Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os maiores hits da língua espanhola?

De Fernanda, publicado dia 05/11/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > Quais as canções mais conhecidas da Espanha?

Mesmo se você entenda ou não o espanhol: todas as músicas no idioma de Cervantes são cativantes. Elas nos fazem dançar, cantarolar, e muitas vezes guardamos a melodia por dias em nossas cabeças!

A música cantada em espanhol está se tornando cada vez mais popular no mundo, com seu ritmo latino inigualável! E a língua espanhola consegue ilustrar belas canções da Península Ibérica ou dos países da América Latina.

Com este artigo, o Superprof faz um convite para que você descubra 10 mais famosas canções de língua espanhola, seja para cantá-las ou para aprender espanhol, entre música latina, dança flamenca e canções populares dos últimos anos!

Por qué te vas – Jeanette Dimech

Quais as canções mais conhecidas na Espanha? Quais são as músicas mais populares na Espanha e no mundo? “Hoy en mi ventana brilla el sol e el corazon …” (fonte: Youtube.com)

Em português “Porque você está indo embora”, a música Por qué te vas de 1974 é uma das melhores músicas e uma das mais icônicas do mundo de língua espanhola!

Foi interpretado por Jeanette e tornou-se popular graças ao filme Cría cuervos, que nos faz mergulhar em uma Madri dos anos 1970. É obviamente uma cação bem romântica, mas é uma música triste acima de tudo.

A música é tão popular que foi regravada várias vezes por vários artistas:

  • José Luis Perales em 1987,
  • Ataque 77 em 1992,
  • Pato Fu em 1996,
  • Masterboy em 1999,
  • Javier Alvarez em 2001,
  • Sabine Paturel em 2002,
  • Globus em 2006,
  • Suarez em 2010,
  • Marquês em 2014
  • Hot Banditoz em 2016,
  • Lucero em 2017

Você certamente pode ouvi-la em sua aula de espanhol, porque a música tem um ritmo lento, o que é perfeito para os iniciantes conseguirem entender as letras!

Canção em espanhol: María – Ricky Martin

Un, dos, três!

Você provavelmente conhece a música em espanhol María do porto-riquenho Ricky Martin. Em 1995, esta música explodiu em todo o mundo e ficou marcada como o primeiro sucesso internacional do cantor. Ela ainda permaneceu por 9 semanas no topo das paradas no mundo!

E vamos confessar que suas letras não são tão difíceis assim, e por isso ficaram gravadas na cabeça de muita gente:

«Um, Dos, Tres
Um pasito palante Maria
Um, Dos, Tres
Um pasito patras »

Ela até teve uma versão com letras em inglês, um sinal de sucesso no mundo anglo-saxão. Mesmo até hoje, em 2019, é impossível ficar parado quando essa música começa a tocar! Gracias, Ricky!

Faça um curso de espanhol online!

Hijo de la Luna – Mecano

Literalmente significa “Criança da Lua”, Hijo de la Luna é uma canção de 1986 interpretada pelo grupo espanhol Mecano. Considerada uma das mais belas canções espanholas, é também marcada por uma grande melancolia.

Na verdade, a música conta a história de uma mulher que pede à lua um marido. A Lua aceita, com o preço do sacrifício de seu primeiro filho. No entanto, acontece que a criança que nasce não se assemelha com o pai ou com a mãe: o pai acha que sua esposa o traiu e a apunhala com raiva. Ele então abandona a criança, que é recolhida pela lua.

O Hijo de la Luna já foi gravado mais de 40 vezes em vários países.

Quer encontrar uma boa aula de espanhol?

Sucesso da língua espanhola: Despacito – Luis Fonsi ft Daddy Yankee

Quais as músicas conhecidas da Espanha? Descubra a música hispânica mais famosa do mundo! Impossível que você não tenha conhecido essa música durante o verão de 2017! (fonte: Cosmopolitain.fr)

Nós não poderíamos ignorar este sucesso planetário, mesmo se quiséssemos. O Despacito é sem dúvida a música mais popular do ano de 2017 e o seu sucesso é contagiante até hoje. No Youtube, o videoclipe tem mais de 6 bilhões de visualizações!

Uma sucesso que certamente marcará a história da música, já que esteve presente em todas os rádios do mundo. O título da música é traduzido como “muito devagar” em português e fala sobre a atração física entre duas pessoas, entre a dança e um momento mais íntimo …

Descobrir suas letras é uma boa oportunidade para rever algumas palavras do vocabulário espanhol e especialmente para entrar em contato com dança espanhola, sensual e enérgica. Além disso, a voz do cantor Luis Fonsi, do primeiro verso, faz você querer dançar imediatamente!

Hasta Siempre – Nathalie Cardone

É bem possível que você já tenha ouvido essa música na sua aula de espanhol! Hasta Siempre, literalmente “Para sempre”, é uma canção escrita em 1965 por Carlos Puebla e foi gravada muitas vezes. A versão mais famosa da canção é o título de 1997 interpretado por Nathalie Cardone.

A música é sobre o comandante Che Guevara, herói da Revolução Cubana. Guevara é glorificado por suas ações e discursos de liberdade. Assim, sua palavra estará sempre viva no espírito revolucionário cubano:

« Aqui se queda la clara
La entranable transparencia
De tu querida presencia
Comandante Che Guevara »

O título da música ecoa o slogan do Che: Hasta la victoria siempre.

Foi regravada muitas vezes e traduzida em vários idiomas.

Música hispânica famosa: Macarena – Los del Rio

Quando se fala de hit de verão, você obviamente se lembra de Macarena, canção muito famosa e que promoveu a cultura hispânica e latina através do mundo! Sua coreografia, criada pela coreógrafa Mia Frye, contribui ainda mais para o sucesso em todos os bares e baladas dançantes!

O grupo andaluz Los del Rio lançou essa música em 1993 e realmente contribuiu para que ficássemos com vontade de aprender o espanhol!

A música já foi primeiro lugar das paradas de muitos países: França, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria…

Foi durante o verão de 1996 que a música ganha sucesso internacional e que inclusive se torna uma música de campanha de Bill Clinton para a presidência dos EUA!

Até a versão instrumental é contagiante, impossível ficar parado!

Encontre o seu curso de espanhol aqui no Superporf!

Dare (La La La) – Shakira

Quais as músicas mais famosas da Espanha? Quais são as músicas de língua espanhola mais famosas? Acredite ou não, Shakira tem 42 anos!

Nem precisamos apresentar a cantora Shakira, a bomba latina que canta músicas como Loca ou Chantaje!

Shakira é muito conhecida pelos brasileiros e já passou várias vezes por aqui deixando seus fãs enlouquecidos. Ela compôs uma versão da sua música Dare (La La La) para Copa do Mundo FIFA de 2014 que foi oficialmente lançada em 27 de maio para impactar estações de rádio, com a participação do músico brasileiro Carlinhos Brown. Em 13 de julho de 2014, Shakira cantou no estádio do Maracanã.

O videoclipe da versão da Copa do Mundo foi estreado em 22 de maio de 2014 e é um “vídeo conscientemente surreal” que toma influência da herança afro-brasileira com imagens tribais, combinando capoeira e movimentos de futebolistas para uma “exibição artística de atletismo”.

Bailando – Enrique Iglésias ft. Descemer Bueno, Gente De Zona

Com Enrique Iglésias liderando este título de 2014, Bailando só poderia ser um sucesso em toda a América Latina e no mundo!

Com seu ritmo muito cativante e letras fáceis de se lembrar, a música teve até mesmo uma versão em inglês com Sean Paul. O tema, como em muitas músicas latinas, é a relação romântica entre um homem e uma mulher e, em particular, a proximidade física:

« Yo quiero estar contigo, vivir contigo, Bailar contigo, tener contigo, Una noche loca, con tremenda loca »  (Eu quero estar com você, viver com você, dançar com você, passar uma noite louca, completamente louca)

Canção em espanhol: La Camisa Negra – Juanes

Você certamente conhece o cantor colombiano Juanes certamente porque ele marcou a paisagem musical mundial em 2005 com sua música La Camisa Negra, em português “a camisa preta”. A música espanhola evoca um homem de luto por seu relacionamento romântico, a razão pela qual ele usa uma camisa preta.

Esta bela música, no entanto, esconde bem o seu jogo, porque o seu ritmo animado sacode nosso corpo e lembra as músicas de Carrangera, do folclore colombiano e do pop latino!

Esta canção gerou controvérsia na Itália por uma razão histórica: a camisa preta foi o carro-chefe da gama de acessórios do fascista italiano (ver: Benito Mussolini). Isso não impediu que a música tivesse um grande sucesso em toda a Europa e no mundo!

Bamboleo – Gipsy Kings

Quais as melhores músicas em espanhol? Encontre a lista das músicas mais famosas em espanhol! Os Gipsy Kings ganharam grande notoriedade com o seu álbum Gipsy Kings (1987), no qual havia vários sucessos do grupo, como “Djobi Djoba”, “Bamboleo” e “Un Amor”.

Os Gipsy Kings são uma banda andaluza proveniente do sul da França e autora de músicas rítmicas e cativantes! O grupo é composto por músicos espanhóis e ciganos e suas canções misturam pop latino e flamenco.

A canção Bamboléo de 1987 foi um hit em todo o mundo e, em particular, nos Estados Unidos, onde alcançou o 6º lugar na classificação da Billboard. Seus versos são inspirados por uma canção venezuelana, e seu refrão é o da canção do mesmo título, cantada por Carmen Miranda.

Esta canção compara o amor a uma dança desenfreada e encoraja a pessoa a viver a vida ao máximo, em alegria e, claro, e dançando!

E saiba que essa lista não é exaustiva! Todos sempre têm uma música espanhola favorita e é possível que ela faça parte dessa lista! Se você quiser se aprofundar e entender as letras das músicas espanholas, o Superprof pode lhe oferecer aulas de espanhol com um professor particular para dominar a língua de Neruda, Guerrero ou Machado!

Mais sobre a música na Espanha

A música espanhola é muitas vezes considerada exterior como sinônimo de flamenco, um gênero musical do oeste da Andaluzia que, ao contrário da crença popular, não é muito comum fora dessa região. Vários estilos regionais de música folclórica abundam em Aragão, Catalunha, Valência, Castela, País Basco, Galiza e Astúrias. Pop, rock, hip hop e heavy metal também são populares.

No campo da música clássica, a Espanha produziu uma série de compositores notáveis como Isaac Albéniz, Manuel de Falla e Enrique Granados e cantores e artistas como Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Alicia de Larrocha, Alfredo Kraus, Pablo Casals, Ricardo Viñes, José Iturbi, Pablo de Sarasate, Jordi Savall e Teresa Berganza. Na Espanha, existem mais de 40 orquestras profissionais, incluindo o Orquestra Sinfônica de Barcelona e Nacional da Catalunha, Orquestra Nacional de Espanha e a Orquestra Sinfônica de Madrid. As casas de ópera mais importantes incluem o Teatro Real, o Gran Teatre del Liceu, o Teatro Arriaga, o Palácio Euskalduna e o Palácio das Artes Rainha Sofia.

Milhares de fãs de música também viajam para a Espanha a cada ano para o festival de música reconhecido internacionalmente Sónar que muitas vezes apresenta os próximos artistas pop e techno, e Benicàssim, que tende a característica de rock alternativo e atos de dança. Ambos os festivais marcam uma presença internacional de música e refletir o gosto dos jovens no país. O mais popular instrumento musical tradicional, a guitarra, tem origem na Espanha. Típicos do norte são os gaiteros, principalmente nas Astúrias e Galiza.

Como aprender espanhol com músicas

Agora que você já conhece as músicas em espanhol mais famosas, está na hora de aproveitar as sonoridades para praticar o idioma!

Em vez de ficar totalmente perdido tentando decifrar o espanhol super rápido das rádios, você pode optar por fazer exercícios direcionados com música. Este é também é um dos métodos mais utilizados em escolas e pelos professores em todo o Brasil.

Quem nunca tentou entender o que Manu Chao quis dizer em ‘Clandestino’ ou em ‘Me gustas tu’?  A música espanhola é muito rica, e possui uma variedade ampla de gêneros (tango, salsa, bachata). Num contexto de globalização desenfreada, a música é também – infelizmente menos do que gostaríamos – um produto comercial que é exportado amplamente. Nos anos 2000, a cultura argentina também se revelou ao mundo com seu Tango eletrônico, uma saborosa mistura de electro – música moderna – e do tango – estilo inventada no final século 19 – por um grupo de reputação mundial: Gotan Project. Não há muitas palavras em suas canções, por isso é fácil de treinar para reconhecer os termos e depois cantar à vontade!

Em linhas gerais, você precisa apenas encontrar artistas que lhe agradem os ouvidos e então assimilar as letras das músicas e procurar seu significado. Portanto, o primeiro passo é criar uma playlist de sua preferência e escutar algumas vezes.

Depois, você pode tentar reproduzir as letras acompanhando o cantor. Fique atento à pronúncia e ao ritmo das frases. Outro exercício interessante é transcrever as frases que você ouviu na canção e procurar o significado delas. Além de ser um exercício divertido, irá rapidamente ajudá-lo na interpretação das sonoridades e a familiarizar seu ouvido com a língua.

Você vai ver, em pouco tempo já terá melhorado sua pronúncia e ampliado seu vocabulário de um jeito bem divertido!

Faça aulas de espanhol

Falando com seu professor de espanhol

Uma maneira de treinar sua interpretação e expressão oral em espanhol é fazendo aulas com a ajuda da plataforma Superprof. 

Você consegue encontrar professores particulares disponíveis na maioria das cidades do Brasil.

De Porto Alegre a Natal, de Vitória a Manaus, você encontra professores nativos ou bilíngues e que às vezes podem até ser especializados na expressão oral.

Para melhorar o seu espanhol rapidamente, basta encontrar um professor mais próximo de você e iniciar um programa de aprendizagem e revisão diárias.

Aprender espanhol em sua totalidade

No entanto, se o aluno de língua espanhola quiser ir além do falar e do entender, como por exemplo aprender todos os aspectos da língua pela gramática, expressões idiomáticas, conjugação, e muito mais, precisará certamente fazer aulas de espanhol particulares.

Alguns professores não são capazes de assumir tal missão.

Revisar gramática, conjugação e tradução às vezes pode ser muito complicado para alguns deles.

Por isso, muito cuidado  na hora de encontrar a pessoa certa em função dos seus objetivos de aprendizagem. Converse bastante com seu futuro professor para esclarecer as possíveis dúvidas e estabelecer suas metas para o curso de espanhol.

Aulas de espanhol em grupo ou aulas particulares?

Fazer aulas em grupo é divertido, mas a diferença de nível dos alunos faz com que haja pouco tempo disponível para cada um se expressar. Nesse sentido, as aulas particulares são mais eficazes.

Sabia que existem aulas especiais “gratuitas”? Você pode por exemplo fazer um combinado de troca: um panamense quer aprender português e um brasileiro quer aprender espanhol para negócios. Ora, ambos entram em acordo e dão aulas do seu idioma ao outro. Um belo negócio!

Este site funciona bem: mylanguageexchange.com

Que fique claro: este tipo de aula é útil especialmente para a prática. O seu interlocutor não tem necessariamente uma metodologia ou um programa de ensino elaborado. Apesar de ser excelente para a prática, ele não vai saber a razão de quando, por exemplo, devemos empregar “por” em vez de “para”. Conhecemos nossa língua materna principalmente pela imitação.

As aulas particulares com um professor qualificado têm sido comprovadas como uma estratégia bastante eficaz.

O professor está lá unicamente para ajudar o aluno a atingir o seu objetivo e, portanto, se adapta às suas necessidades específicas.

Há infinitas maneiras de aprender espanhol, tudo isso em função dos objetivos do aluno com a aprendizagem.

Se o aluno precisa prestar um exame, por exemplo, como o vestibular. O professor deve preparar suas aulas com foco na expressão escrita, além de dar conselhos e dicas importantes sobre as últimas tendências dos exames.

Já para uma entrevista de emprego em espanhol, por exemplo, é preciso rever o vocabulário do setor profissional em questão, as expressões mais utilizadas e os tratamentos.

Um estudante que pretende viajar durante as férias precisa praticar as conversas habituais, frases úteis, informações básicas, conjugação de verbos, saudações…

O professor acompanha a evolução do aluno ao longo das aulas e adapta seu programa em função disso. Ele propõe um ritmo de trabalho e materiais didáticos de acordo com as especificidades de cada aluno.

Alguns têm mais memória visual, outros auditiva, outros têm o perfil cinestésico.

O que aprender da língua castelhana? Quer viajar e não se perder no meio do caminho? Faça aulas particulares de espanhol!

Veja alguns exemplos de recursos utilizados por professores particulares em suas aulas:

  • Aluno de perfil “auditivo”: música, podcasts, filmes, conversação / regra gramatical, conjugação de verbos
  • Aluno de perfil “cinestésico”: reescrever palavras do vocabulário / fazer exercícios de gramática, escrita (narrativa), bate-papo
  • Aluno de perfil “visual”: flashcards / regra de gramática, leitura, filmes legendados, bate-papo

A importância de ouvir música e criar um ambiente hispânico…

Por acaso o seu objetivo principal é sonhar em espanhol?

Pois bem, nós não encontramos nenhum estudo para provar uma solução milagrosa para sonhar em outra língua, qualquer que seja… Por outro lado, encontramos vários artigos sobre a interpretação dos sonhos. Isso é algo que homens e mulheres estudam desde o início dos tempos.

Do nosso lado – não somos cientistas nem tampouco filósofos -, estamos cientes de que o que aconteceu durante o dia pode reaparecer nas noites de sonhos ou mesmo em outras noites. A memória de curto prazo tende a condicionar os sonhos.

Um ambiente amigável de língua espanhola é essencial? Um pouco de música para deixar você no clima argentino…

Então, as pessoas que você conhece no dia a dia, com quem cruza várias vezes em uma semana, podem vir e passear pela sua mente à noite. E se você começar a praticar mais a expressão oral do espanhol?  É o que você conversa e o que você vivencia no dia a dia que se torna o elemento-chave dos seus sonhos – quem sabe dos seus sonhos em espanhol! Por isso, use e abuse dessas músicas no seu dia a dia!

Por fim, o último argumento que deve convencê-lo a fazer amigos hispanofalantes: quanto menos você falar em português, menos vai sonhar em português à noite! Pense bem: você vai se expressar, rir e se comunicar com seus amigos em 100% espanhol. Você, portanto, minimiza as chances de ver o tal do português voltar aos seus sonhos! Isto é completamente possível. Todos sabemos como os sonhos podem ser e são (muitas vezes) bizarros.

Mas se há uma pequena chance de sonhar em espanhol, saiba que certamente isso vai acontecer com a ajuda dos seus amigos e outros conhecidos com quem você cruza no cotidiano. Você pode sonhar com as suas conversas diárias ou com grandes aventuras…. Aí, meu caro, apenas o subconsciente vai te dizer quando e como!

Para lhe deixar ainda mais próximo deste fenômeno, aqui estão algumas dicas para aperfeiçoar seu castelhano…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy Costaaline Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
aline
Convidado
aline

minha filha e pedagoga ela quer trabalhar nesse site vcs tem vagaa ela adora vcs

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá ALine,
Que legal que ela gosta do Superprof (:
Peça para ela nos contactar por e-mail: ola@superprof.com

Um abraço !