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Violinistas: quais são as possibilidades de carreira para você?

De Fernanda, publicado dia 16/04/2019 Blog > Música > Violino > Profissão: professor de violino

Para ensinar, você tem que ser apaixonado pelo que ensina. E ensinar música não é fácil. Você tem que ter paciência com alunos, que nem sempre são atenciosos e envolvidos.

Mas o que é melhor do que transmitir sua paixão e fazer seu trabalho?

Mais e mais pessoas estão começando a aprender música. Guitarra, piano, mas também violino são os instrumentos mais solicitados.

De qualquer forma, muitos lugares estão prontos para recebê-lo como professor de violino. Conservatórios, associações ou como professor particular: há apenas o trabalho da escolha. Descubra o que melhor lhe convier!

Professor de música, aulas em casa, aulas em grupo, aulas individuais, musicologia, escolha o diploma certo e decida sua vida!

Trabalho do professor de violino: ensinando em escolas públicas

Onde dar aula de violino? O violino como recurso de musicalização na escola: uma opção!

Uma primeira opção para o violinista é ensinar música nas escolas de Educação Básica do país. Nesse caso, o professor pode atuar dando aulas de música na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

Para ingressar no sistema de ensino público, os candidatos devem passar por concursos públicos promovidos pela prefeitura ou governo do Estado de sua localidade.

Hoje em dia, não é exigida uma formação específica em música para lecionar nas escolas escolas brasileiras. Em geral, podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Status do professor de música

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) — nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o professor licenciado em música passou a atuar também na escola de ensino básico como professor da disciplina Arte.

Somente em 2008 foi aprovada a legislação que torna o ensino de música obrigatório nas escolas da rede pública e privada do Brasil.

A obrigatoriedade de incluir o ensino de música na grade curricular das escolas ocorreu por meio da lei federal número 11.769, que alterou a LDB de 2008. Além disso, a lei não especifica nenhuma formação específica em música como exigência para tal.

Há dois anos, em 2016, uma nova lei (9.394) ampliou a legislação anterior e definiu que, além da música, as artes visuais, a dança e o teatro também devem compor o ensino de arte como componente obrigatório no ensino básico, mantendo a figura do professor de arte como múltipla, e reduzindo novamente a atuação do professor de música.

Mas o que se vê na prática é que ela ainda não saiu do papel… Uma das causas é a formação de professores.

Segundo o Censo da Educação Superior de 2016, o Brasil tem 128 cursos específicos para formação de professores em música, que oferecem 8.384 vagas. Em 2016, 2.246 concluíram.

Conteúdo de música no Ensino Fundamental

Segundo a Base Nacional Curricular Comum, o professor de música tem como objetivo assegurar competências e habilidades em música nos alunos. Conheça brevemente algumas delas:

  • Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical;
  • Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.);
  • Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros;
  • Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação;
  • Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Identificar e analisar diferentes estilos musicais;
  • Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos
  • Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea);

Trabalho de professor de violino: ensinar em escolas de música

Como dar aulas de violino? Como ensinar música? | As aulas não devem ser muito chatas para não perder alunos.

Não existe lei que obrigue os conservatórios e as escolas de música particulares exigirem diplomas ou certificados de seus professores de música contratados. No entanto, sabemos que por controle de qualidade, a maioria dessas instituições exige uma formação mínima em estudos superiores ou em música para que o candidato assuma seu cargo de professor.

Também saiba que ser professor em uma escola de música particular não é exatamente o mesmo que em um conservatório mais renomado. Os estudantes são menos exigentes. De fato, muitos deles frequentam aulas de música como hobby, e nos institutos de música e conservatórios, em geral, os alunos buscam construir uma carreira real em música.

Em todos os casos, é fundamental transmitir o gosto pela música, para evitar muitos desistentes, como podemos ver com frequência em escolas de música – sobretudo nas aulas de piano e teoria musical, tidas como as mais “chatas”.

Sobretudo com crianças e adolescentes, use seu humor e a diversão entre duas aulas de solfejo, ensinando-lhes as músicas que elas querem e que gostam de ouvir. Embora para iniciantes nem sempre seja óbvio, existem muitos jogos educativos que contribuem na aprendizagem de música e do violino.

Os preços das aulas de violino variam dependendo da estrutura escolhida e provavelmente você será contratado em regime CLT.

Associações e institutos onde encontrar trabalho como professor de violino

Além de escolas públicas, conservatórios e escolas particulares de música, outras organizações promovem aulas de violino nas quais é possível atuar como professor. Este é particularmente o caso de instituições que promovem projetos sociais e artísticos acessíveis à comunidade.

A iniciativa pode ser de uma organização não governamental ou talvez da própria prefeitura ou secretaria de cultura da cidade: de qualquer maneira, o objetivo principal é democratizar o acesso às manifestações artísticas e incentivar crianças, jovens e adultos a apreciarem a música como um elemento de expressão importante na vida social.

Acessíveis por pessoas de qualquer idade e qualquer nível, as aulas em geral são ofertadas a preço baixo ou até gratuitamente. Nesse caso, frequentemente há um processo seletivo ou uma entrevista devido à grande procura.

A sua experiência e a sua formação podem contar na hora da sua candidatura para dar aulas.

No entanto, um excelente nível de prática do violino sem qualquer diploma pode ser suficiente. Informe-se em sua cidade!

Quais são as associações em você pode ensinar o violino no Brasil?

Bem, não podemos listar os milhares de associações, ONGs e grupos regionais localizadas por um país de dimensões continentais como o nosso, mas é bom termos uma noção de como procurar.

Nas maiores cidades do país é mais fácil de encontrar, mas as menores, especialmente as que possuem grandes empresas ou centros universitários.

O que posso ensinar em uma associação

O país está cheio de lugares para aprender música e não é diferente com o violino. Selecionamos algumas opções para você focar enquanto estiver pesquisando a sua melhor opção:

  • Se você quer privilegiar a prática instrumental coletiva, converse com seus colegas de trabalho, vizinhos e tente observar nos espaços de divulgação apresentações artísticas na região. Isso é uma demonstração de que pode existir esse tipo de prática na área.
  • Pesquise na internet por aulas de violino, violoncelo, baixo, saxofone, oboé, clarinete, ukulele, tambores, oficina de jazz e improvisação, música de câmara ou canto. Com essas informações em mãos, fica mais fácil conversar com quem você encontrar para falar sobre a sua preferência por aulas de um instrumento específico e o seu nível,
  • Se a sua ideia é ampliar a apreciação da música, teoria musical, educação musical, procure as escolas de música e os músicos profissionais que podem indicar esse tipo de iniciação. Eles podem trabalhar em alguma dessas associações ou conhecerem o movimento da região.

Onde dar aulas de violino? As crianças geralmente aprendem mais rápido, mas precisam de referências.

As aulas de música em ONGs são produtivas?

Aprender a tocar um instrumento é algo muito trabalhoso, dependendo muito de você como se dedica ao trabalho. E suas aulas podem ser muito boas. O importante é criar uma boa rotina de aulas, criando uma programação também para seu aprendizado global de música.

  • Encontrar um professor que atenda ao seu estilo musical e incentiva os alunos a ouvirem mais músicas para que possam se inspirar e construir um bom repertório musical,
  • Crianças e adolescentes podem encontrar uma turma com a mesma faixa etária e dividir interesses além da música. Aproveitar as aulas em grupo e essa socialização pode ser algo muito rico,
  • Procure horários que serão acessíveis para você e que serão cumpridos, evitando faltar ou remarcar. Você pode estar fazendo aulas gratuitas ou com preços mais baixos, mas precisa ter esse tipo de compromisso com o seu aprendizado, tendo uma rotina também de exercícios,

Encontrar um professor em uma associação pode ser bem mais simples do que você imagina.

Basta digitar “associação aulas de violino” em uma consulta do Google, por exemplo, adicionando sua cidade de residência na pesquisa e você pode encontrar o mapa dos grupos de referência com seus contatos para que possa conversar melhor.

É como aulas particulares, não há receita milagrosa: a única boa solução é tentar…

Onde aprender violino? O estudo do violino fica mais fácil com a presença de um professor experiente que oriente o progresso do aluno, de acordo com suas metas e objetivos.

O que fazer em aulas de violino em uma associação?

Se você quer tocar violino com precisão, mas o curso na escola de música é muito caro e também não pode pagar um curso com um professor particular, os grupos podem ser a sua salvação.

Memorize as notas, faça vibrar a caixa de som e aprenda pouco a pouco de uma forma divertida e não restritiva. Aqui estão os princípios da aprendizagem dentro de uma associação musical, que é mais leve e tranquila de trabalhar do que as aulas impessoais e distantes dos conservatórios musicais tradicionais para aprender o violino.

E isso pode acontecer em qualquer idade, promovendo  a integração da atividade musical no meio natural da vida da comunidade, seja uma criança, adolescente, adulto ou idoso.

Aprender ou retomar as aulas música quando você não tem idade suficiente para se juntar a um conservatório, quer estudar o violino em um espírito de compartilhamento e convivência, é obviamente possível em uma associação.

As possibilidades desse modelo são muitas. Veja alguns exemplos do que pode ser feito:

  • Compreensão musical e das notas,
  • Desenvolvimento rítmico
  • Teoria musical,
  • Cantar e acompanhar as notas para estimular o ouvido musical,
  • Estudar e compreender os conceitos de harmonia,
  • Composição,
  • Análise e cultura musical,
  • Improvisação clássica,
  • Aprender os diferentes estilos de música,
  • Trabalhar para evitar maus hábitos no estudo da música,
  • Desenvolver a técnica para tocar melhor (vibrato, pizzicato, movimentos lentos e rápidos),
  • Memorizar intervalos, etc.

É preciso muita determinação e perseverança para evitar desanimar.

Seja professor de música na Universidade

Faça cursos de música Você vai fazer sucesso como violinista se escolher o instrumento certo.

Outra opção para os profissionais mais adeptos à pesquisa é a carreira acadêmica. Ou seja, tornar-se professor de música ou de violino no Ensino Superior. Esta profissão é adequada para os educadores que são voltados para a pesquisa, publicação de artigos e vida acadêmica em geral.

Segundo o site LeiaJá, o que diz a lei brasileira a respeito do processo seletivo no Ensino Superior:

De acordo com informações do MEC, a norma que regula a atuação de profissionais do ensino nas universidades é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nela, é determinado que os colegiados das universidades devem ter autonomia para, dentro dos recursos orçamentários disponíveis, regular a contratação e dispensa de professores, assim como definir o plano de carreira desses profissionais. Assim, é possível ingressar no ensino de nível superior na condição de professor tendo apenas o diploma de graduação ou de especialização. 

No entanto, também é necessário observar o que determina o artigo 52 da LDB, que estabelece que pelo menos um terço dos docentes das universidades tenham titulação de mestrado ou doutorado, com regime de trabalho em tempo integral. Tendo apenas o diploma de graduação ou especialização, é possível dar aulas na rede privada e também em universidades públicas, no entretanto, normalmente o cargo de professor efetivo só é ocupado por mestres e doutores, enquanto as vagas de professor substituto, que têm contratos temporários, aceitam profissionais com título de bacharel, licenciado ou especialista. 

Para trabalhar nas universidades estaduais e federais, é necessária a aprovação em concurso público. Nas instituições privadas, os candidatos a professor passam por algumas etapas de seleção que envolvem a análise do currículo, prova prática de aula e entrevista de emprego.

Em suma, algumas dicas a esse respeito:

  • Para tornar-se um professor de música de ensino médio ou superior, em geral é necessário um mestrado ou doutorado numa área relacionada à música.
  • Em geral, o salário de um professor de música corresponde ao grau de educação que possui. Um professor iniciante com um mestrado irá ganhar mais que um professor iniciante com bacharelado.
  • Além do violino, procure saber tocar outros instrumentos. Saiba, também, como cantar e como interpretar a notas musicais.

Conheça mais abaixo o ranking dos melhores cursos de música do Brasil segundo o CPC – o Conceito Preliminar de Curso. O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

O CPC é composto de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os insumos usados nos cálculos são:

  • Desempenho dos estudantes no Enade – Nota do Enade
  • Valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes – IDD
  • Perfil do Corpo docente (Regime de Trabalho e Titulação) – Censo Superior
  • Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo –
  • Questionário do Estudante no Enade

instrumento de corda, violino O som puro e expressivo do violino desperta sentimentos e emoções em quem ouve sua música.

Os dados abaixo são referentes a 2017 e foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep:

UNIVERSIDADE CPC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS 4
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA 4
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 4
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA 4
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI 4
UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO 4
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO 4
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA 4
FACULDADE SANTA MARCELINA 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR 4
FIAM-FAAM – CENTRO UNIVERSITÁRIO 4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS 4
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ 4

Professor de violino: que tal dar aulas particulares?

Onde ensinar quando você não tem o diploma necessário para universidades ou conservatórios?

Muitas possibilidades estão disponíveis para você.

Por que não ficar no ramo de autodidatas oferecendo cursos de violino pela internet?

Você pode muito bem lançar seu site ou blog, expondo suas melhores dicas de professor para aprender a tocar violino.

Por ser autodidata e falar com os amantes da música independente, você ganha credibilidade.

Mas uma questão permanece sem resposta. Como ganhar a vida com um blog ou site?

Então, por que não cobrar por suas aulas e pelo conteúdo que você disponibiliza?

O status de professor particular pode ser uma boa opção por diversas razões: liberdade, disponibilidade, autonomia, flexibilidade…

Hoje em dia muitas pessoas querem aprender um instrumento sem necessariamente se comprometer a longo prazo ou fazer cursos que não lhes sejam adequados. Essas pessoas então contratam os professores particulares.

Em casa ou em pequenos grupos na casa do professor: todas as opções são possíveis. Ao escolher um professor na nossa plataforma Superprof, é possível, por exemplo, ver o perfil de cada um antes de começar.

E não há necessidade de se formar para dar aulas particulares de violino!

Portanto, não importa se sua especialidade é música clássica ou rock: apenas os alunos interessados que vão te procurar.

Poste seu anúncio em plataformas como Superprof ou Profes. Redes sociais como o Facebook também podem ajudá-lo a se tornar conhecido.

E como professor particular, você pode ser de grande ajuda para os estudantes em dificuldades ou que precisam progredir rapidamente. Se você ensina improviso, ritmo, jazz ou qualquer outro estilo de música, seu conhecimento certamente ajudará muitos.

Além disso, cabe ao professor determinar o preço de suas aulas. Nossos professores costumam cobrar 70 reais por uma hora de aula. Cabe a você ver se isso é suficiente para desenvolver um trabalho de qualidade com seu aluno, ajudando-o a superar suas dificuldades e progredir gradualmente.

Quem sabe você não começa a dar aulas para musicistas avançados? Pode ser um grande desafio!

Professor de violino: formação em musicoterapia

Arteterapia é um método de expressão artística usado no campo da medicina para aliviar certos sintomas dos pacientes.

Onde dar aulas de violino? Como se tornar um musicoterapeuta? | O violino pode ter poder real sobre algumas doenças.

O musicoterapeuta pode trabalhar em hospitais, clínicas, instituições de reabilitação ou centros de geriatria e gerontologia, e tem demonstrado bons resultados nos mais diversos tratamentos.

E, como um bom pedagogo, você poderá interagir com pacientes de diferentes formas:

  • Tocando a sua música;
  • Ensinando o violino;

O musicoterapeuta se tornou um elemento de grande importância na comunicação com os pacientes. Ajuda o paciente a se comunicar não verbalmente e a externalizar seus sentimentos.

Mas como obter o status de musicoterapeuta? Sabe-se que ainda há pouco profissionais no mercado e, justamente por isso, a demanda é alta. A maior parte dos graduando atua na área clínicas, em consultório, muitas vezes em parceria com outros profissionais da saúde.

Poucas instituições oferecem esse curso no Brasil. Para ingressar no curso de graduação (média de quatro anos), não é preciso ter conhecimento prévio em música, mas é aconselhável possuir familiaridade com a linguagem musical. No currículo, há disciplinas das áreas de música, neurociências e ainda aulas de instrumentos.

Conheça as cinco mais bem conceituadas faculdades que oferecem curso de musicoterapia no Brasil segundo o Guia do Estudante:

Universidade Federal de Goiás (UFG) ★★★★
Faculdade de Artes do Paraná (FAP) ★★★★
Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CEU) ★★★★
Faculdades EST (EST) ★★★★
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) ★★★
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