Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Sua carreira: encontre a pessoa que vai ajudar a escolher o seu futuro!

De Fernanda, publicado em 20/02/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Orientação Vocacional > Quem é o profissional de orientação vocacional?

“Um dos segredos do sucesso é a autoconfiança. Um dos segredos da autoconfiança é a preparação” – Arthur Ashe

O ex-tenista americano não estava enganado: a preparação é essencial para você enxergar todas as possibilidades disponíveis na construção do seu futuro profissional!

Mas como você pode avaliar e triar esse fluxo infinito de informações que chegam no seu caminho? Cursos de bacharelado, licenciatura, universidades, escolas, cursos técnicos… As possibilidades e os caminhos são infinitos… Para não mencionar os milhares de cargos possíveis existentes no mercado de trabalho!

Você está se sentindo um pouco perdido nesse mar de informações?

Nós temos boas notícias: existem milhares de profissionais especialistas em orientação profissional! Projetos em universidades, escritórios de psicologia, terapeutas, coaching…. Descubra quem é esse profissional que vai poder ajudá-lo na maior decisão da sua vida!

Quando você deve procurar um profissional de orientação vocacional?

Para sua orientação, pergunte ao seu conselheiro para ajudá-lo! Você tem problemas para classificar sua pesquisa? Tire todas as suas dúvidas com a ajuda em um profissional de orientação vocacional!

Você é estudante do 8º ou 9º ano? 

Para quem está nos anos finais do Ensino Fundamental: chega a hora da preocupação sobre como ingressar no mercado de trabalho e surgem questões sobre qual curso seguir. Existem profissionais especializados que podem orientar o adolescente e dar apoio emocional e psicológico em uma fase na qual a pressão social começa a surgir.

Você é aluno do Ensino Médio e não tem a mínima ideia do que fazer a seguir?

Desde cedo, na escola, descobrimos que as possibilidades para nosso futuro são múltiplas. Entrar numa universidade pública ou fazer um curso técnico? Fazer um terceirão ou um cursinho? Na real: como você pode se preparar para essa passagem para o Ensino Superior?

Os profissionais de orientação vocacional estão lá para descobrir, juntamente com você, como esse caminho pode ser trilhado. Além de fazer uma avaliação sobre sua personalidade e seus objetivos, ele pode lhe apresentar de forma precisa as possibilidades de formação que existem no mercado, além de realizar acompanhamento, apoio e aconselhamento personalizado no processo.

Você precisa fazer uma reescolha?

Nesse caso, o profissional orienta estudantes universitários que já fizeram a escolha por um curso superior, mas que estão abandonando esta opção e buscam uma nova alternativa. A orientação também é voltada também para quem está concluindo o curso e quer questionar sua escolha, ou pensar em formas para ingressar no mercado de trabalho.

Você precisa de orientação sobre sua carreira?

Contrariamente à crença popular, a orientação não é reservada exclusivamente para estudantes do Ensino Médio. Ao longo de sua vida estudantil e profissional, seus gostos e seus desejos podem mudar, os negócios evoluem, e muitas pessoas pensam em redirecionar sua carreira, mas não têm informações ou coragem para tal. O orientador faz um trabalho especializado junto àqueles que passam por um momento de saturação, sem perspectivas de desenvolvimento, ou que estejam desempregados ou aposentados, procurando desenvolver um novo projeto.

Você está com dificuldades escolares?

Se seus resultados não são suficientes e você tem medo de se dar mal no vestibular ou até mesmo no curso de graduação que escolher? Procure por ajuda profissional! Na verdade, é bem possível que suas dificuldades acontecem por conta de uma má orientação!

O orientador pode então dar esse apoio, estudando com você sua situação escolar e lhe oferecendo as melhores alternativas de acordo com seu perfil, seus desejos e suas habilidades. Seria uma pena não aproveitar isso… Inclusive para evitar uma repetição de ano ou até mesmo de sair da escola!

Não hesite em pedir conselhos se planeja reorientar-se! Chegou a hora da grande decisão: nunca é tarde demais para procurar por um profissional!

Você sempre vai ter o direito de mudar de ideia, e os profissionais de orientação vocacional estão lá para isso: dar apoio e suporte especializado. Eles podem ajudá-lo a reavaliar suas ambições, avaliar suas habilidades e ensinar sobre as formações que são mais apropriadas para você. Esses profissionais também podem desempenhar um papel de coach na redação de currículos ou cartas motivacionais, ou na procura por um estágio ou emprego.

Os diferentes papéis dos profissionais de orientação vocacional

Atuando com públicos completamente diferentes e com o objetivo de resolver vários problemas, esses profissionais têm numerosas missões.

O papel de educador e de guia

O profissional tem em seu repertório um conjunto de informações atualizadas sobre tudo o que está relacionado à trajetória escolar, universitária e profissional. Então ele tem acesso ao conteúdo que você precisa, em função do seu perfil:

  • Tudo sobre o Ensino Superior (universidades, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, bacharelado, licenciatura…)
  • Mercado de trabalho
  • As diferentes profissões …

Se você estiver com dificuldades de selecionar as informações relevantes pela sua pesquisa pessoal em sites especializados, como na Catho ou no Guia do Estudante, procure ajuda junto a esse profissional: sua experiência e sua formação serão de grande ajuda.

Eles também são responsáveis por organizar visitas a empresas, feiras ou fóruns de estudantes, para que os interessados possam descobrir o mundo universitário e profissional de forma concreta.

O papel de facilitador e de consultor

Esses profissionais também podem atuar junto a turmas ou grupos inteiros, a fim de animar as sessões de orientação, durante as quais apresentam os diferentes caminhos universitários e profissionais. Essas reuniões também podem abranger tópicos como a universidade e o ensino superior, a integração profissional ou o mercado de trabalho.

Eles também podem ser contratados como consultores para criar projetos de orientação vocacional dentro das instituições educacionais públicas e privadas. Muitas vezes esses profissionais trabalham para empresas ou associações especializadas, que prestam serviços sob medida para as escolas.

O papel de apoio emocional

A escolha profissional envolve múltiplos fatores. Ela é influenciada por fatores políticos, econômicos, psicológicos, sociais, familiares e educacionais. A sociedade cobra do jovem que sua escolha lhe dê estabilidade financeira e reconhecimento pessoal. Toda profissão vem acompanhada por um status social.

Família, amigos, trabalho…. Haja emoção para lidar com uma decisão tão importante! Por isso, o apoio psicológico e emocional nessa hora – sobretudo se estamos falando de adolescentes – é fundamental.

Os coachs ou profissionais de orientação vocacional são em sua grande maioria formados em psicologia. O papel desses profissionais deve ser complementar ao da família, por sua vez.

As qualidades e a carreira do orientador

O profissional de orientação vocacional tem um papel extremamente importante, pois pode influenciar o futuro das pessoas que confiam nele.

Qualidades primordiais

O orientador tem acima de tudo ótimas qualidades humanas. Ele está em contato com pessoas que precisam ser ouvidas e aconselhadas com sensibilidade, a fim de poderem fazer escolhas decisivas sobre seu futuro.

Mais importante ainda – sobretudo ao trabalhar com crianças e adolescentes -: ele deve ter tato e mente aberta para que todos se sintam compreendidos e confiantes.

O orientador também possui espírito sintético e organizado. Deve identificar as expectativas e as necessidades dos seus interlocutores e lhes transmitir as informações e mensagens mais relevantes a curto prazo.

Finalmente, o orientador vocacional é necessariamente curioso. Ele deve, por sua própria iniciativa, atualizar seu conhecimento sobre os vários campos de estudo, comércio e setores de atividade, a fim de fornecer a informação mais atualizada e precisa possível.

Formação especializada

Você pode confiar nos profissionais de orientação: eles são especialistas reais com conhecimento sólido e interesse real em seu trabalho. Não é qualquer um que pode se tornar um orientador: você precisa estar motivado e ter um desejo real de ajudar os outros.

O profissional tem, na grande maioria dos casos, graduação em psicologia. Ele adquire uma capacidade analítica séria, o que lhe permite identificar melhor os perfis e personalidades das pessoas de quem ele está encarregado.

Como você pode ver, o orientador vocacional é um profissional especializado, que possui todas as qualidades e treinamentos necessários para lhe dar toda a ajuda que precisa para construir o futuro profissional mais adequado para você.

Onde encontrar um profissional de orientação vocacional

Você está procurando orientação profissional mas não sabe com quem conversar? Vamos dar uma olhada nas diferentes possibilidades disponíveis!

Onde fazer orientação vocacional? A indecisão pode ser prejudicial à sua saúde! Procure por ajuda profissional. Você tem diversas opções ao seu alcance.

A maioria dos pais prefere que seu filho participe de um programa de orientação profissional na própria escola. Mas infelizmente nem sempre isso é possível, sobretudo nas instituições públicas de ensino, onde as iniciativas ainda são pontuais.

No entanto, devido a um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, novos profissionais e agências de orientação abrem todos os anos no Brasil!

Aqui estão as diferentes estruturas onde fazer cursos de orientação vocacional e coaching profissional:

  • Junto aos psicólogos das instituições escolares públicas ou privadas,
  • Em agências de orientação vocacional privadas,
  • Nos consultórios de psicologia,
  • Em grandes empresas de coaching,
  • As Universidades e outras Instituições de Ensino Superior conduzem, em geral, projetos de orientação vocacional comunitários e gratuitos – informe-se em de sua cidade;
  • Da mesma forma, existem associações ou ONGs que desenvolvem programas de orientação profissional em escolas públicas e para a comunidade em geral.
  • Você também pode complementar seu trabalho vocacional com a ajuda de sites especializados e testes vocacionais online.

Além dessas opções, o aluno do Ensino Médio também pode optar por contratar um coach particular de orientação vocacional especializado na área!

No Superprof, centenas de professores qualificados e experientes desenvolvem trabalhos de orientação profissional e coach vocacional, por meio de sessões individuais, avaliações ou entrevistas individuais ou em grupo. O preço médio de uma hora de orientação vocacional no Superprof é 68 reais: você vai precisar de no mínimo duas a três sessões para realmente definir seu futuro projeto educacional.

Entre na universidade dos seus sonhos e construa um futuro profissional gratificante com a orientação de nossos coachs de orientação escolar!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar