Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Assimilar técnicas de corte e costura rapidamente

De Camila, publicado dia 21/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como aprender a costurar rápido?

A idade média de profissionais da costureira é entre 30 e 50 anos. Isso não impede que fãs cada vez mais jovens se apaixonem cada dia mais pelo fascinante mundo da costura, tricô, bordado e crochê para iniciantes.

Quando se começa um curso de corte e costura online ou presencial, de maneira autodidata ou com o auxílio de um professor especializado no assunto, a vontade de aprender rapidamente a confeccionar um vestido ou uma bolsa e de conseguir usar tecidos diferentes é, sem sombra de dúvidas, iminente.

Mas como se tornar uma costureira de “mão cheia” rapidamente? Isso é possível? Quanto tempo demora?

Saiba que, como todo aprendizado, dominar a arte de corte e costura pode levar tempo. Antes de mais nada, é preciso começar pelo básico: desenho, técnicas de costura, crochê, bordado, etc.

Antes de embarcar em confecções mais complexas, é sábio esperar algumas semanas – ou até alguns meses – após o início do aprendizado. O tempo de progresso depende, obviamente, do tempo de dedicação à costura, assim  como às predisposições naturais ao trabalho manual apresentadas pelo aprendiz.

Nesta matéria, Superprof dá algumas dicas para acelerar o processo de aprendizagem dos amantes da costura que querem se jogar o mais rápido possível em projetos cada vez mais ambiciosos!

Siga também o guia de corte e costura para iniciantes que Superprof preparou especialmente para você!

Aprender a costurar à mão

Mesmo que na maioria das vezes seja a máquina que costure – e a costureira sirva simplesmente como guia – é essencial saber costurar à mão e aprender como fazer pontos básicos.

A verdade é que, mesmo utilizando a máquina de costura, muitas vezes haverá necessidade de se costurar manualmente e, geralmente, esses pontos ficarão à mostra. Sendo assim, é fundamental aprender esta técnica corretamente!

Para conseguir isso, não há segredo: é preciso treinar e fazer exercícios que, muitas vezes, podem parecer cansativos, pois é necessário fazer linhas repetidamente.

Quando repetimos alguma coisa, conseguimos assimilá-la mais rapidamente.

Alguns sites na internet oferecem exercícios bastante úteis para aprender a costurar corretamente.

Quer um exemplo?

Comece cortando um quadrado de 15 cm de lado, seguindo os fios de tecelagem do tecido escolhido. Depois, com uma régua e um lápis, desenhe linhas horizontais. Comece com um espaço de 1,5 cm a partir da borda e espace suas linhas com a mesma distância.

Costurar à mão é necessário até mesmo para quem utiliza uma máquina de costura. Mesmo utilizando a máquina, é preciso saber fazer costurar à mão.

Em seguida, pegue linha, agulha e dedal para proteger seu indicador e comece a ligar as linhas fazendo:

  • Pontos retos de 2 mm
  • Pontos de armação 10 mm na parte inferior e 2 mm na parte superior,
  • Pontos quebrados de 2 mm,
  • Pontos sobrepostos,
  • Pontos no avesso de 2 mm, etc.

Não hesite em visitar alguns sites para conhecer melhor cada tipo de ponto.

Agora que você já está craque nos pontos feitos a mão, pode até começar a pensar em criar e organizar seu próprio cantinho de costura em casa ou em um ateliê!

Seguir um projeto

Procure aprender constantemente. Para cada novo projeto, adicione algo novo a cada peça nova:

  • Um termoadesivo,
  • Um zíper
  • Um forro mais sofisticado,
  • Costurar com ponto em ziguezague,
  • Fazer um molde,
  • Criar uma necessaire de maquiagem,
  • Tricotar flores em tecido,
  • Integrar um elemento costurado à mão,
  • Fazer um detalhe em couro falso …

É importante, para um bom progresso, tentar melhorar suas habilidades à medida em que novos projetos são realizados.

Estipule para si mesmo metas para cada um de seus projetos de costura.

Registre-os em um caderno, se necessário, para validar algumas das principais habilidades que você deseja adquirir. Esta é uma boa maneira de manter a motivação e ainda ser capaz de ver concretamente a quantas anda o seu desenvolvimento, assim como o que você ainda pretende atingir.

Veja ainda como começar a costurar não é complicado.

Integrar-se com quem entende do assunto

Hoje em dia, aprender a costurar ficou ainda mais fácil. Você sempre encontrará um livro, um tutorial no YouTube, um blog ou uma oficina de costura perto de você para ajudá-lo a melhorar suas habilidades nesta arte.

A comunidade dedicada ao corte e costura cresce a cada dia e a interação com as pessoas que fazem parte dela  pode ser uma boa fonte de motivação para progredir rapidamente.

É muito mais divertido ter amigos que são apaixonados pela mesma coisa que você! Sem contar que este é um jeito muito bom e prazerosa de desenvolver suas técnicas de maneira ainda mais acelerada.

Fica mais fácil aprender a costurar perto de pessoas que também amam a prática. É bem melhor trabalhar ao lado de pessoas que possuem a mesma paixão que você!

Você pode compartilhar suas dúvidas, seus medos, seus fracassos, mas também seu entusiasmo e seu sucesso com os outros. É como quando você começa um esporte em equipe, mesmo que a noção de equipe não seja a mesma aqui. No entanto, no final das contas, o apoio de cada membro do grupo é o mais importante.

Sinta-se à vontade para pesquisar no Facebook se existem grupos de costura para iniciantes. Tais tipos de comunidades abordam diferentes temas, tais como:

  • Roupa masculina,
  • Boas ofertas e descontos
  • Amantes de tecidos,
  • Brechós,
  • Lingerie,
  • Costurar seu vestido de noiva
  • Boas ofertas no exterior …

Além do suporte de grupos na internet, tente igualmente encontrar entusiastas de costura para fazer uma oficina e trocar ideias, dúvidas e desejos.

O trabalho coletivo muitas vezes pode desbloquear certas questões problemáticas e desenvolver novas idéias criativas para criar roupas exclusivas.

Criar suas próprias regras de costura

Não se force a fazer algo que você não queira fazer. Escolha você mesmo os projetos com os quais deseja trabalhar e divirta-se!

É ainda mais divertido costurar uma saia que você realmente queira usar do que um avental horrível que vai acabar indo para o fundo da gaveta.

Seja egoísta

No começo, trabalhe em criações para você!

Criar para si próprio é, geralmente, muito mais motivador do que criar para os outros. Depois de um tempo, o desejo de confeccionar peças para terceiros virá naturalmente.

Costure por prazer

A vida já é bastante estressante por si só. A costura deve ser uma atividade relaxante. Vá ao seu próprio ritmo e aprenda com seus erros.

Costurar é uma atividade criativa anti-stress. Levando isso em conta, seria contra-produtivo trabalhar sob pressão para fazer uma capa de almofada ou um boné que não te seduzem nem um pouco.

Aprenda como usar uma máquina de costura sem precisar arrancar os cabelos!

Praticar, praticar e praticar

Antes de começar a utilizar modelagens de costura complicadas, dê uma atenção especial para as opções destinadas aos iniciantes.

Quando você começa a costurar sozinho, é preciso evitar a complexidade.

A escolha da máquina de costura é um dos primeiros passos: opte por um modelo simples, que ofereça recursos básicos, sem muitas opções sofisticadas que você nunca utilizará.

Poucas coisas evoluíram em uma máquina de costura ao longo dos seus anos de existência. Sendo assim, se quiser economizar uma graninha, você pode adquirir um exemplar de segunda mão, pois não perderá nada que não sejam funções inúteis aos iniciantes e que aumentam os preços dos aparelhos.

Que tal economizar comprando uma máquina de costura de segunda mão? Pouco importa se sua máquina de costura é nova ou velha: ela sempre disponibilizará os pontos básicos necessários para finalizar qualquer tipo de projeto!

A melhor maneira de começar a aprender a costurar é fazendo coisas simples, tais como:

  • Alfinetar tecidos
  • Desfazer costuras,
  • Costurar um aplique,
  • Colocar um viés,
  • Costurar uma casa de botão,
  • Costurar um botão com a máquina,
  • Aplicar um zíper
  • Colocar um elástico
  • Aplicar um botão de pressão
  • Costurar bainhas simples
  • Costurar bainhas invisíveis.

É melhor começar seu treinamento de costura com peças simples e bem feitas ao invés de enfrentar modelagens e tecidos complicados.

O importante não é o que você costura, mas sim como você costura!

Coisas que parecem complicadas a princípio se tornarão cada vez mais simples ao longo da prática.

Como qualquer novo hobby ou esporte, no começo somos ruins, mas quando começamos do zero, o progresso é visível rapidamente e isso acaba sendo bastante encorajador!

Tornar-se um “investigador de costura”

Quando você se sentir estagnado em suas habilidades de corte e costura e parar de ver progresso, então lembre-se deste conselho: ao invés de desistir, procure aprender ainda mais.

Existe uma ferramenta que pode me ajudar a desenvolver este trabalho melhor?
Existe alguma técnica que eu ainda não conheça?

Conduza a investigação! Pesquise na internet, pergunte a seus amigos e costureiros conhecidos, vá a um armarinho ou loja de tecidos e peça conselhos aos vendedores.

Não desista: adote a atitude de um “investigador de costura”.

Erros podem ser frustrantes, mas são inevitáveis ​​e nada melhor do que aprender com eles.

Se você quer progredir rapidamente, dê a si mesmo metas não muito difíceis (para não desanimá-lo), mas complicadas o suficiente para levá-lo adiante.

E em cada projeto, dê o melhor de si mesmo!

Que tal conferir 6 ideias de projetos para iniciantes em corte e costura?

Conhecer técnicas básicas de costura

Quando você começar a costurar, você precisa saber como executar tarefas simples que te permitirão progredir rapidamente e passar a exercícios mais técnicos. Conheça algumas delas abaixo.

Alfinetar antes de começar a costurar

Antes de costurar um tecido ao outro, é melhor prendê-los juntos para que não saiam do lugar marcado. Desta maneira você conseguirá costurar serenamente.

Você já providenciou um bom estoque de alfinetes para a sua caixinha de costura? Quem costura precisa de muitos – MUITOS – alfinetes!

Esta é uma etapa essencial e, felizmente, muito fácil!

  • Coloque os tecidos um sobre o outro,
  • Comece fixando os tecidos perpendiculares às extremidades, costurando da borda ao centro,
  • Coloque um alfinete a cada 3 centímetros ou mais.
  • Para costurar à máquina, remova o primeiro alfinete e comece a costurar.

Desfazer uma costura

É necessário de vez em quando (na verdade, mais frequentemente do que imaginamos!) desfazer costurar, especialmente quando você começa a perder o fio. Se assim for, não entre em pânico! É possível desatar a costura para começar de novo. Acontece até mesmo com os mais avançados dos costureiros!

Para fazer isso, um abridor de casas ou uma tesourinha de costura são necessários.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar