Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Seu pensamento matemático precisa compreender incógnitas

De Fernando, publicado dia 23/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > As equações fazem parte do seu conhecimento?

A matemática  é muitas vezes um assunto complexo, temida por muitos estudantes e até mesmo muitos adultos.

Da equação logarítmica à função polinomial, o estudo da função com uma tabela de variáveis aos limites das funções através das funções exponenciais, derivar funções, fazer cálculo integral, a matriz e uma representação vetorial, os números primeiro ou o seno e o cosseno ou outra tangente, alguns aspectos da matemática assustam.

No entanto, esta disciplina que faz muitos estudantes arrancar os cabelos faz parte dos  conhecimentos fundamentais  para quem quer ter sucesso na carreira acadêmica ou alcançar melhores posições científicas, além de claro, de superar nas provas de seleção.

Ninguém escapa da  resolução de problemas matemáticos enquanto está estudando. Até mesmo para os problemas de lógica é importante se ter uma boa noção matemática.

E mais tarde, no ensino superior, as noções de matemática ajudam até mesmo a melhorar a eficiência do raciocínio e da memória.

É hora de revisitar um dos conceitos básicos de matemática: as equações. Com uma calculadora,  motivação, algumas aulas e exercícios, saberemos no final deste artigo  qual a relevância de se entender uma equação e seu papel no seu aprendizado.

Isso permitirá, entre outras coisas, abordar a matemática com mais tranquilidade.

Para melhor resolver uma equação ou uma inequação, você precisa conhecê-las!

Você consegue resolver uma equação simples? Matemática faz parte da nossa rotina, por isso é preciso estar sempre em prática

 O que é uma equação?

Na matemática como em outros assuntos, é necessário entender o significado dos termos utilizados.
Seu professor certamente o dirá: compreender a definição de  vocabulário matemático  é essencial se quiser progredir em matemática .

Assim, antes de fazer uma  equação em matemática , devemos conhecer a definição.

E uma equação é uma sentença matemática composta pela igualdade de duas expressões algébricas, que podem ser verificadas para um ou mais valores desconhecidos (incógnitas), representados por letras, especialmente o termo X.

Essa definição bem geral já traz o ponto mais importante, a busca por um valor que não está especificado diretamente, mas que será descoberto durante o processo matemático e serve para a resolver problemas

Agora temos todos os elementos para entender a equação:

  • Igualdade entre duas expressões algébricas,
  • Uma ou mais incógnitas para encontrar,
  • Uma  variável  chamada “x”,
  • Útil para resolução de problemas.

Se é uma equação de segundo grau (forma reduzida), uma equação com um desconhecido, uma equação diferencial ou uma equação logarítmica, isso é um conhecimento que quem precisa resolvê-lo deve ser capaz de identificar e fatorizar para chegar ao resultado.

seus cálculos podem ser mais precisos Tenha na calculadora um apoio para seus problemas matemáricos

E esse é apenas o início. As equações podem, por exemplo, ser possíveis e determinadas, quando possuem apenas uma solução, ou possíveis e indeterminadas, englobando infinitas soluções, ou impossíveis, não tendo nenhum tipo de solução. Existem múltiplas definições e isso será mais fácil de entender de acordo com o seu aprendizado.

As habilidades necessárias para resolver uma equação

O sucesso na resolução de uma equação  é uma das bases na aula de matematica basica e para ter uma mente matemática e um raciocínio lógico bem desenvolvido, o que vai ajudar em toda a escola e, às vezes, até a universidade.

O espírito matemático

A apreensão sentida por muitos estudantes sobre disciplina está parcialmente relacionada ao fato de que muitos deles não vêem  a utilidade das matemáticas na vida real.

Na verdade, a matemática é parte integrante da nossa vida diária, mesmo que não possamos perceber isso. Da hora de calcular uma receita à compra de uma casa, do momento em que se faz compras ou quando se calcula um orçamento provisório para as férias, por exemplo, a matéria está sempre presente em nossas vidas.

Como, por exemplo, calcular a inclinação do telhado de uma casa que está sendo renovada? Qual é a parcela do aluguel e as contas na renda mensal líquida? Como avaliar o melhor preço de um financiamento? E como calcular o gasto de combustível de um veículo?

O professor de matemática  na escola, cursinho, faculdade ou o professor particular trará habilidades que serão úteis todos os dias. Eles são específicos para treinar sua mente matemática e também são indispensáveis ​​quando se quer  resolver uma equação sem cometer erros.

Mas isso requer certas regras que devem ser mantidas durante o seu estudo:

  1. A disciplina: é necessário ser rigoroso  quando se quer se envolver com a matemática, mais ainda quando se quer fazer equações. Quando confrontado com  exercícios de matemática mais simples  ou com um teste de conhecimento, agora você precisa ser detalhista e raciocinar de maneira ainda mais lógica,
  2. Memória: a matemática faz a memória funcionar melhor. Ao se exercitar regularmente, poderemos vincular as lições de matemática já aprendidas e aplicá-las para resolver a equação proposta. Então, podemos lembrar antigas equações resolvidas que são semelhantes e deixar algumas etapas do processo mais automáticas,
  3. A organização: uma equação  precisa ser realizada em etapas. A organização, tanto no exercício como no ambiente de estudo, permitirá apreender o exercício com certa tranquilidade. Também será necessário para evitar distrações,
  4. Perseverança:  diante de um problema matemático ou uma equação, desistir não oferece solução. Todos os exercícios de matemática envolvem perseverança quando um dos seus elementos parece bloquear todos os outros. Para fazer um excelente trabalho, você precisa encontrar uma maneira de contornar esse momento ou passar por cima dele, usando bem o raciocínio,
  5. Lógica:  ao repetir sistematicamente os mesmos processos de resolução para as equações, é importante compreender a lógica por trás da resolução desses problemas. Nesse sentido, a disciplina, a organização, o treinamento e a memória tornam possível definir melhor o processo e resolvê-lo, deixando mais fluido o seu raciocínio.

A lógica matemática transforma deixa algumas ações mais automatizadas Fazer cálculos precisa ser uma atividade de concentração

Quando aprender equações?

Durante a escola primária aprendemos a contar e também nos familiarizamos com a artimética mental. Começamos a adicionar, subtrair, multiplicar e dividir. Esta educação básica permite realizar o básico de matemática de maneira mais clara e correta.

As crianças aprendem a traçar as linhas de divisão e a colocar cada um dos valores em seu lugar correto (dividendo, divisor e quociente fixo) e a matemática fica mais restrita à geometria básica e simples cálculos algébricos – tabelas de multiplicação, subtração, divisão – e alguns professores podem também introduzir frações e valores decimais ao cronograma de ensino.

Por volta do quinto ano as equações  e inequações começam a aparecer gradualmente.

E no ensino médio aprendemos a resolver equações mais complexas, como simetrias, abscissas e ordenadas, como  conectar dois pontos em um gráfico, funções e as equações com fórmulas matemáticas.

Aqui está um exemplo de uma equação proposta nessa etapa mais complexa:  7x + 5 = 3x – 15.  Aqui temos que  encontrar a incógnita X.

A resolução de tal equação requer a passagem de elementos de um lado ao outro da equação, todos os termos tendo x  e todos aqueles que expressam números em lados opostos da igualdade. Tendo sempre em mente que toda vez que passamos um termo (em x ou numero) para o outro lado, seu sinal muda.

Assim, temos:

  • 7x – 3x = -15 – 5,
  • 4 x = -20,
  • De onde x = – 20/4
  • x = -5

Para verificar o resultado, é possível alterar x pelo seu valor encontrado. Aqui x = -5. Então, temos 7 * (-5) + 5 = 3 * (-5) – 15 = – 30. Portanto, o resultado é correto.

Frações e números negativos, bem como raízes quadradas, teoremas de Pitágoras e Thales, trigonometria – medição de ângulos, mediana, bissetriz, triângulo isósceles, equiláteros, obtusos, escalenos, retângulos, etc. . – também são parte da disciplina ensinada ainda no colégio e nos preparatórios para os exames de seleção de faculdades e concursos públicos.

Em uma prova de matemática, as equações podem então seguir este formato:

(8 x -6) / 9 – (- 10 x -6) / 6 = ( x -5) / 4.

O nível em matemática  aumenta gradativamente e aparecem equações mais complexas. O programa de matemática é bem completo e continua com os limites das funções, os limites das seqüências, o cálculo integral, etc.

É essencial se familiarizar com a lógica das equações desde cedo e continuar se especializando e treinando.

Seu trabalho pode exigir números Algumas profissões podem envolver mais cálculos que outras

Como melhorar em matemática?

Existem várias soluções para quem quer  melhorar a matemática  e aprofundar suas habilidades em equações e outros tipos de problemas matemáticos. Claro que resolver algumas questões em livros ou ver aulas de matematica pela internet podem ser de grande valia, mas a presença de um bom professor particular pode ajudar significativamente no processo.

O papel de um professor de matemática é apoiar seu aprendiz, um aprendiz matemático, para orientá-lo com os melhores mecanismos de compreensão e automatizar algumas de suas habilidades.

Durante todo o ano letivo ou apenas para apoiar o aprendizado durante uma época ou tema específico, essa é uma maneira muito importante de se desenvolver.

Se o aluno tem dificuldade em resolver uma equação, fatorizar uma expressão, fica irritado com decimais, números relativos, números racionais ou números reais, é melhor buscar ajuda o quanto antes.

Se você deseja resolver problemas matemáticos, um professor especialista estará lá para acompanhar e encontrar o método apropriado para o seu aprendizado. Ele poderá explicar e transmitir os melhores meios de se entender e resolver sistemas de equações de acordo com o tempo de seu aluno, com uma pedagogia lúdica e interativa, focada em seu perfil.

Revisar regularmente, fazer exercícios e retomar assuntos que podem ser importantes para o avanço na disciplina também são bons métodos complementares às aulas e estudo formal.

Leve a matemática com você e melhore o seu raciocínio lógico e mente racional. Compreender a relação entre os números pode ser muito importante!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar