Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Você sabe organizar bem suas aulas de apoio?

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Reforço escolar em casa: como planejar?

Você decidiu entrar nesse mercado e já quer começar a dar suas primeiras aulas particulares em casa. Parabéns pela iniciativa! Compartilhar conhecimento é uma ótima maneira de apoiar o desenvolvimento de outras pessoas. Não importa se você dá aula para crianças bem pequenas, idiomas, adolescentes ou adultos buscando preparação para provas específicas de seleção. Tudo precisa começar com o planejamento!

Muitas perguntas devem aparecer em sua mente nesse momento. Tenho certeza que você já pensou em tópicos como:

  • Como preparar um plano de aulas para a tutoria?
  • Como dar o melhor suporte para o seu aluno?
  • O que deve ser feito para criar um clima de confiança e proximidade?

Seja para uma atualização, um aprofundamento ou uma preparação para um exame escolar, algumas dicas devem ser mantidas em mente.

Separamos algumas dicas importantes para esse seu início e esperamos que logo você esteja com uma boa quantidade de alunos bem satisfeitos!

Desde cedo é preciso ter disciplina Aulas na casa do aluno trazem um ambiente mais confortável para ele

Faça um curso de reforço escolar em casa para que o aluno se sinta mais confortável

A primeira coisa pode parecer óbvia: seja pontual! Chegando tarde para suas aulas tira muito da sua credibilidade, mesmo que você mais tarde se mostre como um excelente professor particular!

Lembre-se de que seu aluno é seu cliente e paga um serviço. A pontualidade é uma das coisas mais esperadas quando contratamos um serviço, não é mesmo?

Se por algum acaso isso acontecer, tente se redimir: se você chegar atrasado, ofereça para compensar logo no mesmo dia, permanecendo por mais tempo no final do horário combinado. Se você não pode fazer o contrário, não faz sentido comprometer os seus horários para isso, seja sensato. Faça um telefonema, desculpe-se e diga sua nova hora de chegada. Isso pode reduzir esse estresse inicial e todos passamos por adversidades. Só cuide bem para que isso não seja frequente – você não quer perder a confiança dos seus alunos.

Chegar a tempo para sua aula em casa é obrigatório! Lembre-se que a primeira impressão é a mais importante, especialmente se for sua primeira aula! Uma vez que chegou (a tempo, esperamos que sim) como você pode organizar seu curso de reforço escolar em casa?

Se esta é a sua primeira aula de tutoria , é essencial deixar bem claras as necessidades e objetivos do seu aluno:

  • Será necessário ensinar mais de uma disciplina ou é um problema pontual de uma certa matéria?
  • O aluno tem um objetivo final para esse trabalho, por exemplo, fazer a prova do Enem, ser selecionado em uma outra escola, tirar um certificado específico?
  • Qual é o seu nível de conhecimento dentro dessa área? Ele está atrasado em relação aos seus colegas e pode se recuperar a tempo?
  • Quando ele (ou os pais, professores ou colegas) percebeu que o reforço escolar seria necessário para esse aprendizado?

Para que o curso de apoio escolar seja efetivo, ele criará um guia específico para cada um de seus alunos, com exercícios focados e materiais teóricos preparados de acordo com as suas necessidades. Porque, quem diz que está preparado para ser um professor particular, obviamente está preparado para cuidar com as particularidades de um aluno para outro.

Pensando assim, é importante prestar atenção que não é possível oferecer cursos totalmente idênticos para todos os seus alunos. Isso é essencial já que tratamos alunos diferentes com mentes e personalidades diferentes. A palavra-chave é personalizado!

Algumas vezes, você pode oferecer aulas para duas pessoas ao mesmo tempo, tudo bem. Mas isso precisa estar claro que você vai tentar trazer sempre o melhor de cada um e aproveitar as dúvidas para ajudar toda a turma.

matemática, física ou história, toda disciplina precisa de exercícios Fazer os exercícios pode ser um bom momento para observar os pontos fracos e fortes dos alunos

Educação em casa: as 4 vantagens de face-a-face

A tutoria particular presencial oferece 4 vantagens, especialmente em relação à aula de reforço escolar com transmissão pela internet (veja as diferenças entre a webcam e o suporte doméstico ).

  1. É importante uma presença física: Mesmo que você use a melhor webcam no mercado, nada pode deixar um professor ao lado de seu aluno para explicar o que ele não entende, desenhar tão claramente uma figura geométrica ao vivo durante uma aula de matemática ou um circuito durante uma aula de física Você pode evoluir e ajudar muito mais facilmente se você tiver seu aluno na sua frente.
  2. Serão mais fáceis de verificar se o seu aluno entende o que está lhe dizendo se você se sente ao lado dele e não por trás do seu computador.
  3. Sem um professor ao seu lado, pode ser mais difícil para o aluno se concentrar em sua tarefa ou lição de casa.
  4. Ver o seu professor se envolver, explicar, tentar resolver o problema do aluno pode trazer maior motivação para o aluno .

Mesmo estando próximo dele, lembre-se sempre que você é seu professor particular e não um amigo, não se esqueça!

Tente encontrar uma maneira satisfatória de manter esse relacionamento. O importante é que o jovem tenha sensação de que você está ali para ajudá-lo a progredir e ele se torna mais consciente de que fazer aulas de reforço não é vergonhoso. Pelo contrário, é uma prova de inteligência e maturidade para reconhecer essas fraquezas e buscar ajuda!

Não hesite em olhar regularmente nos olhos do seu aluno se ele estiver confortável com isso. Isso cria um relacionamento de confiança e cria uma conexão adicional no processo de aprendizado.

Para ser um bom professor de reforço escolar, são necessárias boas qualidades humanas, como

  • Gosto por comunicação,
  • Criatividade,
  • Facilidade no contato humano
  • Vontade de ajudar o desenvolvimento,
  • Organização e rigor.

Para citar apenas alguns. Você se reconhece nessa lista? Isso torna você um ótimo professor particular!

Reforço escolar precisa de planejamento Tente usar a tecnologia sempre a seu favor

Organize um curso de aulas particulares de 1 hora em 4 etapas

Não há nenhuma receita pronta para organizar um curso individual bem sucedido, cada professor possui seus próprios métodos de ensino e, a partir do momento em que o aluno o recebe bem, todos são válidos.

Aqui está uma proposta básica de aula de reforço de uma hora e que você sempre pode encontrar inspiração:

  1. Passe os primeiros 10 minutos para retomar a última aula e pergunte ao seu aluno quais pontos ele não entendeu e gostaria de rever.
  2. Revise as notas da aula regular do seu aluno e verifique se ele observa corretamente os pontos-chave da classe ( isso pode tomar de 15 a 20 minutos ). Revise com ele os fundamentos para se certificar de que ele os tenha assimilado bem.
  3. Tome 20 minutos para fazer alguns exercícios com ele, solicitados por seu professor (lição de casa) ou sua própria orientação.
  4. Aproveite os últimos 10 minutos do curso para rever tudo que foi feito no dia para ver o que ele conseguiu compreender e os pontos ainda estão bloqueados.

Após cada sessão de tutoria , você também pode enviar exercícios adicionais aos seus alunos e que eles podem enviar de volta para você durante os dias sem aula. Essa pode ser uma verificação da boa assimilação dos seus momentos juntos.

Oferecer aulas de apoio escolar pode ser a chave para o sucesso dos seus alunos. 

Como cativar os pequenos durante a aula Para os alunos menores, reforço escolar em casa pode ser mais tranquilo

Assim é melhor do que via videoconferência?

Tudo depende muito do seu estilo e também do que você espera entregar para seus alunos. Se sua região tem um bom público para suas aulas, pode ser que essa seja a sua preferência. Se seus alunos são majoritariamente do ensino fundamental, estar presente traz mais confiança para os pais e também ajuda muito na hora da concentração da criança, já que as aulas via webcam exigem uma disciplina maior, que talvez eles não tenham.

Para temas como matemática, física e química, muitos professores também preferem essa presença, já que podem conferir com mais atenção os cadernos completos dos alunos, o que fiz muito também sobre seu comportamento e o grau de organização dos alunos.

Tratar assuntos tão densos e que podem ter muitas dúvidas, ter o professor ao seu lado ajuda muito. Essa segurança de não deixar passar nenhum ponto é uma grande vantagem de quem está face a face com o estudante.

No caso do estudo de línguas estrangeiras, você pode variar um pouco mais. Com o uso de vídeos, áudios, leituras e músicas, cada aluno tem sua maneira diferente de receber o conhecimento. E um diferencial é aprender com nativos. Se sua cidade possui pessoas de outros países dispostos e preparados para ensinar o idioma, ótimo! Mas você também pode procurar pessoas diretamente nos países em que as línguas são faladas e aprender diretamente com alguém de lá. Aproveite para entender bem a cultura e os hábitos de cada lugar.

Basicamente, o mais importante é manter a regularidade e disciplina, acompanhando o progresso e pontuando bem quais são as expectativas e necessidades de cada um dos alunos.  Um aluno motivado pode ter uma melhora incrível após encontrar um bom professor particular! E isso pode ser visto tanto nos que recebem aulas em casa presencialmente ou via EaD.

O Superprof pode colocá-lo em contato com centenas de professores particulares competentes e preparados para seu desenvolvimento. Com profissionais em todo o país, você poderá tirar o melhor do seu aprendizado, reforçando tudo que você precisa saber e tendo as melhores metologias para isso.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar