Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quanto você vai pagar para se tornar um violinista?

De Fernanda, publicado dia 19/11/2018 Blog > Música > Violino > Os valores de uma aula de violino

Aprender o violino, seja com aulas particulares ou em uma escola de música, leva tempo e também tem um custo!

Aulas em casa, aulas em grupo, aulas individuais: não importa.

Embora o violino tenha se tornado um instrumento financeiramente acessível, não devemos negligenciar despesas adicionais como acessórios ou material educacional (livros, …).

Enquanto alguns consideram o acesso à música muito caro, algumas instituições diminuem os preços para democratizar a música como um todo.

Então, qual é o custo real de uma aula de violino?

Dar aulas de violino é lucrativo?

Descubra todos os critérios que fazem os preços variarem.

Por que fazer aulas de violino?

A primeira pergunta a ser feita ao começar suas aulas de música é o quanto você está disposto a investir nessa atividade. E especialmente entender por que investir tanto dinheiro com ela.

Então, por que fazer aulas de violino?

Aprender com autonomia é possível – apesar de este método também ter um custo, embora reduzido. Mas aprender o violino com um professor tem vantagens consideráveis.

Onde aprender violino? Por que fazer aulas de música? Aprender sozinho é correr o risco de sempre adiar suas aulas para o dia seguinte.

Fazer aulas com um profissional da música lhe permite se beneficiar de apoio pessoal e real.

Mas isso é realmente necessário?

Tudo depende do seu perfil.

Enquanto alguns se distraem facilmente e podem rapidamente perder suas aulas de violino, outros conseguem impor um ritmo próprio.

Se você está no primeiro caso, um acompanhamento com um professor é a única solução para praticar o violino regularmente e não procrastinar.

Aulas presenciais permitem manter um ritmo se você não consegue se motivar.

A presença de um professor também permite corrigir erros. Porque quando você aprende como autodidata, é frequente criar maus hábitos ou vícios na hora de tocar.

Mau uso do metrônomo, mão direita mal aquecida, mão esquerda deslocada, arco em mau estado, dedilhados não trabalhados o suficiente…. Todos os detalhes importantes para emitir belos sons com seu violino.

Frequentar uma aula de violino também ajuda você a não se perder e seguir um programa detalhado.

Arpejos, dedilhados, aulas de teoria musical, aulas práticas: tudo é preparado para que os alunos sigam uma certa evolução lógica do programa.

Aulas de música e aulas de violino on-line também podem lhe trazer conhecimentos que você não teria aprendido sozinho como, por exemplo, a história da música (Mozart, Lully, Monteverdi, Vivaldi, Bach, Paganini, Menuhin, …) ou teoria musical.

Investir dinheiro no estudo do violino, portanto, não é algo em vão. Ter todo esse suporte fará você aprender muito mais rápido a tocar uma música.

O preço de um curso de violino varia de acordo com a cidade

A vida é injusta. Como aprendiz de músico e violinista, você não paga o mesmo preço e isso varia em função de onde você mora.

E, como se sabe, as capitais costumam ser mais caras do que as menores cidades.

Ao optar por ter aulas particulares e contratar um professor pelo Superprof, você já pode observar a diferença de preços.

Onde aprender violino? Qual o preço das aulas de violino em uma cidade grande? Se tornar um violinista em São Paulo não é barato …

Enquanto a média de uma hora de aula na capital carioca é de 70 reais (50 reais para os professores mais baratos), é muito fácil encontrar professores dando cursos a 30 reais em cidades como Aracaju ou Fortaleza.

Uma diferença de preço que também é encontrada nos cursos de música em escolas. Seja de musicalização, orquestra, teoria musical ou prática instrumental, as aulas de violino são mais caras em cidades como São Paulo, Rio ou Brasília.

Valores diferentes que podem ser explicados pela diferença no nível de vida entre as cidades. Além disso, os professores monitoram os preços do mercado e analisam os preços das aulas de música na cidade.

No entanto, é importante saber que é vantajoso para os professores particulares tornar os preços mais acessíveis do que nas escolas de música, a fim de atrair os violinistas estudantes.

Então você pode ter certeza de obter o melhor preço ao escolher aulas particulares.

Qual o preço de uma aula de violino em uma escola de música?

Você pode fazer aulas de violino em uma escola de música particular, um conservatório de música, uma associação, ou também em instituições públicas de música, como o Theatro Municipal.

No que diz respeito aos preços de uma aula de iniciante em São Paulo, por exemplo, você vai gastar cerca de:

  • 350 reais em escolas particulares
  • preços acessíveis ou gratuidade em instituições ou associações

Sem mencionar a taxa de matrícula, muitas vezes cobrada nas escolas.

Um preço que diminui assim que você sai das grandes cidades.

Quanto custam as aulas particulares de violino?

Onde aprender violino? Aprender música como autodidata é possível, mas é preciso dedicação e motivação!!

Como explicado anteriormente, as aulas de música variam de acordo com a cidade em que você reside. As cidades maiores, claro, cobram as taxas mais altas.

Com uma média de 70 reais por hora na plataforma Superprof para as maiores cidades, você pode descer para 50 ou 40 reais em capitais menores como Goiânia.

Mas esteja ciente de que as taxas cobradas por professores particulares, incluindo os professores de violino, variam de acordo com a idade, experiência e nível de estudo do profissional.

Um violinista de nível intermediário vai cobrar menos pelo seu curso do que um violinista de nível avançado. No entanto, como iniciante, não é realmente necessário escolher um violinista virtuoso para começar, mas simplesmente um bom pedagogo.

O mesmo se aplica à idade dos professores.

Professores mais velhos e experientes certamente vão cobrar caro por suas horas de aula em comparação com professores que ainda estão estudando o instrumento.

Nesse quesito, tudo vai depender das suas prioridades e do perfil que você procura como profissional.

No Superprof, a maioria dos professores particulares oferece a primeira aula gratuitamente. Não hesite em aproveitar esta primeira hora e leve-a em consideração nos seus cálculos.

Esta aula experimental é muito útil.

Você vai poder descobrir, por exemplo, se você foi feito para o violino ou se é melhor escolher outro instrumento (ukulele, contrabaixo, trompete, saxofone, clarinete, acordeão, flauta, violoncelo, …).

É também durante esta primeira aula que você pode ver com os nossos professores como explorar o instrumento e qual o conteúdo a estudar de acordo com o seu nível (aulas de violino online, aulas de teoria musical, ler uma partitura, aprender improvisação, golpes de arco, …).

Preço do curso violino: quanto custa aprender online?

A Internet é um recurso incrível para aprender coisas novas. E é perfeitamente possível aprender o violino com esses novos recursos.

Blogs, sites, … Várias fontes estão disponíveis para aprender os fundamentos e técnicas do violino por algumas dezenas de reais por mês.

Mas eles valem a pena?

Onde aprender violino? Tornar-se um violinista graças à web… A que preço? | Desfrutar de cursos online? Uma ótima solução para alguns.

Com assinaturas adaptadas a todos e em todos os níveis, os cursos online oferecem vídeos feitos por músicos profissionais e uma boa diversidade de conteúdo, incluindo:

  • Conhecer as partes do violino e como usá-las
  • Aprender exercícios que vão auxiliar na postura e aprimorar a performance
  • Conhecer as notas musicais e as escalas no braço do violino
  • Aprender diferentes golpes e técnicas
  • A posição do arco,
  • A posição da mão esquerda
  • A posição da mão direita
  • Como afinar seu violino.

É possível encontrar planos mensais, semestrais e anuais, com uma grande diversidade de modalidades e durações.

No entanto, os cursos online não são adequados para todos os músicos. Você tem que ser capaz de avançar sozinho e ter segurança de si mesmo.

Ninguém vai estar lá para corrigir seus erros.

Então você está realmente pronto para investir nessa metodologia de ensino?

Que perguntas fazer ao seu professor antes das aulas de violino?

Antes de qualquer outra coisa e antes de decidir sobre o seu método de ensino, é importante saber fazer as perguntas certas, ao seu futuro professor, para se certificar de que fez a escolha certa.

Aqui está uma visão geral dos pontos a serem verificados antes de começar suas aulas:

  • Conheça o nível do seu professor de violino. Como explicado acima, o nível musical do profissional tem uma grande influência no preço das aulas de violino. Além disso, é importante saber se o professor consegue simplificar as músicas para chegar ao seu nível.
  • O estilo de música ensinado. Não vale a pena contratar um especialista em música erudita se você está mesmo é interessado em música folclórica ou jazz cigano. Será apenas um desperdício de tempo e dinheiro.
  • A distância geográfica. As viagens do professor serão incluídas no preço final do curso. O mesmo vale se é você que vai se deslocar até a escola ou casa do professor. Não esqueça de contar o custo do combustível ou transporte público.
  • O material didático. Vai precisar comprar mais livros ou acessórios?

Tantos detalhes que contam bastante no preço final.

Só então você vai poder estimar o custo real das aulas de violino.

Lembre-se, existem diferentes lugares para ensinar violino!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar