investigador de costura”
Existe uma ferramenta que pode me ajudar a desenvolver um determinado trabalho melhor?
Existe alguma técnica que eu ainda não conheça?
Conduza a investigação! Pesquise na internet, pergunte a seus amigos e costureiros conhecidos, vá a um armarinho ou loja de tecidos e peça conselhos aos vendedores. Assista bastantes vídeos... Veja abaixo um exemplo de vídeo interessante respondendo 10 perguntas sobre costura, perguntas como 'costurar couro é mais difícil?', 'fios velhos e novos, tem diferença?'. Conteúdos ricos para uma costureira debutante!
Conhecer técnicas básicas de costura
Quando você começar a costurar, você precisa saber como executar tarefas simples que te permitirão progredir rapidamente e passar a exercícios mais técnicos, tais como:
- Lavar o tecido antes de costurar;
- Fazer a marcação a peça;
- Alfinetar antes de começar a costurar;
- Desfazer uma costura, etc.
Como usar uma máquina de costura?
É chegada, igualmente, a hora de aprender a usar sua máquina de costura sem precisar arrancar os cabelos!
Funções básicas de uma máquina de costura
O melhor conselho que poderíamos te dar é o de optar por uma máquina “caseira”, ou seja, portátil e transportável. Fuja das máquinas industriais, pois elas serão pesadas, demandam muito espaço, não dão mobilidade para o costureiro.
Confira alguns dos recursos essenciais que você precisa encontrar em uma máquina de costura quando se é iniciante:
- Ponto reto;
- Ponto ziguezague;
- Ajuste de tensão da linha;
- Regulador de comprimento do ponto;
- Braço livre;
- Caseador automático;
- Ponto elástico;
- Sapata com pressão ajustável;
- Pontos flexíveis.
Acessórios essenciais
Aqui estão os acessórios de costura essenciais para sua máquina:
- Sapata (também conhecido como calcador);
- Bobina;
- Sapata para zíper;
- Sapata para casa de botão;
- Uma chave de fenda adaptada à sua máquina;
- Frasco de óleo pequeno;
- Agulhas de substituição clássicas;
- Agulhas “jeans” e agulhas “stretch”;
- Sapata para zíper invisível;
- Um pequeno pincel para limpar o interior da máquina (de vez em quando).
Passos essenciais
Primeiro passo antes de mais nada: rosqueie a linha superior (carretel) e coloque a bobina.
Você também precisa aprender a preparar e instalar uma bobina (vertical e horizontal), selecionar e ajustar os pontos, esticar a linha, instalar e trocar a agulha, alavanca ou agulha dupla.
Diferentes formas de se costurar com máquina
Vários blogs especializados em corte e costura na internet disponibilizam tutoriais em vídeo para que os iniciantes entendam melhor como costurar de diferentes maneiras utilizando uma máquina:
- Costura reta;
- Costurar em ângulo reto;
- Costura curva;
- Costurar um aplique;
- Costurar uma casa de botão.
Faça um curso de corte e costura para iniciantes
Mesmo se você quiser aprender a costurar sozinho, fazer uma aula de costura para iniciantes pode ser uma boa ideia.
E isso não necessariamente custa muito. Em sua cidade, aproxime-se de associações e ateliês de costura que ofereçam cursos gratuitos ou com preços razoáveis.

Ideias para quem esta aprendendo a costurar
Depois de comprar seu equipamento de costura, materiais diversos e escolher sua máquina de costura, chega a hora de enfrentar a realização dos seus projetos. Mas por onde começar quando mal se consegue dominar uma máquina?
Antes de fazer uma coleção de alta costura é preciso começar com peças simples, como fronhas, bolsas ou babadores, principalmente se você acaba de começar seu curso de costura.
Sendo assim, Superprof preparou algumas ideias de projetos de costura de execução simples para te ajudar a desenvolver ainda mais as suas habilidades de costureiro iniciante:
- Fronha para travesseiros e almofadas;
- Sacola para guardar brinquedos (e outras coisas mais!);
- Cortina simples e barata.
Costurar de maneira fácil passo a passo
No tópico anterior te demos algumas ideias fáceis de fazer para quem está começando a costurar. Se você gostou de alguma delas (ou de todas!), te presenteamos agora com o passo a passo a ser seguido para colocar em prática cada um desses projetos de costura. Afinal de contas, é praticando que se aprende!
Fronha "envelope" para travesseiros e almofadas
Quando se trata de projetos de costura para iniciantes, não tem como ficar mais fácil do que isso! Isso porque depois de cortar o tecido (que provavelmente será a parte mais difícil), você terá simplesmente que costurar dois pedaços de tecido juntos.
Materiais necessários
- Travesseiro ou almofada velha que você queira cobrir;
- Tecido (a quantidade vai depender do tamanho do seu travesseiro);
- Tesoura para tecido;
- Máquina de costura (também dá para costurar à mão caso você não tenha uma ou não saiba usá-la, mas demora mais tempo);
- Linha;
- Ferro (opcional)
Passo 1 - medidas e corte
Corte a parte da frente da capa do seu travesseiro com o tamanho da superfície do travesseiro para o qual você faz a capa.
Sendo assim, se seu travesseiro for quadrado e cada lado medir 40 cm, você cortará um pedaço de tecido de 40 cm em todos os 4 lados.
Passo 2 - corte de tecido para a parte de trás
Corte duas peças para a parte de trás da sua fronha. Certifique-se de que o tecido esteja na mesma direção da parte cortada para a frente (a menos que você não queira isso).
Cada peça da parte de trás as seguintes medidas:
- A mesma largura que o lado da frente;
- Metade do comprimento da frente mais 10 cm para compensar as costuras e a sobreposição (a parte do envelope).
Por exemplo, se seu travesseiro é de 40 com, metade disso é 20 cm + 10 = 30 cm. Então, cada uma das peças de trás será de 40 centímetros de largura e 30 centímetros de altura.
Passo 3 - acabamento
Dobre a borda inferior da parte de cima do tecido que ficará atrás do seu travesseiro em cerca de 1,5 cm. Em seguida, dobre a mesma parte novamente, fazendo uma dobra dupla. Costure ao longo da borda para dar acabamento.
Faça o mesmo para a borda superior da mesma parte do tecido.
Dica: muitas vezes, é mais fácil fazer esse tipo de costura se você passar o ferro sobre o tecido dobrado primeiro.

Passo 4 - alfinetando tudo junto
Agora coloque a parte da frente com o lado bom para cima (o lado que não é o avesso). Posicione-o com o tecido indo na direção que você quer que o travesseiro acabado tenha.
Em seguida, coloque a parte de baixo do fundo com o lado bom para baixo, alinhando os cantos e, em seguida, a parte superior das costas com o lado bom para baixo. Ele irá sobrepor a parte inferior.
Alfinete todas as bordas.
Passo 5 - alinhavando o tecido
Alinhave todo o contorno do travesseiro deixando uma margem de costura de 1,5 cm.
Passo 6 - costura em ziguezague
Passe a máquina de costura pelas bordas com o ponto em zigue-zague, de forma que a agulha caia do tecido na borda externa (isso evitará que o tecido se desfaça).
Passo 7 - tirando do avesso
Vire a capa do travesseiro para o lado direito e adicione a almofada lá dentro e pronto: sua casa já pode ganhar uma nova decoração feita inteiramente por você a partir dos seus dotes de corte e costura!
Sacolas para guardar brinquedos (e outras coisas!)
É uma loucura pensar o quanto essas sacolas de guardar brinquedos podem ser úteis! Sem contar que podemos guardar muito mais do que apenas brinquedos dentro delas! Já pensou ter uma dessas para cada uma das pequenas coisas que você deseja organizar e guardar?

Materiais necessários
- Tecido: 50 cm por saco;
- Corda: 76 cm por saco;
- Vinil (não precisa ser espesso);
- Fita de viés.
Atenção: essas dimensões são para uma bolsa de 35 cm de largura e 38 de altura.
Passo 1 - cortar o tecido
Recorte os seguintes pedaços de tecido:
- Parte de trás: 42 x 38 cm
- Parte superior da frente: 23 × 38 cm
- Parte do fundo da frente: 13 × 38 cm
- Uma peça de vinil de 10 × 38 cm
- Duas peças de 38 cm de comprimento de corda
- Quatro pedaços de 6,5 cm de comprimento de fita de viés.
Passo 2 - Dobra de bordas da parte da frente
Dobre a borda inferior da parte superior frontal em 2 cm e passe a ferro para mantê-la plana. Faça o mesmo com a borda superior da parte inferior da frente.
Passo 3 - Dobra de bordas da parte de trás
Dobre a borda superior da parte de trás em 2 cm e passe-a a ferro para mantê-la plana. Faça a mesma dobra de 2 cm até a borda superior da parte superior frontal do tecido.
Passo 4 - Adicionando vinil
Alinhe o vinil com a borda traseira dobrada das partes frontal e inferior da parte superior do tecido e prenda-as no lugar.
Atenção: Costurar o vinil à máquina pode ser um pouco complicado, pois o calcador gruda no vinil. Para facilitar o processo, coloque um pequeno pedaço de fita adesiva na parte de baixo do calcador e ele deslizará melhor.
Passo 5 - Meio das dobras
Encontre o meio exato das partes superior traseira e frontal (as partes que você dobrou). Marque-os.
Passo 6 - Medida a partir do meio
Meça 3 cm a partir dessa marca em cada direção para que você tenha uma linha de 6 cm ao longo da borda passada.
Passo 7 - Hora de cortar
Usando sua tesoura para tecido, corte um pequeno buraco no início da linha que você marcou (apenas o suficiente para a sua tesoura entrar). Em seguida, corte uma linha reta para baixo da sua marca de 6cm de comprimento.
Passo 8 - Usando o viés
Dobre um pedaço de fita de viés sobre cada borda da sua fenda para dar acabamento. Costure-as.
Faça isso tanto na parte de trás quanto na parte da frente do tecido.

Passo 9 - Adicionando a corda
Coloque um pedaço de corda dentro da parte dobrada, acompanhando a marcação da dobra deixada pelo ferro de passar. Dobre a aba do tecido com a corda dentro.
Costure a aba para baixo, mas não costure a corda ao tecido. Ela deverá ficar livre para deslisar dentro do tubo criado.
Passo 10 - Ajustando as bordas
Coloque a peça da frente acabada e a parte de trás juntas, com o lado avesso para fora. Alfinete as bordas juntas.
A parte mais importante que você precisa alinhar são as bordas superiores, onde encontra-se a corda.
Atenção iniciantes: é provável que algumas bordas não estejam alinhadas corretamente. Se este for o caso, simplesmente ajuste-as para que tudo fique "ponta com ponta" (ou seja, alinhado) antes de começar a costurar.
Passo 11 - Alinhavando tudo junto
Alinhave as 2 bordas do lado e a borda inferior. NÃO ALINHAVE A BORDA SUPERIOR. Deixe uma margem de costura de 1 cm. É muito importante que você segure a corda enquanto alinhave tudo no lugar, senão ela sairá de dentro da dobra. Vá devagar porque depois de tantas dobras, a espessura apresenta resistência à agulha.
Apare todas as bordas irregulares depois de alinhavar. Em seguida, costure as bordas na máquina. Para não precisa recorrer ao overloque, basta costurar ao longo da borda com o seu ponto em ziguezague.
Agora vire sua bolsa para o lado correto (tirando-a do avesso) e pronto: ela já pode ser utilizada da melhor maneira que você encontrar!
Cortinas simples e baratas (para interior ou exterior)
Essa cortina pode ser feita com qualquer tecido. Você pode começar com americano cru, que é bem baratinho. Ele não bloqueia tanto o sol, mas pode dar um charme especial na sua casa. Caso deseje algo com um efeito mais "blackout", basta comprar um tecido mais espesso e escuro.
Materiais necessários
- Tecido da sua escolha;
- Tesoura;
- Linha;
- Agulha;
- Giz ou caneta;
- Pesinhos para colocar na parte de baixo da sua cortina para deixá-la esticada.
Passo 1 - Tire as medidas do seu espaço
Meça a altura do suporte da cortina até o chão de onde você deseja instalá-la. Subtraia cerca de 2 centímetros para obter o comprimento ideal (para ela não arrastar no chão).

Passo 2 - Faça a bainha inferior
Ao número encontrado no passo 1, acrescente 10 cm (para fazer a bainha mais tarde). Marque essa medida.
Acrescente novamente 10 cm, marque essa medida e corte o excesso de tecido.
Dobre para dentro a parte de baixo do tecido na marca de 10 cm. Em seguida dobre novamente usando a próxima marca.
Alfinete para segurar a dobra dupla e, em seguida, alinhave.
Costure o pano na máquina de costura (ou à mão se você preferir) ao longo do topo da dobra que você acabou de fazer. Não comece a costurar grudado na borda: deixe uma parte de 10 cm sem costurar. Pare de costurar quando faltarem 10 cm para chegar na outra borda.
Costure então o lado do tecido para segurar a bainha no lugar e para baixo novamente na marca de 10 cm. Isso deixará um pequeno bolso para os pesinhos poderem ser colocados nos cantos inferiores da cortina.
Passo 3 - Última parte
Pendure sua cortina em uma haste e pronto: sua casa, escritório ou fazenda acaba de ganhar uma nova cortina. O mais interessante é que ela ainda pode ser personalizada com bordados, pintura ou o que mais você achar interessante para dar ao seu projeto a sua cara!
Adorei !!!…. fiquei meia perdida nas instruções para confecção da almofada, poderia ter tido algumas ilustrações, mas o conteúdo é de tirar o chapéu.
Estou iniciando na arte de corte e costura e a procura de informações, sugestões e cursos, e vc foi uma das melhores!!! Parabéns.
Obrigada Sabrina !
iremos procurar algumas pessoas que nos autorizem a utilizar as fotos de suas receitas de almofadas. (:
Sucesso no seu aprendizado !
Parabéns amei , Deus abençoe vcs, eu sou iniciante na costura, gostaria de receber as fotos dos produtos , se poder é claro.
Muito obrigado! Infelizmente, não consigo enviar fotos, mas posso fornecer orientações e dicas de costura. Se tiver perguntas específicas ou precisar de ajuda com algo, estou à disposição para orientar da melhor forma possível. Sucesso na sua jornada de costura!
Amei tudo, queria imprir, mas não tô conseguindo. Achar onde pôr pra imprimir. Adoro esses assuntos parabéns.
Tenta usar o ctrl+P para imprimir, Edilene (:
Gotaria de trabalhar com roupas de cama gosto muito de custurar ja fis ocurso basico
Eu amei ,muito obrigada pela diga,queria muito imprimi mais não estou conseguindo.
Obrigadaaa
parabéns e obrigada pelas dicas!!!!
Este artigo trouxe informações melhores que esperava… gostei muito… obrigada!
Ótimo conteúdo.
Muito bom o artigo de vocês, muito bem detalhado, estão de parabéns
Olá superfrof Gostei muito da matéria estou aprendendo a costurar e foi muito útil pra mim
Gostei ótimo blog .
Bon
Obrigado muito ótimo
TENHO UMA MAQUINA DE COSRTURA E GOSTARIA DE APRENDER A USALA E FAZER COISAS SIMPLES COMO COLCHA DE REGALHOS ETC
Oi Hugo! Temos vários professores qualificados em nossa plataforma. Você pode entrar em contato com eles a qualquer momento. ;)
Estou tendo pequenas aulas de corte e costura.
E estava ou ainda estou pesquisando mas acerca deste assunto.
E você é brilhante com os ensinamentos que tens aqui..
Estarei aqui sempre.
Obrigada querida.
Olá Adriana. Ficamos felizes com seu feedback. Nosso objetivo é sempre compartilhar conteúdo que possa ser útil para alguém! ;)
Amei o tutorial
Obrigado, Suzane!
Eu amo fazer as minhas próprias peças de roupas. Embora tenho feito muitos consertos para várias clientes.
Amei as inscrições do curso de modelagem e corte de costura , estou fazendo o curso no meu bairro, mas e muito lento escola da prefeitura. , ensina muito fraco muitas alunas e uma só no professora..aí fica muito difícil, aprender, por sorte minha, eu já entrei nesse curso já sabendo dominar minha máquina de costura Singer…aí tornou- se fácil… obrigada