Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A internet permite que todos tenham acesso ao reforço escolar gratuito

De Marcia, publicado dia 27/12/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Aulas online podem ser a solução para quem não pode pagar por um professor particular

Muitos brasileiros recorrem às aulas particulares para melhorar suas notas na escola. As dificuldades, entretanto,  não são provenientes de alguma “culpa” do professor que ministra as aulas na escola do aluno, e nem mesmo do próprio aluno.

O que ocorre é que algumas crianças realmente apresentam dificuldades em determinados assuntos e precisam de uma ajuda extra para acompanhar o andamento das aulas.

Ao perceber que o filho está nessa situação, os pais passam a ter uma nova preocupação, além da possibilidade de reprovação: o preço das aulas particulares.

Muitas famílias encontram problemas financeiros na hora de pagar por reforço escolar. Quando o aluno começa a ir mal na escola, os pais passam a se preocupar com o preço das aulas particulares.

Nem sempre é possível pagar pelas horas que um professor se dedica inteiramente a solucionar as dificuldades do seu filho e isso pode se tornar um grande problema.

Entretanto, existem formas de ter acesso a um reforço escolar sem que seja necessário pagar por isso. Hoje em dia, a internet está cheia de plataformas, aplicativos, vídeos e cursos online. Há conteúdos muito bons que podem ser consumidos gratuitamente.

Reforço escolar gratuito: os clássicos reconhecidos

Ao procurar na internet por “aulas de matemática”, “curso de inglês online” ou qualquer outro assunto específico, você provavelmente encontrará alguns sites que oferecem conteúdos gratuitos (para reforço escolar).

Aparelhos conectados à internet ajudam crianças e adolescentes a reforçar seus estudos. Hoje em dia, a tecnologia anda lado a lado com o aprendizado.

Os principais costumam ser rapidamente captados pelos mecanismos de pesquisa e aparecem entre os primeiros resultados.

Entretanto, existem sites com anúncios de:

  • Aulas de inglês, francês e alemão;
  • Lições de história e geografia;
  • Aulas de música e artes plásticas

Quando clicamos sobre eles, descobrimos que é necessário pagar para ter acesso à essas aulas. E esse preço é, muitas vezes, um valor considerável, com o qual nem sempre os pais conseguem arcar.

Se você clicar em algum link desse tipo, não há motivos para desistir da busca. Existem ainda muitos sites que disponibilizam vídeos, revisões e exercícios capazes de auxiliar no aprendizado do seu filho.

Pensando nisso, listamos abaixo alguns dos principais sites que oferecem material de estudos gratuitos.

 

Portal Sol Eti

O site oferece diversos jogos e exercícios de assuntos relacionados a matérias como português, matemática. Além disso, há passatempos, videoaulas e até mesmo lições relacionadas a alfabetização.

O aluno tem acesso a exercícios de verdadeiro ou falso, jogo da forca e uma série de outras maneiras de aprender se divertindo.

Trata-se de uma forma de tornar os estudos mais agradáveis e ainda exercitar o raciocínio através de brincadeiras educativas. Ainda que não esteja com dificuldades na escola, esse portal é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento intelectual da criança.

Estudamos

O portal oferece exercícios de português, matemática, geografia, ciência e inglês, além de uma sessão especial de problemas e jogos que ajudam a aprender as cores.

O aluno faz os exercícios propostos e clica em ok para correção. Trata-se de uma ótima oportunidade de fixar conteúdos aprendidos em sala de aula ou testar o seu desempenho antes que chegue a época de provas.

ESCON

Muitos gostariam de frequentar um curso, mas não têm recursos financeiros para arcar com os custos. Um site que oferece cursos online gratuitos (para reforço escolar) podem ser a solução para essas pessoas melhorarem sua vida acadêmica.

Na ESCON, você encontra material de estudos na área de psicologia, administração, recursos humanos, finanças, preparatórios para concursos públicos, dentre outros assuntos.

E todo o conteúdo pode ser acessado gratuitamente. Basta fazer a sua inscrição no site, escolher o que deseja estudar. E ao final, ainda tem direito a um certificado.

Muitos jovens e até mesmo adultos já se beneficiaram do que aprenderam na plataforma. Que tal ser o próximo a aproveitar essa oportunidade de estudar gratuitamente?

Associações e instituições que oferecem cursos de apoio gratuitos online

Embora muitas vezes tenhamos a sensação de que, no Brasil, é necessário pagar para tudo,  ou que, quem não tem dinheiro para pagar um professor particular fica em desvantagem, ainda existem instituições públicas que oferecem apoio escolar online gratuitamente.

O principal objetivo desses programas é auxiliar os alunos a obterem notas melhores na escola e fixarem melhor conteúdos aprendidos em sala de aula, sem que tenham que pagar por isso.

Preparamos também uma lista das principais instituições que oferecem esse tipo de serviço.

USP

A Universidade de São Paulo, que é uma das mais concorridas para cursos universitários gratuitos também encontra meios de ajudar alunos com dificuldades escolares. Tudo isso através da plataforma e-Aulas. 

Após realizar o cadastro gratuito, o aluno pode ter acesso a 1.390 horas de aulas. E não são somente as matérias convencionais escolares: é possível encontrar vídeos de diversas áreas de estudos.

O principal objetivo do canal é disseminar conhecimentos. É por isso que existe grande incentivo aos professores para que disponibilizem conteúdos relacionados às suas disciplinas.

Educa +

Em parceria com a operadora telefônica Oi, o projeto Educa + oferece diversas ferramentas que funcionam como reforço escolar para o seu filho.

Embora não seja totalmente gratuito, a taxa para adesão é simbólica (apenas R$12,90 ao mês). Trata-se de um ambiente interativo, onde o aluno aprende de forma descontraída e divertida.

Além das aulas online disponibilizadas, os participantes ainda contam com professores de plantão 24 horas para solucionar dúvidas. Afinal, exercitar a curiosidade é uma maneira bem eficaz de aprender coisas novas.

Caso a dificuldade surja em uma matéria específica, basta marcar uma tutoria com um professor especialista no assunto. Conteúdos para trabalhos escolares também podem ser encontrados no espaço e ainda será possível realizar simulados para ter uma ideia de como será o seu desempenho nas provas escolares.

MEC

Uma parceria entre o MEC (Ministério da Educação), a Rede Latinoamericana de Portais Educacionais (RELPE), a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Ministério da Ciência e Tecnologia e outros órgãos resultou na criação do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), onde são compartilhados recursos educacionais digitais.

O acesso aos áudios, vídeos, simulados e exercícios é gratuito e está disponível em diversos idiomas. Há muito conteúdo em português para os alunos brasileiros.

A ideia é promover um nivelamento do aprendizado de forma democrática e participativa, respeitando as diferenças culturais existentes entre os países.

Aplicativos para aprender de qualquer lugar

Hoje em dia, para ter acesso a materiais de reforço escolar online já não é mais necessário que o aluno esteja sentado diante de um computador. Conteúdos já podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar.

Para isso, basta baixar aplicativos gratuitos (para reforço escolar) em seu celular. Se você nunca ouviu falar em reforço escolar via dispositivos móveis, listamos abaixo alguns exemplos:

ABC do Bita

Aqui está uma ótima ferramenta para crianças pequenas, que estão em fase de alfabetização. Trata-se de um alfabeto animado que, através de jogos, estimula o raciocínio e a coordenação motora do seu filho.

Cada letra traz um novo jogo e uma nova emoção à criança, através da criação de um ambiente lúdico e interativo. As versões para baixar estão disponíveis para Android e IOS.

Rei da Matemática

Os números ainda representam um verdadeiro desafio para muitos alunos. Mas isso não deve ser motivo para sentir arrepios a cada aula de matemática.

O aplicativo Rei da Matemática proporciona os estudos da matéria de forma lúdica e descontraída. O sistema simula um reino, onde os objetos são desbloqueados através da resolução de problemas com números. Também está disponível para Android e IOS.

Tutoriais em vídeo gratuitos

Através de aplicativos e vídeos, os resultados do apoio escolar costuma ser bem positivo.

Muitas vezes, o estudante esquece o que ouviu do professor, mas jamais se esquecerá do que assistiu. Aprender através de vídeos é uma opção encontrada por muitos alunos com dificuldades.

O lado bom de usar a internet para aprender é que ela traz o mundo às nossas mãos, independentemente de onde estejamos. Você pode ler livros, assistir a vídeos e conversar com pessoas do mundo todo somente através de uma conexão e uma tela.

E por falar em vídeos, eles são os queridinhos de quem deseja vencer suas dificuldades escolares. Pensando nisso, listamos abaixo alguns canais que oferecem tutoriais gratuitos.

Youtube Edu

Trata-se de um canal do Youtube que surgiu a partir de uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann. Professores de determinadas matérias de Ensino Fundamental e Ensino Médio submetem suas videoaulas e elas se tornam acessíveis para alunos e outros professores.

Conteúdo de português, matemática, história, geografia, física, química, biologia e até mesmo inglês e espanhol podem ajudar a alunos que estão com dificuldades escolares.

Existem até mesmo professores que aproveitam aulas de outros para uso como material de apoio em suas classes. Trata-se de uma forma de oferecer conteúdos gratuitos e de qualidade a alunos de qualquer localidade.

Me Salva

Inspirado na plataforma homônima, o canal traz vídeos com explicações objetivas, para alunos que estão realmente interessados em se preparar para o ENEM e outras provas.

Alunos do Ensino Médio e de alguns cursos do Ensino Superior também podem ter acesso a um reforço escolar para os seus estudos.

A plataforma exige o pagamento de uma taxa para acesso ao conteúdo total, correção de redações e até mesmo planos de estudos personalizados. Porém, o canal no Youtube oferece alguns tutoriais gratuitos de diversas matérias, além de dicas de estudos e leituras para determinadas provas.

Está aí uma boa oportunidade de ter acesso a conteúdos gratuitos e ainda experimentar os serviços oferecidos pela plataforma.

Percebeu como é possível estudar pela internet, sem precisar sair de casa em busca de aulas de reforço escolar?

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar