Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A cartografia para enriquecer seu vocabulário na língua de Maomé

De Joseane, publicado dia 10/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Aprenda a língua árabe através dos mapas

In shaa Allaah !!!

Você pode até jurar que ouviu essa expressão em algum lugar.

O famoso “inxalá” Ops… ” se Deus quiser”, pronunciado por muitos copiosamente, se encaixa perfeitamente em qualquer situação em que poderíamos dizer  em português claro “tomará”.

A expressão insh’allah acima referida é um termo de origem árabe incorporado ao léxico brasileiro como oxalá, uma forma”aportuguesada” .

Existem muitas palavras de origem árabe incorporadas no nosso dia a dia e inseridas no nosso vocabulário português. Todavia, o sentido dos vocábulos árabes podem ser aprendidos avaliando os nomes de alguns países árabes.

Quer saber como?

Os árabes e a cartografia

A  cartografia sempre teve um papel relevante para as grandes civilizações, seja para compreender a imensidão do espaço físico, fixar os limites territoriais ou detalhar seus itinerários.

Normalmente, ela é resultado de um conjunto de estudos e operações científicas, técnicas artísticas que tem por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentos, voltando-se para a elaboração de mapas, cartas entre outras coisas.

Em outras palavras, conhecemos a cartografia como a arte de compor mapas geográficos.

Para os árabes, o conhecimento cartográfico foi imprescindível para expansão de seus territórios, uma vez que contribuíram com a melhor exatidão na ocupação do espaço terrestre.

A título de curiosidade, o mapa mais antigo que conhecemos data de aproximadamente 3000 a. C e foi descoberto nas escavações de ruínas da Mesopotâmia, atual Iraque.

Na época de Ramsés II, por volta de 1330 a.C, os egípcios já faziam mapeamento sistemático de suas terras, sendo também precursores no ramo da cartografia.

No contexto cultural, podemos destacar a importância dos textos de grandes sábios preservados pelos árabes, uma forma de valorizar e incorporar o conhecimento de outras culturas.

Descubra como progredir na língua árabe com aulas particulares!

Melhore sua compreensão das associações de palavras árabes graças a geografia dos países

A contribuição dos árabes não se encerra nas ciências relacionadas à cartografia. Não mesmo!

Na Idade Média, os conhecimentos matemáticos dos gregos foram absorvidos e aperfeiçoados pelos árabes em diferentes áreas de conhecimento. E foi assim que o Império Árabe teve força para disseminar sua cultura.

A Arábia Saudita é o segundo maior país árabe no mundo. Arábia Saudita: Aprenda árabe com o maior país da Ásia e da Península Arábica.

Até mesmo os países que não falam a língua do Alcorão, apresentam no seu léxico palavras de origem árabe. Confira o campo semântico de algumas palavras do arabismo no português nosso de cada dia:

  • Animais: Alazão, alcateia, zebu…
  • Carnes: Alcatra, acém, cabidela…
  • Legumes: berinjela, cenoura,
  • Verduras: Acelga, alcachofra, alface, espinafre, alfafa…
  • Temperos: alfavaca, alecrim, gergelim…
  • Frutas: Ameixa, laranja, acerola, damasco, tamarindo, tâmara, limão…
  • Grãos: café, arroz…
  • Plantas: alfazema, algodão…

Outros campos semânticos do arabismo no português:

  • A fauna: anta, papagaio, girafa, alazão, javali
  • As cores: lilás, azul
  • A matemática: resma, álgebra, algarismo, zero, quilate
  • O comércio: açougue, armazém, alfaiate, alambique
  • A agricultura: açude, café, espinafre, azeitona
  • Os recursos naturais: alcatrão, âmbar, anil, giz

Se desejar se aprofundar um pouco mais, monte um banco de palavras de língua árabe organizadas em ordem alfabética:

  1. Perceba que a maioria dos vocábulos de origem árabe são iniciados por “al”, algumas delas sofreram mudanças no seu campo semântico.
  2. Há outras palavras que não são iniciadas por “al”, mas que são de origem árabe:  é o caso de açude, açougue, açúcar, açafrão, califa, chafariz, elixir, enxaqueca…
  3. Algumas palavras você usa no seu dia a dia:  alcateia, alecrim, alferes, alcatraz, xarope, mameluco, Sultão, resma…
  4. Nem a culinária ficou de fora da influência das palavras de origem árabe:  Alcatra, almôndega, alface, açúcar, laranja, gergelim, tamarindo…

Agora, está se perguntando:

Como posso aprender a falar e escrever com um mapa?

Sabemos que o idioma oficial do Alcorão e do Islã é a língua oficial de mais de 20 países, e que a língua de Allah deu origem ao nome de muitos países famosos.

Justamente por essas razões, estudar a etimologia dos nomes dos países árabes contribuí no conhecimento semântico dessas palavras,  pois a maioria desses nomes servem para fazer algumas associações.

Por exemplo, Dar es Salaam, em árabe Dar as-Salam, faz referência a maior cidade da Tanzânia, um importante centro econômico do país.

Curiosamente, o principal centro comercial marítimo árabe. Mas se estudarmos mais a fundo, Dar as-Salam significa casa da paz ou região do Islã, visto que Salam expressa tanto o termo Islã quanto paz.

Descubra também onde fazer cursos de árabe online!

Aprenda a língua árabe com os países do mundo árabe

Os árabes contribuíram em muitas áreas do conhecimento: matemática, arquitetura, caligrafia, filologia, filosofia, música …

Estude árabe com os países árabes famosos. Aprenda mais sobre os países árabes com os mapas.

A língua árabe é o idioma oficial de muitos países, é o idioma oficial do Islã desde o século VII e do Alcorão. A língua de Maomé deu origem ao nome de vários países árabes.

Estudando o léxico e a semântica dos nomes, podemos fazer associações entre os nomes e os seus significados. Confira:

Marrocos

Em árabe, Marrocos dizemos Maghreb al-aksa. O país do pôr-do-sol é um dos estados mais antigos do mundo. Acredita-se que a fundação da cidade tenha origens no século VIII.

Saara

O Saara é uma das associações mais conhecidas para aprender árabe. O termo está associado ao deserto

Sahara, em árabe as-Sahara refere-se a áreas desérticas. Um lindo e vasto deserto muito conhecido, localizado no norte do continente africano que se estende por cerca de 5.000 km, do Oceano Atlântico até o Mar Vermelho.

Bahrain

Não é à toa que a raiz da palavra, Bahr significa o mar.

Al-Bahrayn, em árabe significa os dois mares, uma referência aos mares do Norte e do sul do arquipélago. O termo também pode designar um pequeno país insular localizado perto do Golfo Pérsico.

Sharjah

Conhecidade como “O sol nasce“, designação em árabe.

Depois de Dubai, Ash-Sharigah a segunda cidade mais populosa dos Emirados Árabes unidos.

Sudão

As-Sudan é um país do continente africano, o nome do país vem da expressão árabe as-sudaan balad, que significa “país do povo negro“.

Vale ressaltar que os grandes exploradores árabes quando conheceram o povo sudanês, em uma de suas viagens, nomearam o país de acordo com a cor da pele dos habitantes locais.

Descubra também a importância de aprender a gramática da língua árabe!

Como aprender linguística árabe com os lugares mais famosos ?

A língua árabe e o português apresentam diferentes momentos de encontros, desse encontro, algumas palavras vêm de um passado bem distante, da presença árabe na Península Ibérica.

Outros vocábulos chegaram até nós graças aos laços culturais que estabelecemos ao longo dos anos com os imigrantes dos países árabes.

Aumente seu vocabulário com intercâmbio de conhecimento. Turbine seu conhecimento em árabe conhecendo a cultura.

Aprender a língua árabe é muito mais fácil do que você pensa. Acredite!

Comece fazendo associações de palavras relacionadas a lugares mundialmente famosos.

Acompanhe os lugares famosos abaixo:

Gibraltar

Quem aqui nunca ouviu falar do Estreito de Gibraltar nas aulas de história, localizado no extremo sul da Península Ibérica?

O termo tem origem do árabe Djebel que significa montanha.

Alhambra

Al-Hamra tem um significado especial para os falantes de árabe, é um palácio esplendoroso, localizado em Andaluzia. Um dos principais monumentos da arquitetura islâmica. Esse lugar majestoso, o palácio vermelho. significa al-hambra: vermelho

Que tal progredir fazendo um curso intensivo de árabe?

Como desenvolver um bom vocabulário árabe?

Existem muitas maneiras de elaborar um plano de estudo para fazer as devidas associações de palavras e expressões para aprender a falar árabe.

São 22 países árabes esperando por você. Aprender o vocabulário árabe está bem na palma das suas.

Aprender árabe como língua estrangeira para um exercício de paciência, perseverança e bastante treinamento, pois antes de chegar a dominar o nível básico do idioma, existe algo primordial que você deve saber sobre a língua árabe: a oralidade é bem diferente da escrita.

Quanto maior seu domínio no vocabulário da língua árabe, maiores as chances de dominar rapidamente a escrita. Preparamos para vocês algumas formas de incorporar algumas palavras do vocabulário árabe no seu dia a dia.

Confira algumas palavras de árabe que separamos para você memorizar:

Argélia 

Al-Jazã’ir, do árabe, significa as Ilhas. O termo árabe refere-se às ilhas de frente ao porto Argel.

Jeddah

Em árabe, Jeddad é um derivado de Jaddah que significa avó em árabe. De acordo com os costumes antigos, a tumba de Eva estaria localizada da cidade de Jeddah. Caso não saiba, Eva é considerada a avó da humanidade para os religiosos.

Outro curiosidade, Jeddah está localizada as margens do Mar Vermelho e é o coração do comércio árabe no mundo. Vale lembrar que é a 2ª maior cidade da Arábia Saudita

Moscatel

A raiz da palavra árabe Masqat significa algo caindo.

Sanaa

Sana’a é a capital do Iêmen, é um importante centro cultural islâmico, que preservou muito de sua herança.

Aden

Aden vem do árabe Adan, a palavra possui a mesma etimologia que o termo Éden, que significa “simples“, tal qual o conceito de paraíso.

Arábia Saudita

Al-Arabiya ass-sa’udiyya – Saudita provém da família que fundou o país ( Al-Sa’ud )

Bahrein

Significa dois mares em árabe.

Líbano

Al-Lubnanem da palavra semítica “laban’ que significa branco, uma referência à neve nas montanhas.

Marrocos

Al-Maghreb – significa o ocidente ou poente em árabe.

Compreenda que muitas palavras árabes têm um significado exato, você poderá adquirir mais vocabulário estudando mais sobre os países.

O que está esperando para se aprofundar na cultura dos países árabes?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar