Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender a costurar com maquinário específico

De Camila, publicado dia 23/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como usar uma máquina de costura?

Você sabia que, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Confecção e Têxtil (Abit) em 2017:

  • O faturamento da Cadeia Têxtil e de Confecção brasileira foi de US$ 45 bilhões; contra  US$ 39,3 bilhões em 2016?
  • O número de trabalhadores é de 1,479 milhão de empregados diretos e 8 milhões se adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 75% são de mão de obra feminina?
  • Que esta é a segunda maior empregadora da indústria de transformação no Brasil, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos)?
  • Que ela é também a segunda maior indústria geradora do primeiro emprego?
  • Que o número de empresas formais na área é de 29 mil em todo o país?
  • Que esta indústria brasileira possui o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo?
  • E que o Brasil é o quinto maior produtor têxtil do mundo?

Então esta é a matéria certa para você que está seguindo um curso de costura ou um curso de croche! Bateu aquela vontade de fazer uma gola nova para sua blusa antiga usando a máquina de costura?

Deu vontade de entrar de cabeça nesta área e começar a fazer parte das estatísticas?

É preciso lembrar, no entanto, que antes de entrar no negócio da moda, você tem que aprender o básico, seja através de um curso de corte e costura online, presencial, ou de maneira autodidata.

Organizado o tempo e a disponibilidade para o curso corte e costura, é chegada a hora de se dedicar a organizar o seu equipamento para começar a costurar!

É chegada, igualmente, a hora de aprender a usar sua máquina de costura sem precisar arrancar os cabelos!

Como sempre, Superprof apresenta algumas informações para te ajudar a se lançar de cabeça neste mundo de curso de costura utilizando esta ferramenta tão útil que é a boa e velha máquina para se costurar!!!

Siga também o guia de corte e costura para iniciantes que Superprof preparou especialmente para você!

Funções básicas de uma máquina de costura

Antes de mais nada, é preciso adquirir uma máquina de costura. Quando não se sabemos nada sobre o assunto, esta pode se tornar uma tarefa bem complicada.

O melhor conselho que poderíamos te dar é o de optar por uma máquina “caseira”, ou seja, portátil e transportável. Fuja das máquinas industriais, pois elas serão pesadas, demandam muito espaço, não dão mobilidade para o costureiro (é bem difícil trocá-la de lugar), são mais complicadas para se manusear e ainda custam muito mais caro do que as máquinas simples.

Lembre-se de escolher uma máquina de costura que aguente um bom fluxo de trabalho: o peso (ela deve ser ligeiramente pesada, pois este é um bom indicador de resistência) e o preço (fuja das opções “baratex” e tente investir um pouco mais em uma marca conhecida) são bons indicadores quanto à sua robustez.

Aqui estão alguns dos recursos essenciais que você precisa encontrar em uma máquina de costura quando se é iniciante:

  • Ponto reto: este é o ponto de base que você usará em 90% dos seus projetos (todas as máquinas de costura o possuem);
  • Ponto ziguezague: este é o segundo ponto mais usado e, por isso, todas as máquinas o possuem, sejam elas caseiras ou industriais, manuais ou eletrônicas;
  • Ajuste de tensão da linha: algumas máquinas ajustam a tensão da linha automaticamente, mas fique atento, pois você também precisa ser capaz de fazer tal procedimento manualmente;
  • Regulador de comprimento do ponto: é uma roda (também chamada de “dial”) que ajusta o comprimento do ponto. Muitas vezes usamos a mesma configuração para quase tudo, mas é tentando aprender que descobrimos o que é melhor para nós. Sendo assim, escolha uma máquina que ofereça essa configuração;
  • Braço livre: parte superior da máquina onde, geralmente, encontramos a maioria dos seus mecanismos. O “capô” de uma máquina de braço livre pode ser levantado, permitindo colocar as pernas de um par de calças ou as mangas de uma jaqueta ao redor deste braço para costurar ao redor da perna / manga;

Um abridor automático de casa de botões é uma excelente função para se ter em uma máquina de costura. Um máquina com o recurso de caseador automático te faz abrir uma casa de botão muito mais rápido!!!

  • Caseador automático: mesmo se, tecnicamente, o caseador automático é um ponto em ziguezague muito apertado e você pode fazê-lo sem precisar desse recurso, tê-lo disponível em sua nova máquina é muito útil!
  • Ponto elástico: para costurar tecidos elásticos, como jeans com stretch ou jersey. Existem vários tipos de ponto, mas o principal é sua máquina ter pelo menos um deles;
  • Sapata com pressão ajustável: muito útil para tecidos elásticos e muito finos;
  • Pontos flexíveis: este recurso é recomendado para a costura de malhas e tecidos elásticos, pois não interfere na possibilidade de expansão do pano durante o movimento.

Você vai entender que a escolha de uma máquina de costura requer atenção especial, mas com essas dicas, você já tem uma pequena ideia da direção tomar na hora de fazer sua compra.

Para começar, opte por uma máquina manual. É melhor aprender a usar todos os recursos antes de mudar para a eletrônica.

Veja ainda como começar a costurar não é complicado.

Acessórios essenciais

Uma máquina de costura pode possuir vários acessórios e funções diferentes e nem todos são necessários.

Não se deixe enganar por uma promoção que divulgue os 168 acessórios da máquina, quando, na verdade, a maioria deles é dispensável.

O mesmo vale para máquinas usadas (caso você opte por adquirir uma de segunda mão): se elas forem top de linha, mas não possuirem os acessórios essenciais, não adianta nada ficar encantado…

Aqui estão os acessórios de costura essenciais para sua máquina:

  • Sapata (também conhecido como calcador);
  • Bobina;
  • Sapata para zíper;
  • Sapata para casa de botão;
  • Uma chave de fenda adaptada à sua máquina;
  • Frasco de óleo pequeno;
  • Agulhas de substituição clássicas;
  • Agulhas “jeans” e agulhas “stretch”;
  • Sapata para zíper invisível;
  • Um pequeno pincel para limpar o interior da máquina (de vez em quando).

É preciso conhecer bem as partes fundamentais da sua nova máquina de costura! Saber trocar a agulha da máquina é um passo importante para os costureiros iniciantes que pretendem “pilotá-la”.

Quer dicas para aprender corte e costura rapidamente?

Passos essenciais

Vários sites disponibilizam cursos de costura online para iniciante. Lembre-se que antes de começar a costurar, bordar, confeccionar ou pregar um zíper adequadamente, você precisa estar familiarizado com esta tão importante ferramenta que é a máquina de costura.

Primeiro passo antes de mais nada: rosqueie a linha superior (carretel) e coloque a bobina. Uma dica: para as costuras ficarem uniformes, os fios do carretel e da bobina devem ter a mesma qualidade.

Você também precisa aprender a preparar e instalar uma bobina (vertical e horizontal), selecionar e ajustar os pontos, esticar a linha, instalar e trocar a agulha, alavanca ou agulha dupla.

Ficou confuso? É só fazer uma busca no Google ou no Youtube por vídeos explicativos e assistir a uma das várias opções de explicações inteiramente ilustradas na web!

Para um costureiro iniciante, é fácil se sentir intimidado pela máquina de costura e perder a noção de por onde começar. Felizmente, um tutorial de costura para cada estágio pode ser facilmente encontrado na internet!

Nada melhor do que seguir alguém fazendo o que você deseja aprender para conseguir atingir seus objetivos com total confiança!

Diferentes formas de se costurar com máquina

Como os moldes de costura são diferentes, não é suficiente costurar sempre da mesma maneira. Sendo assim, é essencial treinar diferentes tipos de costura em sobras e retalhos de tecido.

Vários blogs especializados em corte e costura na internet disponibilizam tutoriais em vídeo para que os iniciantes entendam melhor como costurar de diferentes maneiras utilizando uma máquina:

  • Costura reta: pode parecer óbvio, mas a costura reta também precisa ser aprendida, pois não é tão fácil quanto parece;
  • Costurar um ângulo reto: Você quer costurar uma bolsa? Há uma boa chance de haver necessidade de costurar um ângulo reto e tal conhecimento não é necessariamente óbvio quando se é iniciante;
  • Costura arredondada (em curva): basta ser regular, ir bem devagar e acompanhar bem o tecido!
  • Desfazer uma costura: sim, quando começamos cometemos erros e isso é normal. É assim que progredimos e aprendemos. Se aprender é bom, limpar sem danificar o tecido é ainda melhor;
  • Costurar um aplique: habilidade para um nível um pouco mais avançado, mas você pode atingi-lo rapidamente. Antes de mais nada, você precisa saber costurar do lado avesso e saber colocar sua peça do lado correto;
  • Costurar uma casa de botão: mesmo com a sua máquina sabendo fazer isso sozinha, você precisa aprender como manipulá-la para tal.

E agora, se sentindo mais confiante para manusear esta ferramenta? Preparado para começar seu primeiro projeto utilizando uma máquina de costura?

Que tal conferir 6 ideias de projetos para iniciantes em corte e costura?

Faça um curso de corte e costura para iniciantes

Mesmo se você quiser aprender a costurar sozinho, fazer uma aula de costura para iniciantes pode ser uma boa ideia. Mas por quê?

  • Porque as instruções de uso e tutoriais na internet nem sempre são suficientes para entender o funcionamento desta ferramenta;
  • Porque sua utilização não é necessariamente intuitiva;
  • Porque você vai economizar tempo (e você vai evitar um colapso nervoso) para aprender a costurar rapidamente;
  • Porque você pode fazer todas as suas perguntas para um costureiro profissional;
  • Porque você não corre o risco de cometer erros ou de queimar as etapas.

E isso não necessariamente custa muito. Em sua cidade, aproxime-se de associações e ateliês de costura que ofereçam cursos gratuitos ou com preços razoáveis.

No Superprof.com.br você encontra centenas de professores de corte e costura espalhados por todo o Brasil para ajudá-lo  aprender a fazer uma bainha, costurar um botão ou uma capa de almofada utilizando sua máquina. Os preços da hora de aula variam de acordo com sua cidade e suas demandas de aprendizado, levando em conta que, muitas vezes, a primeira sessão é gratuita!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar