Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual é o seu projeto profissional? Descubra os melhores questionários online para se orientar!

De Fernanda, publicado dia 19/02/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Os melhores testes vocacionais online!

“A única maneira de fazer um trabalho extraordinário é amar o que você faz. – Steve Jobs

Você está no ensino médio e ainda não sabe qual curso de graduação quer seguir ou qual carreira quer construir? Você tem algumas idéias, mas precisa esclarecer seu projeto profissional?

Não entre em pânico! Nós estamos aqui para ajudá-lo! Nesse artigo, vamos dar algumas dicas dos melhores testes vocacionais online e suas principais diferenças.

Esses testes são ferramentas gratuitas e completas para ajudá-lo a refinar ou mesmo começar suas reflexões sobre o seu futuro profissional e profissional.

Os testes de orientação escolar são eficazes para um perfil como o meu?

Segundo o Portal Educação:

… o teste vocacional faz parte de uma área da Psicologia denominada Avaliação Psicológica, que tem como objetivo avaliar, através de instrumentos previamente determinados para tal, os processos psicológicos que constituem o indivíduo. Os testes vocacionais consistem em questionários e testes, cujo objetivo é medir características psicológicas dos indivíduos em processo de orientação profissional.

Apesar de não serem as únicas formas de avaliar a sua orientação, em função do seu desempenho escolar e do seu projeto profissional, esses testes podem ajudá-lo bastante a encontrar trilhas iniciais ou refinar o projeto que você já começou a pensar.

Os testes de orientação vocacional são, portanto, úteis em alguns casos específicos:

  • Você ainda não tem a menor ideia de onde ir.
  • Um teste vocacional pode então guiá-lo para que você descubra um pouco mais sobre suas habilidades e preferências. Uma espécie de teste de autoconhecimento. Você é mais manual, cerebral, lógico, você gosta de ajudar os outros, ou prefere os negócios, as vendas …?

Crie o futuro que mais lhe convier! Não fique com perguntas sem resposta, faça o teste!

  • Você já tem uma ideia mais ou menos precisa do que quer fazer ou do setor que lhe interessa. Os testes vocacionais podem então dar mais luz sobre os diferentes cargos específicos dos setores em questão. Eles também permitem que você verifique se possui habilidades, qualidades e perfil necessários para este tipo de ocupação, para determinar se você está no caminho certo.

Posso confiar plenamente nos resultados do teste de orientação vocacional para decidir o meu futuro?

Vamos ser claros: os testes vocacionais não são ferramentas milagrosas que revelam perfeitamente suas preferências, seu perfil, seu caráter ou sua personalidade, e assim oferecer uma solução mágica.

Por outro lado, eles podem lhe dar algumas pistas, colocando perguntas que você nunca tinha parado para pensar antes. Essas perguntas podem então permitir que você se descubra, se conheça melhor, e saiba como determinar melhor seus desejos e expectativas.

Testes vocacionais podem inspirá-lo a encontrar novas ideias, caminhos que possam trazer novos interesses, objetivos e ambições.

Portanto, saiba que não podemos esperar de um teste de 30 minutos resultados que lhe digam exatamente o que você queira ouvir, ou seja: qual é a profissão que eu devo escolher? Ele não lhe dará essa resposta.

Mas ele pode ajudá-lo a esclarecer ou ampliar sua linha de raciocínio, para que você consiga fazer a sua escolha de maneira consciente e prazeirosa.

Um teste pode substituir uma orientação vocacional com um psicólogo ou coach?

Em nenhum caso o teste de orientação pode substituir um trabalho realizado por profissionais especializados na área.

Ele pode lhe dar algumas dicas, ajudar você a organizar suas ideias, mas nunca vai lhe fornecer soluções completas e prontas.

O profissional de orientação vocacional, no entanto, durante uma sessão, faz uma análise real, tanto do seu perfil quanto de seus desejos e habilidades.

Isso permite que você defina com precisão um projeto profissional; ou então ele pode ajudá-lo a refinar algo que você já esteja desenvolvendo.

Determine o setor profissional que é ideal para você. Que tal descobrir mais sobre você mesmo graças aos testes online?

Fazer um trabalho de orientação vocacional com profissionais e fazer testes online não são atividades incompatíveis, pelo contrário! São linhas complementares.

Nossa seleção dos melhores testes gratuitos de aconselhamento on-line

Antes de mais nada, o estudante pode optar por um teste vocacional mais completo. Esse tipo de teste pode ser aplicado por profissionais de orientação vocacional, formados em psicoterapeuta ou psicologia. Em geral, esse processo leva vários dias pois existem diversas etapas.

Agora se você está precisando de um teste mais rápido (e simplificado), há muitas opções de testes online na web, gratuitos e pagos. Eles são úteis tanto para simplesmente matar sua curiosidade como para fornecer sugestões de qual área e profissão você pode seguir.

A elaboração desses testes é sempre feita com a contribuição de psicólogos e também de profissionais com especialidade em carreiras, com foco principal na identificação de perfis psicológicos dos candidatos.

Os questionários são constituídos por cerca 25 perguntas, em média. As perguntas são em geral sobre seus interesses, hobbies, ambiente de trabalho preferido, sua capacidade de interagir com os outros, seus valores e objetivos de vida, personalidade e etc.

Na maioria das vezes, os testes analisam os seguintes elementos:

  • Os seus interesses profissionais, ou seja, a importância ou a curiosidade que você atribui a certos tipos de atividade, e que determinará as ocupações nas quais você poderá prosperar e, portanto, obter sucesso.
  • Suas motivações: os objetivos e as necessidades que te inspiram, quais são as forças motrizes para você. Ao fazer um trabalho que satisfaça suas necessidades, você tem mais chance de ser bem-sucedido.
  • Sua personalidade: como você age diariamente. Sua personalidade afeta seu relacionamento com os outros, mas também sua abordagem do trabalho. Isso também é inteligência emocional. Algumas profissões são mais ou menos adaptadas aos indivíduos de acordo com sua natureza. Portanto, é importante aprender a descobrir esse plano para escolher uma orientação compatível com seu temperamento.

Uma dica é procurar por portais de conteúdo web completos sobre orientação vocacional.

Confira então nossas sugestões:

Teste Vocacional do Extra Online

Traça o perfil de personalidade, expectativas e atividades preferidas dos estudantes para chegar a uma sugestão de carreira.

Centro Europeu

O questionário possui 36 perguntas no estilo “sim” ou “não”. Ao final, indica algumas profissões de acordo com seu perfil.

Vestibuol

Esse teste vocacional online é gratuito e rápido de concluir. Os resultados são fornecidos logo após a conclusão, juntamente de um texto explicativo elaborado e abrangente.

Veja

A revista Veja convidou a conceituada orientadora de carreiras Maria da Luz Calegari para elaborar o teste. Ele tem o objetivo de orientar profissionais em atividade, bem como vestibulandos que estão com dúvidas sobre a sua profissão. O questionário é composto de 25 perguntas que explora preferências, habilidades e objetivos e, por fim, aponta qual grupo de profissões é mais adequado a cada perfil.

Vestibular seriado

É gratuito e rápido. Similar ao teste do Vestibuol, o participante deve responder a perguntas simples de múltipla escolha. Ao final, ele sugere um campo profissional baseado em suas respostas.

Giro de Profissões

Esse teste online é simples, prático e dinâmico. Desenvolvido pela equipe do site Giro de Profissões, o questionário inclui 40 perguntas que dão pistas sobre a personalidade do profissional e, ao final, irão apontar as carreiras que combinam mais com ele.

Mundo vestibular

Rápido e simples, o teste dá uma ideia da área de atuação que se adapta mais de acordo com suas respostas às 17 perguntas.

Guia da Carreira

Esse teste é mais curto que os demais acima citados, mas não menos eficiente. O Guia da Carreira desenvolveu o questionário de 19 perguntas com a ajuda de psicólogos e orientadores de carreira. O resultado é rápido e confiável, e visa descobrir o perfil dos candidatos e indicar as profissões ideais para eles, com base no banco de dados do Guia das Profissões.

Onde descobrir sua carreira online? Os testes vocacionais online são uma maneira rápida e interessante de descobrir mais sobre você mesmo!

Carlos Martins

Considerado um dos melhores testes vocacionais do mundo, esse questionário foi desenvolvido pelo psicólogo americano John Holland e adaptado por Carlos Martins para a realidade brasileira. Ele permite que os profissionais e vestibulandos descubram as suas aspirações. O teste leva em conta preferências, personalidade, experiências e até traços hereditários. Nele, você atribui notas a atividades que mais ou menos gosta.

Sou Vestibulando

Teste vocacional online e rápido. Leva apenas 2 minutos para ser concluído. No final você vai receber uma descrição do seu perfil e algumas sugestões de carreiras.

A Real Me

Composto por 31 perguntas rápidas, o site dá, ao final, uma ideia de algumas profissões que podem ser seguidas.

Guia do Estudante

O conteúdo do portal Guia do Estudante é desenvolvido pela Abril. O teste exige um cadastro no site; é completo e eficiente. Além do teste, no portal você encontra material sobre todas as profissões, provas, exames e dúvidas frequentes sobre carreira.

Lembre-se que os testes vocacionais online ajudam muito, mas devem ser vistos como uma forma de identificar áreas de interesse, como uma espécie de guia. Os resultados não devem ser interpretados de forma isolada, como se fosse a única maneira de apontar a profissão a ser seguida. É sempre melhor contar com a ajuda de um profissional na área!

E então? Não espere mais para assumir o controle do seu futuro!

As ferramentas estão à sua disposição na web! E se você contratasse um profissional particular de orientação vocacional? Pense na ideia!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar