Você decidiu entrar nesse mercado e já quer começar a dar suas primeiras aulas particulares em casa. Parabéns pela iniciativa! Compartilhar conhecimento é uma ótima maneira de apoiar o desenvolvimento de outras pessoas. Não importa se você dá aula para crianças bem pequenas, idiomas, adolescentes ou adultos buscando preparação para provas específicas de seleção. Tudo precisa começar com o planejamento!

Muitas perguntas devem aparecer em sua mente nesse momento. Tenho certeza que você já pensou em tópicos como:

  • Como preparar um plano de aulas para a tutoria?
  • Como dar o melhor suporte para o seu aluno?
  • O que deve ser feito para criar um clima de confiança e proximidade?

Seja para uma atualização, um aprofundamento ou uma preparação para um exame escolar, algumas dicas devem ser mantidas em mente.

Separamos algumas dicas importantes para esse seu início e esperamos que logo você esteja com uma boa quantidade de alunos bem satisfeitos!

Desde cedo é preciso ter disciplina
Aulas na casa do aluno trazem um ambiente mais confortável para ele

Encontre aqui as melhores aulas de reforço escolar!

Faça um curso de reforço escolar em casa para que o aluno se sinta mais confortável

A primeira coisa pode parecer óbvia: seja pontual! Chegando tarde para suas aulas tira muito da sua credibilidade, mesmo que você mais tarde se mostre como um excelente professor particular!

Lembre-se de que seu aluno é seu cliente e paga um serviço. A pontualidade é uma das coisas mais esperadas quando contratamos um serviço, não é mesmo?

Se por algum acaso isso acontecer, tente se redimir: se você chegar atrasado, ofereça para compensar logo no mesmo dia, permanecendo por mais tempo no final do horário combinado. Se você não pode fazer o contrário, não faz sentido comprometer os seus horários para isso, seja sensato. Faça um telefonema, desculpe-se e diga sua nova hora de chegada. Isso pode reduzir esse estresse inicial e todos passamos por adversidades. Só cuide bem para que isso não seja frequente - você não quer perder a confiança dos seus alunos.

Chegar a tempo para sua aula em casa é obrigatório! Lembre-se que a primeira impressão é a mais importante, especialmente se for sua primeira aula! Uma vez que chegou (a tempo, esperamos que sim) como você pode organizar seu curso de reforço escolar 3o ano em casa?

Se esta é a sua primeira aula de tutoria , é essencial deixar bem claras as necessidades e objetivos do seu aluno:

  • Será necessário ensinar mais de uma disciplina ou é um problema pontual de uma certa matéria?
  • O aluno tem um objetivo final para esse trabalho, por exemplo, fazer a prova do Enem, ser selecionado em uma outra escola, tirar um certificado específico?
  • Qual é o seu nível de conhecimento dentro dessa área? Ele está atrasado em relação aos seus colegas e pode se recuperar a tempo?
  • Quando ele (ou os pais, professores ou colegas) percebeu que o reforço escolar seria necessário para esse aprendizado?

Para que o curso de apoio escolar seja efetivo, ele criará um guia específico para cada um de seus alunos, com exercícios focados e materiais teóricos preparados de acordo com as suas necessidades. Porque, quem diz que está preparado para ser um professor particular, obviamente está preparado para cuidar com as particularidades de um aluno para outro.

Pensando assim, é importante prestar atenção que não é possível oferecer cursos totalmente idênticos para todos os seus alunos. Isso é essencial já que tratamos alunos diferentes com mentes e personalidades diferentes. A palavra-chave é personalizado!

Algumas vezes, você pode oferecer aulas para duas pessoas ao mesmo tempo, tudo bem. Mas isso precisa estar claro que você vai tentar trazer sempre o melhor de cada um e aproveitar as dúvidas para ajudar toda a turma.

Precisando de aulas de reforço? Acesse o Superprof!

matemática, física ou história, toda disciplina precisa de exercícios
Fazer os exercícios pode ser um bom momento para observar os pontos fracos e fortes dos alunos

Educação em casa: as 4 vantagens de face-a-face

A tutoria particular presencial oferece 4 vantagens, especialmente em relação à aula de reforço escolar com transmissão pela internet (veja as diferenças entre a webcam e o suporte doméstico mais abaixo ).

  1. É importante uma presença física: Mesmo que você use a melhor webcam no mercado, nada pode deixar um professor ao lado de seu aluno para explicar o que ele não entende, desenhar tão claramente uma figura geométrica ao vivo durante uma aula de matemática ou um circuito durante uma aula de física Você pode evoluir e ajudar muito mais facilmente se você tiver seu aluno na sua frente.
  2. Serão mais fáceis de verificar se o seu aluno entende o que está lhe dizendo se você se sente ao lado dele e não por trás do seu computador.
  3. Sem um professor ao seu lado, pode ser mais difícil para o aluno se concentrar em sua tarefa ou lição de casa.
  4. Ver o seu professor se envolver, explicar, tentar resolver o problema do aluno pode trazer maior motivação para o aluno .

Mesmo estando próximo dele, lembre-se sempre que você é seu professor particular e não um amigo, não se esqueça!

Tente encontrar uma maneira satisfatória de manter esse relacionamento. O importante é que o jovem tenha sensação de que você está ali para ajudá-lo a progredir e ele se torna mais consciente de que fazer aulas de reforço não é vergonhoso. Pelo contrário, é uma prova de inteligência e maturidade para reconhecer essas fraquezas e buscar ajuda!

Não hesite em olhar regularmente nos olhos do seu aluno se ele estiver confortável com isso. Isso cria um relacionamento de confiança e cria uma conexão adicional no processo de aprendizado.

Para ser um bom professor de reforço online, são necessárias boas qualidades humanas, como

  • Gosto por comunicação,
  • Criatividade,
  • Facilidade no contato humano
  • Vontade de ajudar o desenvolvimento,
  • Organização e rigor.

Para citar apenas alguns. Você se reconhece nessa lista? Isso torna você um ótimo professor particular!

Reforço escolar precisa de planejamento
Tente usar a tecnologia sempre a seu favor

Organize um curso de aulas particulares de 1 hora em 4 etapas

Não há nenhuma receita pronta para organizar um curso individual bem sucedido, cada professor possui seus próprios métodos de ensino e, a partir do momento em que o aluno o recebe bem, todos são válidos.

Aqui está uma proposta básica de aula de reforço de uma hora e que você sempre pode encontrar inspiração:

  1. Passe os primeiros 10 minutos para retomar a última aula e pergunte ao seu aluno quais pontos ele não entendeu e gostaria de rever.
  2. Revise as notas da aula regular do seu aluno e verifique se ele observa corretamente os pontos-chave da classe ( isso pode tomar de 15 a 20 minutos ). Revise com ele os fundamentos para se certificar de que ele os tenha assimilado bem.
  3. Tome 20 minutos para fazer alguns exercícios com ele, solicitados por seu professor (lição de casa) ou sua própria orientação.
  4. Aproveite os últimos 10 minutos do curso para rever tudo que foi feito no dia para ver o que ele conseguiu compreender e os pontos ainda estão bloqueados.

Após cada sessão de tutoria , você também pode enviar exercícios adicionais aos seus alunos e que eles podem enviar de volta para você durante os dias sem aula. Essa pode ser uma verificação da boa assimilação dos seus momentos juntos.

Oferecer aulas de apoio escolar pode ser a chave para o sucesso dos seus alunos. 

Como cativar os pequenos durante a aula
Para os alunos menores, reforço escolar em casa pode ser mais tranquilo

Qual a melhor metodologia?

Tudo depende muito do seu estilo e também do que você espera entregar para seus alunos. Se sua região tem um bom público para suas aulas, pode ser que essa seja a sua preferência. Se seus alunos são majoritariamente do ensino fundamental, estar presente traz mais confiança para os pais e também ajuda muito na hora da concentração da criança, já que as aulas via webcam exigem uma disciplina maior, que talvez eles não tenham.

Para temas como matemática, física e química, muitos professores também preferem essa presença, já que podem conferir com mais atenção os cadernos completos dos alunos, o que fiz muito também sobre seu comportamento e o grau de organização dos alunos.

Tratar assuntos tão densos e que podem ter muitas dúvidas, ter o professor ao seu lado ajuda muito. Essa segurança de não deixar passar nenhum ponto é uma grande vantagem de quem está face a face com o estudante.

No caso do estudo de línguas estrangeiras, você pode variar um pouco mais. Com o uso de vídeos, áudios, leituras e músicas, cada aluno tem sua maneira diferente de receber o conhecimento. E um diferencial é aprender com nativos. Se sua cidade possui pessoas de outros países dispostos e preparados para ensinar o idioma, ótimo! Mas você também pode procurar pessoas diretamente nos países em que as línguas são faladas e aprender diretamente com alguém de lá. Aproveite para entender bem a cultura e os hábitos de cada lugar.

Basicamente, o mais importante é manter a regularidade e disciplina, acompanhando o progresso e pontuando bem quais são as expectativas e necessidades de cada um dos alunos.  Um aluno motivado pode ter uma melhora incrível após encontrar um bom professor particular! E isso pode ser visto tanto nos que recebem aulas em casa presencialmente ou via EaD.

O Superprof pode colocá-lo em contato com centenas de professores particulares competentes e preparados para seu desenvolvimento. Com profissionais em todo o país, você poderá tirar o melhor do seu aprendizado, reforçando tudo que você precisa saber e tendo as melhores metodologias para isso.

Tutoria em casa ou via webcam: quais são as diferenças entre os dois cursos?

Organizar um programa de tutoria ou acompanhamento escolar é totalmente diferente se você está considerando manter aulas particulares de casa ou a distância! Cada uma das soluções oferece vantagens e desvantagens. O custo vai variar de acordo com uma série de elementos.

Então, o que escolher:  cursos via videoconferência/webcam ou "ao vivo"?

Qual é a melhor solução educacional? Analisamos os dois métodos e vamos tentar ajudá-lo a escolher com mais clareza se suas aulas de reforço escolar serão mais proveitosas presencialmente ou não!

As aulas de reforço escolar são um mercado bem interessante para os professores que buscam novos desafios e tornam a tarefa de encontrar um professor para os alunos mais fácil, já que o volume de bons profissionais tem aumentado.

Com um sistema de ensino cada dia mais exigente, as necessidades dos alunos sendo mais imediatas e as possibilidades de ensino multiplicadas, é preciso estar preparado para novos momentos.

Alguns motivos para a busca por reforço escolar são clássicas: dificuldade de concentração e aprendizado de uma matéria específica, provas e avaliações específicas que exigem mais do que o currículo básico e avançar mais rápido nas disciplinas. E essa busca por professores particulares passou a ser vista não como uma fraqueza do aluno, mas como uma maneira de se mostrar maduro o suficiente para buscar ajuda.

Os pais contratam professores particulares por quererem o melhor para seus filhos e eles acabam levando esse momento como uma maneira de melhorar nas aulas sem perder a qualidade, já que escolhem bons profissionais.

Se você está procurando um professor profissional específico, vá para o Superprof, evocê terá a escolha entre milhares de professores motivados e, acima de tudo, muito competentes em temas como:

  • Reforço escolar em língua portuguesa e redação (Enem, ensino fundamental, ensino médio, alfabetização, concursos públicos)
  • Ciência e tecnologia (física, matemática, química, cálculo, geometria, informática),
  • Idiomas (inglês, alemão, italiano, espanhol, francês),
  • Música (canto, violão, guitarra, bateria, piano, teoria da música, improvisação musical)

Quem disse que lições particulares são chatas? 

Você também encontrará aulas de bem estar e saúde, como treinamento esportivo, yoga, relaxamento, alongamento, pilates, sempre com bons professores de todo o país dispostos a ensinar tudo para você. !

Hoje, a tutoria pode ser dada de duas maneiras:

  1. Face a face, com um professor que vai à casa de seu aluno,
  2. Remotamente através de software de videoconferência, como o Skype ou o Hangout do Google.

Procurando por um bom professor de apoio?

O EaD proporciona horários e lugares diferenciados para aprender
A tecnologia diminui a distância entre as pessoas

Qual é a melhor maneira de aprender?

À distância, pode ser mais difícil estabelecer uma conexão entre o professor e seu aluno. Sem um professor ao seu lado, também pode ser mais difícil para um aluno se concentrar em sua lição ou lição de casa.

Um distanciamento que, pode seduzir um estudante tímido ou reservado, além, claro, das pessoas que possuem pouco tempo para o deslocamento ou viajam com grande frequência. Assim, com o Ead é possível manter o cronograma de aulas de qualquer lugar do mundo!

O preço médio de uma aula de química via webcam é de R$44 . Se você decidir oferecer uma videoconferência individual, você precisará de um desses três software gratuitos para manter a sua conexão com seus alunos: Skype, Google Hangouts e WhatsApp.

Algumas dicas importantes para qualquer escolha de metodologia:

  • No caso de um pacote de aulas particulares de 10 horas, lembre-se de que o preço horário geralmente é reduzido, esse desconto costuma ser comum e já ajuda no planejamento tanto do professor quanto do aluno!
  • Se alguns dos seus amigos também têm filhos com dificuldade escolar, por que não organizar aulas grupais, desde que o professor concorde, é claro. Uma boa maneira de compartilhar custos e criar uma socialização saudável entre estudantes!

Então, você prefere fazer aulas online ou em casa ?

Mantenha uma boa rotina de leitura
Tenha sempre boas ferramentas de estudo à mão

Como é realizado um curso de tutoria em casa?

Antes de entrar no assunto, algumas noções essenciais para o futuro professor que acompanha esse conteúdo:

  • Pontualidade é obrigatória! O desempenho do seu professor em particular começa logo que você entra na casa do seu aluno e, para isso, você precisa chegar a tempo!
  • Esqueça os cursos genéricos! Cada aluno é único: lógica diferente, personalidade e necessidades de apoio escolar diferente, por isso, tente trazer apoio exclusivo e personalizado!

O curso de aulas de reforço precisa de um bom planejamento. E dar aulas particulares é adaptar-se de forma diferente a cada um dos seus alunos e oferecer uma forma de apoio constante! É assim que você o ajuda a superar suas dificuldades.

Nós falamos brevemente sobre isso na primeira parte deste artigo, mas a tutoria presencial oferece 4 vantagens principais :

  1. Uma presença física reconfortante para o aluno,
  2. Uma possibilidade de explicação mais fácil quando você fala ao vivo,
  3. Maior concentração para o professor e o aluno
  4. Motivação melhorada para o aluno

Existem várias maneiras de preparar o seu curso específico, baseado no nível do desenvolvimento de lições e exercícios, que também dependerão muito do assunto ensinado.

Se você estiver organizando em um curso de uma hora, que é o mais frequentemente encontrado, você pode dividir seu tempo da seguinte maneira:

  1. 10 minutos para retornar à última lição vista em sala de aula,
  2. 15 a 20 minutos para garantir que seu aluno entenda os conceitos-chave e os teoremas fundamentais do curso,
  3. 20 minutos de exercícios para passar da teoria à prática,
  4. 10 minutos para trabalhar na lição de casa ou para revisar os erros cometidos durante uma tarefa anterior.

Futuros professores particulares: não negligencie o tempo gasto na preparação dos seus cursos, sua reputação depende disso!

Uma questão recorrente para os pais de estudantes ou aqueles que desejam iniciar um curso particular: como verificar as habilidades de um professor?

Anteriormente, um bom professor era conhecido pelo boca em boca: amigos, família, estudantes que já ajudaram...

Hoje, o sistema de classificação colaborativa do Superprof, sob a forma de estrelas e avaliações, permite que qualquer usuário deixe um comentário e uma nota sobre o professor que ele já contratou, como você faria com um restaurante ou hotel em alguns sites bem conhecidos.

Benefícios da orientação escolar por webcam

Com uma boa conexão com a internet, você irá interagir com seus alunos e professores como se estivessem lado a lado! Flexibilidade, menor custo e troca fácil de informações, aqui estão alguns dos benefícios do ensino a distância:

  1. Não há mais horas perdidas no trânsito: durante aulas particulares em casa , nada mais irritante do que perder 1 hora com transporte ou engarrafamentos para visitar seu aluno ou local de trabalho. O estresse gerado no trânsito pode afetar a qualidade do curso. Com um curso via Internet, prepare-se apenas alguns minutos antes. Você pode até manter seu pijama, (mas coloque uma camisa de qualquer maneira) e conecte-se!
  2. Uma economia interessante: está diretamente ligada ao primeiro ponto. Todo o dinheiro que você colocou no carro ou no metrô permaneceu no seu bolso se você seus cursos remotamente. O gasto com internet é bem menor do que esse com transporte. Menos tempo de deslocamento também é uma aula a mais  - se a sua agenda permitir claro!
  3. Organização facilitada: Aproveite a Internet para dar uma lição específica a vários alunos ao mesmo tempo. Se todos os seus alunos estiverem disponíveis ao mesmo tempo, mesmo que em locais diferentes, você pode criar salas/grupos e tratar as questões de suporte como em uma sala de aula, criando um ambiente também de socialização
  4. Fácil troca de informações: envie seus comentários, tarefas corrigidas, folhas de exercícios. É muito facilmente transferir arquivos pelos softwares de comunicação. A Internet traz uma flexibilidade de trabalho para trocar documentos eletrônicos, em ambas as direções!
que tal estudar idioma com um nativo?
Aprenda com pessoas em diversas partes do mundo

Os erros que não devemos cometer durante um curso a distância

Em primeiro lugar, é importante considerar a velocidade e estabilidade de sua internet. É obrigatório ter a possibilidade de se comunicar com qualidade com seu aluno ou professor. Verifique bem isso logo na primeira aula e veja se será possível manter essa conexão. Uma conexão ruim tira o brilho até mesmo dos professores mais brilhantes.

Equipe-se, de acordo, com uma webcam e um microfone de qualidade. Avalie bem os preços e leia boas avaliações deles na internet, já que esse investimento é parte da qualidade do seu curso e pode influenciar muito na sua reputação.

No Superprof, os alunos podem deixar comentários sobre os professores em seus perfis e você quer ser o melhor de todos, não é mesmo? Ou ter aulas com o professor que consiga trabalhar seus conceitos com mais clareza e qualidade, mesmo que a distância.

Precisando de um professor de Reforço escolar ?

Você curtiu esse artigo?

4,63/5, 8 votes
Loading...

Fernando

Apaixonado por livros, idiomas e esportes, sempre buscando novas coisas para estudar e aprender melhor.